ESTRATÉGIAS PARA TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA EM DIGITALIZAÇÃO COMUNICACIONAL PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS COMO PROMOTORAS DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE.
Digitalização; Transferência tecnológica; Planejamento digital.
A globalização, inovações e a pandemia (COVID-19) promoveram mudanças nas negociações através da digitalização comunicacional em mídias. Portanto, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) precisaram adaptar-se abruptamente. Para mitigar impactos e gerar competitividade propõe-se transferência tecnológica para adequação, através das metodologias Tecnologia-Organização-Ambiente (TOE), quadro europeu de avaliação de competências e modelos de negócio alinhados ao digital. Nesse sentido, busca-se responder as seguintes questões: Q1- Quais fatores impedem a digitalização comunicacional das PMEs? Q2 - Quais as estratégias digitais podem ajudar a aumentar a competitividade das PMEs? Para tanto, será realizada pesquisa bibliográfica, documental e estudos de casos em Santarém-Pará. Serão desenvolvidos materiais didáticos, especificamente, guias e programas de mídia instrucionais para adequação, norma de padronização dos processos da comunicação digital e análise do impacto na competividade. Espera-se promover desenvolvimento sustentável, inclusão digital e o atendimento aos novos consumidores. Para alinhar a metodologia, foi realizado projeto piloto com onze PMEs, resultados primários demonstraram tecnologia disponível, porém, mídias sem proveito máximo pelas PMEs. Observaram-se como barreiras a falta de treinamento dos recursos digitais e de tempo para planejamento estratégico e influenciadores, pressão mercadológica, concorrencial e políticas púbicas. Portanto, há espaço para ganho da competitividade através das mídias digitais, baseado em planejamento estratégico e desenvolvimento de habilidades.