IBEF

INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ


    Últimas Notícias

01/06/2021 A
12/05/2021 adsdfs
28/04/2021 1
21/06/2019 1

Apresentação do Departamento

O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) tem como meta a pesquisa na produção de alimentos, manutenção de serviços ambientais, inovação e conservação do Bioma Amazônia na região Oeste do Pará, como também atender aos povos e comunidades tradicionais que demandam por desenvolvimento de sistemas sustentáveis de manejo para produtos florestais (madeireiros e não-madeireiros), que são as alternativas capazes de contribuir para a conservação da biodiversidade, aliadas ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades amazônicas.
É missão do IBEF propor alternativas de crescimento socioeconômico para a agricultura familiar e propor modelos sustentáveis de manejo e comercialização de produtos florestais madeireiros e não madeireiros para a Amazônia, buscando alternativas que garantam viabilidade econômica, conservação do ambiente, o respeito social e a inovação tecnológica.
A equipe acadêmica, administrativa e técnica do IBEF trabalha para que o Instituto seja uma referência internacional em ensino, extensão e pesquisa da biodiversidade amazônica, transformando conhecimento em processos e produtos sustentáveis.
O Instituto forma recursos humanos de alto nível (Bacharelado, Mestrado e Doutorado) para desenvolver inovação, prospectando oportunidades para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, em parceria com o setor produtivo local e a sociedade em geral. A aprendizagem é baseada em resolução de problemas, metodologia de problematização, estudo de caso, interdisciplinaridade e integração de conteúdo entre disciplinas (multidisciplinaridade) entre cursos e institutos, visando a uma sólida formação ética e humanística.
É formado pelos cursos de Agronomia, Biotecnologia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias. Temos um Doutorado, em Ciências Ambientais; um Mestrado em Biociências; e em breve Mestrado em Ciência Animal.
Considerando que a Amazônia abriga a maior biodiversidade e a maior cobertura florestal do planeta, cabe ao IBEF garantir aos discentes uma formação de ponta, que questione modelos, teorias e práticas vigentes e proponha soluções originais para os problemas regionais, com embasamento em conhecimento científico, respeitando-se o conhecimento tradicional. 
Nesse sentido, o Instituto forma profissionais com capacidade técnica para diagnosticar, solucionar os problemas gerenciais, tecnológicos e organizacionais em suas respectivas áreas de atuação.
O IBEF está localizado na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, Bairro Salé – Campus de Santarém, Pará.

Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
Não informado
Endereço Alternativo:
http://www.ufopa.edu.br/ibef/

<< voltar

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa vSNAPSHOT