Apresentação

Apresentação

 

O curso de BIC&T das Águas da UFOPA visa suprir na região a carência de formação superior que ainda constitui um grave problema nos dias atuais. As instituições de ensino superior presentes na região Oeste do Pará não conseguiram atender a demanda, em função da insuficiência de recursos humanos qualificados em referência à demanda sempre crescente. Assim, o curso justifica-se para suprir a carência nas diversas áreas da ciências e tecnologia das águas. Temos como eixos de formação, as seguintes áreas: Água, Ciência e Tecnologia, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos, Sociedade e água, Saneamento Ambiental, Inovação e empreendedorismo:

  • Grande área: Ciência e Tecnologia

 

  • Água, Ciência e Tecnologia: Eixo que busca a ciência aliada ao método científico para desenvolver conhecimento e a solução de problemas relacionados à água, visando à sustentabilidade e ao uso racional dos recursos aquáticos. Estimular o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para uso e conservação das águas.
  • Saneamento ambiental: Eixo que compreende a problemática sobre o saneamento básico, temas que abordem: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, Geotecnia ambiental, gestão e legislação. Neste eixo, o profissional do BIC&T das Águas poderá atuar em comissões, grupos de estudos e planejamentos, em organizações públicas e privadas que atuem nesta área.
  • Sociedade e água: Eixo voltado às questões interativas relacionadas: ambiente aquático – sociedade - tecnologia. Fornecer habilidades e competências das ciências humanas e sociais com o BIC&T das Águas e os profissionais da gestão ambiental e engenharia Sanitária. Podemos considerar estudos: ecológicos, culturais, políticos, tecnológicos, psicossociais e geoeconômicos. A formação nesse eixo visa complementar áreas de suma importância na formação humana do profissional que por sua vez são imprescindíveis e sine qua non no exercício profissional de nossos egressos.
  • Recursos Hídricos: Este eixo propõe a utilização do método científico para solucionar problemas relacionados ao uso dos recursos hídricos na região do Oeste do Pará, que apresenta ineficiência ou ainda ausência da aplicação da Política Nacional de Recursos Hídricos, no âmbito da gestão de recursos hídricos, monitoramento da qualidade da água, cobrança, infiltração e gestão de bacias hidrográficas.
  • Gestão Ambiental: Eixo que compreende a problemática dos novos desafios da sustentabilidade ambiental das cidades, em especial das peculiaridades das cidades amazônicas, com capacidade para planejar, gerenciar e executar, atividades de diagnóstico, avaliação, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas; acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental; regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, podendo elaborar e implantar, ainda, políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim efetivamente para os desafios do desenvolvimento sustentável da região.
  • Inovação e empreendedorismo: Empreendedorismo é um conjunto de habilidades e competências almejado pelo mercado e pela ciência pois, permite ao profissional interpretar cenários e lidar com recursos de maneira mais efetiva e racional gerando resultados inclusive em momentos de escassez.  A inovação é um insumo imprescindível no exercício das profissões da área ambiental tendo em vista sua premissa de gerar soluções por meio de recursos e cenários inesperados e muitas vezes escassos. Esse eixo visa, de maneira transdisciplinar, inserir tais conceitos nos debates já previstos da formação e também propor um aprofundamento do mesmo mediante pesquisa, extensão e o ensino. 

 

Projeto Pedagógico do Curso

 

Perfil Profissional: O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas (BIC&T das Águas) deverá atuar como cidadão com nível superior dotado de visão contemporânea e atualizada da dinâmica científica e tecnológica das águas na sociedade moderna, com embasamento analítico conceitual sólido e necessário para futura profissionalização em diferentes áreas das C&T das Águas. 

Deverá possuir formação humanitária, empreendedora e inovadora, habilitado para a criação, desenvolvimento e gerenciamento de projetos, assim como uso de diferentes tipos de ferramentas destinadas à solução de problemas da sociedade, e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, científico e social do país. 

Estará apto para assumir postos de trabalho que requeiram formação superior, atuando no âmbito dos serviços e funções públicas e da iniciativa privada que exigem profissionais com visão estratégica de ciências e tecnologia para o desenvolvimento regional, na perspectiva empreendedora/inovadora e espírito de liderança no ambiente profissional. 

O profissional de BIC&T das Águas deverá ser generalista, crítico, ético e, detentor de adequada fundamentação teórica contextualizada nos problemas contemporâneos, podendo atuar em:

  • Empresas privadas e instituições do setor público (pesquisas estudos aplicados na grande área de C&T das Águas);
  • Organizações sem fins lucrativos e de outras designações administrativas (cargos intermediários de gestão e consultoria em pesquisa e desenvolvimento tecnológico) e demais segmentos da sociedade civil envolvida com o tema das águas e seus recursos. 
  • Empreendimentos de base científico-tecnológica nas áreas de planejamento, gestão e avaliação atuando como empreendedor, consultoria ou de assessoria.

 

Competências e Habilidades do Profissional: Um novo profissional em Ciências e Tecnologia das Águas será habilitado para desenvolver a capacidade mental e intelectual a fim promover e induzir avanços significativos em ciências e tecnologia. Deverá adquirir competências para atuar com visão e práticas mais aplicadas, integrando Ciência e Inovação Tecnológica com Gestão e Desenvolvimento com foco nos recursos hídricos, e serviços ecossistêmicos das águas. O BIC&T das Águas deverá ser um perfil estratégico de formação para atuar e contribuir efetivamente para o desenvolvimento científico-tecnológico e social da Amazônia e do País, não somente pela carência de profissionais na região, mas também para construir uma ciência aplicada mais próxima da sociedade. Enfim, pretende-se que um novo profissional seja formado na Amazônia com habilitação interdisciplinar curricular inovadora para atuar na grande área das ciências aplicadas e tecnologia das águas, somando com os perfis já estabelecidos na região.

Diante do exposto, as seguintes competências, habilidades, atitudes e valores deverão integrar o perfil dos egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas:

  • Capacidade para atuar na grande área de C&T das Águas com habilidades para criação, desenvolvimento e gerenciamento de projetos que abrangem os recursos hídricos e os serviços de ecossistemas aquáticos, assim como suas interfaces, gerando novos conhecimentos técnico-científicos para sociedade;
  • Possuir criatividade e liderança para aplicar métodos científicos e tecnológicos com visão estratégica de desenvolvimento regional, com conhecimento de C&T das Água, para atuar no mercado de trabalho com enfoque na investigação científica e de novas tecnologias para a sociedade;
  • Capacidade para atuar no setor de Gestão de Projetos em Ciências e Tecnologia das Águas liderando equipes multiprofissionais e interprofissionais, em parcerias interdisciplinares, sendo capaz de modelar, analisar e solucionar problemas da área, aplicando princípios éticos, científicos e tecnológicos;
  • Capacidade para identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e responder a novas demandas da sociedade contemporânea; com atitude investigativa, de prospecção, de busca e produção do conhecimento;
  • Capacidade para atuar com ética nas esferas profissional, acadêmica e das relações interpessoais, em equipe e em rede, com comunicação e argumentação adequada, honesta e transparente condizentes com os princípios e normativas previstos nas práticas científicas e tecnológicas vigentes;
  • Atuar com postura flexível e sensível às desigualdades sociais, com reconhecimento da diversidade dos saberes e das diferenças étnicas-sociais em busca de promover a inclusão social científica e tecnológica.

 

Metodologia: A metodologia de ensino adotada pelos docentes do BIC&T das Águas consiste fundamentalmente em ensino de teórico aplicado e práticas de ensino e aprendizagem, voltadas para o escopo do curso. Os conteúdos teóricos são ministrados, geralmente, por meio de aulas expositivas e atividades práticas realizadas no campo e nos laboratórios. O conteúdo das disciplinas é complementado por visitas técnicas a empresas com atividades relacionadas ao curso bem como aos centros de pesquisas estaduais e federais. As atividades práticas contemplam conteúdos teóricos aplicados e podem ser desenvolvidos na infraestrutura institucional, como bibliotecas, laboratórios, salas de aula e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. 

Em virtude do aspecto interdisciplinar do BIC&T das Águas, bem como a inexistência de pré-requisitos, exigem dos docentes um trabalho colaborativo e harmonioso, na oferta dos componentes curriculares. Portanto, um contínuo aperfeiçoamento didático dos docentes é necessário para o sucesso do curso. 

 

Avaliação do Curso: O processo de avaliação do funcionamento do BIC&T das Águas é feito por meio de ações realizadas junto aos docentes, técnicos e discentes e os resultados são discutidos em periodicidade semestral. Essas atividades podem ser pontuais como: questionários, dinâmicas de grupos ou mais abrangentes como seminários e workshops dependendo da demanda. São considerados como parâmetro avaliativos: os objetivos, habilidades e competências do Curso previstas a partir de um diagnóstico preliminar e de fundamentos avaliativos dos mecanismos já existentes.

Em termos operacionais e práticos, o processo de avaliação do BIC&T das Águas é desenvolvido em três perspectivas: 1) Avaliação interna; 2) Avaliação institucional; 3) Avaliação externa. Em termos de aplicabilidade, distingue-se desta forma: 

Entende-se como Interna a avaliação realizada pelo NDE do curso balizada pelas premissas do Colegiado do mesmo e as normas institucionais previamente definidas. 

Como Avaliação Interna são utilizados os seguintes mecanismos: Avaliação Semestral do corpo discente sobre o curso (ações avaliativas e relatório semestral ) elaborado via NDE posteriormente aprovado pelo Colegiado (tanto o mecanismo quanto o período) e a avaliação dos Docentes/Corpo Técnico acerca do desempenho dos discentes do curso (mesmo trâmite do processo anterior). Fundamenta-se na premissa da avaliação 360º onde todos os pares participam do processo avaliativo e são considerados de maneira equânime, gerando resultados sistêmicos permitindo um processo de melhoria constante e retroalimentação de informações. 

Nos processos avaliativos consideram-se questões relativas à capacitação e habilidade profissional, assiduidade, pontualidade, relações humanas, oratória, cumprimento do conteúdo programático, bibliografia, recursos e materiais didáticos utilizados, carga horária alocada para teoria, laboratório, exercícios, visitas técnicas, seminários, avaliações ao desempenho do docente, da componente curricular e uma auto avaliação das partes.

No Campo da Avaliação Institucional fundamenta-se a avaliação do corpo docente e do corpo técnico-administrativo (baseada no levantamento de indicadores de desempenho da instituição), da coordenação de curso, os técnicos e a infraestrutura serão avaliadas para subsidiar o dimensionamento do nível de satisfação dos docentes, discentes e funcionários com o trabalho e envolvimento no âmbito do curso de Graduação Geral em Ciência e Tecnologia das Águas. Essas avaliações são realizadas pela Comissão Própria de Avaliação – CPA da Universidade, sendo que os dados obtidos são utilizados pelo NDE no replanejamento de suas atividades administrativas e pedagógicas.

A Avaliação Externa do curso (composta pelos mecanismos de avaliação do MEC e da sociedade civil) se fundamenta por meio do Exame Nacional de Cursos, previsto pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e a avaliação efetuada pelos especialistas do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), os quais servirão para aferição da consonância dos objetivos e perfil dos egressos do curso para com os anseios da sociedade.

À medida que as avaliações forem sendo realizadas, os resultados são discutidos e utilizados como ferramenta no processo de aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico e do curso como um todo, expondo a situação instantânea do curso, e o NDE recomendam ações para superar os entraves e reforçar os pontos fortes do ensino de graduação no que diz respeito ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas. Também com base nessas avaliações são propostas novas metas que são atingidas a curto e médio prazo visando o aprimoramento do Projeto Pedagógico e o incentivo a cursos rápidos de treinamento e apoio à docência conforme a demanda e disponibilidade de infraestrutura. Com a consolidação dos resultados da avaliação interna, da externa e da discussão com a comunidade acadêmica, onde é elaborado um relatório final, que subsidia a revisão do Projeto Pedagógico e do Planejamento Estratégico do Curso.

 

Projeto Pedagógico do Curso:

Para alunos ingressantes até 2019: https://drive.google.com/file/d/1cmojGUG_EKfgY9P6TbG2Yj1WGnMxtRgU/view?usp=share_link

Para alunos ingressantes desde 2020 (MINUTA): https://docs.google.com/document/d/1wGATjQ60HmRGcXbNp_pcfd7Ep7NrNmBS/edit?usp=sharing&ouid=116216357065508100724&rtpof=true&sd=true

 

 

 

 

 

Coordenação do Programa: ELTON RANIERE DA SILVA MOURA

Telefone/Ramal: (93) 2101-4951

E-mail: coord.bicta@ufopa.edu.br

Título do Profissional: BACHAREL INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DAS ÁGUAS Área de Conhecimento CNPQ: Outra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 02/01/2024 - 09/01/2024 · Matrícula para o período 2023.2.
  • 15/01/2024 · Início do período letivo 2023.2.
  • 02/01/2024 - 09/01/2024 · Matrícula para o período 2023.2.
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