Prezados (as) Discentes do Curso de Economia,
Com o prazer em cumprimentá-los, segue abaixo algumas orientações de acordo com a Resolução N. 334/2020 da Ufopa, Núcleo Docente Estruturante, Colegiado do Curso de Economia e Conselho do ICS sobre as orientações gerais e prazos a partir do Calendário Acadêmico para o semestre 2020.2:
AULAS
O período de aulas 2020.2 será de 17/05/2021 a 31/08/2021, totalmente de forma remota e, com distribuição de disciplinas e horários, aprovados no NDE e Colegiado de Economia, de forma semiblocada.
IMPORTANTE: Haverá uma interrupção do semestre (FÉRIAS) no mês de Julho no período de 12/07/2021 à 31/07/2021.
Como no semestre 2020.1 a oferta de disciplina no curso de Economia foram revistas, houve exclusão de algumas disciplinas em função da atipicidade das aulas remotas, o semestre 2020.2 também seguiu as mesmas orientações tendo em vista: i) o fato de só haver 12 semanas para trabalhar a Carga Horária; e, ii) pensando em minimizar problemas quanto à qualidade do aprendizado, no que tange excesso de disciplina na modalidade remota, iremos continuar ofertando em média quatro disciplinas por turma, exceção são as turmas 2020 e turma 2016, conforme o quadro abaixo.
Tal oferta no que se refere aos dias e horários está no sistema SIGAA e, orientamos que a matrícula seja dentro do escopo das disciplinas ofertadas pelo curso/turma de Economia, cuidado com as sobreposições de dias e horários e, não ultrapassar quatro disciplinas, tendo em vista o processo de ensino-aprendizado remoto.
OFERTA DAS DISCIPLINAS POR TURMA 2020.2 – MAI./2021
Na Tabela abaixo consta apenas o que será ofertado:
TURMA 2020 (VESPERTINO) |
||||
DISCIPLINAS |
CÓDIGO |
PROFESSOR(A) |
HORÁRIO |
PERÍODO |
Sociedade, Natureza e Desenvolvimento - SND (75h) |
CFI010001 |
Lígia Meres Valadão |
357T12345 |
18/05/2021 a 01/07/2021 |
Seminários Integradores (30H) |
CFI010005 |
Maria Francisca de Miranda Adad |
6N1234-20/08 2N1234-23/08 46T12345-25/08 a 27/08 46N1234- 25/08 a 27/08 7M5 7T12345 7N1234-28/08 23N1234-30/08 a 31/08. |
20/08/2021 a 31/08/2021 |
Estudos Integradores da Amazônia – EIA (75h) |
CFI010002 |
Sandra Maria Sousa da Silva |
246T12345 |
17/05/2021 a 25/06/2021 |
Economia Política (60H) |
ICS010016 |
Jarsen Luis Castro Guimarães |
357T12345 |
03/07/2021 a 10/07/2021 E 03/08/2021 a 26/08/2021 |
Métodos, Instrumentos e Técnicas de Pesquisa (60H) |
ICS010014 |
Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos |
246T12345 |
28/06/2021 a 09/07/2021 E 02/08/2021 a 20/08/2021 |
TURMA 2019 (NOTURNO) |
||||
DISCIPLINAS |
CÓDIGO |
PROFESSOR(A) |
HORÁRIO |
PERÍODO |
História Econômica Geral (60H) |
ICS041003 |
Helton Xavier Viana |
246N1234 |
17/05/2021 a 25/06/2021 |
Fundamentos de Contabilidade (60H) |
CE04001 |
Enio Erasmo de Oliveira Ramalho |
35N1234 e 7T1234 |
18/05/2021 a 01/07/2021 |
Teorias do Desenvolvimento (60H) |
ICS040014 |
Andréa Simone Rente Leão e Helton Xavier Viana |
246N1234 |
28/06/2021 a 09/07/2021 E 02/08/2021 a 27/08/2021 |
Fundamentos de Estatística (60H) |
CE04002 |
Tarcísio da Costa Lobato |
35N1234 e 7T1234 até 30/08 + 31/08/2021 2N1234
|
03/07/2021 a 10/07/2021 E 03/08/2021 a 31/08/2021 |
TURMA 2018 (VESPERTINO) |
||||
DISCIPLINAS |
CÓDIGO |
PROFESSOR(A) |
HORÁRIO |
PERÍODO |
Microeconomia II (60H) |
CE06002 |
Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos |
246T12345 |
17/05/2021 a 18/06/2021 |
Macroeconomia I (60H) |
CE05004 |
Abner Vilhena |
35T12345 |
18/05/2021 a 08/07/2021 E 03/08/2021 |
Estatística Econômica (60H) |
CE06004 |
Jhonata da Silva Pereira |
246T12345 |
21/06/2021 a 09/07/2021 E 02/08/2021 a 13/08/2021 |
História do Pensamento Econômico II (60H) |
CE06001 |
Helton Xavier Viana |
35T12345
23456T12345 |
05/08/2021 a 12/08/2021 E 16/08/2021 a 31/08/2021 |
TURMA 2017 (NOTURNO) |
||||
DISCIPLINAS |
CÓDIGO |
PROFESSOR |
HORÁRIO |
PERÍODO |
Introdução à Econometria (60H) |
CE08005 |
Jhonata da Silva Pereira |
246N1234 |
17/05/2021 a 25/06/2021 |
Economia Brasileira (60H) |
CE08004 |
Sandro Augusto Viégas Leão e Helton Xavier Viana |
35N1234 e 7T1234 |
18/05/2021 a 01/07/2021 |
Economia do Setor Público (60H) |
CE08003 |
Adriano Lima Araújo |
246N1234 |
28/06/2021 a 09/07/2021 E 02/08/2021 a 27/08/2021 |
Macroeconomia III (60H) |
CE07003 |
Abner Vilhena |
35N1234 e 71234 |
03/07/2021 a 10/07/2021 E 03/08/2021 a 31/08/2021 Incluir o dia 30/08/2021. |
TURMA 2016 (VESPERTINO) |
||||
DISCIPLINAS |
CÓDIGO |
PROFESSOR(A) |
HORÁRIO |
PERÍODO |
Avaliação de Projetos (60H) |
CE10001 |
Adriano Lima Araújo |
246T12345 |
17/05/2021 a 18/06/2021 |
Contabilidade Social |
CE10003 |
Helton Xavier Viana |
35T12345 |
18/05/2021 a 08/07/2021 E 03/08/2021 |
Economia Regional |
CE10002 |
Sandro Augusto Viégas Leão |
246T12345 |
21/06/2021 a 09/07/2021 E 02/08/2021 a 13/08/2021
|
Monografia II (60H) |
CE10005 |
Coordenadora – Andréa Simone Rente Leão + Orientadores |
- |
17/05/2021 a 31/08/2021
|
Atividades Complementares (40H) |
ICS010011 |
Coordenador – Sandro Augusto Viégas Leão |
- |
17/05/2021 a 31/08/2021 |
Atividades Complementares (180H) |
CE10006 |
Coordenador – Sandro Augusto Viégas Leão |
- |
17/05/2021 a 31/08/2021 |
Estágio Supervisionado (120H) |
CE10008 |
Coordenador – Adriano Lima Araújo |
- |
17/05/2021 a 31/08/2021 |
A planilha deve ser levada em consideração no ato da tomada de decisão das matrículas, para terem ciência dos horários e dias das disciplinas.
ATENDIMENTO NA COORDENAÇÃO ACADÊMICA E COORDENAÇÃO DE CURSO
Atendimentos acadêmicos (solicitações de informações) para a Secretaria Acadêmica do ICS poderão ser realizados, neste período de atendimento remoto, pelo endereço eletrônico c.academica.ics@ufopa.edu.br.
Solicitações via requerimento e formulários orientações acadêmicas à Secretaria Acadêmica do ICS, devem ser feitas acessando o link: https://linktr.ee/icsreq.
Atendimentos acadêmicos (solicitações de informações ou demandas via requerimentos) para a Coordenação do Curso de Economia e/ou Secretaria do Curso de Economia, enviar e-mail para: economia.ics@ufopa.edu.br. E, qualquer dúvida, também pode ser encaminhada para este e-mail.
Até o momento estão suspensos os atendimentos presenciais. Portanto, qualquer solicitação para a Secretaria Acadêmica do ICS ou Curso de Economia deve ser realizada de forma virtual a partir do que consta nos itens 1, 2 e 3 acima.
FIQUEM ATENTOS AOS PRAZOS E ORIENTAÇÕES ABAIXO:
MATRICULAS:
O período de 06/05/2021 a 12/05/2021 e será possível solicitar matrícula no próprio perfil do SIGAA do discente. ATENÇÃO: as matrículas só serão realizadas nesse período.
TUTORIA: A solicitação de tutoria pelos discentes, será no período de 06/05/2021 a 12/05/2021, via requerimento (acesso em https://linktr.ee/icsreq).
MONOGRAFIA: A solicitação de matrícula em Monografia II será no período de 06/05/2021 a 27/05/2021, via o e-mail do curso de Economia: economia.ics@ufopa.edu.br, aos cuidados da Coordenadora de Monografia e-mail – andrea.leao@ufopa.edu.br, anexando na solicitação o requerimento denominado Termo de Compromisso de Orientação – Ciências Econômicas contido nos links: https://linktr.ee/icsreq ou http://bit.ly/ics-docs. IMPORTANTE: a Coordenação de Monografia encaminhará aos matriculados as orientações e a data da Semana de Defesa assim que a mesma for aprovada no Colegiado.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A solicitação de matrícula em Estágio Supervisionado será no período de 06/05/2021 a 27/05/2021, via o e-mail do curso de Economia: economia.ics@ufopa.edu.br, aos cuidados do Coordenador de Estágio Supervisionado e-mail: adriano.araujo@ufopa.edu.br, anexando na solicitação o requerimento denominado Requerimento Acadêmico ICS contido nos links: https://linktr.ee/icsreq ou http://bit.ly/ics-docs.IMPORTANTE: Após a matrícula e já sabendo onde será feito o estágio, o discente entra em contato com o Coordenador do Estágio – Prof. Adriano Araújo, e-mail acima – para as devidas orientações e repasse da documentação pertinente ao Estágio.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: A solicitação de matrícula em Atividades Complementares será no período de 06/05/2021 a 27/05/2021, via o e-mail do curso de Economia: economia.ics@ufopa.edu.br, aos cuidados do Coordenador de Atividades Complementares e-mail: sandro.leao@ufopa.edu.br, anexando na solicitação o requerimento denominado Requerimento Acadêmico ICS contido no link: https://linktr.ee/icsreq ou http://bit.ly/ics-docs. IMPORTANTE: Após a matrícula, qualquer dúvida sobre procedimentos, deverá ser encaminhada ao Coordenador de Atividades Complementares, Prof. Sandro Leão, e-mail acima.
DESTRANCAMENTO: Aos discentes que estão trancados e quiserem retornar, devem solicitar o destrancamento de curso para o DRA/PROEN, através do e-mail: dra@ufopa.edu.br, informando seu nome completo e curso até 06/05/2021.
TRANCAMENTO:
Ao discente que quiser trancar o curso, deverá solicitar pelo SIGAA, perfil discente (ensino→trancamento de curso→iniciar solicitação de suspensão regular), no período de 06/05/2021 à 02/06/2021.
Ao discente que quiser trancar matrícula em componente (disciplina), deverá solicitar pelo SIGAA até 21/05/2021.
Ressalto novamente que, qualquer dúvida encaminhar para a Coordenação através do e-mail: economia.ics@ufopa.edu.br ou pelo próprio SIGAA. No mais, esperando que estejam todos bem estamos à disposição.
Atenciosamente,