nirson medeiros da silva neto

ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor associado da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde integra a Clínica de Justiça Restaurativa da Amazônia.Foi Research Scholar na Governors State University in Chicago's Southland (2021-2022). Possui pós-doutorado pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo (2018), doutorado em Ciências Sociais, área de Antropologia (2012), e mestrado em Direito, com ênfase em Direitos Humanos (2008), pela Universidade Federal do Pará. Tem especialização em Metodologia da Educação Superior pela Faculdade de Tecnologia da Amazônia (2005). Lidera o grupo de pesquisa "Justiça restaurativa, construção de paz e bem viver: estudos em torno da Amazônia brasileira", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. É facilitador, instrutor e consultor em justiça restaurativa, tendo formação em círculos de construção de paz, conferências vítima-ofensor, estratégias para conscientização de traumas e resiliência, mediação de conflitos, constelações familiares, escola de perdão e reconciliação e comunicação não violenta. Tem experiência nas áreas de Direito, Antropologia e Psicologia Social, com destaque para os seguintes temas: justiça restaurativa; formas consensuais de solução de conflitos; direitos humanos; povos e comunidades tradicionais; conflitos socioambientais, identitários e étnico-raciais.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências Sociais, área de Antropologia, e mestre em Direito, com ênfase em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Metodologia da Educação Superior pela Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Povos e comunidades tradicionais; conflitos socioambientais; comunidades quilombolas; quebradeiras de coco babaçu; identidade; territorialidade; relações étnico-raciais; campesinato na Amazônia; justiça restaurativa; administração de conflitos; tratamento consensual de conflitos; construção de paz; transformação de conflitos; direitos humanos.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0694691059822359

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
não informado
Sala
não informado
Telefone/Ramal
(93)2101-7620
Endereço eletrônico
nirsonneto@yahoo.com.br

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa vSNAPSHOT