Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON SOUSA LIMA

DISCENTE : JACKSON SOUSA LIMA
DATA : 13/07/2022

POLÍTICA DE SIGILO E CONFIDENCIALIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

sigilo; confidencialidade; inovação; pesquisa; universidade

As Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação com o auxílio dos Núcleos de Inovação Tecnológicas devem adotar políticas de gestão da Propriedade Intelectual, elaborando instrumentos jurídicos, dentre os quais destacamos a Política de Sigilo e Confidencialidade (PSC), adequando o ambiente acadêmico ao contexto regulatório. Nesse contexto, essa pesquisa buscou apresentar um documento formal com objetivo de proteger os dados, as informações e os conhecimentos sensíveis gerados pela Universidade e as informações sigilosas pactuadas em instrumentos jurídicos de parceria de PD&I e de licenciamento e transferência de tecnologia. A liberdade de socialização do conhecimento foi um dos fatores mais discutidos no âmbito da pesquisa, porquanto a Ifes tem como um de seus princípios a universalidade do conhecimento. Destaca-se ainda na pesquisa a interação entre as Ifes e empresas públicas e privadas, nos relacionamentos de parcerias voltadas a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Dessa forma o tratamento de informações, dados e conhecimentos sensíveis, provenientes das pesquisas, devem ser tratados com cautela e no ambiente acadêmico, a PSC recepcionou o procedimento de sigilo em bancas de trabalho de conclusão de curso, procedimento de sigilo em projetos de PD&I, nas parcerias institucionais estratégicas e o sigilo dos terceirizados, estagiário, monitor, bolsista e voluntário participantes em projetos de PD&I. Portanto esse trabalho, sob a perspectiva das teorias encontradas nas bibliografias consultadas, assim como nos estudos realizados nos portais eletrônicos de outras Instituições de Ensino, objetivou apresentar uma proposta de Política Institucional de Sigilo e Confidencialidade para a Ufopa.

Interno - 2143297 - ANTONIO DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO
Externo à Instituição - IRINEU AFONSO FREY - UFSC
Externo ao Programa - 786.483.002-15 - JOAO ELBIO DE OLIVEIRA AQUINO SEQUEIRA - UnB
Presidente - 1917410 - JOSE ROBERTO BRANCO RAMOS FILHO