Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE MIEKO DE SOUSA CHIBA

DISCENTE : TATIANE MIEKO DE SOUSA CHIBA
DATA : 09/05/2023
LOCAL: Bloco Modular II, Sala Multimeios - PROPPIT - E Link Google Meet

Inovação. Administração Pública. Business Intelligence.

CHIBA, Tatiane Mieko de Sousa Chiba. INOVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO E BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) – Instituto De Engenharia e Geociências. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023.

RESUMO

O trabalho apresenta as limitações financeiras na Educação Superior do Brasil, e propõe uma forma de otimizar o acompanhamento e uso dos recursos da Pós-Graduação usando como referência a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A abordagem metodológica ocorreu de forma qualitativa, com uso de uma base bibliográfica e documental, e auxílio de informantes qualificados (coordenação e secretarias dos programas, Diretoria de Pós-Graduação, Diretoria de Planejamento da Ufopa). No aspecto teórico destaca-se as limitações financeiras no financiamento da Educação Superior, direcionada a Pós-Graduação no Brasil, somado as limitações internas na aplicação dos recursos; no aspecto prático a instrumentalização para uso dos recursos e, com isso, impactar, de forma positiva, o uso de recursos por docentes e discentes, o que repercutirá de forma positiva na sociedade. Há limitada literatura nessa área, onde identifica-se muitos entraves para o avanço da inovação na gestão pública federal, principalmente na gestão de recursos na Pós-Graduação, e isso ganha maior relevo quando se identifica a redução da aplicação de recursos na educação superior brasileira. Ao findo apresenta-se a proposição de um painel informativo online para o acompanhamento do uso dos recursos; auxílio aos programas de Pós-Graduação no uso dos seus recursos financeiros, como elemento de gestão e inovação no setor educacional público federal.

Palavras-Chave: Inovação. Administração Pública. Business Intelligence.

Presidente - 2143297 - ANTONIO DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO
Interno - 1917410 - JOSE ROBERTO BRANCO RAMOS FILHO
Externa ao Programa - 1661684 - KELLY CHRISTINA FERREIRA CASTRO - UFOPAExterno à Instituição - ROGÉRIO RUAS MACHADO - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 08/05/2023 16:14