Um Modelo de Negócio Multilateral para a Comercialização de Passagens Aquaviárias no Oeste do Pará Através de uma Plataforma de E-Commerce.
Modelo de negócio multilateral; Modelo de negócio; E-commerce; Mapeamento de Processos.
Objetivo da pesquisa: apresentar um modelo de negócio multilateral para a compra e venda de passagens aquaviárias na região oeste do Pará por meio de uma plataforma de e-commerce.
Enquadramento teórico: o presente trabalho faz um apanhado sobre as deficiências atuais da comercialização de passagens aquaviárias na região oeste do Pará e mostra como uma plataforma de negócio multilateral pode proporcionar melhorias para esse tipo de atividade.
Metodologia: a pesquisa tem natureza tecnológica por produzir um protótipo de plataforma de software com abordagem qualitativa alinhada com a teoria Task-Technology Fit (TTF). Foi adotada a pesquisa de campo para coleta de informações e as principais necessidades para nortear o desenvolvimento da plataforma com o modelo de negócio proposto, fazendo uso do framework de desenvolvimento scrum.
Resultados: os resultados demonstraram, após o mapeamento de processos e modelagem canvas da atividade de comercialização de passagens aquaviárias, que o modelo de negócio multilateral pode impulsionar a modernização dessa atividade, além de sanar pendências de regulamentação das empresas de navegação que atuam no setor.
Originalidade: esta pesquisa é uma das primeiras que apresenta uma alternativa para sanar a problemática histórica relacionada com a comercialização de passagens aquaviárias vivenciada em toda a região Norte, pois apresenta um modelo de negócio que visa modernizar tal atividade, com foco especificamente na região que compreende o oeste do Pará.
Contribuições teóricas e práticas: os resultados do trabalho poderão nortear novas abordagens de solução para essa problemática, principalmente os aspectos que não puderam ser cobertos na pesquisa devido à abrangência da atividade de transporte aquaviário na região Norte.