Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA TAVARES DALBERT

DISCENTE : ADRIANA TAVARES DALBERT
DATA : 14/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/wcs-mfdk-sbv

AMBIENTES DE INOVAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO E CULTURA DE INOVAÇÃO NA UNIVERSIDADE Uma proposta de Espaço Maker, como ambiente de inovação para a UFOPA

espaço maker; ambiente de inovação

O movimento maker está, gradativamente, se espalhando pelo ensino superior brasileiro, devido a sua forma de expressão criativa e atuação comunitária. Há rápido crescimento do movimento, tanto em ambientes instrucionais informais de educação (museus, bibliotecas, organizações sem fins lucrativos, etc), como em ambientes formais (universidades e escolas). Nesse contexto, a criação de um espaço maker traz a possibilidade de desenvolvimento do pensamento computacional, da capacidade criativa e o incentivo à pesquisa, aliado ao comprometimento social que a educação deve ter, particularmente na região norte do país. Diante disso, o objetivo desse trabalho é propor um modelo de espaço de maker para a Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, detalhando seu modelo de gestão e participação como ator ativo para o ecossistema de inovação local. Para isso buscou-se conhecer as práticas já estabelecidas e modelos de gestão dos espaços maker ligados às universidades no Brasil, utilizando um estudo de revisão oriundos de fontes secundárias, sites institucionais, livros, artigos de periódicos e artigos de anais de eventos, encontrados por meio de buscas em bases de dados de trabalhos científicos. Ainda, a metodologia utilizada consistirá na realização de um inquérito por questionário aos responsáveis dos centros pertencentes à rede de FabLabs e espaços makes no Brasil, bem como análise de conteúdo e o processo de pesquisa-ação e articulação com os stakeholders da instituição para validação e posterior criação de um projeto de espaço maker na Ufopa.

Presidente - 1917410 - JOSE ROBERTO BRANCO RAMOS FILHO
Interno - 2141032 - ROSINEI DE SOUSA OLIVEIRA