ESTRATÉGIAS DE DIGITALIZAÇÃO COMUNICACIONAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COMO PROMOTORAS DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE EM SANTARÉM - PA.
Digitalização; Transferência de Know How; Planejamento digital.
A globalização, inovações e a pandemia da COVID-19 promoveram mudanças nas negociações por meio da digitalização comunicacional usando mídias digitais, sendo assim, Micro e Pequenas (MPEs) precisaram adaptar-se abruptamente. Para mitigar impactos e gerar competitividade propôs-se transferência de Know how, por intermédio do mapeamento, usando a abordagem teórica Tecnologia-OrganizaçãoAmbiente (TOE), o Quadro Europeu de Avaliação de Competências (DIGICOMP) e modelos de negócio alinhados ao digital. Nesse sentido, buscou-se responder as seguintes questões: Q1- Quais fatores impedem a digitalização comunicacional das MPEs? Q2 - Quais as estratégias digitais podem ajudar a aumentar a competitividade das MPEs? Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental, prescritiva e pesquisa-ação de caráter quantitativo-qualitativo com MPEs em Santarém - Pará. Foram desenvolvidos materiais didáticos, especificamente, guias e programas de mídia instrucionais para adequação, norma de padronização dos processos da comunicação digital, a partir coleta de dados e realização de treinamentos para posterior medição e análise dos resultados. As ações promoveram desenvolvimento sustentável, inclusão digital, fomentaram a inovação e aumentaram a competitividade das empresas atendidas. Para alinhar a metodologia, foi realizado piloto com 11 MPEs e posteriormente em 15 MPEs, os resultados demonstraram que apesar da tecnologia disponível, as mídias digitais não tinham aproveitamento pleno pelas MPEs. As principais barreiras para adequação ao digital foram o tempo dos empreendedores, carência de soft skills como liderança e organização, falta de treinamento dos recursos digitais gerando baixa habilidade dos colaboradores. Os fatores influenciadores foram flexibilidade, pressão mercadológica e políticas públicas. Constatou-se que há espaço para ganho da competitividade fazendo uso de mídias digitais, baseado em desenvolvimento de planejamento estratégico e de habilidades.