Notícias > CURSO DE GEOGRAFIA REALIZOU “MOSTRA GEOGRÁFICA” COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA UFOPA – UNIDADE RONDON

Evento de exibição de documentários foi realizado pelo programa Residência Pedagógica na sexta-feira, 08 de março de 2024, no auditório Wilson Fonseca

 

No dia 08 (oito) de março de 2024, sexta-feira, o Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizou o evento intitulado “Mostra Geográfica” no auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, no qual, alunos do ensino médio, acadêmicos, professores de escolas e professores universitários, expuseram os documentários construídos ao longo do ano de 2023, durante a execução do programa.

 

SOBRE A MOSTRA GEOGRÁFICA

O RP de Geografia conta com a parceria de quatro escolas: E. E. E. F. M. (Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio) Júlia Passarinho, E. E. E. F. M. Aluísio Martins, E. E. Cívico Militar E. F. M. José de Alencar e E.E. Diocesana E. M. São Francisco. Possui duas coordenadoras (docentes do Curso de Geografia da Ufopa – Prof.ª Dr.ª Alice Ferreira Rodrigues Dias e Prof.ª Dr.ª Mizant Couto de Andrade Santana), 6 preceptores (professoras das escolas) e 30 discentes residentes (do curso de Licenciatura em Geografia da Ufopa).

O evento foi a culminância de meses de trabalho, pesquisas, análises e aprendizados, apresentando 5 (cinco) documentários, a saber:

1. Água e sustentabilidade [equipe da E.E. Cívico Militar E.F.M. José de Alencar];

2. A importância do trabalho de campo no ensino de Geografia [equipe da E.E. Diocesana E.M. São Francisco;

3. Geografia em versos [equipe da E.E.E.F.M. Aluísio Martins];

4. Cidade, Caminhos e descaminhos [equipe da E.E. Diocesana E.M. São Francisco];

5. As mudanças socioambientais no bairro Uruará em Santarém-PA [equipe da E.E.E.F.M. Júlia Passarinho].

O RP de Geografia, pautou-se na linguagem cinematográfica como proposta metodológica para a produção do conhecimento. Por esse viés educativo, todos os envolvidos puderam sair das “quatro paredes” da sala de aula para observar o espaço e suas contradições, bem como, escrever e representar o que foi observado. Nesse sentido, estimula-se o pensamento crítico e a autonomia. 

Por outro lado, nossos residentes tiveram a oportunidade de viver o dia a dia da escola, enfrentando as dificuldades e as possibilidades que a carreira docente traz, além de experimentarem diferentes metodologias de ensino-aprendizagem que servirão futuramente para o exercício da profissão docente.

 

SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Atualmente a Ufopa conta com 5 (cinco) subprojetos vinculados aos cursos de Licenciatura (Matemática e Física; Geografia; Letras – Língua Portuguesa; Pedagogia). São cerca de 195 residentes (alunos de graduação), 13 docentes orientadores (professores da Ufopa), 39 preceptores (professores das escolas públicas de Santarém). Esse é o segundo edital que a Ufopa participa, tendo aumentado consideravelmente o quantitativo de cursos de licenciatura e de escolas de educação básica envolvidas nessa segunda experiência.

O programa além de aprimorar a formação dos futuros professores dos cursos de licenciatura citados, aproxima professores e alunos da educação básica da universidade. Sua maior importância está no fato de propiciar experiências/vivências em sala de aula aos professores em formação (alunos da graduação), contribuindo para uma formação muito mais completa.

 

Santarém/PA, 12 de março de 2024

Informações: geografia@ufopa.edu.br / alice.dias@ufopa.edu.br / mizant.santana@ufopa.edu.br


Notícia cadastrada em 12/03/2024 18:39  

Baixar arquivo
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa