COLABORE: UMA PROPOSTA DE JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA PROPRIEDADE INTELECTUA.
Propriedade Intelectual; Jogo de tabuleiro; Gamificação
A disseminação de conteúdo relacionado à Propriedade Intelectual (PI) e à inovação é um fator relevante para formação de recursos humanos mais adaptados às novas exigências do mercado de trabalho na contemporaneidade. A nova Política Nacional de Inovação - PNI, que tem como finalidade orientar, coordenar e articular as estratégias, os programas e as ações de fomento à inovação no setor produtivo, para estimular o aumento da produtividade e da competitividade das empresas e demais instituições que gerem inovação no País, além de estabelecer mecanismos de cooperação entre os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para promover o alinhamento das iniciativas e das políticas federais de fomento à inovação com as iniciativas e as políticas formuladas e implementadas pelos outros entes federativos. Este estudo de caso tem como objetivo geral desenvolver um jogo de tabuleiro que contribua para a disseminação do conhecimento da proteção da PI para estudantes/acadêmicos e profissionais visando estimular a cultura da inovação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, e bibliográfica, buscando apresentar um estudo de caso e relato de experiência.