Présentation

Histórico/Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE / UFOPA) foi criado em 2012, sob a coordenação do Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares. A junção de esforços dos doutores em educação e de áreas afins possibilitou mesmo ano a submissão de proposta de criação do curso, porém, sua aprovação pela CAPES ocorreu em 2013, para uma oferta de 25 vagas anuais. A primeira seleção ocorrida em novembro de 2013 e as atividades letivas iniciadas em março de 2014. O Mestrado tem como área de concentração a EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA  e três linhas de pesquisa interdependentes: 1) História, Política e Gestão Educacional na Amazônia; 2) Conhecimento e Formação na Educação Escolar e; 3) Formação Humana em Contextos Formais e Não Formais na Amazônia.

O PPGE / UFOPA ganha se consideramos que ainda são poucos dos Programas de pós-graduação stricto sensu em Educação na Amazônia. Fica localizada em Santarém, cidade onde está a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), primeira universidade pública com sede no interior da Amazônia, que fica distante 710 km de Belém, capital do Estado do Pará (1h05 de avião jato, 3 dias de embarcação fluvial e 5 dias de estrada, quando se torna possível o tráfego durante o verão!) e, a distância para Manaus é semelhante, sendo ainda mais difícil o acesso terrestre. Estes são os dois locais mais próximos para os quais os egressos dos cursos de licenciatura e áreas afins se dirigem no afã de prosseguirem seus estudos. A qualificação, além de promover melhorias salariais, gera o desenvolvimento profissional necessário para fazer frente ao quadro desfavorável em que as escolas se escolha no que diz respeito ao IDEB.

Sabemos que um novo Programa de Pós Graduação não garante, isoladamente, a reversão deste quadro, mas junto com outras políticas públicas e com o empenho de profissionais comprometidos com uma Educação socialmente referenciada, pode contribuir decisivamente para o enfrentamento de vários problemas para os quais hoje nos vemos impotentes e, de certa forma, concedida.

A criação da UFOPA, e, nesta, o PPGE / UFOPA, simbolizam esperanças de que, mesmo com as dificuldades de romper o colonialismo no campo político e econômico, podemos gradativamente romper com o isolamento acadêmico e construir oportunidades para que os melhores egressos das licenciaturas - pessoas sem poder aquisitivo para se deslocar a outros centros mais distantes - realizem seus sonhos de qualificação e, geralmente, contribuam para que a Educação no Oeste do Pará alcance níveis semelhantes a média nacional. 

O Programa possui um periódico científico qualis A4: Revista Exitus


Objetivos Geral:

O PPGE-Ufopa tem como objetivo precípuo contribuir com o desenvolvimento da educação na região oeste do Pará, por meio do desenvolvimento de pesquisa no campo educacional e a formação de pesquisadores e docentes capazes de apreender os elementos constitutivos da ação educativa em suas múltiplas dimensões com ênfase no contexto amazônico.


Objetivos específicos:

  • Propiciar condições teóricas, metodológicas e epistemológicas para a formação e qualificação de pesquisadores na área da educação;
  • Contribuir para a criação e o fortalecimento de grupos de pesquisas que atendam às necessidades de Educação formal e não-formal da Amazônicas e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da área de abrangência da Universidade Federal do Oeste do Pará;
  • Produzir conhecimento sobre questões educacionais específicas de relevância para o país em especial para a Amazônia em consonância com as duas linhas de pesquisa do programa.
  • Desenvolver pesquisa em Educação de forma a produzir conhecimento sobre questões educacionais específicas de relevância para o país em especial para a Amazônia em consonância com as duas linhas de pesquisa do programa.

 Neste sentido tem como público de atendimento privilegiado profissionais formados em curso superior com foco e atuação efetiva em educação, estando no exercício da docência ou envolvidos em ações profissionais e político-sociais de teor claramente relacionados com educação, e cuja dissertação tenha relação com a educação, de forma direta.


Perfil do Egresso:

Do profissional a ser formado espera-se o seguinte perfil (ser capaz de:)

  • Identificar, compreender e atuar na solução dos problemas educacionais;
  • Produzir conhecimentos a partir de análises de situações concretas, desenvolvendo pesquisas com rigor metodológico e respeitando os princípios éticos;
  • Contribuir de forma qualificada na concepção, na implantação e na avaliação das políticas públicas e da gestão educacional na região.
  • Atuação destacada na docência - Liderança e protagonismo nas políticas e práticas educacionais na região Oeste do Pará.


Área de concentração:

A área de concentração é Educação, que se pauta pela reflexão e investigação da problemática educacional como processo social que ocorre tanto na escola como em outros espaços, permitindo pesquisas com diferentes abordagens teóricas e metodológicas e participação de profissionais de diferentes áreas.


Linhas de pesquisa:

As linhas de pesquisa são interdependentes, tendo como interesse comum a investigação do fenômeno educativo, na perspectiva da formação de pesquisa e qualificação de profissionais que atuam na educação escolar e em outros espaços educativos, produzindo conhecimentos que contribuem para a melhoria da qualidade do trabalho educacional.


Linha de Pesquisa 1 - História, Política e Gestão Educacional na Amazônia

Tematiza a história, a política e a gestão da Educação, com ênfase na realidade e na diversidade da região amazônica, mediante: 1. Pesquisas centradas na educação escolar na perspectiva histórica; 2. Investigações e análises de aspectos constitutivos das políticas públicas e das formas de organização e gestão educacional, em espaços escolares; 3. Pesquisas que examinam os processos de aquisição, implementação e avaliação das ações educacionais, tendo em vista as especificidades da Amazônia; 4. Pesquisas sobre políticas de formação de professores e desenvolvimento profissional docente no contexto amazônico.


Linha de Pesquisa 2 - Conhecimento e Formação na Educação Escolar

No mundo contemporâneo, em que se verifica intensa ampliação das formas de produção e difusão de informação e de disseminação de valor fragmentado, ganham relevo os processos de educação sistemática e intencional que, transcendendo o imediatismo e o pragmatismo, invistam no desenvolvimento das faculdades psíquicas humanas superiores e das habilidades correspondentes. Com base nessa compreensão, propõe-se o estudo dos processos de produção, circulação e aquisição do conhecimento e desenvolvimento omnilateral do assunto no âmbito da Educação Escolar - da Educação Infantil à Educação Superior -, implicando: teorias e métodos de ensino-aprendizagem; conteúdos escolares e currículos; avaliação; dimensões da prática pedagógica; e processos de gestão escolar. As investigações desenvolvidas por essa linha compreendem: 1. O desenvolvimento infantil escolar em suas múltiplas dimensões; 2. As relações entre leitura, escrita e conhecimento e suas garantias no processo formativo escolar; 3. A educação de surdos; 4. A educação matemática; 5. Como taxa da variação linguística no ensino escolar de Língua Portuguesa; 6. A compreensão dos processos de aprendizagem e ensino de inglês e de formação inicial e contínua de professores de língua estrangeira.


Linha de Pesquisa 3 - Formação Humana em Contextos Formais e Não Formais na Amazônia

Realiza estudos sobre as diferentes dimensões de ensino e aprendizagem, privilegiando o exame dos espaços e dinâmicas que têm por base ações educacionais organizadas e sistemáticas dentro ou fora do sistema de ensino na região amazônica. Para tanto, investe-se no estudo e na pesquisa de: 1. Propostas de aperfeiçoamento no ensino, considerando as dimensões formais e não formais de educação, abarcando temáticas como jogos, jogos, vídeos, músicas, corporeidade e outras; 2. A cognição docente e sua relação com metas e práticas docentes, desenvolvimento e aprendizado do sujeito em áreas que abarcam saúde, socialização econômica e habilidades de vida e sociais, dinâmicas e fenômenos esportivos e culturais; 3. Sentido e significado da educação em ambientes e situações interativas construídas coletivamente, marcadas pela intencionalidade na ação de aprender, participar e transmitir saberes; 4. A educação musical, seus atores e espaços e os processos de ensino-aprendizagem; 5. Relações entre tecnologias de informação e comunicação (TIC) e educação. 6. Relações entre educação, saúde e cidadania, com foco nos processos de formação para a prevenção e promoção da saúde e da autonomia dos sujeitos.


Percurso Acadêmico


Descrição sintética

O Curso será ofertado regularmente garantindo ao mestrando disciplinas obrigatórias e optativas, a fim de que conclua o curso em prazo compatível com as exigências da CAPES e os objetivos do programa. Para tanto, consideram-se três eixos estruturantes, correspondentes às Linhas de Pesquisa, mas visualizando a articulação interdisciplinar:

1. Dimensão macroeducativa, englobando gestão e política educacionais; avaliação institucional; história da educação etc.;

2. Processos de produção-circulação-aquisição do conhecimento e desenvolvimento do sujeito, considerando como que isso se dá diretamente no âmbito da educação escolar: teorias e métodos de ensino-aprendizagem; didática; avalição; modelos de ensino; dimensões da prática pedagógica;

3. As dimensões transversais e informais de educação e formação pessoal, incluindo tanto aspecto relevantes da educação escolar (macro e micro) como toda a educação não-escolar em diferentes níveis de formalidade.

Pensar cada uma dessas possiblidades e desenhar projetos de pesquisa de longo prazo (projeto temáticos) em que se encaixariam as pesquisas discentes é o desafio atual.

Dada a dimensão da tarefa e a necessidade do trabalho árduo e cooperativo, cada docente deve concentrar seus esforços em uma Linha de Pesquisa; do ponto de vista organizacional, tal estruturação das Linhas implica a descrição / ementa da Linha de Pesquisa, a elaboração de disciplinas, seminários, atividades formativas, a organização de núcleo de pesquisa e seleção de alunos em função da disponibilidade de vagas.

Desde modo, o percurso formativo tem a seguinte proposta:


1° Semestre:

  • Disciplina obrigatória comum (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos cada).
  • Disciplina da Linha de Pesquisa (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos).
  • Atividades programadas de pesquisa – desenvolvidas nos grupos de pesquisa sobre supervisão e acompanhamento direto do mestrando. (2 créditos).
  • Exame de proficiência em Língua estrangeira (exigência de integralização).


2º Semestre:

  • Disciplina obrigatória comum (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos cada).
  • Disciplina optativa (45h, 15 encontros semanais de 3h/a, totalizando 3 créditos).
  • Seminário de dissertações em andamento (30h, concentradas em uma semana, totalizando 2 créditos).
  • Atividades programadas de pesquisa – desenvolvidas nos grupos de pesquisa sobre supervisão e acompanhamento direto do mestrando. (2 créditos).


3º Semestre:

  • Desenvolvimento da pesquisa de dissertação.
  • Exame de qualificação (pode ocorrer desde o fim do segundo semestre em função do desenvolvimento do projeto e do perfil da pesquisa) - exigência de integralização.
  • Estágio docente – obrigatório a todos os alunos, com ou sem bolsa; podem ser dispensados aqueles que demonstrem evidente experiência em docência no ensino superior (4 créditos).
  • Atividades programadas de pesquisa – desenvolvidas nos grupos de pesquisa sobre supervisão e acompanhamento direto do mestrando. (2 créditos).


4º Semestre:

  • Desenvolvimento da pesquisa de dissertação.
  • Redação da dissertação.
  • Defesa da dissertação (8 créditos correspondentes a elaboração, qualificação e defesa da dissertação).
  • Atividades programadas de pesquisa – desenvolvidas nos grupos de pesquisa sobre supervisão e acompanhamento direto do mestrando. (2 créditos).

 

A entrega e submissão de artigo para publicação em revista acadêmica da área é exigência para integralização do mestrado.

Os critérios de avaliação estão descritos no Regimento e levam em conta o desempenho e aproveitamento nas diversas atividades propostas ao longo do curso.



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