Banca de QUALIFICAÇÃO: GEOVANA LIMA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEOVANA LIMA PEREIRA
DATA : 06/12/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

ACESSO E EFETIVIDADE DOS SERVIÇOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS MURUMURU E SARACURA, MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

 SUS. Quilombolas. Santarém- Pará.


PÁGINAS: 35
RESUMO:

A saúde é um direito universal no Brasil em todos os níveis de assistência, sendo dever do Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, com igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie, e um direito de todo cidadão. O objetivo deste estudo é analisar o acesso e a efetividade aos serviços de saúde ofertados pelo sistema único de saúde nos quilombos Murumuru e Saracura situados em Santarém Pará, buscando conhecer quais serviços são ofertados efetivamente pelo SUS aos quilombolas de Murumuru e Saracura, investigando como esses quilombolas tem acesso aos serviços públicos de saúde, identificando quais as dificuldades para o acesso desses quilombolas às políticas públicas de saúde, averiguando quais ações/estratégias foram realizadas para garantir o acesso efetivo aos serviços de saúde durante a pandemia da Covid-19 nos quilombos em estudo, e fazendo uma avaliação dos entraves e desafios do SUS nesses quilombos no que diz respeito à implementação das políticas públicas de saúde e o acesso efetivo dos serviços de saúde ofertados pelo SUS. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, onde se fará um levantamento das informações sobre o acesso efetivo aos serviços de saúde ofertados pelo SUS, que poderá servir como base para o implemento de políticas públicas eficazes nos quilombos. A escolha dos quilombos para o desenvolvimento da pesquisa se deu por conta das especificidades territoriais, sendo um quilombo situada em região de planalto e a outra na zona ribeirinha de Santarém, sendo assim, com contextos diferentes para o acesso efetivo aos serviços ofertados pelo sistema público de saúde. A coleta de dados se dará por meio de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos deste estudo serão pais/mães de família, lideranças quilombolas, gestores do município, estado, e profissionais de saúde atuantes nos quilombos. Espera-se com essa pesquisa, evidenciar as desigualdades e a falta de equidade relacionada ao acesso aos serviços efetivos ofertados nessas duas comunidades quilombolas, além disso, dando conhecimento do resultado aos gestores do município, visando futuras políticas públicas eficazes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1796353 - ANA MARIA SILVA SARMENTO
Interno - 1983424 - NIRSON MEDEIROS DA SILVA NETO
Interna - 1446230 - LUCIANA GONCALVES DE CARVALHO
Interna - 2165576 - ARLENE MARA DE SOUSA DIAS
Externa ao Programa - 2781376 - JULIANA GAGNO LIMA - UFOPA
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 10:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa