OBJETIVO
O curso de Mestrado Acadêmico em Letras do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abarca quatro objetivos precípuos: (a) ofertar vagas em nível de pós-graduação a potenciais ingressantes que vivem na região oeste do Pará, em outras regiões do país e em outros países; (b) constituir alternativa de formação em nível de pós-graduação stricto sensu na região oeste do Pará; (c) formar profissionais capacitados para desenvolver pesquisas em nível de pós-graduação por uma perspectiva crítico-reflexiva acerca de fenômenos das áreas de estudo da linguagem e da literatura; e (d) habilitar docentes para o exercício do magistério superior na área de Letras, em cumprimento ao que determina o artigo 66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 93.94, de 20 de dezembro de 1996.
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
O egresso do Mestrado Acadêmico em Letras da UFOPA deverá: (a) estar apto para ministrar aulas em nível de graduação e pós-graduação; (b) ser capaz de desenvolver pesquisa de forma crítica e reflexiva no campo da linguagem e da literatura; e (c) poder atuar em áreas que requeiram um profissional com formação em Letras, tais como: linguagem e tecnologia, cultura e educação.
O PPGL conta com duas linhas de pesquisa: Linha 1: Línguas, culturas e identidades na Amazônia; e Linha 2: Poéticas da linguagem e culturas na Amazônia.
Os estudos desta linha contemplam a inclusão dos diversos atores locais e seus discursos e práticas linguísticas, para configuração democrática dos falares amazônicos, com a coexistência e a convivência de línguas e discursos em variados processos educativos (formal, não-formal, informal), considerando as dimensões formais, pragmáticas e sociodiscursivas. Mais exatamente, trata-se de, por meio da investigação sociolinguística, textual-discursivas, contribuir para o conhecimento da realidade linguística da Amazônia, do ensino e políticas linguísticas. Temas de interesse: estudo do texto e do discurso; abordagens formalistas e funcionalistas de língua; variação e mudança linguística; gramaticalização; gêneros textuais; oralidade; leitura; escrita; ensino; linguística de texto; análise do discurso crítica; linguística aplicada crítica; estudos backtinianos; linguagem e identidade; língua e cultura; sociolinguística interacional.
Ediene Pena Ferreira
Relação entre gramática, discurso e cognição, de acordo com as diferentes vertentes da Gramática Funcionalista; Descrição e análise de usos do português brasileiro sob perspectiva funcionalista; Variação e mudança linguística do português; Descrição de fenômenos em variação e/ou mudança do português da Amazônia; Diversidade Linguística, Preconceito linguístico; Plurilinguismo e contato entre línguas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5534688833865842
Hector Renan da Silveira Calixto
Ensino de Línguas de Sinais; Linguística de Línguas de Sinais; Tradução e Interpretação Línguas de Sinais - Língua Portuguesa; Educação Bilíngue para Surdos; Formação de professores de línguas de sinais e de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos: Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6182933185577584
Heliud Luis Maia Moura
Linguística Textual; Gêneros Textuais/Discursivos; Leitura e Escrita; Gêneros Orais; Análise da Conversação; Análise do Discurso Crítica; Sociocognição; Língua/Linguagem e Cultura; Estudos Bakhtinianos; Análise Dialógica do Discurso; Pragmática Linguística; Didática do Ensino de Línguas; Sociolinguística Interacional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3533256621718952
Juliana Cunha Menezes
Ensino da língua inglesa; Formação de professores de língua inglesa; Tradução Intersemiótica; Tradução interlingual (inglês e português): Tradução Pedagógica e Tradução Literária.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4934385045396735
Nilton Varela Hitotuzi
Ensino / Aprendizagem de línguas adicionais; Formação de professores de línguas adicionais; Alfabetização em inglês como língua adicional; Descrição e análise de variedades da língua inglesa; Inglês como meio de instrução.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4003203255202143
Regina Celia Fernandes Cruz
Variação e mudança linguística, oralidade, leitura; escrita; sociolinguística interacional, pesquisas e estudos de objetos narrativos; pesquisas sociolinguísticas; etnográficas; memorialistas; testemunhais e da oralidade e performance; Contexto linguístico e sociolinguístico da Amazônia; Diversidade linguística; Processos de variação e mudança observados na Amazônia; Tópicos relacionados com bilinguismo, multilinguismo, plurilinguismo, contato entre línguas, preconceito linguístico; Línguas autóctones; Línguas alóctones.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3307472469778577
Silvia Cristina Barros de Souza Hall
Ensino e formação de professores de língua inglesa na Amazônia; Aquisição de segunda língua ou língua não materna; Interculturalidade e ensino de língua inglesa; Emoções e ensino/aprendizagem de língua inglesa; Crenças de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem de inglês; Língua inglesa como prática local e prática translingue; Etnografia linguística.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1900825503546910
Nesta linha são considerados, em perspectiva intercultural, interdisciplinar e intersemiótica, pesquisas e estudos de objetos narrativos, poéticos, imagéticos, musicais, cinematográficos, a partir de fontes artísticas, históricas, sociolinguísticas, etnográficas, memorialistas, testemunhais e da oralidade e performance.
Elder Koei Itikawa Tanaka
Cinema hollywoodiano e a política estadunidense; Literatura e outras Artes; Prosa em língua inglesa.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5019098259427559
Jose Guilherme dos Santos Fernandes
Narratologia e etnografia; Estudos de Literatura da Amazônia; Interface Literatura e Ciências Humanas; Interface Literatura, Poesia e Música; Literatura e Cultura; Poéticas orais e performance.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7023812449790431
Lauro Roberto do Carmo Figueira
Literatura e pós-colonialidade na América Latina – o Realismo Maravilhoso. Estudos sobre o Fantástico e suas vertentes. Literatura de expressão amazônica do século XIX.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7373916305218922
Luiz Fernando de França
Estudo de obras das literaturas africanas de língua portuguesa; Estudo comparado entre literaturas africanas, afro-brasileira, afro-amazônica e quilombola; Ensino de literaturas africanas, afro-brasileira, afro-amazônica e quilombola.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5983359627858457
Odenildo Queiroz de Sousa
Literatura Modernista no Pará; Literatura e educação amazônicas; Cultura e mitologia amazônicas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6567133029459541
Rainério dos Santos Lima
Literatura e teorias críticas, dramaturgia, literatura e outras artes, escritas da violência, imagem e memória, teatro e performance, literatura comparada e crítica cultural.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2149977342426152
Zair Henrique Santos
Implantação ou revitalização de espaços de leitura/bibliotecas escolares e comunitárias em “lugares distantes”; Ensino de Literatura em territórios tradicionais (indígenas e quilombolas); Imaginário popular Amazônico; A narrativa em Dalcídio Jurandir.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0337926418959819
Consulte o ementário das disciplinas do PPGL aqui (pdf).
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal: (93) 2101-3647
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: mestradoemletras.ufopa@gmail.com