ESPAÇO DE CULTURA MAKER NA UNIVERSIDADE FEDERAL: TOYLAB - Uma Proposta de Ambiente de Inovação para a UFOPA.
Espaço maker. Cultura maker. Inovação. Empreendedorismo.
Atualmente, o mercado atravessa por muitas transições com foco na inovação e tecnologia, gerando demandas por profissionais com novas habilidades relacionais e resolução de problemas, que não conseguem ser supridas pelos métodos de ensino tradicionais. Tentativas de aliar tecnologia e educação foram tomadas, por serem alternativas potencialmente eficientes em reduzir o distanciamento entre a aprendizagem e a realidade social. Neste contexto, o movimento da cultura maker apresenta iniciativas que podem ser aplicadas às alternativas de ensino tradicionais. A criação de um espaço maker ou makerspace traz a possibilidade de desenvolvimento da capacidade criativa e o incentivo à pesquisa e desenvolvimento de soluções para a solução de problemas da sociedade, aliado ao comprometimento social que a educação deve ter, particularmente na região norte do país. Para isso buscou-se conhecer as práticas já estabelecidas e modelos de gestão dos makerspaces ligados às universidades, utilizando no estudo de revisão oriundos de fontes secundárias, sites institucionais, livros, artigos de periódicos e artigos de anais de eventos. Ainda, a metodologia utilizada consiste na realização de uma análise de conteúdo sobre os responsáveis dos centros pertencentes à rede de FabLabs®, e makerspaces no Brasil.