IMAGENS VIVIDAS, IMAGENS HERDADAS: ÁLBUM DE REVELAÇÕES SOBRE UMA CIDADE AMAZÔNICA
Imagem, Fotografia, Montagem, Memória, Santarém (PA)
A presente pesquisa busca resgatar e identificar, sob o ponto de vista da imagem, as transformações urbanas na cidade de Santarém (PA), e montar um álbum fotográfico resultante dessas modificações. Os objetivos incluem investigar a imagem como forma de mediação com o mundo; produzir um modo de ver a cidade por meio da montagem visual e resgatar nos arquivos do Balaio Santareno, de Emir Bemerguy, e na obra de autores locais, histórias e acontecimentos sobre a cidade, conectando memórias associadas ao intervalo de tempo entre as imagens. As fotografias do acervo mostram a orla urbana de Santarém (PA) nas décadas de 1940 a 1970. Os mesmos lugares foram novamente fotografados, resultando em imagens comparativas com um olhar do passado, nas fotografias de Vidal Bemerguy, e um olhar contemporâneo, com intervalo de tempo de cerca de 50 anos. A investigação questiona qual é a cidade que temos atualmente, ao alcance dos olhos, e os acontecimentos que levaram a esse desenho. O ver por imagens e a sua utilização como resultado, e não somente como suporte da pesquisa, é o que se propõe, sob a luz de autores que refletem sobre o ato de olhar e o processo de apreensão do mundo pela imaginação, e que tratam a imagem técnica (fotografia) como um meio de produzir novas formas de ver. A montagem como recurso metodológico permite o resultado aberto ao expectador na construção de sua própria imagem da cidade.