walace gomes leal

ISCO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Neurocientista com interesse em neuroinflamação, neurogênese adulta e neurorregeneração
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Walace Gomes Leal é biomédico graduado pela Universidade Federal do Pará (1996) com mestrado em Ciências Biológicas, área de concentracão Neurociências, por esta mesma universidade (1999). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ. Fez doutorado sanduíche na área de Neuropatologia Experimental (Laboratório do Professor Victor Hugh Perry, CNS inflammation Group da Universidade de Southampton, Inglaterra/CCB,UFPA, Brasil), trabalhando com um modelo de lesão aguda da medula espinhal e a contribuicão do processo infllamatatório nesta condicão patológica (2002). Realizou pós-doutoramento no Wallenberg Neuroscience Center, Section of Restorative Neurology, da Universidade de Lund, Suécia, no laboratório do Professor Olle Lindvall (tema: Neurogênese Adulta). Neste período, investigou o papel da ativação microglial na neurogênese no cérebro de roedores adultos submetidos a acidente vascular encefálico experimental. Realizou pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego (Estados Unidos) no laboratório do Professor Mark Tuszynski (2015). Neste pós-doutoramento investigou o uso de transplantes de células-tronco neurais para o trauma da medula espinhal em roedores pelo uso de um relé-neuronal. É professor de graduação (Associado IV) do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e pós-graduação (Neurociências e Biologia Celular, Oncologia e Ciências Médicas) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará. Também é orientador de doutorado no Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte pela UFOPA. Coordena o Laboratório de Neuroprotecão e Neurorregeneracão Experimental, onde investiga mecanismos inflamatórios, neurodegenerativos, neurogênicos, além dos efeitos de transplante de células tronco adultas em modelos experimentais de desordens neurais, incluindo o acidente vascular encefálico, lesão aguda da medula espinhal e epilepsia. Consultor do CNPQ, Ministério da Saúde, Conselho Iberoamericano de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA), Food and Health Bureau under the Hong Kong SAR Government e Hungarian Scientific Research Fund (OTKA) e FINEP. Revisor de periódicos científicos internacionais (Journal of Neuropathology and Applied Neurobiology, Brain Research, Experimental Neurology, Neurobiology of Disease, Plos One, Ultrastructural Pathology, International Journal of Biomedical Science, Recent Patents on CNS Drug Discovery, Neural Regeneration Research, Peer J, Journal of Neuroinflammation, BMC Neuroscience, Frontiers in Cellular Neuroscience entre outros periódicos. É editor revisor do periódico Frontiers in Cellular Neuroscience.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Modelos experimentais de acidente vascular cerebral, trauma da medula espinhal, depressão e glioblastoma multiforme. Nestes modelos, investigo os padrões de neuroinflamação, neurogênese adulta, neuroproteção e neurorregeneração.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2085871005197072

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
R. Vera Paz, s/n - Salé, Santarém - PA, 68040-470
Sala
409
Telefone/Ramal
+55919840976
Endereço eletrônico
wgomesleal@gmail.com

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa vSNAPSHOT