Banca de DEFESA: CAMILA CASTILHO MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA CASTILHO MORAES
DATA : 23/09/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Miniauditório ICS, segundo pavimento do BMT 1
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMALÁRICA IN VIVO DO EXTRATO ACETÔNICO DO RESÍDUO INDUSTRIAL DE ANDIROBA (Carapa guianensis aubl., Meliaceae)


PALAVRAS-CHAVES:

 Málaria,Carapa guianensis, Plasmodium, atividade antimalárica.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

A malária é uma doença infecciosa, negligenciada, endêmica em mais de 85 países, responsável por mais de 241 milhões de casos, considerada um dos maiores problemas econômicos e sociais do mundo. No Brasil, em 2020 foram notificados 143.395 casos da doença. O Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax, são principais responsáveis pela maioria dos casos da doença. A erradicação da malária é de interesse global, no entanto, a falta de uma vacina, o aparecimento de parasitas resistentes e sua grande endemicidade dificultam esse controle, e justificam a busca por novas moléculas bioativas para a produção de novos fármacos com potencial antimalárico. Deste modo, esta pesquisa avaliou a atividade antimalárica in vivo do extrato acetônico de Carapa guianensis, assim como sua toxicidade aguda, análise de sobrevivência e análise dos parâmetros hematológicos. O resíduo industrial de Carapa guianensis foi fornecido pela empresa extratora de óleo vegetal AmazonOil localizada na cidade de Ananindeua-PA. A análise da composição química de Carapa guianensis, foi feita por meio da Cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada a espectrometria de massas sequencial (EM-EM). A avaliação da toxicidade in vivo em camundongos BALB/c foi realizada conforme o Guia OECD. Para se avaliar a atividade antimalárica in vivo foram utilizados camundongos da linhagem BALB/c, infectados com aproximadamente 106 eritrócitos parasitados pelo P. berghei recebendo tratamento no 4º dia após a inoculação, foram tratados durante 7 dias consecutivos e submetidos a coleta sanguínea para determinação dos parâmetros hematológicos. A caracterização química identificou limonóides como composto majoritários sendo eles methyl angolensate (21,17%) e 6αacetoxygedunin (12,38%). A dose tóxica aguda do extrato acetônico de Carapa guianensis foi superior a 2000 mg/kg em camundongos BALB/c, sendo classificado na categoria 5 do Globally Harmonized Classification System (GHS). As doses do extrato acetônico (100 e 200 mg/kg/dia) reduziram significamente a parasitemia induzida pelo P. Berghei, assim como, obtiveram um resultado importante na avaliação de sobrevida dos camundongos. Diante do exposto, o extrato acetônico de Carapa guianensis, um produto natural da Amazônia apresentou potencial antimalárico seguro e promissor candidato às novas pesquisas complementares. Necessárias ao desenvolvimento de novos fármacos.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1243405 - THALIS FERREIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1843993 - ANTONIO HUMBERTO HAMAD MINERVINO
Externo ao Programa - 1327576 - LINCOLN LIMA CORREA
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 14:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa