COLABORE: UMA PROPOSTA DE JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE DIREITO AUTORAL.
Direito Autoral; Jogo de tabuleiro; Metodologias ativas.
À medida que o ambiente educacional passa por uma transformação, deixando para trás o modelo tradicional em direção do uso de metodologias ativas, diversas estratégias de ensino estão sendo aplicadas e avaliadas. Neste sentido, os jogos educacionais propõem atrair a atenção devido à ampla gama de benefícios que prometem, com destaque para o aumento no envolvimento que costumam gerar entre os participantes. Neste trabalho, foi desenvolvido e aplicado um protótipo de jogo de tabuleiro com o propósito de promover o ensino de boas práticas relacionadas aos direitos autorais, visando estimular a cultura da propriedade intelectual. Além disso, realizou-se uma prospecção em bases de dados para localizar jogos que abordassem a temática propriedade intelectual, foi registrada a marca do jogo e criado um website que desempenha o papel de disponibilizar o produto técnico/tecnológico desenvolvido. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, descritiva com abordagem mista, buscando apresentar um estudo de caso e relato de experiência. O jogo foi aplicado com 20 jovens aprendizes de uma Entidade de Aprendizagem Profissional, localizada em Santarém, no Estado do Pará. Foi observado que a aplicação do jogo estimulou debates e conversas em torno do tema do jogo, promovendo uma participação ativa dos participantes.