INOVAÇÃO: INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL PARA A INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
quociente de Inovação; servidores públicos; dimensões
A mensuração da cultura de inovação permite que as instituições identifiquem seus pontos fortes e fracos em relação à inovação. Este estudo tem como objetivo mensurar a cultura para inovação no âmbito da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e apresentar as principais diretrizes para sua disseminação. A pesquisa foi realizada com servidores vinculados às unidades administrativas e acadêmicas da Ufopa, localizada na cidade de Santarém, no campus Tapajós e Rondon, bem como nos campi regionais. No total, foram consideradas 19 unidades institucionais e seis campi regionais. O estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, realizado por meio de questionário fechado semiestruturado composto por 19 questões, aplicado via Google Forms. Foram coletados dados de 121 servidores públicos de um total de 1.081, representando 11% da população total de respondentes. Para avaliar o grau de cultura de inovação da Ufopa, será aplicada a metodologia do quociente de inovação, considerando seis dimensões culturais (Clima, Comportamentos, Valores, Recursos, Processos e Sucesso). Cada dimensão engloba três fatores que
incorporam três elementos subjacentes, totalizando 54 fatores. Após a medição do quociente de inovação, serão definidas as diretrizes com base na análise de cada dimensão. Os resultados preliminares indicam que na dimensão valores, a maioria dos participantes descrevem de forma moderada que a universidade busca e tem capacidade de criar, produzir ou inventar novas soluções para os problemas existentes. Eles têm disposição para explorar oportunidades, toleram ambiguidades e procuram agilizar a tomada de decisões com base em novas oportunidades. A dimensão recursos demonstrou que os recursos humanos dentro da instituição são moderadamente utilizados, com gestores comprometidos e dispostos a promover a inovação. Além disso, possuem acesso a especialistas em inovação e talentos internos capazes de garantir o sucesso em projetos de inovação. A dimensão comportamento revelou que os gestores inspiram uma visão para o futuro, desafiam os servidores a pensar e agir de forma inovadora e servirem de modelo ao praticar a inovação. Em relação à dimensão clima, a maioria dos participantes indicou em grau moderado que usa uma linguagem comum ao discutir inovação, valoriza e promove a diversidade institucional e colabora efetivamente como uma equipe para buscar oportunidades. Na dimensão sucesso, os participantes descreveram predominantemente de forma moderada que a instituição é reconhecida externamente como uma universidade inovadora, superando outras instituições nesse quesito e atraindo mais recursos. Por fim, a maioria dos participantes considera sua instituição inovadora, embora uma parcela dos respondentes tenha apontado limitações na inovação.