Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ MOTA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉ MOTA PEREIRA
DATA : 22/02/2021
HORA: 09:40
LOCAL: Via Remoto no Google Meet
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA: O CASO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ, BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

 Educação Ambiental;  Saúde Pública;  Políticas Públicas;  Bairros Urbanos;  Comunitários.

 


PÁGINAS: 46
RESUMO:

A educação ambiental é um componente fundamental da educação nacional, devendo se fazer presente em todos os níveis do processo educativo. A temática da dissertação envolve educação ambiental e saúde pública, e intitula-se: A Educação Ambiental e Saúde Pública: o caso do Município de Santarém, Pará, Brasil. O lócus de estudo são 48 (quarenta e oito) bairros, situados na área urbana do município de Santarém (PA). As questões norteadoras são: “Quais as vivências de educação ambiental nos bairros da área urbana da cidade de Santarém (PA), e como estão sendo trabalhadas pelo poder publico responsável, em prol da saúde da população humana? E, quais doenças são encontradas nos bairros da área urbana da cidade de Santarém” e como são tratadas pelo poder público municipal?

O objetivo principal do estudo é identificar como a educação ambiental se articula na prevenção da saúde dos moradores do bairro urbanos em Santarém (PA), uma vez que o Capítulo IV, da lei 17.894 de 15/12/2004, assegura em seu Artigo 21, Inciso IV, a promoção da educação ambiental no município de Santarém (PA). E, como objetivos específicos saber o conhecimento de educação ambiental de moradores da cidade de Santarém; verificar possíveis fatores que possam prejudicar a saúde dos moradores dos bairros da área urbana de Santarém; registrar a relação entre as ações de educação ambiental encontradas nos bairros e a saúde pública do município de Santarém. Os públicos alvos são: 48 (quarenta e oito) representantes de bairros e 01 (um) representante da Secretaria Municipal de Saúde. O método é o comparativo, com abordagem qualitativa-quantitativa, com análise de dados com base em Bardin (2006). Os resultados esperados são: que os participantes da pesquisa possam entender a importância da educação ambiental na prevenção da saúde publica, que os atores que elaboram as políticas públicas para o município acerca de educação ambiental e saúde pública seja eficaz e que atenda a saúde da população; a dissertação possa contribuir nas pesquisas sobre educação ambiental e saúde publica na Região Amazônia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 709925 - MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA
Externo ao Programa - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 18/02/2021 16:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa