Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMERO CARRILHO FELIX JUNIOR

DISCENTE : ROMERO CARRILHO FELIX JUNIOR
DATA : 17/12/2020
LOCAL: meet.google.com/wtb-udie-vpv

A AGÊNCIA DE INOVAÇÃO COMUNICA: O USO DE PODCAST PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO

Público e Privado; Inovação; Difusão do Conhecimento; Podcast.

A pandemia e a necessidade do distanciamento social, fizeram com que em alguns dias o trabalho de home office se transformasse em questão de sobrevivência nas empresas e instituições. No Brasil, a novidade pegou muita gente de surpresa, com as Universidades forçadas a se adaptarem às pressas. Os principais desafios em relação ao trabalho remoto, giram em torno principalmente da tecnologia e da questão cultural. No aspecto cultural as Universidade carecem de um nível satisfatório de canais de comunicação interno e externo, e isso limita a relação Universidade/Empresa, a relação entre quem produz conhecimento e quem precisa usá-lo para gerar negócios - inovações. Os Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs, tem a função de identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo ações essenciais à aproximação dos atores que compõem a tríplice Hélice, Universidade, Empresas e Governo. A pesquisa, em caráter aplicado, visa estabelecer um canal de comunicação institucional para a maior aproximação entre a Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa e a sociedade. Dessa forma, propõe-se a utilização de ferramenta tecnológica no formato de Podcast. A metodologia da pesquisa envolve uma base bibliográfica sobre o tema da inovação e o papel dos NITs na disseminação da cultura da inovação, que servirá para sedimentar a pesquisa-ação na criação e desenvolvimento de um programa de mídia e relacionar o estudo de caso à Ufopa; Um projeto piloto a ser aderido pela Universidade, proporcionando aproximação da Agência de Inovação Tecnológica AIT/Ufopa com o ecossistema de inovação local e regional.

Presidente - 2143297 - ANTONIO DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO
Externa à Instituição - JORGELENE DOS SANTOS OLIVEIRA - UFOPA