EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO SOCIAL: O DESIGN THINKING E A VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO TRADICIONAL
Design. Comunidade Tradicional. Bionegócios
A relação dialógica entre o design e comunidades tradicionais baseada na colaboração tem como intuito preservar e valorizar as tradições. Fortalecendo os processos inovadores locais e os conceitos de qualidade socioambiental. A pesquisa surge pela problemática vivenciada por um coletivo de mulheres de uma comunidade tradicional localizada na Floresta Nacional do Tapajós, que tem como modo de substância o extrativismo e a comercialização de óleos vegetais amazônicos. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo fomentar o empoderamento feminino e a cultura do empreendedorismo entre mulheres que realizam trabalhos artesanais em comunidades tradicionais da Amazônia com vistas ao seu desenvolvimento socioeconômico. Para tanto, foi aplicado um processo metodológico de inovação Design Thinking, que é baseado no tripé: empatia, colaboração e experimentação. Onde o ser humano (o cliente) é considerado o centro do processo. Os resultados obtidos foram a Identidade visual, metodologia participativa, oficinas de capacitação, empoderamento das mulheres representantes da comunidade e o valor agregado a atividade realizada através do conhecimento tradicional.