MODELAGEM DE NEGÓCIO A PARTIR DO CONHECIMENTO (KNOW-HOW) DO IRRIGAPOTE PARA TRANSFERÊNCIA DA TECNOLOGIA DO POTPLUS
Irrigação Sustentável, Sustentabilidade, Transferência de Tecnologia, Modelagem de Negócios Sociais
O conhecimento técnico-científico de tecnologia social como o projeto IrrigaPote foi um sucesso no contexto de unidade de referência tecnológica (URT), instalada na comunidade de Lavras, no oeste do Pará, município de Santarém. Todavia, as demandas da sociedade impuseram novos desafios a equipe de ensino e pesquisa. Como mudar a escala de abrangência da tecnologia considerando aspectos físicos, tipos e tamanhos de potes, identificação de artesãos, viabilidade econômica e novas oportunidades de soluções para irrigação como hortaliças, jardinagens, além dos cultivos consorciados em escala de propriedade rural, à semelhança do IrrigaPote. O objetivo neste trabalho foi modelar uma proposta de negócio a partir do conhecimento obtido com o IrrigaPote para viabilizar a expansão da tecnologia com altos benefícios sociais, econômicos e ambientais. Durante o processo de modelagem houve oportunidade de participação em evento voltado ao despertar para o empreendedorismo na região, ou seja, o Amazônia UP 2020. A lógica do modelo de negócio tomou como premissa básica o potencial da tecnologia em agregar benefícios sociais com reuso da água pluviais, tecnologia milenar usando potes de argila para suprir os estoques hídricos no solo para atender à demanda de água pelas plantas, em períodos secos. O core business mantem o foco no impacto social, porém as estratégias financeiras são conservadas para compatibilizar o dinamismo dos negócios tradicionais com a filosofia do atendimento às demandas sociais, adaptando-se às novas tendências e novos conceitos de inovação seguindo os pressupostos de sustentabilidade no escopo dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), de acordo com a ONU e o Pacto ecológico europeu de 2019. Conclui-se que o conhecimento científico adicionado aos conceitos de modelo de negócio possibilitaram aplicar os princípios de tecnologia de baixo custo na marca-conceito PotPlus capaz de atender diferentes demandas da sociedade.