Banca de QUALIFICAÇÃO: KÉDNA SYUIANNE QUINTAS MELO

DISCENTE : KÉDNA SYUIANNE QUINTAS MELO
DATA : 11/08/2022
LOCAL: Google Meet - Não Presencial

AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTARÉM-PA

Políticas Educacionais; Avaliações Externas de Larga Escala; Indicadores; Educação Básica.

As constantes avaliações externas de larga escala na educação básica e a difusão de seus resultados tem se traduzido em pressões sobre a comunidade escolar, afetando o currículo e as práticas docentes, ao mesmo tempo, produzindo indicadores que redirecionam investimentos e ajudam a esfera executiva na implementação de políticas educacionais voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública. No município de Santarém, estado do Pará, pouco sabemos a respeito das implicações que os indicadores produzidos pelas avaliações externas têm sobre as políticas conduzidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e como estas chegam às escolas. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar e refletir sobre como a Secretaria Municipal de Educação e as escolas da rede pública municipal da cidade de Santarém-PA se apropriam dos resultados das avaliações externas de larga escala da educação básica. Trata-se de um estudo que parte de uma perspectiva quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os materiais e métodos de abordagem foram constituídos por pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. Logo, ao aprofundar o debate e o conhecimento do que acontece na escola ao receber os resultados, verificamos e analisamos quais ações estão sendo realizadas com base nas avaliações externas, espera-se realizar a compreensão de que tais avaliações são um importante recurso pedagógico que pode vir a auxiliar e qualificar o trabalho pedagógico realizado, além de averiguar que tais avaliações são utilizadas como instrumento de regulação de controle do “Estado Avaliador”. A pesquisa encontra-se em fase inicial de realização, e de acordo com as primeiras leituras feitas até o presente momento desta qualificação, não se observa ações efetivas por parte dos gestores, tanto do sistema quanto de escolas, no redirecionamento de ações pedagógicas após resultados das avaliações em larga escala.

Presidente - 1426002 - MARIO TANAKA FILHO
Interno - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA