Banca de DEFESA: ALESSANDRA GISELLE SILVA BATISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA GISELLE SILVA BATISTA
DATA : 25/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: On line
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DE DIGITALIZAÇÃO COMUNICACIONAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COMO PROMOTORAS DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE EM SANTARÉM - PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Digitalização; Transferência de Know How; Planejamento digital.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

A globalização, inovações e a pandemia da COVID-19 promoveram mudanças nas negociações por meio da digitalização comunicacional usando mídias digitais, sendo assim, Micro e Pequenas (MPEs) precisaram adaptar-se abruptamente. Para mitigar impactos e gerar competitividade propôs-se transferência de Know how, por intermédio do mapeamento, usando a abordagem teórica Tecnologia-OrganizaçãoAmbiente (TOE), o Quadro Europeu de Avaliação de Competências (DIGICOMP) e modelos de negócio alinhados ao digital. Nesse sentido, buscou-se responder as seguintes questões: Q1- Quais fatores impedem a digitalização comunicacional das MPEs? Q2 - Quais as estratégias digitais podem ajudar a aumentar a competitividade das MPEs? Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental, prescritiva e pesquisa-ação de caráter quantitativo-qualitativo com MPEs em Santarém - Pará. Foram desenvolvidos materiais didáticos, especificamente, guias e programas de mídia instrucionais para adequação, norma de padronização dos processos da comunicação digital, a partir coleta de dados e realização de treinamentos para posterior medição e análise dos resultados. As ações promoveram desenvolvimento sustentável, inclusão digital, fomentaram a inovação e aumentaram a competitividade das empresas atendidas. Para alinhar a metodologia, foi realizado piloto com 11 MPEs e posteriormente em 15 MPEs, os resultados demonstraram que apesar da tecnologia disponível, as mídias digitais não tinham aproveitamento pleno pelas MPEs. As principais barreiras para adequação ao digital foram o tempo dos empreendedores, carência de soft skills como liderança e organização, falta de treinamento dos recursos digitais gerando baixa habilidade dos colaboradores. Os fatores influenciadores foram flexibilidade, pressão mercadológica e políticas públicas. Constatou-se que há espaço para ganho da competitividade fazendo uso de mídias digitais, baseado em desenvolvimento de planejamento estratégico e de habilidades. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DÉBORA GRACE MARTINS
Interno - 1548890 - EFREN LOPES DE SOUZA
Presidente - 1646831 - FABIO MANOEL FRANCA LOBATO
Externo à Instituição - JULIO AUGUSTO NOGUEIRA VIANA
Externa à Instituição - MICHELY CORREIA DINIZ - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 14:56
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