Banca de QUALIFICAÇÃO: GÉSSICA DE AGUIAR LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GÉSSICA DE AGUIAR LIMA
DATA : 23/08/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet

A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DAS BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA NA PRÉ-ESCOLA COMO MEMÓRIA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Documentação pedagógica. Brincadeiras de faz-de-conta. Pré-escola.

Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender de que forma a documentação pedagógica pode contribuir para o acompanhamento do desenvolvimento das crianças em uma turma pré-escolar da educação infantil de Santarém-PA. Como recorte metodológico optou-se pela documentação do brincar de faz-de-conta, atividade guia da criança pré-escolar. Para isso, especificamente, propõe-se: Relacionar a documentação pedagógica do desenvolvimento das crianças pequenas à atividade guia do desenvolvimento infantil; Compreender o conteúdo e o processo da documentação pedagógica na escola; Analisar os instrumentos criados pela instituição e pela professora para o acompanhamento pedagógico do desenvolvimento das crianças; Refletir sobre a práxis da professora referente à documentação pedagógica das brincadeiras de faz de conta como possibilidade de acompanhamento do desenvolvimento infantil. O estudo tem como base os princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski e a abordagem de Reggio Emília de Loris Malaguzzi, reconhecendo a importância do meio e das relações nele estabelecidas como fatores de constituição e desenvolvimento humano. Em busca de atingir os objetivos citados, traçou-se alguns caminhos metodológicos que estão sendo percorridos até o momento da investigação: o caráter explicativo sobre o objeto estudado, em busca de sua essência, fugindo das aparências imediatas e o caráter interventivo-colaborativo da pesquisa, que se efetivará por meio de uma formação continuada e acompanhamento do trabalho da professora ao longo do ano de 2022. As estratégias de produção de dados estão estruturadas na observação, entrevistas recorrentes e semiestruturadas, questionário aplicado com as famílias das crianças e a análise da documentação pedagógica produzida ao longo da investigação, antes e durante a intervenção. As formas de registro desses dados são subsidiadas pelo diário de campo, vídeos e fotografias. Os subsídios do período exploratório revelaram que as concepções e práticas da professora apresentam respeito aos interesses infantis, à liberdade das crianças e destinam tempo e espaço para as brincadeiras e interações. Contraditoriamente, foram observadas tendências ao ensino centrado na professora e ao controle da conduta da turma com “imposições” de regras. O trabalho com a documentação pedagógica, especificamente, promove a democracia na turma, através do exercício de escuta, observação, registros, reflexões e socialização das aprendizagens e produções das crianças. Mas, foram identificadas as seguintes problematizações: o uso de registros para persuadir as crianças a um comportamento “ideal”, confusão sobre o conceito de documentação pedagógica; restrição do seu processo ao registro e planejamento, o que indicou a necessidade da intervenção formativa sobre a documentação pedagógica e sobre a brincadeira de faz de conta. Três encontros on-line de formação continuada sobre o tema, com duração de duas horas, ocorreram no mês de junho de 2022. Esses encontros, somados ao acompanhamento do trabalho docente, desde o mês de abril, constituem a base da intervenção-colaborativa em desenvolvimento. Espera-se que os resultados dessa intervenção sejam apreciados e revelados no percurso da pesquisa. Quanto aos resultados apresentados até a qualificação, toma-se como base o período exploratório e o acompanhamento do trabalho docente, com reflexões pontuais sobre o objeto de estudo. A documentação produzida e socializada pela turma no primeiro semestre do ano revela que a brincadeira de faz de conta é percebida como atividade promotora de desenvolvimento. Contudo, a documentação pedagógica (observação, escuta, registro, reflexão, socialização e planejamento) sobre a brincadeira de faz de conta ocorre de forma elementar. Somente a imaginação é destacada como qualidade tipicamente humana desenvolvida no brincar.

Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 348.580.402-91 - JURACY MACHADO PACÍFICO - UNIR