ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL |
2020, |
Caracterização Estrutural e Magnética de Nanopartículas Híbridas do tipo Metal/Óxido Metálico
|
|
2020, |
Estudos das propriedades magnéticas de nanopartículas de ferrita de bismuto (BiFO3) e nanocompósitos de ferrita de bismuto (BiFeO3/Bi2Fe4O9) |
|
|
ALFREDO PEDROSO DOS SANTOS JUNIOR |
2020, |
Herpetofauna da subregião hidrográfica do Rio Tapajós, Brasil |
|
|
ANA MARIA VIEIRA SILVA |
2022, |
LITERATURA DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS: AUTORIA,
IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL
|
|
|
ANSELMO ALENCAR COLARES |
2024, |
A EDUCAÇÃO NO CAMINHO DAS ÁGUAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA (Município de Santarém/PA): estudo histórico analítico de aspectos singulares e universais da expansão e democratização da escola pública |
|
2020, |
A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM/PA:
SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INDICADORES, COMO APORTE HISTÓRICO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS
|
|
|
CHIENO SUEMITSU |
2022, |
Revisão taxonômica do acervo do herbário da Universidade Federal do Oeste do Pará |
|
|
CLAUDIA SILVA DE CASTRO |
2021, |
Formação contínua em colaboração universidade-escola: perspectivas de investigação no contexto amazônico |
|
|
CLAUDIR OLIVEIRA |
2020, |
Solução de Problemas Diretos e Inversos em cromatografia líquida em sistemas de Leito Móvel Simulado |
|
|
DAIANE PINHEIRO |
2022, |
Estágio supervisionado em Educação Especial e os modos de produção da profissionalidade de alunos do curso de pedagogia da Ufopa. |
|
2020, |
Competências profissionais do professor de educação especial: Entre o perfil e a prática |
|
|
DENIZE DE SOUZA CARNEIRO |
2020, |
SITUAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA CENTRAL |
|
|
DERCIO PENA DUARTE |
2020, |
Memórias da criação dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura Integrada em Biologia e Química na região oeste do Pará |
|
|
DOUGLAS MOTA XAVIER DE LIMA |
2022, |
Na rota dos relatos de embaixadas (Europa, século XV) |
|
2022, |
A Idade Média nos livros didáticos de história |
|
2020, |
Corte, Conselho e Diplomacia na Península Ibérica medieval (séculos XIV e XV) |
|
2020, |
A arte sequencial na sala de aula: o potencial pedagógico das histórias em quadrinhos |
|
|
EDIENE PENA FERREIRA |
2020, |
Língua, gramática, variação e ensino |
|
|
EDILAN DE SANT ANA QUARESMA |
2023, |
Acompanhamento dos egressos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR |
|
2023, |
Métodos quantitativos em educação na Amazônia |
|
2020, |
Métodos quantitativos em educação: um estudo bibliográfico |
|
2020, |
Acompanhamento dos egressos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR |
|
|
EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO |
2022, |
SUSTENTABILIDADE URBANA E REGIONAL: O CONTEXTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM- PARÁ- AMAZÔNIA. |
|
|
EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA |
2020, |
RELAÇÕES DIALÓGICAS EM CICLOS DE MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA |
|
|
EDSON AKIRA ASANO |
2020, |
A INTEGRAL DE TRAJETÓRIA DE FEYNMAN E SUAS APLICAÇÕES |
|
|
ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA |
2020, |
Estudos Culturais, Literatura e Cinema em língua inglesa: relações entre as formas narrativas e a matéria histórica |
|
|
ELENY BRANDAO CAVALCANTE |
2021, |
EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO DAS TESES E DISSERTAÇÕES DE 2013 a 2020 |
|
|
ELIANE CRISTINA FLEXA DUARTE |
2020, |
Mapeamento de Práticas Inovadoras para a Inclusão Digital no processo de ensino e aprendizagem |
|
|
EMERSON SILVA DE SOUSA |
2020, |
ANÁLISE DE MODELOS: EXPLORANDO MODELOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
|
EVERALDO ALMEIDA DO CARMO |
2020, |
A elaboração de recursos didáticos para o ensino de ciências: contribuição para a formação de professores que ensinam ciências. |
|
|
GABRIEL IKETANI COELHO |
2023, |
DNA ambiental como instrumento de monitoramento rápida da biodiversidade |
|
2022, |
DNA ambiental como instrumento de monitoramento rápida da biodiversidade |
|
2020, |
CONSTRUÇÃO DE BANCOS DE DADOS BIOLÓGICOS PARA IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DA FAUNA AMAZÔNICA |
|
2020, |
CIÊNTECA 3D: AVALIAÇÕES PARA E DA IMPLANTAÇÃO |
|
2019, |
Qual a Natureza da Ciência? Diferentes respostas a partir de um olhar multidisciplinar |
|
|
GEFFERSON RAMOS RODRIGUES |
2023, |
Salvaguarda da Documentação da Diocese de Óbidos |
|
|
GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES |
2021, |
Educação escolar Indígena no baixo tapajós: territorialização e identidade indígena |
|
2020, |
INDIGENISMO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA |
|
|
GILSON CRUZ JUNIOR |
2020, |
Cultura digital e a desterritorialização da aprendizagem: desafios e processos formativos emergentes em contextos educacionais formais e não formais |
|
|
GISELE AFONSO BENTO MELLO |
2020, |
Espongiários de origem lacustre: caracterização e avaliação da atividade catalítica frente à reação de (eletro)oxidação de álcoois |
|
2020, |
Investigação da reatividade catalítica dos sítios superficiais de Pt frente à eletro-oxidação de glicose em meio neutro: estudo da dependência estrutura-reatividade e do mecanismo de oxidação |
|
|
GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA |
2019, |
Formação científica de professores e estudantes da Educação Básica em comunidades colaborativas na região Amazônica |
|
|
HECTOR RENAN DA SILVEIRA CALIXTO |
2020, |
Saberes e práticas na educação inclusiva: adaptações curriculares de pequeno porte para alunos surdos no Oeste do Pará |
|
2020, |
REDIGIR Refletir e Discutir a Graduação em Pedagogia: investigando registros |
|
|
HELIUD LUIS MAIA MOURA |
2020, |
PROCESSOS REFERENCIAIS EM NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS
IMPLICAÇÕES SOCIOCOGNITIVAS E CULTURAIS |
|
2020, |
ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTEXTOS, REFLEXÕES E PROPOSTAS |
|
2020, |
A LEITURA COMO ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: HÁ UM OUTRO CAMINHO? |
|
2020, |
PROJETO HISTÓRIA DO PORTUGUÊS AMAZÔNICO: UM ESTUDO DA MUDANÇA LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS DE COMUNIDADES DAS REGIÕES DO MÉDIO E BAIXO AMAZONAS |
|
2020, |
Perspectivas e Desafios do Processo Educacional Brasileiro em Comunidades Indígenas - Estudo de Caso Zo'é |
|
2020, |
A LEITURA COMO ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: HÁ UM OUTRO CAMINHO? |
|
2020, |
CONTEXTOS E IDENTIDADES DE ESTUDANTES DA PERIFERIA: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA |
|
|
ISABEL TERESA CREAO AUGUSTO |
2020, |
Imigração e população no Baixo Amazonas: levantamento imigratório e de composição populacional a partir de certidões de casamento em Santarém (1890 - 1960) |
|
|
IVAN GOMES DA SILVA VIANA |
2023, |
POLÍTICAS PÚBLICAS E AS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DA CIRCULAÇÃO DE GRÃOS NOS MUNICÍPIOS DE SANTARÉM-PA E ITAITUBA-PA. |
|
|
JOACIR STOLARZ DE OLIVEIRA |
2023, |
Haff - doença da urina preta: desenvolvimento de métodos para a detecção de toxinas envolvidas na intoxicação alimentar humana causada por pescado |
|
2020, |
CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA E EFEITOS FISIOLÓGICOS DA PEÇONHA DE ESCORPIÕES DA FAMÍLIA BUTHIDAE DA REGIÃO AMAZÔNICA |
|
|
JOSE AUGUSTO TESTON |
2020, |
Diversidade e taxonomia de mariposas Arctiini (Lepidoptera, Erebidae, Arctiinae) no Brasil |
|
|
JULIANA MATOS MARTINS |
2023, |
Financiamento da Educação Integral na região metropolitana de Santarém, Pará |
|
|
JULIO CESAR BASTOS FERNANDES |
2020, |
Experimentos químicos para a acessibilidade de deficientes visuais. |
|
|
KASSYA CHRISTINNA OLIVEIRA RODRIGUES |
2020, |
A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SANTARÉM, ÓBIDOS, BELTERRA E MOJUÍ DOS CAMPOS NO PARÁ |
|
|
KAUE SANTANA DA COSTA |
2021, |
Desenvolvimento de base de dados e algoritmos de inteligência artificial para análise da quimiodiversidade brasileira de peptídeos visando aplicações antivirais |
|
|
LADEME CORREIA DE SOUSA |
2020, |
Heróis rosianos: a falsificação para se pensar a estória e a História
Este processo é continuidade do projeto de pesquisa que consta no Processo Físico no 23204.002242/2019-65 |
|
2020, |
Meu caro general: as correspondências entre Arthur Reis e importantes intelectuais, políticos e militares durante o governo civil-militar no Brasil (1964-1985) |
|
|
LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA |
2022, |
EXPRESSÃO DO REALISMO MARAVILHOSO NA POÉTICA NARRATIVA OITOCENTISTA PARAENSE |
|
|
LEANDRO PANSONATO CAZULA |
2020, |
ANÁLISE GEOAMBIENTAL DOS USOS DA TERRA NA MESORREGIÃO DO BAIXO AMAZONAS PARAENSE |
|
2020, |
APROPRIAÇÃO PRIVADA DE TERRAS PÚBLICAS POR MEIO DE FERRAMENTAS DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL 30 SANTARÉM/PA INCRA |
|
|
LIVIANE PONTE REGO |
2022, |
Plataforma Adaptativa de Avaliação e Diagnóstico Pedagógico de Texto |
|
|
LUIS REGINALDO RIBEIRO RODRIGUES |
2017, |
INCT ADAPTA II - Centro de Estudos da Biota Aquática da Amazônia.
SubProjeto - Impactos Antrópicos sobre a Biota Aquática do Oeste do Pará (GRUPO LGBIO-UFOPA) |
|
|
LUIZ CARLOS LAURINDO JUNIOR |
2020, |
Mundo do trabalho no Baixo Amazonas, século XIX: posse de escravos e exploração do trabalho livre |
|
|
LUIZ FERNANDO DE FRANCA |
2022, |
Projeto Kiriku: educação para as relações raciais e literatura infantil antirracista nos CEMEIs do município de Santarém-PA. |
|
2020, |
África, Brasil e Amazônia: diálogos literários, culturais e pedagógicos |
|
2020, |
Quilombolas na UFOPA: análise da situação acadêmica dos(as) estudantes quilombolas matriculados(as) nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2015-2018) |
|
2020, |
Baobá: acesso e acompanhamento de estudantes quilombolas da UFOPA |
|
|
LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO |
2022, |
Relações entre linguagem e conhecimento na educação escolar problemas epistemológicos e metodológicos |
|
|
MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO |
2020, |
ENTRELAÇANDO CIÊNCIA E CINEMA: A UTILIZAÇÃO DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA. |
|
|
MARIA ALDENIRA REIS SCALABRIN |
2021, |
Vozes que contam a história não contada |
|
|
MARIA JULIA VEIGA DA SILVA |
2021, |
URBANIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS NA CIDADE DE SANTARÉM-PA |
|
2021, |
POLÍTICAS URBANAS EM CIDADES AMAZÔNICAS: uma análise sobre a efetividade dos instrumentos e diretrizes propostos nos planos diretores municipais da década de 2000 |
|
|
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES |
2019, |
A implementação da educação integral na região metropolitana de Santarém/PA: identificação e análise das singularidades, com vistas ao aprimoramento do processo |
|
|
MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS |
2020, |
Educação Ambiental na Amazônia: um olhar na literatura, a partir dos anos 2010 a 2020 |
|
|
MARIA RAIMUNDA SANTOS DA COSTA |
2020, |
Expansão e Memória da Educação Superior na Região Oeste do Pará |
|
|
MIZANT COUTO DE ANDRADE SANTANA |
2020, |
PRODUÇÃO DO ESPAÇO E TURISMO EM SANTARÉM - PA |
|
|
NILTON VARELA HITOTUZI |
2020, |
Documentação, Conservação e Educação Indígena: revisitando o sistema fonológico da língua Zoé visando à produção de um sistema ortográfico unificado |
|
|
NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO |
2020, |
ARTICULAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COM O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE TEMAS E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO |
|
|
PAULA DE MATTOS COLARES |
2021, |
A escola nas rotas de conhecimento dos Ashaninka do rio Amônia |
|
2020, |
Políticas de ação afirmativa na Ufopa: um olhar a partir da implantação da Formação Básica Indígena |
|
|
RAFAEL ZILIO FERNANDES |
2024, |
Análise comparativa das práticas espaciais de autodemarcação, retomada e monitoramento territorial de Terras Indígenas |
|
2023, |
DIAGNÓSTICO-PROGNÓSTICO DAS TRANSFORMAÇÕES PAISAGÍSTICAS NA CALHA DO RIO AMAZONAS E NO ASSENTAMENTO INCRA CORTA CORDAS/PA |
|
2020, |
TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA E O SENTIDO DE AUTONOMIA PARA POVOS TRADICIONAIS E ORIGINÁRIOS ATINGIDOS POR GRANDES PROJETOS ESPACIAIS NO OESTE DO PARÁ |
|
|
RAIMUNDA LUCINEIDE GONCALVES PINHEIRO |
2024, |
SinBiAm Sínteses da Biodiversidade Amazônica |
|
2023, |
Impactos socioambientais dos extremos climáticos nas escolas de várzea de Santarém |
|
|
RICARDO BEZERRA DE OLIVEIRA |
2017, |
REDE NORTE E NORDESTE DE FITOTERAPICOS (RENNOFITO) |
|
|
RODOLFO MADURO ALMEIDA |
2020, |
Modelagem matemática e aplicações |
|
|
RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS |
2020, |
Educação Inclusiva: o Ensino de Matemática e Física para Alunos com Deficiência Visual |
|
|
SERGIO ANTONIO DE SOUZA FARIAS |
2023, |
Estudo teórico do Plasmodium falciparum acetyl-coenzyma A e possíveis antimaláricos |
|
2022, |
Rutin, Myricetin e Baicalein: 3CLpro |
|
2022, |
CONTEXTUALIZANDO O DEBATE (E O COMBATE) NECESSÁRIO À UMA EDUCAÇÃO ANTIDIALÓGICA |
|
2021, |
Estudo Teórico de Flavonoides |
|
|
SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL |
2021, |
Emoções no ensino/aprendizagem da lingua inglesa |
|
|
SINARA ALMEIDA DA COSTA |
2022, |
Currículo e práticas na perspectiva da teoria histórico-cultural: novos desafios para a Educação Infantil |
|
2020, |
EDUCAÇÃO INFANTIL: Currículo e práticas na perspectiva da teoria histórico-cultural |
|
|
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA |
2021, |
Desenvolvimento Profissional Docente em Comunidades Colaborativas |
|
2020, |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM COMUNIDADES COLABORATIVAS |
|
|
THAIS ELIAS ALMEIDA |
2021, |
Filogenômica, diversificação fenotípica e de nicho em samambaias neotropicais |
|
|
VANICE SIQUEIRA DE MELO |
2021, |
Espaços indígenas e produção agrícola nas capitania do Pará e Rio Negro (1750-1777) |
|
|
WANIA ALEXANDRINO VIANA |
2020, |
Defesa e Povoamento no Baixo Amazonas Colonial: as fortificações de Óbidos e Santarém |
|
|
ZAIR HENRIQUE SANTOS |
2022, |
Entre o compromisso e a realidade: Levar a ler a lugares distantes
|
|