Qualificação da mestrando Isabel Rodrigues Moura

GESTÃO E TRATAMENTO DE CONFLITOS TERRITORIAIS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DO BAIXO AMAZONAS


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão e Tratamento de Conflitos. Métodos Consensuais e Participativos. Conflitos Territoriais. Comunidades Tradicionais.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Esta pesquisa consiste na investigação da aplicação da abordagem de Justiça Restaurativa e de métodos consensuais e participativos na gestão e tratamento de conflitos territoriais em comunidades tradicionais do Baixo Amazonas. A pesquisa parte da observação da dinamicidade e complexidade dos conflitos territoriais que apresentam desdobramentos de natureza agrária, fundiária, socioambiental, étnica, identitária, entre outras, bem como da observação de dinâmicas de ordenamento territorial e relações de poder que permeiam os cenários conflitivos na Amazônia. Busca-se responder em que medida a abordagem da Justiça Restaurativa e o uso de métodos consensuais e participativos podem contribuir na gestão e tratamento de conflitos territoriais em comunidades tradicionais do Baixo Amazonas. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as condições e possibilidades de aplicação da abordagem restaurativa e de métodos consensuais e participativos na gestão e tratamento de conflitos territoriais em comunidades tradicionais, buscando contribuir para discussões em torno dos mecanismos capazes de tratar de forma efetiva e concreta os danos que emergem em meio aos cenários de conflito na Amazônia. Para isso, pretende-se utilizar o aporte teórico metodológico das ciências sociais aplicadas, envolvendo contribuições da antropologia social, geografia política e do direito constitucional, ambiental e agrário, perquirindo assim, entrelaçar saberes que permitirão a abordagem interdisciplinar, qualitativa e quantitativa à pesquisa. Ademais, pretende-se realizar o levantamento bibliográfico-documental da literatura pertinente à Justiça Restaurativa, métodos consensuais e participativos, conflitos agrários, fundiários e socioambientais, territorialidades, dinâmicas territoriais e relações de poder.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2165576 - ARLENE MARA DE SOUSA DIAS
Interno - 1983424 - NIRSON MEDEIROS DA SILVA NETO
Interno - 2993287 - MIGUEL APARICIO SUAREZ
Externa à Instituição - LULY RODRIGUES DA CUNHA FISCHER - UFPA

Notícia cadastrada em: 18/02/2023 10:49
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa