Banca de DEFESA: OTON FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA

DISCENTE : OTON FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA
DATA : 01/07/2022
LOCAL: ONLINE

DE COMUNIDADE À VILA: PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NO ARAPIXUNA COM A ELEVAÇÃO À CATEGORIA DE DISTRITO DE SANTARÉM-PARÁ

Arapixuna, Distrito, Santarém, Transformações Culturais

Esta dissertação propõe a analisar as transformações culturais em Arapixuna com a elevação à categoria de distrito de Santarém, estado do Pará, a partir de análise dos documentos oficiais. Arapixuna, de acordo com a Lei Estadual Nº 2460 de 29 de dezembro de 1961 tornava-se distrito de Santarém, porém sem o conhecimento dos moradores. A partir de 2009, um pastor evangélico, após pesquisas e percebendo o como a comunidade poderia se beneficiar, reúne-se com os moradores que iniciam uma mobilização, junto ao Poder Público Municipal, para a criação e instalação do distrito de Arapixuna. Foram inúmeras reuniões nas comunidades, realização de abaixo-assinado, sessões na Câmara Municipal, reuniões com vereadores, prefeito para em 2015, através da Lei Municipal N° 19.830, ser criado o distrito de Arapixuna, instalado em 29 de janeiro de 2016. A partir deste pressuposto norteado pelas hipóteses a) a criação do distrito seria o fator responsável pelas mudanças culturais e  b) Arapixuna possui uma história marcada por momentos importantes, e consequentes transformações; que este trabalho é construído, chegando a conclusão de que as permanências e mudanças no distrito de Arapixuna são fatores que não decorrem da criação e instalação do mesmo, são transformações advindas de outros motivos, os quais, a realização desta pesquisa não se pretendia trabalhar. É possível considerar, ainda, que a criação do distrito seja uma destas transformações semelhantes a outras citadas neste trabalho dentro do contexto histórico de Arapixuna.

Externa à Instituição - MARISTELA OLIVEIRA DE ANDRADE - UFPB
Interno - 1983424 - NIRSON MEDEIROS DA SILVA NETO