Apresentação

SOBRE O CURSO


No projeto de implantação da Ufopa foi previsto a criação das licenciaturas integradas, dentre as quais, a Licenciatura Integrada em Biologia e Química (LIBQ) do Programa de Ciências Naturais (PCNAT) do Iced. Esta tinha como objetivo atender a necessidade de formar professores que atendessem estas duas ciências, Biologia e Química, nas escolas.

A criação e a oferta do curso de LIBQ do Iced foi instituída pela Portaria no. 139 de 19 de fevereiro de 2013 e no ano de 2011 foi realizada a primeira oferta regular deste curso, sendo as aulas realizadas de forma presencial na cidade de Santarém, Pará. O curso integrado, oferecia uma formação básica bem diversificada em Ciências, incluindo Matemática, Física, Biologia e Química, além de conteúdos de conhecimentos gerais ministrados no primeiro semestre, no chamado Ciclo de Formação Interdisciplinar (CFI).

Para a maioria das Licenciaturas, o modelo de curso integrado, conjuntamente com a exigência do Ciclo de Formação Interdisciplinar, teve muita resistência tanto por parte de docentes quantos de discentes, fato este que não foi diferente com a LIBQ. O modelo não oferecia ao ingressante a garantia de vaga no curso pretendido e impunha que os discentes com interesse em Química estivessem obrigados a cursar disciplinas do conteúdo específico do curso de Biologia constituindo, esse fato, motivo de incessantes reclamações, inconformidades, desânimos e até mesmo a desistência do curso.

Por outro lado, o modelo também obrigava a cumprir os conteúdos específicos obrigatórios da Licenciatura em Química em 6 (seis) semestres, atribuindo a cada semestre uma carga horária excessiva, devido aos ajustes que foram necessários para atender as Diretrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Química, conforme a Resolução CNE/CES Nº 08 de 11 de março de 2002, integrantes do Parecer 1.303/200, do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior (CES) - MEC.

O curso de LIBQ ofertou apenas 3 (três) turmas em química, Química-2011, Química- 2012 e Química-2014, com um total de 35 alunos inscritos. A não criação de mais turmas voltadas à formação em Química foi decidida no colegiado do Programa de Ciências Naturais, seguindo a sugestão da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) devido à falta de docentes de Química.

No ano de 2013, sob a condução da nova administração, foi dada abertura às primeiras reflexões sobre o modelo acadêmico da Ufopa e seus cursos ofertados. Nos debates realizados ao longo de um ano, dentro do colegiado do PCNAT, decidiu-se pelo desmembramento da LIBQ nos cursos de Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Química, com a consequente elaboração das respectivas propostas curriculares para cada curso. Esta decisão consensual colegiada foi de encontro às reivindicações da maioria dos estudantes do PCNAT.

Subsequentemente foi criado um Grupo de Trabalho (GT), instituído pela Portaria nº. 17 de 05 de dezembro de 2014 - Iced, responsável pela elaboração da proposta curricular para a Licenciatura em Química. O GT, refletindo sobre os fatos anteriores, resolveu elaborar uma nova proposta pedagógica para o curso de Licenciatura em Química, atendendo prioritariamente às Diretrizes Curriculares Nacionais em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incorporando as novas exigências do mercado de trabalho para garantir uma formação mais sólida e adequada ao exercício da profissão docente e aos avanços na área de Química. Na nova proposta curricular foi atribuída uma menor carga horária por semestre, quando comparada a LIBQ - percurso Química, para proporcionar ao discente um maior aproveitamento e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e, consequentemente, também um melhor rendimento acadêmico.

Finalmente, a criação e oferta do Curso de Licenciatura em Química foi instituída pela Portaria no. 234 de 23 de janeiro de 2018 e sua separação do PCNAT foi aprovada por unanimidade pelos membros do Colegiado do Curso de Licenciatura em Química na reunião do dia 9 de maio de 2018. Na sequência e conforme o Regimento de Graduação da Ufopa, a decisão da separação do Curso de Licenciatura em Química do PCNAT foi homologada pelo Conselho do Instituto de Ciências da Educação (Iced) na reunião do dia 11 de maio de 2018.

 

Coordenação do Programa: JOACIR STOLARZ DE OLIVEIRA

Telefone/Ramal:

E-mail: joacir.oliveira@ufopa.edu.br

Título do Profissional: LICENCIADO EM QUÍMICA Área de Conhecimento CNPQ: Outra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 02/01/2024 - 09/01/2024 · Matrícula para o período 2023.2.
  • 15/01/2024 · Início do período letivo 2023.2.
  • 02/01/2024 - 09/01/2024 · Matrícula para o período 2023.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa