Apresentação
O curso de BIC&T das Águas da UFOPA visa suprir na região a carência de formação superior que ainda constitui um grave problema nos dias atuais. As instituições de ensino superior presentes na região Oeste do Pará não conseguiram atender a demanda, em função da insuficiência de recursos humanos qualificados em referência à demanda sempre crescente. Assim, o curso justifica-se para suprir a carência nas diversas áreas da ciências e tecnologia das águas. Temos como eixos de formação, as seguintes áreas: Água, Ciência e Tecnologia, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos, Sociedade e água, Saneamento Ambiental, Inovação e empreendedorismo:
Projeto Pedagógico do Curso
Perfil Profissional: O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas (BIC&T das Águas) deverá atuar como cidadão com nível superior dotado de visão contemporânea e atualizada da dinâmica científica e tecnológica das águas na sociedade moderna, com embasamento analítico conceitual sólido e necessário para futura profissionalização em diferentes áreas das C&T das Águas.
Deverá possuir formação humanitária, empreendedora e inovadora, habilitado para a criação, desenvolvimento e gerenciamento de projetos, assim como uso de diferentes tipos de ferramentas destinadas à solução de problemas da sociedade, e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, científico e social do país.
Estará apto para assumir postos de trabalho que requeiram formação superior, atuando no âmbito dos serviços e funções públicas e da iniciativa privada que exigem profissionais com visão estratégica de ciências e tecnologia para o desenvolvimento regional, na perspectiva empreendedora/inovadora e espírito de liderança no ambiente profissional.
O profissional de BIC&T das Águas deverá ser generalista, crítico, ético e, detentor de adequada fundamentação teórica contextualizada nos problemas contemporâneos, podendo atuar em:
Competências e Habilidades do Profissional: Um novo profissional em Ciências e Tecnologia das Águas será habilitado para desenvolver a capacidade mental e intelectual a fim promover e induzir avanços significativos em ciências e tecnologia. Deverá adquirir competências para atuar com visão e práticas mais aplicadas, integrando Ciência e Inovação Tecnológica com Gestão e Desenvolvimento com foco nos recursos hídricos, e serviços ecossistêmicos das águas. O BIC&T das Águas deverá ser um perfil estratégico de formação para atuar e contribuir efetivamente para o desenvolvimento científico-tecnológico e social da Amazônia e do País, não somente pela carência de profissionais na região, mas também para construir uma ciência aplicada mais próxima da sociedade. Enfim, pretende-se que um novo profissional seja formado na Amazônia com habilitação interdisciplinar curricular inovadora para atuar na grande área das ciências aplicadas e tecnologia das águas, somando com os perfis já estabelecidos na região.
Diante do exposto, as seguintes competências, habilidades, atitudes e valores deverão integrar o perfil dos egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas:
Metodologia: A metodologia de ensino adotada pelos docentes do BIC&T das Águas consiste fundamentalmente em ensino de teórico aplicado e práticas de ensino e aprendizagem, voltadas para o escopo do curso. Os conteúdos teóricos são ministrados, geralmente, por meio de aulas expositivas e atividades práticas realizadas no campo e nos laboratórios. O conteúdo das disciplinas é complementado por visitas técnicas a empresas com atividades relacionadas ao curso bem como aos centros de pesquisas estaduais e federais. As atividades práticas contemplam conteúdos teóricos aplicados e podem ser desenvolvidos na infraestrutura institucional, como bibliotecas, laboratórios, salas de aula e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.
Em virtude do aspecto interdisciplinar do BIC&T das Águas, bem como a inexistência de pré-requisitos, exigem dos docentes um trabalho colaborativo e harmonioso, na oferta dos componentes curriculares. Portanto, um contínuo aperfeiçoamento didático dos docentes é necessário para o sucesso do curso.
Avaliação do Curso: O processo de avaliação do funcionamento do BIC&T das Águas é feito por meio de ações realizadas junto aos docentes, técnicos e discentes e os resultados são discutidos em periodicidade semestral. Essas atividades podem ser pontuais como: questionários, dinâmicas de grupos ou mais abrangentes como seminários e workshops dependendo da demanda. São considerados como parâmetro avaliativos: os objetivos, habilidades e competências do Curso previstas a partir de um diagnóstico preliminar e de fundamentos avaliativos dos mecanismos já existentes.
Em termos operacionais e práticos, o processo de avaliação do BIC&T das Águas é desenvolvido em três perspectivas: 1) Avaliação interna; 2) Avaliação institucional; 3) Avaliação externa. Em termos de aplicabilidade, distingue-se desta forma:
Entende-se como Interna a avaliação realizada pelo NDE do curso balizada pelas premissas do Colegiado do mesmo e as normas institucionais previamente definidas.
Como Avaliação Interna são utilizados os seguintes mecanismos: Avaliação Semestral do corpo discente sobre o curso (ações avaliativas e relatório semestral ) elaborado via NDE posteriormente aprovado pelo Colegiado (tanto o mecanismo quanto o período) e a avaliação dos Docentes/Corpo Técnico acerca do desempenho dos discentes do curso (mesmo trâmite do processo anterior). Fundamenta-se na premissa da avaliação 360º onde todos os pares participam do processo avaliativo e são considerados de maneira equânime, gerando resultados sistêmicos permitindo um processo de melhoria constante e retroalimentação de informações.
Nos processos avaliativos consideram-se questões relativas à capacitação e habilidade profissional, assiduidade, pontualidade, relações humanas, oratória, cumprimento do conteúdo programático, bibliografia, recursos e materiais didáticos utilizados, carga horária alocada para teoria, laboratório, exercícios, visitas técnicas, seminários, avaliações ao desempenho do docente, da componente curricular e uma auto avaliação das partes.
No Campo da Avaliação Institucional fundamenta-se a avaliação do corpo docente e do corpo técnico-administrativo (baseada no levantamento de indicadores de desempenho da instituição), da coordenação de curso, os técnicos e a infraestrutura serão avaliadas para subsidiar o dimensionamento do nível de satisfação dos docentes, discentes e funcionários com o trabalho e envolvimento no âmbito do curso de Graduação Geral em Ciência e Tecnologia das Águas. Essas avaliações são realizadas pela Comissão Própria de Avaliação – CPA da Universidade, sendo que os dados obtidos são utilizados pelo NDE no replanejamento de suas atividades administrativas e pedagógicas.
A Avaliação Externa do curso (composta pelos mecanismos de avaliação do MEC e da sociedade civil) se fundamenta por meio do Exame Nacional de Cursos, previsto pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e a avaliação efetuada pelos especialistas do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), os quais servirão para aferição da consonância dos objetivos e perfil dos egressos do curso para com os anseios da sociedade.
À medida que as avaliações forem sendo realizadas, os resultados são discutidos e utilizados como ferramenta no processo de aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico e do curso como um todo, expondo a situação instantânea do curso, e o NDE recomendam ações para superar os entraves e reforçar os pontos fortes do ensino de graduação no que diz respeito ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas. Também com base nessas avaliações são propostas novas metas que são atingidas a curto e médio prazo visando o aprimoramento do Projeto Pedagógico e o incentivo a cursos rápidos de treinamento e apoio à docência conforme a demanda e disponibilidade de infraestrutura. Com a consolidação dos resultados da avaliação interna, da externa e da discussão com a comunidade acadêmica, onde é elaborado um relatório final, que subsidia a revisão do Projeto Pedagógico e do Planejamento Estratégico do Curso.
Projeto Pedagógico do Curso:
Para alunos ingressantes até 2019: https://drive.google.com/file/d/1cmojGUG_EKfgY9P6TbG2Yj1WGnMxtRgU/view?usp=share_link
Para alunos ingressantes desde 2020 (MINUTA): https://docs.google.com/document/d/1wGATjQ60HmRGcXbNp_pcfd7Ep7NrNmBS/edit?usp=sharing&ouid=116216357065508100724&rtpof=true&sd=true
Telefone/Ramal:
E-mail: coord.bicta@ufopa.edu.br