Banca de QUALIFICAÇÃO: KAIO VINÍCIUS PAIVA ALBARADO

DISCENTE : KAIO VINÍCIUS PAIVA ALBARADO
DATA : 23/02/2021
LOCAL: online

Bem estar e estresse de crianças em ensino remoto durante a pandemia COVID 19 em Santarém, Pará, Brasil

Bem-estar subjetivo, qualidade de vida, SARS-CoV-2, isolamento social, Amazônia.

Problemas de saúde pública mundial sempre existiram ao longo da história. No ano de 2019, surgiu em Wuhan, na província de Hubei, na China, uma doença grave denominada Covid-19. Devido ao aumento exponencial de infecções durante o ano de 2020, medidas não farmacológicas de alcance individual foram implementadas pelas instâncias governamentais. No Brasil as principais ações de prevenção adotadas foram a higienização frequente das mãos, o uso de máscaras, o distanciamento e isolamento social. Uma importante mudança ocasionada pelas ações de prevenção referiu-se ao fechamento das escolas e a adoção, nas instituições privadas, do ensino remoto. Estudantes, professores e demais profissionais da área educacional nessas instituições tiveram suas rotinas modificadas. As crianças deixaram de ir à escola e passaram a ter aulas remotamente. Destaca-se que, de acordo com a literatura científica produzida, a escola é um dos domínios que contribui para a manutenção do bem-estar subjetivo infantil. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo analisar o bem-estar subjetivo e o estresse de crianças de 8 a 12 anos em ensino remoto durante a pandemia Covid-19 em Santarém, Pará, Brasil. A pesquisa contemplará amostra de 382 crianças de 8 a 12 anos, residentes no município de Santarém, Pará, estudantes da rede privada de ensino. Serão utilizados os instrumentos para coleta de dados: Questionário de dados sociodemográficos; Escala de Estresse Infantil, a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC), Escala de Satisfação de Vida Global Infantil, todos via Google Forms. Os dados oriundos dos questionários e escalas serão analisados mediante estatistica descritiva. Os dados qualitativos das perguntas de resposta livre, serão analisados utilizando-se o software Iramuteq, que realiza análises quantitativas de dados qualitativos. Espera-se que os dados encontrados possam ser úteis na criação de estratégias mais eficazes para promoção da saúde e bem-estar de crianças em ensino remoto e em isolamento social.

Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA