Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO VIEIRA VASCONCELOS

DISCENTE : MARCELO VIEIRA VASCONCELOS
DATA : 22/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/xtm-qsbn-agq

A Produção e Uso Do Conhecimento Para o Desenvolvimento Local: A Fundação de Integração Amazônica no Apoio À Pesquisa E Inovação

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE FUNDAÇÃO DE APOIO:  CASO FIAM

Fundação de Apoio, Oeste do Pará, Parceira Público e Privado.

O presente trabalho discute como se articula a instituição das Fundações de Apoio à Pesquisa (FAP´s) e a ação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), bem como as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s) identificam seu potencial, suas competências, protegendo resultados de pesquisa e divulgando seu know-how. No aspecto mais particular aborda a experiência da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a sua parceria com a Fundação de Integração Amazônica (FIAM).  A partir de uma base bibliográfica e documental, é discutida a importância da relação entre a UFOPA e a FIAM, que envolve as adequações da Universidade ao marco legal, estabelecido pela Lei de Inovação e do Novo Marco Regulatório para as ações da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFOPA). Para isso, é apontada a importância da FIAM para a auxiliar a UFOPA na produção e sistematização de conhecimentos e sua disposição a vários setores a fim de contribuir para fortalecer iniciativas locais, para o desenvolvimento da Região Oeste do Pará.

Palavras-chave: Fundação de Apoio, Oeste do Pará, Parceira Público e Privado.

Presidente - 2143297 - ANTONIO DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO
Externa à Instituição - DIANA CRUZ RODRIGUES - UNAMA