Notícias > Orientações referentes ao Semestre 2020.2

Prezados (as) Discentes do Curso de Economia,

 

Com o prazer em cumprimentá-los, segue abaixo algumas orientações de acordo com a Resolução N. 334/2020 da Ufopa, Núcleo Docente Estruturante, Colegiado do Curso de Economia e Conselho do ICS sobre as orientações gerais e prazos a partir do Calendário Acadêmico para o semestre 2020.2:

 

AULAS

 

  1. O período de aulas 2020.2 será de 17/05/2021 a 31/08/2021, totalmente de forma remota e, com distribuição de disciplinas e horários, aprovados no NDE e Colegiado de Economia, de forma semiblocada.

 

  1. IMPORTANTE: Haverá uma interrupção do semestre (FÉRIAS) no mês de Julho no período de 12/07/2021 à 31/07/2021.

 

  1. Como no semestre 2020.1 a oferta de disciplina no curso de Economia foram revistas, houve exclusão de algumas disciplinas em função da atipicidade das aulas remotas, o semestre 2020.2 também seguiu as mesmas orientações tendo em vista: i) o fato de só haver 12 semanas para trabalhar a Carga Horária; e, ii) pensando em minimizar problemas quanto à qualidade do aprendizado, no que tange excesso de disciplina na modalidade remota, iremos continuar ofertando em média quatro disciplinas por turma, exceção são as turmas 2020 e turma 2016, conforme o quadro abaixo.

 

  1. Tal oferta no que se refere aos dias e horários está no sistema SIGAA e, orientamos que a matrícula seja dentro do escopo das disciplinas ofertadas pelo curso/turma de Economia, cuidado com as sobreposições de dias e horários e, não ultrapassar quatro disciplinas, tendo em vista o processo de ensino-aprendizado remoto.

 

OFERTA DAS DISCIPLINAS POR TURMA 2020.2 – MAI./2021

 

  1. Na Tabela abaixo consta apenas o que será ofertado:

TURMA 2020 (VESPERTINO)

DISCIPLINAS

CÓDIGO

PROFESSOR(A)

HORÁRIO

PERÍODO

Sociedade, Natureza e Desenvolvimento - SND (75h)

CFI010001

Lígia Meres Valadão

357T12345

18/05/2021 a 01/07/2021

Seminários Integradores (30H)

CFI010005

Maria Francisca de Miranda Adad

6N1234-20/08

2N1234-23/08

46T12345-25/08 a 27/08

46N1234- 25/08 a 27/08

7M5 7T12345 7N1234-28/08

23N1234-30/08 a 31/08.

20/08/2021 a 31/08/2021

Estudos Integradores da Amazônia – EIA (75h)

CFI010002

Sandra Maria Sousa da Silva

246T12345

17/05/2021 a 25/06/2021

Economia Política (60H)

ICS010016

Jarsen Luis Castro Guimarães

357T12345

03/07/2021 a 10/07/2021

E

03/08/2021 a 26/08/2021

Métodos, Instrumentos e Técnicas de Pesquisa (60H)

ICS010014

Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos

246T12345

28/06/2021 a 09/07/2021

E

02/08/2021 a 20/08/2021

TURMA 2019 (NOTURNO)

DISCIPLINAS

CÓDIGO

PROFESSOR(A)

HORÁRIO

PERÍODO

História Econômica Geral (60H)

ICS041003

Helton Xavier Viana

246N1234

17/05/2021 a 25/06/2021

Fundamentos de Contabilidade (60H)

CE04001

Enio Erasmo de Oliveira Ramalho

35N1234 e 7T1234

18/05/2021 a 01/07/2021

Teorias do Desenvolvimento (60H)

ICS040014

Andréa Simone Rente Leão e Helton Xavier Viana

246N1234

28/06/2021 a 09/07/2021

E

02/08/2021 a 27/08/2021

Fundamentos de Estatística (60H)

CE04002

Tarcísio da Costa Lobato

35N1234 e 7T1234 até 30/08 + 31/08/2021 2N1234

 

03/07/2021 a 10/07/2021

E

03/08/2021 a 31/08/2021

TURMA 2018 (VESPERTINO)

DISCIPLINAS

CÓDIGO

PROFESSOR(A)

HORÁRIO

PERÍODO

Microeconomia II (60H)

CE06002

Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos

246T12345

17/05/2021 a 18/06/2021

Macroeconomia I (60H)

CE05004

Abner Vilhena

35T12345

18/05/2021 a 08/07/2021

E

03/08/2021

Estatística Econômica (60H)

CE06004

Jhonata da Silva Pereira

246T12345

21/06/2021 a 09/07/2021

E

02/08/2021 a 13/08/2021

História do Pensamento Econômico II (60H)

CE06001

Helton Xavier Viana

35T12345

 

23456T12345

05/08/2021 a 12/08/2021

E

16/08/2021 a 31/08/2021

TURMA 2017 (NOTURNO)

DISCIPLINAS

CÓDIGO

PROFESSOR

HORÁRIO

PERÍODO

Introdução à Econometria (60H)

CE08005

Jhonata da Silva Pereira

246N1234

17/05/2021 a 25/06/2021

Economia Brasileira (60H)

CE08004

Sandro Augusto Viégas Leão e Helton Xavier Viana

35N1234 e 7T1234

18/05/2021 a 01/07/2021

Economia do Setor Público (60H)

CE08003

Adriano Lima Araújo

246N1234

28/06/2021 a 09/07/2021

E

02/08/2021 a 27/08/2021

Macroeconomia III (60H)

CE07003

Abner Vilhena

35N1234 e 71234

03/07/2021 a 10/07/2021

E

03/08/2021 a 31/08/2021

Incluir o dia 30/08/2021.

TURMA 2016 (VESPERTINO)

DISCIPLINAS

CÓDIGO

PROFESSOR(A)

HORÁRIO

PERÍODO

Avaliação de Projetos (60H)

CE10001

Adriano Lima Araújo

246T12345

17/05/2021 a 18/06/2021

Contabilidade Social

CE10003

Helton Xavier Viana

35T12345

18/05/2021 a 08/07/2021

E

03/08/2021

Economia Regional

CE10002

Sandro Augusto Viégas Leão

246T12345

21/06/2021 a 09/07/2021

E

02/08/2021 a 13/08/2021

 

Monografia II (60H)

CE10005

Coordenadora – Andréa Simone Rente Leão + Orientadores

-

17/05/2021 a 31/08/2021

 

Atividades Complementares (40H)

ICS010011

Coordenador – Sandro Augusto Viégas Leão

-

17/05/2021 a 31/08/2021

Atividades Complementares (180H)

CE10006

Coordenador – Sandro Augusto Viégas Leão

-

17/05/2021 a 31/08/2021

Estágio Supervisionado (120H)

CE10008

Coordenador – Adriano Lima Araújo

-

17/05/2021 a 31/08/2021

 

  1. A planilha deve ser levada em consideração no ato da tomada de decisão das matrículas, para terem ciência dos horários e dias das disciplinas.

 

ATENDIMENTO NA COORDENAÇÃO ACADÊMICA E COORDENAÇÃO DE CURSO

 

  1. Atendimentos acadêmicos (solicitações de informações) para a Secretaria Acadêmica do ICS poderão ser realizados, neste período de atendimento remoto, pelo endereço eletrônico c.academica.ics@ufopa.edu.br.

 

  1. Solicitações via requerimento e formulários orientações acadêmicas à Secretaria Acadêmica do ICS, devem ser feitas acessando o link: https://linktr.ee/icsreq.

 

  1. Atendimentos acadêmicos (solicitações de informações ou demandas via requerimentos) para a Coordenação do Curso de Economia e/ou Secretaria do Curso de Economia, enviar e-mail para: economia.ics@ufopa.edu.br. E, qualquer dúvida, também pode ser encaminhada para este e-mail.

 

  1. Até o momento estão suspensos os atendimentos presenciais. Portanto, qualquer solicitação para a Secretaria Acadêmica do ICS ou Curso de Economia deve ser realizada de forma virtual a partir do que consta nos itens 1, 2 e 3 acima.

 

  1. FIQUEM ATENTOS AOS PRAZOS E ORIENTAÇÕES ABAIXO:

 

MATRICULAS:

 

  1. O período de 06/05/2021 a 12/05/2021 e será possível solicitar matrícula no próprio perfil do SIGAA do discente. ATENÇÃO: as matrículas só serão realizadas nesse período.

 

  1. TUTORIA: A solicitação de tutoria pelos discentes, será no período de 06/05/2021 a 12/05/2021, via requerimento (acesso em https://linktr.ee/icsreq).

 

  1. MONOGRAFIA: A solicitação de matrícula em Monografia II será no período de 06/05/2021 a 27/05/2021, via o e-mail do curso de Economia: economia.ics@ufopa.edu.br, aos cuidados da Coordenadora de Monografia e-mail – andrea.leao@ufopa.edu.br, anexando na solicitação o requerimento denominado Termo de Compromisso de Orientação – Ciências Econômicas contido nos links: https://linktr.ee/icsreq ou http://bit.ly/ics-docs. IMPORTANTE: a Coordenação de Monografia encaminhará aos matriculados as orientações e a data da Semana de Defesa assim que a mesma for aprovada no Colegiado.

 

  1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A solicitação de matrícula em Estágio Supervisionado será no período de 06/05/2021 a 27/05/2021, via o e-mail do curso de Economia: economia.ics@ufopa.edu.br, aos cuidados do Coordenador de Estágio Supervisionado e-mail: adriano.araujo@ufopa.edu.br, anexando na solicitação o requerimento denominado Requerimento Acadêmico ICS contido nos links: https://linktr.ee/icsreq ou http://bit.ly/ics-docs.IMPORTANTE: Após a matrícula e já sabendo onde será feito o estágio, o discente entra em contato com o Coordenador do Estágio – Prof. Adriano Araújo, e-mail acima – para as devidas orientações e repasse da documentação pertinente ao Estágio.

 

  1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES: A solicitação de matrícula em Atividades Complementares será no período de 06/05/2021 a 27/05/2021, via o e-mail do curso de Economia: economia.ics@ufopa.edu.br, aos cuidados do Coordenador de Atividades Complementares e-mail: sandro.leao@ufopa.edu.br, anexando na solicitação o requerimento denominado Requerimento Acadêmico ICS contido no link: https://linktr.ee/icsreq ou http://bit.ly/ics-docs. IMPORTANTE: Após a matrícula, qualquer dúvida sobre procedimentos, deverá ser encaminhada ao Coordenador de Atividades Complementares, Prof. Sandro Leão, e-mail acima.

 

  1. DESTRANCAMENTO: Aos discentes que estão trancados e quiserem retornar, devem solicitar o destrancamento de curso para o DRA/PROEN, através do e-mail: dra@ufopa.edu.br, informando seu nome completo e curso até 06/05/2021.

 

  1. TRANCAMENTO:

 

  1. Ao discente que quiser trancar o curso, deverá solicitar pelo SIGAA, perfil discente (ensino→trancamento de curso→iniciar solicitação de suspensão regular), no período de 06/05/2021 à 02/06/2021.

  2. Ao discente que quiser trancar matrícula em componente (disciplina), deverá solicitar pelo SIGAA até 21/05/2021.

 

Ressalto novamente que, qualquer dúvida encaminhar para a Coordenação através do e-mail: economia.ics@ufopa.edu.br ou pelo próprio SIGAA. No mais, esperando que estejam todos bem estamos à disposição.

 

Atenciosamente,

Coordenação de Economia


Notícia cadastrada em 03/05/2021 17:57  

Baixar arquivo
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa