Banca de DEFESA: MIRLA REGO RIBEIRO

DISCENTE : MIRLA REGO RIBEIRO
DATA : 31/05/2022

CONHECIMENTOS TRADICIONAIS COMO MEDICINA ALTERNATIVA DE CUIDADO COM A SAÚDE NO DISTRITO DE ARAPIXUNA, SANTARÉM-PARÁ

Conhecimentos tradicionais. Populações ribeirinhas. Amazônia.

Este estudo versa sobre a utilização dos conhecimentos tradicionais para o cuidado com a saúde em comunidades do interior da Amazônia, especificamente na comunidade de Arapixuna, no município de Santarém, Estado do Pará. Objetivou-se investigar as práticas medicinais tradicionais de cuidados com a saúde que moradores da localidade, assumem como importantes no tratamento de patologias. A pesquisa se justifica pela relevância do tema em saúde, especialmente neste período de pandemia vivida no mundo, pela contribuição com o serviço de saúde ao produzir e coletivizar conhecimentos sobre as realidades das pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas. A pesquisa tem caráter descritivo, exploratório com abordagem quantitativa. Na primeira etapa foram avaliados 154 prontuários de usuários da ESF, do período de 2018 a 2021, para verificar as principais doenças ocorridas na região e a existência ou não do registro do tratamento dessas, com o saber tradicional. Na segunda etapa foram avaliadas 100 fichas de cadastro individual da Unidade de Saúde e, a partir destas foram selecionados para a entrevista 21 participantes acima de 18 anos, nativos da localidade, com residência fixa na comunidade sede do Distrito. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um formulário contendo variáveis como: sexo, idade, cor, profissão, religião, naturalidade, escolaridade, renda familiar, moradia e saneamento, para a construção do perfil sociodemográfico da comunidade. Observou-se no perfil sociodemográfico, equivalência entre os sexos feminino e masculino, faixa etária entre 54-65 anos, ensino médio completo, profissão de lavrador, renda familiar de 1 salário mínimo e religião católica. O perfil dos entrevistados mostrou que a maioria eram mulheres na faixa etária de 31 a 40 anos. São utilizados pela população tanto os recursos populares, como chás, os banhos, os xaropes, a banha de animal e massagens, quanto os medicamentos alopáticos disponíveis na Unidade de Saúde, no entanto, o saber tradicional é o primeiro recurso utilizado antes da procura pela Unidade de Saúde. O principal problema de saúde relatado nos últimos dois anos pelos participantes do estudo foi a síndrome gripal por Covid-19. A pesquisa possui um caráter interdisciplinar, pois permite a discussão das relações do homem consigo mesmo e com sua saúde, com o ambiente e a sociedade. Espera-se, que esta pesquisa possa contribuir com novos estudos sobre o assunto, fomentando diálogos e reflexões sobre o cuidado e suas práticas populares, repassado entre gerações nas comunidades ribeirinhas do interior da Amazônia.

Presidente - 872.588.037-34 - EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO - UEPA
Interna - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO