|
Dissertações |
|
1
|
-
AMANDA GIZELLE DE ARAUJO PEREIRA
-
SOLUÇÕES PARA MOBILIDADE URBANA POR BICICLETA EM SANTARÉM SOB A ÓTICA DO CONCEITO DE CIDADES INTELIGENTES.
-
Orientador : KARIANE MENDES NUNES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA MACHADO ROCHA
-
GABRIELA BIANCHI DOS SANTOS
-
KARIANE MENDES NUNES
-
PAULO HENRIQUE MIL HOMENS
-
Data: 24/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
As mudanças decorrentes dos processos de urbanização de maneira desordenada têm gerado graves consequências globais, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA) as emissões de gás carbônico aumentaram a níveis históricos no ano de 2021. Desta forma, repensar as cidades visando uma gestão mais inteligente de seus recursos poderá afetar positivamente na reversão desse quadro. Por isso, o conceito de cidades inteligentes vem sendo utilizado por diversas cidades no mundo, visando a sustentabilidade aliada às ferramentas tecnológicas. É um objetivo da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, fomentar a mobilidade urbana sustentável através de alternativas de meios de transporte não ofensivos, como a utilização de bicicletas e caminhadas e meios de transporte coletivos. Nessa perspectiva, este trabalho realizou um levantamento de dados sobre políticas e ações inovadoras acerca da mobilidade urbana por bicicleta sob a ótica do conceito de cidades inteligentes. Aplicando o método de pesquisa de revisão sistemática acerca dos conceitos, ações e políticas com abordagem de “smart cities”, a fim de estruturar dados relevantes sobre mobilidade urbana sustentável e mobilidade urbana ciclável. Além disso, realizou-se levantamento das políticas e ações já implementadas por outros municípios brasileiros para suscitar ideias e modelos que já são cases de sucesso e que porventura pudessem ser replicados em Santarém/PA. Sendo assim, este trabalho apresenta possíveis ações de soluções para a mobilidade urbana por bicicleta em Santarém em uma base de dados apresentada no formato de um site com proposição de temas a serem discutidos com maior profundidade em trabalhos futuros nesta linha de pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
The changes resulting from urbanization processes in a disorderly way have generated serious global consequences, according to the International Energy Agency (IEA) carbon dioxide emissions increased to historic levels in the year 2021. In this way, rethink cities aiming at smarter management of its resources may positively affect the reversal of this situation. Therefore, the concept of smart cities has been used by several cities in the world, aiming at sustainability combined with technological tools. It is a goal of the 2030 Agenda of the United Nations Organization for Sustainable Development, to encourage sustainable urban mobility through non-offensive alternative means of transport, such as the use of bicycles and walks and public means of transport. From this perspective, this work carried out a survey of data on innovative policies and actions regarding urban mobility by bicycle from the perspective of the concept of smart cities. Applying the systematic review research method on concepts, actions and policies with a "smart cities" approach, in order to structure relevant data on sustainable urban mobility and urban cycling mobility. In addition, a survey was carried out of policies and actions already implemented by other Brazilian municipalities to raise ideas and models that are already successful cases and that could perhaps be replicated in Santarém/PA. Therefore, this work presents possible actions of solutions for urban mobility by bicycle in Santarém in a database presented in the format of a website with proposition of themes to be discussed in greater depth in future works in this line of research.
|
|
2
|
-
RAPHAEL GERALDO SILVA FEITOSA
-
Desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável para Gerenciar Hackathons.
-
Orientador : CELSON PANTOJA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CELSON PANTOJA LIMA
-
CLARISSA STEFANI TEIXEIRA
-
JOSE LAURINDO CAMPOS DOS SANTOS
-
JOSE ROBERTO BRANCO RAMOS FILHO
-
Data: 30/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O Produto Mínimo Viável (MVP) é uma forma inteligente de testar o sucesso de uma ideia antes de investir recursos financeiros ou o próprio tempo nela. Com isso, o objetivo deste trabalho é apresentar o processo e o produto desenvolvido no Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). O produto desenvolvido tem o objetivo de automatizar, administrar, gerenciar e apoiar todas as etapas onde participam, facilitadores, mentores e equipes no evento. Seu desenvolvimento foi baseado na metodologia de execução, organização e ferramentas próprias de hackathon da VIA Estação Conhecimento. Para a criação do produto, optou-se por seguir a metodologia ágil de desenvolvimento denominada Scrum e os melhores práticas da engenharia de software. Pôde-se identificar que o produto mínimo viável pode ser considerado como uma etapa crucial, principalmente no desenvolvimento de novos produtos. Podemos esperar que mais hackathons se tornem instrumentos de inovação para que empresas e organizações governamentais resolvam problemas complexos de forma simples e inovadora
-
Mostrar Abstract
-
The Minimum Viable Product (MVP) is an intelligent way to test the success of an idea before investing financial resources or one's own time into it. Therefore, the objective of this work is to present the process and the product developed in the Master's program in Intellectual Property and Technology Transfer for Innovation (PROFNIT). The developed product aims to automate, manage, and support all sta- ges involving facilitators, mentors, and teams in the event. Its development was based on the execution methodology, organization, and specific tools of the VIA Estação Conhecimento hackathon. For the creation of the product, the decision was made to follow the agile development methodology known as Scrum and the best practices of software engineering. It was identified that the minimum viable product can be considered a crucial stage, especially in the development of new products. We can expect more hackathons to become instruments of innovation, allowing companies and government organizations to solve complex problems in a simple and innovative manner.
|
|
3
|
-
MARCELO MEIRELES SILVA
-
REBOO: UM GUIA DE DESIGN THINKING PARA CRIAÇÃO E PROTEÇÃO POR DIREITO AUTORAL DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
-
Orientador : CARLA MARINA COSTA PAXIUBA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANO CALDAS SEVERINO
-
CARLA MARINA COSTA PAXIUBA
-
CARLOS HENRIQUE SABINO CALDAS
-
IZAURA CRISTINA NUNES PEREIRA COSTA
-
Data: 18/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) refere-se a um conjunto de cursos e programas de ensino voltados para a formação de profissionais qualificados em áreas específicas, visando atender às demandas do mercado de trabalho. O objetivo principal desse estudo foi elaborar um guia no formato de livro eletrônico sobre a abordagem Design Thinking, visando a inovação no processo de desenvolvimento de cursos de EPT e a orientação sobre a proteção dessas obras por meio do Direito Autoral. O trabalho consistiu em um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, usando-se como suporte teórico metodológico estudo de casos múltiplos. Os procedimentos metodológicos utilizados incluíram revisão bibliográfica, observações participante e direta intensiva, entrevistas semi-estruturadas e questionário autoaplicável como instrumentos de coleta de dados. Os resultados analisados de forma abrangente indicaram que o estudo buscou proporcionar benefícios à sociedade, ao abordar questões que subsidiaram a reorientação do processo de elaboração de produtos educacionais, destacando a importância de abordagens alternativas na criação de cursos de EPT e a necessidade de uma proteção adequada por meio do Direito Autoral. A abordagem híbrida adotada, valorizando a inovação e a proteção dos Direitos Autorais, contribuiu para a formação de profissionais qualificados e para o avanço das práticas educacionais na área da EPT. Essa abordagem foi demons-trada como uma alternativa eficaz e promissora em comparação aos métodos tradicio-nais. Com base nos resultados obtidos, a utilização dessa abordagem estruturada e inovadora, em conjunto com o respeito aos Direitos Autorais, contribuiu para aprimorar a qualidade da EPT, buscando garantir a originalidade e a proteção dos materiais educacionais desenvolvidos, evitando assim violações de Propriedade Intelectual.
-
Mostrar Abstract
-
Professional and Technological Education (EPT) refers to a set of courses and teaching programs aimed at training qualified professionals in specific areas, aiming to meet the demands of the labor market. The main objective of this study was to develop a guide in electronic book format on the Design Thinking approach, aiming at innovation in the development process of EPT courses and guidance on the protection of these works through Copyright Law. The work consisted of a descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, using multiple case studies as methodological theoretical support. The methodological procedures used included a bibliographic review, participant and intensive direct observation, semi-structured interviews and a self-administered questionnaire as data collection instruments. The comprehensively analyzed results indicated that the study sought to provide benefits to society by addressing issues that supported the reorientation of the process of creating educational products, highlighting the importance of alternative approaches in the creation of EPT courses and the need for adequate protection through copyright. The hybrid approach adopted, valuing innovation and copyright protection, contributed to the training of qualified professionals and to the advancement of educational practices in the EPT area. This approach has been shown to be an effective and promising alternative compared to traditional methods. Based on the results obtained, the use of this structured and innovative approach, together with respect for Copyright, contributed to improving the quality of EPT, seeking to guarantee the originality and protection of the educational materials developed, thus avoiding violations of Intellectual Property.
|
|
4
|
-
ALESSANDRA GISELLE SILVA BATISTA
-
ESTRATÉGIAS DE DIGITALIZAÇÃO COMUNICACIONAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COMO PROMOTORAS DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE EM SANTARÉM - PA.
-
Orientador : FABIO MANOEL FRANCA LOBATO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DÉBORA GRACE MARTINS
-
EFREN LOPES DE SOUZA
-
FABIO MANOEL FRANCA LOBATO
-
JULIO AUGUSTO NOGUEIRA VIANA
-
MICHELY CORREIA DINIZ
-
Data: 25/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A globalização, inovações e a pandemia da COVID-19 promoveram mudanças nas negociações por meio da digitalização comunicacional usando mídias digitais, sendo assim, Micro e Pequenas (MPEs) precisaram adaptar-se abruptamente. Para mitigar impactos e gerar competitividade propôs-se transferência de Know how, por intermédio do mapeamento, usando a abordagem teórica Tecnologia-OrganizaçãoAmbiente (TOE), o Quadro Europeu de Avaliação de Competências (DIGICOMP) e modelos de negócio alinhados ao digital. Nesse sentido, buscou-se responder as seguintes questões: Q1- Quais fatores impedem a digitalização comunicacional das MPEs? Q2 - Quais as estratégias digitais podem ajudar a aumentar a competitividade das MPEs? Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental, prescritiva e pesquisa-ação de caráter quantitativo-qualitativo com MPEs em Santarém - Pará. Foram desenvolvidos materiais didáticos, especificamente, guias e programas de mídia instrucionais para adequação, norma de padronização dos processos da comunicação digital, a partir coleta de dados e realização de treinamentos para posterior medição e análise dos resultados. As ações promoveram desenvolvimento sustentável, inclusão digital, fomentaram a inovação e aumentaram a competitividade das empresas atendidas. Para alinhar a metodologia, foi realizado piloto com 11 MPEs e posteriormente em 15 MPEs, os resultados demonstraram que apesar da tecnologia disponível, as mídias digitais não tinham aproveitamento pleno pelas MPEs. As principais barreiras para adequação ao digital foram o tempo dos empreendedores, carência de soft skills como liderança e organização, falta de treinamento dos recursos digitais gerando baixa habilidade dos colaboradores. Os fatores influenciadores foram flexibilidade, pressão mercadológica e políticas públicas. Constatou-se que há espaço para ganho da competitividade fazendo uso de mídias digitais, baseado em desenvolvimento de planejamento estratégico e de habilidades.
-
Mostrar Abstract
-
Globalization, innovations, and the COVID-19 pandemic promoted changes in negotiations through communication digitalization using digital media. Therefore, Micro and Small (MSEs) had to adapt abruptly. To mitigate impacts and generate competitiveness, a know-how transferring was proposed using the theoretical approach Technology-Organization-Environment (TOE), the European Competency Assessment Framework (DIGICOMP), and digitally aligned business models. In this sense, we sought to answer the following questions: Q1- What factors prevent MSEs' communication digitalization? Q2 - What digital strategies can help increase the competitiveness of MSEs? For this purpose, bibliographical, documental, prescriptive, and quantitative-qualitative research-action research was conducted with MSEs in Santarém - Pará. Didactic materials were developed, specifically guidelines and instructional media programs for digital communication process adequacy; they were developed from data collected and training, whose results were measured. To align the methodology, a pilot was carried out with 11 MSEs, and later in 15 MSEs, the results showed that despite the available technology, digital media were not fully utilized by MSEs. The main barriers to adapting to digital were the entrepreneurs' time, lack of soft skills such as leadership and organization, lack of training in digital resources, and generating low employee skills. The influencing factors were flexibility, market pressure, and public policies. It was found that there is room to gain competitiveness by using digital media based on the development of strategic planning and skills.
|
|
5
|
-
RAIMUNDO IVO FERREIRA DA SILVA
-
FARINHA DE PIRACUÍ DE MONTE ALEGRE (PA): POTENCIALIDADE E VIABILIDADE DE OBTENÇÃO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA.
-
Orientador : IZAURA CRISTINA NUNES PEREIRA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WELLINGTON SILVA GOMES
-
ANTONIO DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO
-
HULDA OLIVEIRA GIESBRECHT
-
IZAURA CRISTINA NUNES PEREIRA COSTA
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Tendo em vista que a produção da Farinha de Piracuí de Monte Alegre possui diferencial de qualidade, devido à grande produção de acari em seus lagos, peixe do qual se faz a melhor e tradicional farinha de peixe da região do baixo e médio amazonas, este conjunto de fatores favorece o registro de Indicação Geográfica IG, permitindo, assim, identificar e valorar os recursos naturais e humanos local, portanto esta pesquisa com este formato de estudo busca analisar a potencialidade e viabilidade de obtenção de indicação geográfica para a farinha de Piracuí de Monte Alegre. Para tanto, fez-se necessário caracterizar a produção de farinha de piracuí no município de Monte Alegre, com isso obteve-se dez comunidades que produzem e comercializam o produto no município, com este mapeamento das comunidades envolvidas na produção foi realizado uma análise para averiguar se havia especificidades no processo de produção nas comunidades identificadas como produtora da Farinha de Piracuí, com estas informações coletadas observou-se a necessidade de fornecer subsídios técnicos aos produtores interessados em obter um selo de indicação geográfica ou marca coletiva para a Farinha de Piracuí de Monte Alegre, sugeriu-se ainda uma proposta de desenvolvimento de um projeto de pesquisa para dar continuidade a este estudo, que poderá ser coordenador pelo Campus Universitário de Monte Alegre, para facilitar o fornecimento de informações para produtores interessados na concessão do selo de indicação geográfica para a Farinha de Piracuí de Monte Alegre. Diante do exposto, verificou-se que a valorização dos produtos e serviços oriundos das localidades onde há garantia de procedência dos produtos contribui com o desenvolvimento local e regional sob a influência da IG, desta forma, conclui-se pela viabilidade das comunidades produtoras e com potencial para a produção da Farinha de Piracuí de forma padronizada e organizada, o que impõe a constatação de que apresentam potencial de viabilidade para obtenção do registro de Indicação Geográfica.
-
Mostrar Abstract
-
Bearing in mind that the production of Piracuí de Monte Alegre has a quality differential, due to the large production of acari in its lakes, fish from which the best and traditional fish meal in the region of the lower and middle Amazon is made, this set of factors favors the registration of GI Geographical Indications, thus allowing to identify and value the local natural and human resources, therefore this research with this study format seeks to analyze the potentiality and feasibility of obtaining a geographical indication for flour from Piracuí de Monte Alegre . To do so, it was necessary to characterize the production of Piracuí flour in the municipality of Monte Alegre, thereby obtaining ten communities that produce and market the product in the municipality, with this mapping of the communities involved in the production, an analysis was carried out to find out if there were specificities in the production process in the communities identified as producers of flour from Piracuí, with this information collected, it was observed whether the need to provide technical support to producers interested in obtaining a seal of geographical indication or collective mark for flour from Piracuí de Monte Alegre suggested whether also a proposal for the development of a research project to continue this study, which will be coordinated by the Campus Universities de Monte Alegre, to facilitate the provision of information to producers interested in granting the seal of geographical indication for Flour from Piracuí de Monte Happy. Given the above, it was found that the appreciation of products and services from locations where there is a guarantee of origin of products contributes to local and regional development under the influence of GI, thus concluding the viability of producing communities and with potential for the production of Flour from Piracuí in a standardized and organized way, which imposes the verification that they have potential viability for obtaining the registration of indication.
|
|
6
|
-
LUZIANA PEREIRA CALDEIRA
-
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO FERRAMENTAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO PROSPECTIVO DE TECNOLOGIAS PROTEGIDAS.
-
Orientador : CARLA MARINA COSTA PAXIUBA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA MARINA COSTA PAXIUBA
-
ANTONIO DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO
-
LUCIENE GOMES
-
AMANDA FERREIRA TAVARES FREITAS
-
Data: 19/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
As deficiências auditivas e visuais acarretam prejuízos da aptidão para o exercício de tarefas do dia-a-dia, sendo necessário identificar formas alternativas para as pessoas com deficiência realizarem suas atividades com autonomia. A Tecnologia Assistiva (TA), como uma área de conhecimento interdisciplinar, dispõe de recursos e serviços, e torna possível o paradigma da inclusão social. Este trabalho realizou um estudo prospectivo por meio de patentes, publicações científicas, registros, sites de busca para identificar tecnologias assistivas educacionais para estudantes com deficiências auditivas e visuais. Esta pesquisa também mapeou tecnologias assistivas que estão sendo usadas por instituições federais de ensino superior (Ifes), que são pontos focais do PROFNIT. Os resultados deste estudo apontam que as Ifes contribuem com a produção de TA no cenário nacional, sendo as maiores depositantes, e que o poder público precisa investir mais no fomento de TA para pessoas com deficiência auditiva e visual. Conclui-se que todas as Ifes mapeadas possuem núcleo de acessibilidade, e dispõem de TA para auxiliar os alunos com deficiência auditiva e visual nos cursos de graduação.
-
Mostrar Abstract
-
Hearing and visual impairments hinder the ability to perform daily tasks, and it is necessary to identify alternative ways for people with disabilities to carry out their activities independently. Assistive Technology, as an interdisciplinary area of knowledge, offers resources and services, and makes the paradigm of social inclusion possible. This study conducted a prospective study through patents, scientific publications, records, search sites to identify educational assistive technologies for students with hearing and visual impairments. This research also mapped assistive technologies that are being used by federal higher education institutions, which are focal points of PROFNIT. The results of this study indicate that Ifes contribute to the production of Assistive Technology in the national scenario, being the largest depositors, but that the government needs to invest more in promoting Assistive Technology for people with hearing and visual impairments. It is concluded that all the mapped Ifes have an accessibility center and have Assistive Technology to assist students with hearing and visual impairments in undergraduate courses.
|
|
7
|
-
AZAURI DOS SANTOS FIGUEIRA
-
REPOSITÓRIO DE FITOINGREDIENTES AMAZÔNICOS APLICADOS À PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS CAPILARES PERSONALIZADOS.
-
Orientador : GABRIELA BIANCHI DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GABRIELA BIANCHI DOS SANTOS
-
MARCIO JOSE MOUTINHO DA PONTE
-
CARLA MARINA COSTA PAXIUBA
-
MADSON RALIDE FONSECA GOMES
-
BRUNA CARVALHO CANTAL DE SOUZA
-
Data: 09/11/2023
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
Os produtos cosméticos capilares de origem vegetal ganham cada vez mais mercado no mundo, pois os produtos tradicionais produzidos de forma massificada apresentam componentes tóxicos em suas fórmulas, que impactam negativamente tanto a saúde humana quanto o meio ambiente. Nesta perspectiva, o mercado de cosméticos tem apresentado uma intensa demanda por matérias-primas de origem vegetal, a exemplo dos fitoingredientes amazônicos como o óleo de patauá, o buriti, a castanha do Pará, etc. Assim, diante deste contexto, o presente estudo propôs-se a criar um repositório de fitoingredientes amazônicos aplicados à produção de cosméticos capilares. Para alcançar tal objetivo a metodologia adotada neste trabalho envolveu primeiramente uma busca em cinco bases de dados (ScienceDirect, Scopus, Web of Science, INPI e Orbit), através das quais foram analisados artigos científicos e documentos patentários. Posteriormente, os procedimentos metodológicos voltaram-se ao desenvolvimento do repositório, cuja realização foi baseada em cinco etapas (projeto, planejamento, codificação, testes e homologação) e contou com a aplicação das seguintes linguagens: sql, php, html e css. No que diz respeito às buscas em bases de dados cientificas, foram encontrados 78 artigos científicos e destes foram selecionados, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão, 18 estudos. Em relação às bases tecnológicas foram encontrados 78 patentes e 25 registros de programa de computador. Deste quantitativo foram selecionadas 11 patentes. No tocante ao repositório foram implementadas as operações de CRUDs (Create, Read, Update, Delete) para todas as opções disponíveis no menu do repositório. Os estudos sobre o mercado de cosméticos capilares apontam para um crescente interesse dos clientes por produtos de base vegetal. Assim, o repositório desenvolvido neste trabalho mostra-se de grande valia, pois será utilizado neste seguimento mercadológico armazenando informações sobre fitoingredientes amazônicos.
-
Mostrar Abstract
-
Hair cosmetic products of plant origin are gaining more and more market share in the world, as traditional mass-produced products have toxic components in their formulas, which negatively impact both human health and the environment. In this perspective, the cosmetics market has shown an intense demand for raw materials of plant origin, such as Amazonian phyto-ingredients such as patauá oil, buriti, Brazil nuts, etc. Thus, in view of this context, the present study proposed to create a repository of Amazonian phytoingredients applied to the production of hair cosmetics. To achieve this objective, the methodology adopted in this work first involved a search in five databases (ScienceDirect, Scopus, Web of Science, INPI and Orbit), through which scientific articles and patent documents were analyzed. Subsequently, the methodological procedures turned to the development of the repository, which was based on five stages (design, planning, coding, testing and approval) and included the application of the following languages: sql, php, html and css. With regard to searches in scientific databases, 78 scientific articles were found and of these, 18 studies were selected, meeting the inclusion and exclusion criteria. Regarding the technological bases, 78 patents and 25 computer program records were found. Of this amount, 11 patents were selected. With regard to the repository, CRUD operations were implemented (Create, Read, Update, Delete) for all available options in the repository menu. Studies on the hair cosmetics market point to a growing customer interest in plant-based products. Thus, the repository developed in this work proves to be of great value, as it will be used in this marketing segment, storing information on Amazonian phytoingredients. Keywords: biocosmetics, phytoingredients, repository.
|
|
8
|
-
HUDSON AGUIAR SERIQUE
-
COLABORE: UMA PROPOSTA DE JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE DIREITO AUTORAL.
-
Orientador : CARLA MARINA COSTA PAXIUBA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA MARINA COSTA PAXIUBA
-
ANTONIO DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO
-
RAIMUNDO CORREA DE OLIVEIRA
-
ALOÍSIO COSTA BARROS
-
Data: 21/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
À medida que o ambiente educacional passa por uma transformação, deixando para trás o modelo tradicional em direção do uso de metodologias ativas, diversas estratégias de ensino estão sendo aplicadas e avaliadas. Neste sentido, os jogos educacionais propõem atrair a atenção devido à ampla gama de benefícios que prometem, com destaque para o aumento no envolvimento que costumam gerar entre os participantes. Neste trabalho, foi desenvolvido e aplicado um protótipo de jogo de tabuleiro com o propósito de promover o ensino de boas práticas relacionadas aos direitos autorais, visando estimular a cultura da propriedade intelectual. Além disso, realizou-se uma prospecção em bases de dados para localizar jogos que abordassem a temática propriedade intelectual, foi registrada a marca do jogo e criado um website que desempenha o papel de disponibilizar o produto técnico/tecnológico desenvolvido. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, descritiva com abordagem mista, buscando apresentar um estudo de caso e relato de experiência. O jogo foi aplicado com 20 jovens aprendizes de uma Entidade de Aprendizagem Profissional, localizada em Santarém, no Estado do Pará. Foi observado que a aplicação do jogo estimulou debates e conversas em torno do tema do jogo, promovendo uma participação ativa dos participantes.
-
Mostrar Abstract
-
The dissemination of content related to Intellectual Property (IP) and innovation is a relevant factor for training human resources that are more adapted to the new demands of the contemporary job market. The new National Innovation Policy - PNI, which aims to guide, coordinate and articulate the strategies, programs and actions to promote innovation in the productive sector, to stimulate the increase in productivity and competitiveness of companies and other institutions that manage innovation in the Country, in addition to establishing cooperation mechanisms between the States, the Federal District and the Municipalities to promote the alignment of federal initiatives and policies to promote innovation with the initiatives and policies formulated and implemented by other federative entities. This case study has the general objective of developing a board game that contributes to the dissemination of knowledge of IP protection for students/academics and professionals, aiming to stimulate the culture of innovation in Professional and Technological Education (EPT). Methodologically, the research is characterized as qualitative, exploratory, and bibliographical, seeking to present a case study and experience report.
|
|
9
|
-
ADRIANA TAVARES DALBERT
-
ESPAÇO DE CULTURA MAKER NA UNIVERSIDADE FEDERAL: TOYLAB - Uma Proposta de Ambiente de Inovação para a UFOPA.
-
Orientador : JOSE ROBERTO BRANCO RAMOS FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CELSON PANTOJA LIMA
-
FRANCISCO JOSÉ PEIXOTO ROSÁRIO
-
JOSE ROBERTO BRANCO RAMOS FILHO
-
KARAN ROBERTO DA MOTTA VALENTE
-
ROSINEI DE SOUSA OLIVEIRA
-
Data: 01/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Atualmente, o mercado atravessa por muitas transições com foco na inovação e tecnologia, gerando demandas por profissionais com novas habilidades relacionais e resolução de problemas, que não conseguem ser supridas pelos métodos de ensino tradicionais. Tentativas de aliar tecnologia e educação foram tomadas, por serem alternativas potencialmente eficientes em reduzir o distanciamento entre a aprendizagem e a realidade social. Neste contexto, o movimento da cultura maker apresenta iniciativas que podem ser aplicadas às alternativas de ensino tradicionais. A criação de um espaço maker ou makerspace traz a possibilidade de desenvolvimento da capacidade criativa e o incentivo à pesquisa e desenvolvimento de soluções para a solução de problemas da sociedade, aliado ao comprometimento social que a educação deve ter, particularmente na região norte do país. Para isso buscou-se conhecer as práticas já estabelecidas e modelos de gestão dos makerspaces ligados às universidades, utilizando no estudo de revisão oriundos de fontes secundárias, sites institucionais, livros, artigos de periódicos e artigos de anais de eventos. Ainda, a metodologia utilizada consiste na realização de uma análise de conteúdo sobre os responsáveis dos centros pertencentes à rede de FabLabs®, e makerspaces no Brasil.
-
Mostrar Abstract
-
Currently, the market is going through many transitions with a focus on innovation and technology, generating demands for professionals with new relational skills and problem solving, which cannot be supplied by traditional teaching methods. Attempts to combine technology and education were taken, as they are potentially efficient alternatives in reducing the distance between learning and social reality. In this context, the maker culture movement presents initiatives that can be applied to traditional teaching alternatives. The creation of a makerspace or makerspace brings the possibility of developing creative capacity and encouraging research and development of solutions to solve society's problems, combined with the social commitment that education must have, particularly in the northern region of the country. For this, we sought to know the already established practices and management models of makerspaces linked to universities, using in the review study coming from secondary sources, institutional websites, books, journal articles and articles from annals of events. Still, the methodology used consists of carrying out a content analysis on those responsible for the centers belonging to the FabLabs® network, and makerspaces in Brazil.
|
|
10
|
-
ADRIANA PIMENTEL RAIOL
-
Guia Prático de Parceria em PD&I para os NITs do Estado do Pará
-
Orientador : ANTONIO DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO
-
BRUNO ALBERTO PARACAMPO MILEO
-
JORDANNO SARMENTO DE SOUSA
-
JOSE ROBERTO BRANCO RAMOS FILHO
-
LEANDRO DE OLIVEIRA FERREIRA
-
Data: 06/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O processo de interação entre setor produtivo e ambiente acadêmico é capaz de gerar, produzir e reproduzir produtos, serviços ou processos que podem promover soluções inovadoras, gerar valor e trazer benefícios para a sociedade. E instrumentos que trazem orientações, procedimentos e estratégias organizacionais podem otimizar a efetivação dessas parcerias em instituições menos estabilizadas. A pesquisa visou contribuir com os NITs de instituições federais de ensino superior (IFES) do estado do Pará na realização de parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), e de parcerias que envolvem pesquisas com patrimônio genético, na otimização de procedimentos técnicos e formalização dos instrumentos jurídicos adequados. Para atingir os objetivos deste trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa com base em revisão bibliográfica e pesquisa documental. Uma parte relevante do levantamento e análise dos conteúdos são de referências normativas, e de elementos disponibilizados nos sites institucionais de ICTs mais estabilizadas e de órgãos paraenses que promovem ações de estímulo à inovação no estado. Como principais resultados, constatou-se que as ações e atividades de pesquisa e inovação disponibilizadas pelas instituições são capazes de promover interação entre setor produtivo e ambiente acadêmico, porém não correspondem à realidade das ICTS paraenses, que têm limitações de recursos humanos, de profissionais qualificados, de infra estrutura, etc. E carecem de estratégias organizacionais que possam contribuir com suas necessidades operacionais e de gerenciamento. Como perspectiva, sugeriu-se a construção de um guia prático de parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de instituições federais de ensino superior (IFES) do Estado do Pará.
Palavras-chave: Estratégias organizacionais; Parcerias inovadoras; ICTs estabilizadas.
-
Mostrar Abstract
-
The process of interaction between the productive sector and the academic environment is capable of generating, producing and reproducing products, services or processes that can promote innovative solutions, generate value and bring benefits to society. And instruments that bring guidelines, procedures and organizational strategies can optimize the effectiveness of these partnerships in less stabilized institutions. The research aimed to contribute with the NITs of federal institutions of higher education (IFES) in the state of Pará in the realization of partnerships in research, development and innovation (RD&I), and partnerships that involve research with genetic heritage, in the optimization of technical procedures and formalization of appropriate legal instruments. To achieve the objectives of this work, an exploratory research was carried out, with a qualitative approach based on a bibliographical review and documental research. A relevant part of the survey and content analysis are normative references, and elements made available on the institutional websites of more established ICTs and bodies from Pará that promote actions to stimulate innovation in the state. As main results, it was found that the research and innovation actions and activities made available by the institutions are capable of promoting technological innovation in the national and regional productive system of the country. And they are capable of promoting interaction between the productive sector and the academic environment, but they do not correspond to the reality of ICTS in Pará, which have limitations in terms of human resources, qualified professionals, infrastructure, etc. And they lack organizational strategies that can contribute to their operational and management needs. As a perspective, it was suggested the construction of a practical partnership guide in Research, Development and Innovation for the Technological Innovation Centers (NITs) of federal institutions of higher education (IFES) in the State of Pará.
Keywords: Organizational strategies; Innovative partnerships; Stabilized ICTs.
|
|