TRAJETÓRIA
Acadêmica
1988 - Técnico em Química Industrial. Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro, ETFQ-RJ, Brasil.
1993 - Bacharel em Química Tecnológica - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - Mestrado em Química Analítica - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2000 - Doutorado em Química Analítica - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - Pós-Doutorado em Microfabricação - Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, LNLS, Brasil.
2003 - Licenciatura em Química - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - Pós-Doutorado em Microfabricação - Faculdade de Engenharia Mecânica - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Profissional - Professor
2004 - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2008 - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2017 - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2017 - Universidade Federal do Oeste do Pará, Brasil
Algumas Publicações
1993 - GODINHO, O. E. S. ; FERNANDES, J. C. B. ; ALEIXO, L. M. ; OLIVEIRA NETO, G. . Formalin and paraformaldehyde as end-point indicators in catalytic thermometric titrimetry. Analyst (London. 1877. Print), CAMBRIDGE, 118, 1453-1465.
1999 - FERNANDES, J. C. B.; KUBOTA, L. T. ; OLIVEIRA NETO, G. . Potentiometric biosensor for l-ascorbic acid based on ascorbate oxidase of natural source immobilized on ethylene-vinylacetate membrane. ANALYTICA CHIMICA ACTA, AMSTERDAM, 385, 3-12.
2000 - SENA, M. ; FERNANDES, J. C. B. ; ROVER JÚNIOR, L. ; POPPI, R. J. ; KUBOTA, L. T. . Application of two- and three-way chemometric methods in the study of acetylsalicylic acid and ascorbic acid mixtures using ultraviolet spectrophotometry. ANALYTICA CHIMICA ACTA, AMSTERDAM, 409, 159-170.
2018 - COSTA, SAMUEL C. ; FERNANDES, JULIO C. B. . Listening to pH. Journal of Chemical Education, 96, 372-376.
2020 - GOMES, VICTOR V. ; CAVACO, SOFIA C. F. ; MORGADO, CARMEN P. ; AIRES-DE-SOUSA, JOÃO ; FERNANDES, JULIO C. B. . An Arduino-Based Talking Calorimeter for Inclusive Lab Activities. JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION, 97, 1677-1681.
2021 - PEREIRA, W. S. ; FERNANDES, J. C. B. . An interdisciplinary activity to teach the concept of pH in chemistry. Science Activities-Projects And Curriculum Ideas In Stem Classrooms, 58, 1-8.
Endereço para acessar Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8109297452581881