Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFOPA

2025
Dissertações
1
  • LUCIANO BRUNO DOS SANTOS LOBATO
  • TERMINOLOGIA DA FESTA SAIRÉ EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) EM SANTARÉM - PARÁ

  • Orientador : HECTOR RENAN DA SILVEIRA CALIXTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FLÁVIA MEDEIROS ÁLVARO MACHADO
  • GLÁUCIA CAROLINE SILVA DE OLIVEIRA
  • HECTOR RENAN DA SILVEIRA CALIXTO
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • Data: 14/03/2025
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa é desenvolvida na linha de Línguas, Culturas e Identidades na Amazônia e apresenta inquietações acerca dos fenômenos linguísticos que ocorrem nas Línguas de Sinais, principalmente no que se refere ao léxico e à terminologia. Na Língua Brasileira de Sinais – Libras, pesquisas que abordam esses campos ainda são insólitas, especialmente quando têm como escopo a terminologia regional. Essa pesquisa é pioneira no Brasil e tem como foco principal analisar os sinais-termo utilizados nas traduções/interpretações em Libras da festa do Sairé no ano de 2023. Trata-se de um festival de cultura popular que reúne elementos religiosos e profanos, introduzido na Amazônia durante as missões evangelizadoras de padres jesuítas no fim do século XVII. O trabalho é de extrema relevância para surdos e não surdos usuários da Libras, visto que não há registros dos sinais-termo dessa festividade, o que dificulta a comunicação e o acesso à cultura local de forma acessível. Como início do percurso metodológico, será realizado o levantamento bibliográfico e, posteriormente, uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, dividida em quatro etapas: organização do objeto e construção do corpus; recolha e seleção dos sinais-termo; organização e elaboração de fichas terminológicas em Libras; e, por último, o registro dos sinais-termo em Libras da Festividade Sairé.


  • Mostrar Abstract
  • The research is developed in the line of Languages, Cultures and Identities in the Amazon and presents concerns about the linguistic characteristics that occur in Sign Languages, especially when it refers to lexicon and terminology. In Brazilian Sign Language - Libras, research that addresses these fields is still unusual, especially when it has regional terminology as its scope. This research is pioneering in the region and has the main focus, analyzing the sign-terms used in the translations/interpretations in Libras of the Çairé festival in 2023, a popular culture festival that brings together religious and profane elements influenced in the Amazon during the evangelizing missions of Jesuit priests at the end of the 17th century. The work is extremely relevant for deaf and non-deaf users of Libras, since there are no records of the sign-terms of this festival, which makes communication and access to local culture difficult in an accessible way. As a beginning of the methodological path, a bibliographic survey will be carried out and subsequently, descriptive analysis of a qualitative nature, divided into four stages, given as: organization: object, target audience and construction of the corpus; subsequently, collection and selection of the term-signs, in the third moment, organization and elaboration of terminological cards in Libras and finally, the registration of the term-signs in Libras of the Çairé Festival.

2
  • THAIS YASMINE FEITOSA GONDIM
  • AS VOZES LÍRICAS LIBERTÁRIAS AMAZÔNICAS DE KEROLAYNE KEMBLIN E ROBERTA TAVARES NO INSTAGRAM

  • Orientador : ODENILDO QUEIROZ DE SOUSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ODENILDO QUEIROZ DE SOUSA
  • LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
  • HOSANA CELESTE OLIVEIRA
  • RITA LUCIANA BERTI BREDARIOLLI
  • Data: 31/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação investiga as vozes líricas libertárias construídas a partir de abordagens conceituais femininas e feministas afroamazônidas sobre a escrita de si, através de noções de afeto. Para tanto, fundamenta-se em teóricos como Grada Kilomba (2019), Conceição Evaristo (2020), Lélia González (2020), Adilbênia Hilário (2019), bell hooks (2022), Octavio Paz (2010), Massaud Moisés (2023), Antonio Candido (2006), Edimilson Pereira (2022), Heleine Sousa (2020), entre outros. O estudo examina o lirismo libertário feminino presente na multiarte e na poesia divulgadas no Instagram, explorando os diálogos entre arte e literatura contemporâneas. As análises concentram-se em produções selecionadas com base no número de curtidas no feed de duas artistas afroamazônidas: Kerolayne Kemblin, conhecida como @dacordobarro, e Roberta Tavares, conhecida como @robertaraizes. Kerolayne, multiartista independente de Manaus-AM, utiliza materiais da fauna, flora amazônica e elementos da religiosidade afro-brasileira em suas obras, que denominamos de "instamultiarte libertária", marcadas por um eu-lírico-feminino-instagramado. Roberta, poetriz e quilombola do Quilombo Cravo, em Belém-PA, produz uma "instapoesia" que exalta ancestralidade, resistências e empoderamento, compondo um eu-lírico-libertário. Ambas visam, através de suas expressões, construir uma idealização coletiva do "nós" político e social. A dissertação também analisa a "lírica libertária instagramada" sob duas perspectivas: a instacorrespondência, que revela pontos comuns entre as artistas, e as práticas instainovadoras, que exploram as relações entre instamultiarte, instapoesia e o ensino, em especial para o ENEM e o Ensino Médio. Por fim, destaca-se como essas artistas potencializam no Instagram a luta contra discriminações, a desconstrução de estereótipos e a afirmação de suas histórias, conectando-se com seguidores que gentilmente compartilham suas postagens.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation investigates the libertarian lyrical voices constructed from Afro-Amazonian feminist and female conceptual approaches to self-writing, through notions of affection. To this end, it is grounded in theorists such as Grada Kilomba (2019), Conceição Evaristo (2020), Lélia González (2020), Adilbênia Hilário (2019), bell hooks (2022), Octavio Paz (2010), Massaud Moisés (2023), Antonio Candido (2006), Edimilson Pereira (2022), Heleine Sousa (2020), among others. The study examines the libertarian feminine lyricism present in multiart and poetry shared on Instagram, exploring the dialogues between contemporary art and literature. The analyses focus on selected productions based on the number of likes in the feeds of two Afro-Amazonian artists: Kerolayne Kemblin, known as @dacordobarro, and Roberta Tavares, known as @robertaraizes. Kerolayne, an independent multiartist from Manaus-AM, uses materials from Amazonian fauna, flora, and elements of Afro-Brazilian religiosity in her works, which we refer to as "libertarian instamultiart," marked by an Instagrammed feminine lyrical self. Roberta, a poet and quilombola from the Cravo Quilombo in Belém-PA, produces "instapoetry" that highlights ancestry, resistance, and empowerment, composing a libertarian lyrical self. Both artists aim, through their expressions, to construct a collective idealization of the political and social "we." The dissertation also analyzes the "Instagrammed libertarian lyricism" from two perspectives: instacorrespondence, which reveals commonalities between the artists, and instainnovative practices, which explore the relationships between instamultiart, instapoetry, and education, especially for ENEM and high school. Finally, it highlights how these artists use Instagram to fight discrimination, deconstruct stereotypes, and affirm their stories, connecting with followers who generously share their posts.

3
  • FERNANDA LIMA AGUIAR
  • O PROTAGONISMO FEMININO: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE VIDA DE
    MULHERES RIBEIRINHAS DA COMUNIDADE DE ARAMANAÍ, BELTERRA-PARÁ

  • Orientador : JOSE GUILHERME DOS SANTOS FERNANDES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE GUILHERME DOS SANTOS FERNANDES
  • REGINA CÉLIA FERNANDES CRUZ
  • JOSE VICTOR NETO
  • Data: 24/04/2025
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • O enfoque deste trabalho é identificar marcas discursivas que revelem peculiaridades
    da vivência de mulheres ribeirinhas do Baixo Tapajós e verificar quais os pontos
    comuns e quais os divergentes no corpus analisado à luz da narratologia (Fernandes,
    2005, 2013). A fim de conseguir, no campo de pesquisa, os relatos analisados, foi
    necessário o uso de elementos da etnofotografia e da etnografia, como observação
    participante e a aplicação de entrevistas semiabertas, com a gravação de três
    narrativas orais de histórias de vida, em que cada entrevistada recorreu à memória
    (Benjamin, 1994). O próximo passo foi compreender, através de análise baseada no
    método da história oral, tendo como base Thompson (1992), a vida das pessoas
    entrevistadas, mais especificamente, mulheres ribeirinhas, cujos relatos dialogam com
    o contexto de produção, elementos extratextuais – fatores sociais –, o que fez com
    que a memória revivida, consoante as ideias de Sarlo (2007), durante a coleta do
    relato, provocasse emoções, ora eufóricas, ora disfóricas, as quais revelaram
    processos históricos e valores sociais que serviram de base para a construção da
    identidade feminina ribeirinha. Tal estudo oportunizou que essas mulheres ribeirinhas
    pudessem rememorar suas vivências e revelar como elas enxergam o mundo, o lugar
    ao qual pertencem, apresentando elas mesmas as suas histórias.


  • Mostrar Abstract
  •  

    The focus of this work is to identify discursive marks that reveal peculiarities of the
    experience of riverine women of Baixo Tapajós and to verify which are the common
    points and which are divergent in the corpus analyzed in the light of narratology
    (Fernandes, 2005, 2013). In order to obtain, in the research field, the analyzed reports,
    it was necessary to use elements of ethnophotography and ethnography, such as
    participant observation and the application of semi-open interviews, with the recording
    of three oral narratives of life stories, in which each interviewee resorted to memory
    (Benjamin, 1994). The next step was to understand, through analysis based on the
    oral history method, based on Thompson (1992), the lives of the people interviewed,
    more specifically, riverside women, whose reports dialogue with the context of
    production, extratextual elements – social factors –, which caused the revived memory,
    according to the ideas of Sarlo (2007), during the collection of the report, to provoke
    emotions, sometimes euphoric, sometimes dysphoric, which revealed historical
    processes and social values which served as the basis for the construction of riverine
    female identity. This study provided the opportunity for these riverside women to
    remember their experiences and reveal how they see the world, the place to which
    they belong, presenting their stories themselves.

4
  • CENDY CASTRO NICARETTA
  • REFERENCIAÇÃO EM NARRATIVAS ESCRITAS DO IMAGINÁRIO LENDÁRIO DA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DOS REFERENTES EM DÊIXIS NO CORDEL “O CHAPÉU DO BOTO”

  • Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • Data: 26/04/2025
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGL-Ufopa), insere-se na área da Linguística e nas subáreas de Linguística Textual, bem como vincula-se ao tema das operações referenciais e enunciativas em Narrativas da Amazônia Paraense. Partindo disso, o objeto de análise é o fenômeno da Dêixis no cordel amazônico “O Chapéu do Boto” (edição de 2007), do cordelista paraense Antônio Juraci Siqueira. O problema que norteia esta investigação é “Como os elementos dêiticos no cordel ‘O Chapéu do Boto’ contribuem para a referenciação e para a ancoragem enunciativa do contador, do leitor, do espaço e do tempo na narrativa?”. Como justificativa, a investigação busca aprofundar a reflexão sobre a identidade regional paraense, preenchendo lacunas sobre operações dêiticas na obra de Siqueira, além de analisar processos linguísticos específicos da Amazônia, como a ancoragem enunciativa via dêixis, que situam o leitor no universo narrativo e resgatam a memória coletiva. O objetivo geral da pesquisa é: analisar o papel dos elementos dêiticos na referenciação no cordel “O Chapéu do Boto”, investigando como as marcações dêiticas contribuem para a construção dos objetos de discurso e para a ancoragem enunciativa que articula o contador, o leitor, o espaço e o tempo na narrativa. Os objetivos específicos são: 1. Observar os aspectos temáticos e estruturais do gênero cordel na narrativa analisada; 2. Identificar os objetos de discurso que são instituídos e retomados no cordel “O Chapéu do Boto”; 3. Especificar os tipos de referentes em Dêixis no cordel em análise; 4. Analisar o papel das marcações dêiticas na “ostensão” e na “subjetividade”, como a referenciação, a ancoragem do contador, leitor, espaço e tempo, bem como demais aspectos encontrados. Quanto aos métodos e técnicas, a pesquisa é quali-quantitativa e interpretativa, utilizando métodos descritivos e bibliográficos. A coleta de dados envolveu técnicas da Revisão Sistemática da Literatura e a análise de conteúdo de Bardin (2011), focando nas operações referenciais presentes no texto "O Chapéu do Boto". Entre os resultados, tem-se que: 1. Quanto à estrutura do cordel, com sua alternância entre setilhas, sextilhas e rimas (brancas, toantes, consoantes), aliada às ilustrações de Waldir Lisboa, reforça a oralidade característica do gênero. Os dêiticos, nesse contexto, atuam como elos que garantem fluência narrativa e imersão, permitindo que a história transite entre o real e o fantástico sem perder sua raiz cultural.; 2. Em relação à ancoragem enunciativa, observou-se que os dêiticos pessoais, como “rogo atenção” e “Vovó contou-me”, aliados aos verbos imperativos “Conte um conto” e “Abra as porteiras”, estabelecem um diálogo direto entre o contador e o leitor. Essa estratégia não apenas convida o público a assumir o papel de coautor da narrativa, mas também garante sua perpetuação como um ato de resistência cultural, em que a oralidade se mantém viva através da reinscrição contínua da história; 3. Quanto aos dêiticos de marcação espaço e tempo, a exemplo dos advérbios “lá” e “ali”, bem como a locução “às margens do Cajary”, situam a trama em um contexto geográfico reconhecível, reforçando a autenticidade do imaginário amazônico. Esses marcadores não apenas delimitam o cenário físico, mas também aproximam o leitor da vivência regional, criando uma sensação de proximidade com o universo narrativo; 4. A memória coletiva emerge como eixo central por meio da expressão “nossa mitologia”, que opera como uma dêixis identitária. Essa construção linguística vincula contador e ouvinte a um repertório cultural compartilhado, no qual a figura do Boto transcende o mito individual para encarnar conflitos éticos e sociais da região, como a relação entre humanos e natureza, além de questões de gênero e poder.


  • Mostrar Abstract
  • This research, conducted within the Graduate Program in Letters at the Federal University of Western Pará (PPGL-Ufopa), falls within the field of Linguistics and the subfields of Textual Linguistics, while also being linked to the theme of referential and enunciative operations in narratives from the Amazon region of Pará. Based on this, the object of analysis is the phenomenon of deixis in the Amazonian cordel “O Chapéu do Boto” (2007 edition) by the Paraense cordelista Antônio Juraci Siqueira. The central research question guiding this investigation is: How do deictic elements in the cordel O Chapéu do Boto contribute to referentiation and to the enunciative anchoring of the narrator, the reader, space, and time in the narrative? As a justification, the study aims to deepen reflections on Pará’s regional identity by filling gaps regarding deictic operations in Siqueira’s work. Additionally, it analyzes specific linguistic processes in the Amazon, such as enunciative anchoring via deixis, which situates the reader within the narrative universe and revives collective memory. The general objective of this research is to analyze the role of deictic elements in referentiation in the cordel O
    Chapéu do Boto, investigating how deictic markers contribute to the construction of discourse objects and to the enunciative anchoring that articulates the narrator, the reader, space, and time in the narrative. The specific objectives are: 1. To observe the thematic and structural aspects of the cordel genre in the analyzed narrative; 2. To identify the discourse objects that are established and resumed in O Chapéu do Boto; 3.
    To specify the types of referents in deixis in the cordel under analysis; 4. To analyze the role of deictic markers in “ostension” and “subjectivity”, such as referentiation, anchoring of the narrator, reader, space, and time, as well as other identified aspects. Regarding methods and techniques, the research follows a qualitative-quantitative and interpretative approach, employing descriptive and bibliographical methods. Data collection involved Systematic Literature Review techniques and Bardin’s (2011) content analysis, focusing on referential operations present in the text “O Chapéu do Boto”. Among the findings, the study reveals that: 1. Regarding the structure of the cordel, its alternation between setilhas and sextilhas, along with rhyming patterns (blank, assonant, and consonant), combined with Waldir Lisboa’s illustrations, reinforces the orality characteristic of the genre. In this context, deictics function as cohesive links ensuring narrative fluency and immersion, allowing the story to shift between reality and fantasy without losing its cultural roots; 2. Concerning enunciative anchoring, it was observed that personal deictics, such as “I ask for attention” and “Grandmother told me”, along with imperative verbs like “Tell a tale” and “Open the gates”, establish a direct dialogue between the narrator and the reader. This strategy not only invites the audience to take on the role of co-author of the narrative but also ensures its perpetuation as an act of cultural resistance, where orality remains alive through the continuous reinscription of the story; 3. Regarding spatial and temporal deictics, adverbs like “there” and “there”, as well as the phrase “on the banks of the Cajary”, situate the plot in a recognizable geographic context, reinforcing the authenticity of Amazonian imagery. These markers not only delimit the physical setting but also bring the reader closer to regional experiences, creating a sense of proximity with the narrative universe; 4. Collective memory emerges as a central axis through the expression “our mythology”, which functions as an identity deixis. This linguistic construction links the narrator and audience to a shared cultural repertoire, in which the figure of the Boto transcends individual myth to embody ethical and social conflicts in the region, such as the relationship between humans and nature, as well as issues of gender and power.

5
  • IRLEY DE BRITO PALMEIRA
  • UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS ATIVA NA SOCIOEDUCAÇÃO: SOB O MANTO DO PERITO DE DOROTHY HEATHCOTE

  • Orientador : NILTON VARELA HITOTUZI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DENISE VON DER HEYDE LAMBERTS
  • JULIANA CUNHA MENEZES
  • NILTON VARELA HITOTUZI
  • Data: 26/05/2025

  • Mostrar Resumo
  • No Brasil, as instituições socioeducativas desempenham um papel essencial na inclusão social e educacional de adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles em conflito com a lei. Embora haja um reconhecimento crescente da importância do ensino de língua inglesa nesse contexto, são escassas as pesquisas que investigam metodologias específicas para essa finalidade. Este estudo busca preencher essa lacuna, propondo o uso da metodologia Manto do Perito (MMP) – inicialmente uma técnica de ensino desenvolvida por Dorothy Heathcote – como abordagem para o ensino de inglês em unidades socioeducativas. O objetivo geral da pesquisa foi identificar os fundamentos teóricos da MMP e demonstrar sua aplicabilidade ao ensino e à aprendizagem de inglês, em consonância com as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltadas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A fundamentação teórica ancorou-se nos princípios da pedagogia crítica de Freire (1996, 2019) e da pedagogia da possibilidade de Kumaravadivelu (2001), enfatizando a conscientização crítica, a construção da identidade e a participação ativa do estudante. Também se apoiou na abordagem dramática de Heathcote (1994) e em contribuições de Dewey (1997, 2007), Freire (2014), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), Ausubel (2000), Piaget (2006) e Vygotsky (2000), que defendem uma aprendizagem experiencial e significativa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, ancorada na Pesquisa em Design Educacional (McKenney e Reeves, 2012), com as fases de análise e exploração, design e construção. Foram realizadas uma revisão bibliográfica sobre os fundamentos da MMP, uma análise documental das habilidades da BNCC para o componente de Língua Inglesa, e uma descrição contextual das instituições socioeducativas brasileiras. Com base nisso, elaboraram-se quatro unidades de ensino interdisciplinares, utilizando o modelo de planejamento reverso de Wiggins e McTighe (2005), com os temas: desigualdade social, culinária regional, sustentabilidade e meio ambiente, e investigação científica. Cada unidade propôs cenários ficcionais nos quais os estudantes assumem o papel de peritos para resolver problemas complexos, utilizando a língua inglesa como meio de comunicação. Os resultados evidenciaram o potencial da MMP para desenvolver competências comunicativas, cognitivas e socioemocionais, além de promover o engajamento crítico dos estudantes. Conclui-se que o Manto do Perito é aplicável ao contexto socioeducativo, configurando-se como uma alternativa viável para transformar práticas pedagógicas tradicionais em experiências de aprendizagem ativas, situadas e significativas, que valorizam o protagonismo juvenil e fortalecem habilidades essenciais à reintegração e inclusão social desses adolescentes. Embora a autora tenha implementado elementos dessa metodologia em suas aulas, destaca-se a necessidade de testar, de forma sistemática, as unidades de ensino no ambiente socioeducativo, a fim de avaliar sua efetividade e adequação prática.


  • Mostrar Abstract
  • In Brazil, socio-educational institutions play a vital role in the social and educational inclusion of adolescents in vulnerable situations, especially those in conflict with the law. Although there is a growing recognition of the importance of English language teaching in such contexts, research addressing specific methodologies for this purpose remains scarce. This study seeks to fill this gap by proposing the use of the Mantle of the Expert (MoE) – originally a teaching technique developed by Dorothy Heathcote – as an approach to teaching English in socio-educational units. The general objective of the research was to identify the theoretical foundations of MoE and demonstrate its applicability to English teaching and learning, aligned with the skills outlined in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), targeting adolescents in socio-educational custody. The theoretical framework draws on the principles of Freire’s critical pedagogy (1996, 2019) and Kumaravadivelu’s pedagogy of possibility (2001), emphasizing critical awareness, identity construction, and active student participation. It also builds on Heathcote’s dramatic approach (1994), along with contributions from Dewey (1997, 2007), Freire (2014), Ausubel, Novak and Hanesian (1980), Ausubel (2000), Piaget (2006), and Vygotsky (2000), who advocate for experiential and meaningful learning. The study followed a qualitative approach, grounded in Educational Design Research (McKenney; Reeves, 2012), including the stages of analysis and exploration, design, and construction. A literature review was conducted on the theoretical foundations of MoE, along with a documentary analysis of the BNCC’s English language skills and a contextual description of Brazilian socio-educational institutions. Based on this, four interdisciplinary teaching units were developed using the backward design model by Wiggins and McTighe (2005), covering the themes of social inequality, regional cuisine, sustainability and the environment, and scientific inquiry. Each unit presented fictional scenarios in which students took on expert roles to solve complex problems, using English as a communicative tool. The results revealed the potential of MoE to foster communicative, cognitive, and socio-emotional competencies, as well as to promote students’ critical engagement. It is concluded that the Mantle of the Expert is applicable to the socio-educational context, offering a viable alternative for transforming traditional pedagogical practices into active, situated, and meaningful learning experiences that value youth agency and strengthen the linguistic and social skills essential for the reintegration and inclusion of adolescents served by these institutions. Although the author has implemented elements of this methodology in her classes, there is a need for systematic testing of the teaching units within socio-educational settings to evaluate their effectiveness and practical applicability.

2024
Dissertações
1
  • CRISTIANE PEREIRA MOREIRA
  • AS TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO EDITORIAL DE LIVRO PARA CRIANÇAS PELA TEIA DOS “ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS” NAS CATEGORIAS CRIANÇA E TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO CRIANÇA DA FNLIJ.

  • Orientador : ZAIR HENRIQUE SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ZAIR HENRIQUE SANTOS
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
  • Data: 26/02/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa investigou teve como objetivo identificar as tendências da produção editorial dos livros para criança, no que diz respeito à literatura, à ilustração, ao projeto gráfico, aos elementos estéticos e aos aspectos históricos, culturais e políticos, por meio dos livros infantis com o selo “Altamente Recomendável” do Prêmio Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), nos anos 2020, 2021 e 2022. Enquanto estratégia investigativa utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica, associada à Análise Documental. O embasamento teórico se deu referente aos conceitos de Livro, Leitura, Literatura, Literatura infantil, Estética, Leitura, Criança e Infância e os procedimentos de análise ocorreram em documentos, como: regulamentos, listas de resultados, reportagens antigas, entrevistas, livros, estatuto e relatórios de pesquisas. A coleta de dados dos livros analisados se deu por meio do Instrumento de Registros para Análise dos Livros para crianças (de própria autoria). A partir dos resultados obtidos, identificou-se investimento tecnológico que proporciona a diversidade estrutural nos projetos gráficos,  a presença tanto da linguagem escrita, quanto da linguagem visual, a complexidade na leitura destes livros, o uso da palavra literatura como mera finalidade comercial, a influência da FNLIJ nas listas de livros das políticas públicas de compra e distribuição do Ministério da Educação (MEC) e na indústria editorial de livros infantis brasileira, a composição geográfica dos leitores - votantes da FNLIJ com pouca representatividade de especialistas da Amazônia, a pouca presença da Literatura Infantil enquanto campo de estudo nos cursos de licenciatura em Letras. Desta forma, a pesquisa sugere a luta pela garantia de direito ao acesso e à leitura dos livros com selo “Altamente Recomendável”, além dos premiados, à todas as escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a criação de disciplinas do campo de estudo Literatura Infantil e maior representatividade de leitores-votantes de outras regiões do país.


  • Mostrar Abstract
  • This research aimed to identify trends in the editorial production of children's books, with regard to literature, illustration, graphic design, aesthetic elements and historical, cultural and political aspects, through children's books with the “Highly Recommended” seal of the Annual Award of the National Children's and Young People's Book Foundation (FNLIJ), in the years 2020, 2021 and 2022. As an investigative strategy, Bibliographic Research was used, associated with Document Analysis. The theoretical basis was based on the concepts of Book, Reading, Literature, Children's Literature, Aesthetics, Reading, Children and Childhood and the analysis procedures took place in documents such as: regulations, lists of results, old reports, interviews, books, statutes and research reports. Data collection from the books analyzed took place using the Records Instrument for Analysis of Books for children (own authorship). From the results obtained, technological investment was identified that provides structural diversity in graphic projects, the presence of both written and visual language, the complexity in reading these books, the use of the word literature as a mere commercial purpose, the influence of the FNLIJ on the book lists of the public purchasing and distribution policies of the Ministry of Education (MEC) and on the Brazilian children's book publishing industry, the geographic composition of readers - FNLIJ voters with little representation of experts from the Amazon, the little presence Children's Literature as a field of study in Literature degree courses. In this way, the research suggests the fight to guarantee the right to access and read books with the “Highly Recommended” seal, in addition to those awarded, to all public schools of Early Childhood Education and Elementary Education, the creation of disciplines in the field of study Children's Literature and greater representation of voting readers from other regions of the country.

2
  • CARLA DANIELE BAIA DE SOUZA
  • FORMAS DE RECATEGORIZAÇÃO E TRANSCATEGORIZAÇÃO EM NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS: DIMENSÕES COGNITIVO-CULTURAIS

  • Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • Data: 28/02/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo adota como referência o título: Formas de Recategorização e Transcategorização em Narrativas Orais Amazônicas: Dimensões Cognitivo - Cultural, tendo em vista a presença dessas Narrativas na cultura popular da Amazônia. O estudo fundamenta-se nas contribuições teóricas sobre “Linguística Textual” (Koch, 2008), “A Referenciação como Atividade Cognitivodiscursiva e Interacional” (Koch, 2001), Oralidade (Marcuschi, 2010, Souza, 2018), em pesquisas sobre Narrativas Orais Amazônicas (Moura, 2013, Medeiros, 2015). A pesquisa caracteriza-se como pesquisa de intervenção participante. Essa característica dá-se pelo fato de o pesquisador envolver-se e identificar-se com as comunidades investigadas (Freire, 1986). A pesquisa objetivou detectar os processos de recategorização e transcategorização em narrativas orais da cultura popular de povos ribeirinhos no interior da Amazônia, especificamente nas comunidades de Irurama e Igarapé Açu da ponta Negra, ambas localizadas no interior do município de Santarém-Pará e perceber como essas histórias constroem as referências culturais dos contextos onde elas são contadas. Na primeira fase foi realizada a análise bibliográfica acerca do tema em estudo; na segunda fase ocorreu a pesquisa de campo que se deu com coletas de narrativas, nas Comunidades acima descritas. Essas histórias foram contadas de forma espontânea, no momento em que esta pesquisadora esteve em momentos de interações com as comunidades supracitadas, gravadas, em recursos de áudios com a finalidade em manter a sua originalidade e autenticidade, posteriormente transcritas nas normas de transcrição de texto oral, NURC. De acordo com as postulações de Oliveira Jr (2012), o Projeto NURC surgiu no Brasil em 1969, tendo como objeto de estudo a “norma falada culta” das capitais Brasileiras Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Nessa transcrição foi preservado o maior número possível de elementos pragmáticos, que são os processos comunicativos, tais como: as ênfases, truncamentos das palavras, as pausas, repetições e hesitações, o inverso disso seria reduzir o fenômeno oral ao escrito. Nas análises constam as formas de referenciação, a partir da recategorização e transcategorização em narrativas orais amazônicas. O corpus é formado por quatro entidades: “A mulher que se gerava em onça”, “Curupira”, “Boto” e “Cobra Grande”.


  • Mostrar Abstract
  • This study adopts as its central thematic reference Forms of Recategorization and Transcategorization in Amazonian Oral Narratives: Cognitive - Cultural Dimensions, taking into account the presence of these Narratives in popular culture in the Amazon. The study is based on theoretical contributions on “Textual Linguistics” (Koch, 2008), “Referencing as a CognitiveDiscursive and Interactional Activity” (Koch, 2001), Orality (Marcuschi, 2010, Souza, 2018), in research on Amazonian Oral Narratives (Moura, 2013, Medeiros, 2015). The research is characterized as participatory intervention research. This characteristic is due to the fact that the researcher becomes involved and identifies with the communities being investigated (Freire, 1986). The research aimed to detect the processes of recategorization and transcategorization in oral narratives of the popular culture of riverside peoples in the interior of the Amazon, specifically in the communities of Irurama and Igarapé Açu da Ponta Negra, both located in the interior of the municipality of SantarémPará, and to understand how these Stories build the cultural references of the contexts where they are told. In the first phase, a bibliographical analysis was carried out on the topic under study; In the second phase, field research took place, collecting narratives in the Communities described above. These stories were told spontaneously, when this researcher was interacting with the aforementioned communities, recorded in audio resources with the aim of maintaining their originality and authenticity, later transcribed using oral text transcription standards. , NURC. According to the postulations of Oliveira Jr (2012), the NURC Project emerged in Brazil in 1969, having as its object of study the “educated spoken standard” of the Brazilian capitals Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo and Porto Alegre. In this transcription, as many pragmatic elements as possible were preserved, which are communicative processes, such as: emphases, word truncations, pauses, repetitions and hesitations. The opposite of this would be to reduce the oral phenomenon to the written one. The analyzes include forms of referencing, based on recategorization and transcategorization in Amazonian oral narratives. The corpus is made up of four entities: “The woman who was born into a jaguar”, “Curupira”, “Boto” and “Cobra Grande”.

3
  • LINO ARLEM AZEVEDO BAIA
  •  

     A ESCUTA DO SILÊNCIO: SITUAÇÕES REAIS DE USO DA LIBRAS EM ESCOLAS INCLUSIVAS DE SANTARÉM - PARÁ 

  • Orientador : SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO
  • HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • Data: 29/02/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • RESUMO 

    Esta pesquisa tem como interesse principal o atual cenário do ensino de surdos em escolas do ensino básico da zona urbana de Santarém - Pará, envolvendo a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e a Língua Portuguesa, em modalidade escrita. Verificamos, por meio de relatos de pessoas surdas, como foram suas trajetórias educacionais. Por meio desses relatos encontramos respostas para nossa principal indagação: As metodologias utilizadas no ensino de surdos em Santarém-PA contemplam a utilização da Libras na promoção de um espaço bilíngue e inclusivo? Identificamos como esses ambientes dispõem de recursos que possam favorecer o ensino bilíngue (Libras/ Língua Portuguesa). Os dados da pesquisa foram gerados através de entrevistas semiestruturadas com surdos egressos do ensino básico, para que eles pudessem expressar, por meio de sua língua, as experiências que tiveram em suas trajetórias de formação. Os relatos de experiência estão relacionados a seis surdos egressos, usuários da Libras, com idade entre 29 e 35 anos. Os surdos egressos relataram suas opiniões acerca do ensino que receberam, e assim fizemos a recolha e análise desses relatos que se desdobraram nos resultados dessa pesquisa. Como falaremos de uma língua, nos sentimos motivados a investigar seus aspectos em situações reais de uso através de seus falantes. Para dialogar teoricamente com esse trabalho, citamos importantes obras de autores como Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009), Ferreira (2010), Quadros (2019), entre outros. O desfecho dessa pesquisa confirmou o fato de que a Libras não foi utilizada no processo de ensino e aprendizagem dos entrevistados durante o ensino básico. Os resultados mostraram que embora estivessem incluídos, estavam passando por situações de indiferença e desigualdade em relação aos alunos ouvintes, o que nos leva a pensar acerca da extrema importância da acessibilidade linguística e metodológica para a educação de surdos. Esperamos contribuir para a ampliação e reflexão dos debates acerca da necessidade de expansão e oferta do ensino bilíngue na cidade de Santarém. 


  • Mostrar Abstract
  • This research is mainly interested in the current scenario of teaching the Deaf in elementary schools in the urban area of Santarém - Pará, involving the Brazilian Sign Language - Libras and the Portuguese Language, in written form. We will verify, through reports of Deaf people, how their educational trajectories were. Through these reports we can find answers to our main question: Do the methodologies used in teaching Deaf people in Santarém-PA include the use of Libras in promoting a bilingual and inclusive space? We seek to identify whether these environments have resources that may favor bilingual teaching (Libras/Portuguese). The research data will be generated through semi-structured interviews with Deaf graduates from basic education, so that they can express, through their language, the experiences they had in their training trajectories. The experience reports are related to 06 deaf graduates, Libras users, aged between 19 and 40 years. The deaf graduates will report their opinions about the teaching they received, and so we will collect and analyze these reports that will unfold in the results of this research. As we are going to talk about a language, we feel motivated to investigate its aspects in real situations of use by its speakers. To theoretically dialogue with this work, we cite important works by authors such as Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009), Ferreira (2010), Quadros (2019), among others. The outcome of this research could bring contributions to the knowledge of the intrinsic aspects of the use of Libras in the teaching of the Deaf and broaden the reflection and debates about the need to expand and offer bilingual education in the city of Santarém.

4
  • LUÊNISSON LUÍS MESQUITA DE OLIVEIRA
  • Da gramática para o discurso: análise da construção “toma-te” falada na cidade de Santarém-PA

  • Orientador : EDIENE PENA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDIENE PENA FERREIRA
  • ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • Data: 01/03/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Buscamos, neste trabalho, investigar a função que a construção “toma-te/lhe” desempenha no falar santareno. Esta pesquisa se enquadra na teoria funcionalista, pois “A língua é determinada pelas situações de comunicação real em que falantes reais interagem e, portanto, seu estudo não pode se resumir à análise de sua forma” (FURTADO DA CUNHA; TAVARES, 2007, p. 14). Além disso, este trabalho se baseia na teoria da Gramática de Construções, que defende o postulado de que a língua, de uma perspectiva sincrônica, é constituída de pareamentos forma-significado, as chamadas construções, organizados em rede (GOLDBERG, 2006; LANGACKER, 2008). Para este trabalho utilizamos como procedimentos metodológicos: a) a coleta de dados, que foram registrados de maneira informal pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – GELOPA, no período de 2020 a 2021. Foram registradas 51 (cinquenta e uma) ocorrências de usos do item tomar no contexto de fala santareno, sendo 42 (quarenta e duas) com a expressão “toma-te” e 9 (nove) com a variação “toma-lhe”; b) análise semântico-pragmático das ocorrências, na tentativa de entender o que estas formas expressam, qual a intenção comunicativa do falante ao se utilizar de tal construção no momento da interação, a isso chamaremos de função; e c) teste de percepção, que serviu para corroborar a hipótese que levantamos sobre os significados da construção em estudo. Reproduzimos situações reais em que o uso apareceu denotando as três possibilidades mais importantes que consideramos que as construções significam, a saber: contentamento com a dor do outro, espanto/susto e felicidade. Os resultados apontam que a construção “toma-te/lhe” tem importante papel na interação dos falantes santarenos.


  • Mostrar Abstract
  • In this work, we seek to investigate the function that the construction “toma-te/lhe” plays in the Santareno speech. This research fits into the functionalist theory, for “Language is determined by the real communication situations in which real speakers interact, and therefore, its study cannot be limited to the analysis of its form” (FURTADO DA CUNHA; TAVARES, 2007, p. 14). Furthermore, this work is based on the theory of Construction Grammar, which defends the postulate that language, from a synchronic perspective, is provided by form-meaning pairings, the so-called constructions, organized in a network (GOLDBERG, 2006; LANGACKER, 2008). For this work we used the following methodological procedures: a) a collection of data, which were recorded informally by the Linguistic Studies Group of Western Pará – GELOPA, in the period from 2020 to 2021. 51 (fifty-one) occurrences of uses of tomar in the context of Santareno speech, 42 (forty-two) with the expression “toma-te” and 9 (nine) with the variation “toma-lhe”; b) semantic-pragmatic analysis of occurrences, in an attempt to understand what these forms express, what the speaker's communicative intention is when using such a construction at the time of interaction, this we will call function; and c) perception test, which served to corroborate the hypotheses we raised about the meanings of the construction under study. We reproduced real situations in which the use appeared denoting the three most important possibilities that we consider the constructions to mean, namely: contentment with the other's pain, astonishment/fright and happiness. The results indicated that the construction “toma-te/lhe” plays an important role in the interaction of Santarém speakers.

5
  • CIBELE PIXININE BATISTA
  • O FEMININO NA LITERATURA DE SHIRLEY JACKSON: UMA ANÁLISE DE “THE HAUNTING OF HILL HOUSE” (1959)

  • Orientador : ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
  • FABIANA DE LACERDA VILAÇO
  • LUIZ FERNANDO DE FRANCA
  • Data: 01/03/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho propõe fazer uma reflexão sobre a obra de escritora norte-americana Shirley Jackson (1916 – 1965), tendo como foco de estudo e análise o romance The Haunting of Hill House (1959). Nosso objetivo é compreender como a literatura de Jackson configura questões de gênero em voga na sociedade estadunidense dos anos 1950, década da publicação do livro. Para isso, buscamos identificar e examinar as temáticas relativas ao feminino figuradas no romance, com base em uma análise conjunta entre as estruturas narrativas do texto e as suas condições de produção.


  • Mostrar Abstract
  • This work proposes a reflection on the oeuvre of American writer Shirley Jackson (1916 – 1965), focusing on the study and analysis of the novel "The Haunting of Hill House" (1959). We aim to comprehend how Jackson's literature configures gender issues prevalent in the American society of the 1950s, the decade of the book's publication. To achieve this, we seek to identify and examine themes related to the feminine portrayed in the novel, based on a combined analysis of the narrative structures of the text and its production conditions.

6
  • TEREZA DO CARMO BENTES DE VASCONCELOS
  • A CONCEPÇÃO DE IDENTIDADE SOCIOCULTURAL NA BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR) DO ESTADO DO PARÁ: UMA CRÍTICA DO DISCURSO

  • Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
  • Data: 26/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa parte da análise do tema identidade sociocultural na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do estado do Pará, e em outros documentos curriculares normativos de responsabilidade governamental nas esferas estadual e nacional, constituídos para orientação e cumprimento de suas disposições. A elaboração e construção destes documentos nos dão indícios de que os mecanismos ideológicos presentes em textos desta natureza não são favoráveis a um espaço de crítica e outras abordagens que vão de encontro a suas características hegemônicas de poder. Analisar os papéis representados pelos participantes em determinados contextos institucionais nas dimensões da ADC (Análise de Discurso Crítica) em sua vertente Dialético relacional de Fairclough (2001) como também investigar como estão situados no texto os modos de operação da ideologia classificados por Thompson (2011) norteiam os objetivos desta pesquisa. Os referenciais de identidade trazidos por Fairclough dialogam com as de Stuart Hall (2006) que apresenta a identidade cultural na pós-modernidade. Os documentos curriculares oficiais serão o ponto de investigação do qual traçaremos análises sobre como o discurso constrói significados, influência nas formações de identidades e na prática social, de modo a favorecer grupos posicionados em ambientes institucionais principalmente na educação e na política, em espaços como a mídia e redes sociais. Dessa forma, discurso de “construir”, moldar ou definir uma identidade se manifestam na proposta curricular e se são passiveis de influências, reprodução ou mudanças sociais.


  • Mostrar Abstract
  • This study initiates with the examination of the sociocultural identity theme within the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) of Pará state, alongside other normative curricular documents issued by governmental bodies at both state and national levels, intended for guidance and implementation. The formulation and drafting of these documents suggest that the ideological underpinnings within such texts do not readily accommodate critical discourse or alternative perspectives that challenge their hegemonic power dynamics. Consequently, this research endeavors to analyze the roles assumed by stakeholders within specific institutional contexts through the lens of Critical Discourse Analysis (CDA), particularly employing Fairclough's Relational Dialectical framework (2001). Additionally, it aims to explore how the ideological mechanisms outlined by Thompson (2011) are situated within the textual discourse. Fairclough's conceptualization of identity is juxtaposed with Stuart Hall's (2006) portrayal of cultural identity in postmodernity, enriching the theoretical framework. Official curricular documents serve as the focal point for investigating how discourse shapes meanings, influences identity formation, and impacts social practices, especially within institutional realms such as education and politics, as well as in media and digital platforms. Consequently, the discourse of “constructing”, shaping, or defining identity manifests within curricular proposals and is susceptible to external influences, reproduction, or societal changes.

7
  • JESSICA MARIA SAMPAIO DE LIMA
  • Questões de classe e gênero em Tess of the d'Urbervilles, de Thomas Hardy

  • Orientador : ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DÉBORA REIS TAVARES
  • ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
  • FABIANA VALERIA DA SILVA TAVARES
  • JOSE GUILHERME DOS SANTOS FERNANDES
  • Data: 02/05/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho tem como principal objetivo investigar como as relações de gênero e de classe
    (presentes especificamente no âmbito da Inglaterra rural) do século XIX se manifestam no
    enredo e na construção das personagens do romance Tess of the d’Urbervilles (1891), de
    Thomas Hardy, influenciando diretamente em sua forma. Para tanto, apresentamos
    brevemente o contexto sócio-histórico dessa parcela da sociedade ao longo da Era Vitoriana e
    o tomamos como uma das principais condições de produção do autor na criação do universo
    fictício de Wessex. No primeiro capítulo, concentrando-nos em uma análise de classe,
    concluímos, por meio das relações sociais estabelecidas e das condições de trabalho a que a
    protagonista Tess é submetida, que o trabalho, de acordo com características que apresenta,
    pode ser uma ferramenta de dignificação ou de degradação da personagem principal Tess,
    influenciando diretamente o ambiente ocupado por ela. Essas condições de trabalho
    frequentemente alinham-se com seu estado de espírito, sendo, muitas vezes, também uma
    materialização externa de seus sentimentos e angústias pessoais. No segundo capítulo,
    voltamo-nos para a influência das relações interpessoais estabelecidas entre Tess e os dois
    antagonistas, Angel Clare e Alec d’Urberville. Se, a priori, ela se vê limitada por suas
    alternativas como trabalhadora rural, é em seus relacionamentos que a opressão de gênero se
    evidencia. Juntas, a moralidade religiosa e as convenções sociais rígidas da sociedade
    patriarcal, personificada no romance pelos pares masculinos de Tess, a condenam ao
    sofrimento e a uma vida de julgamentos, ocasionando sua ruína social e levando-a a tomar
    atitudes extremas em busca de libertação. Em suma, a verossimilhança da obra em relação ao
    seu contexto de produção evidencia a interferência do elemento sócio-histórico da época em
    sua composição


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to dissertate on how gender and class relations (specifically the ones present
    in the context of rural England) of the 19th century manifest themselves in the plot and
    construction of the characters in Thomas Hardy's novel Tess of the d’Urbervilles (1891),
    directly influencing its form. To do so, we briefly present the socio-historical context of this
    segment of society throughout the Victorian Era and take it as one of the main conditions of
    the author's production in creating the fictional universe of Wessex. In the first chapter,
    focusing on a class analysis, we conclude, through the established social relations and the
    working conditions to which the protagonist Tess is subjected, that work, according to the
    characteristics it presents, can be a tool for either dignifying or degrading the main character
    Tess, directly influencing the environment she occupies. These working conditions often align
    with her state of mind, also serving as an external materialization of her personal feelings and
    anxieties. In the second chapter, we turn to the influence of the interpersonal relationships
    established between Tess and the two antagonists, Angel Clare and Alec d’Urberville. If, a
    priori, she finds herself limited by her alternatives as a rural worker, it is in her relationships
    that gender oppression becomes evident. Together, religious morality and the rigid social
    conventions of patriarchal society, personified in the novel by her male counterparts,
    condemn her to suffering and a life of judgment, resulting in her social ruin and leading her to
    take extreme actions in search of liberation. In summary, the verisimilitude of the work in
    relation to its production context highlights the interference of the socio-historical element of
    the time in its composition.

8
  • ROSICLEIA PEREIRA DE SOUSA
  • EMOÇÕES DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO

    E ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA ADICIONAL NA AMAZÔNIA

  • Orientador : SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • HECTOR RENAN DA SILVEIRA CALIXTO
  • ANA CLAUDIA TURCATO OLIVEIRA
  • Data: 21/06/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • As emoções que envolvem o processo de ensino/aprendizagem de línguas têm sido alvo de muitas pesquisas recentes. Seguindo o mesmo direcionamento, este trabalho tem como campo de análise a Linguística Aplicada no tocante à subjetividade de seus participantes quanto ao ensino de língua adicional na Amazônia. Nesse contexto, procurou-se responder no percurso do estudo a seguinte pergunta: qual é a relação entre as emoções de professores em pré-serviço e suas perspectivas de ensino de língua adicional na Amazônia? A pesquisa teve como objetivo investigar essa relação existente na subjetividade de dois participantes alunos da Licenciatura em Língua Inglesa da Universidade Federal do Oeste do Pará, configurando a cidade de Santarém como espaço geográfico da pesquisa, portanto em plena Amazônia. Como metodologia de pesquisa elegeu-se o estudo de caso, tendo como ferramentas geradoras de dados as narrativas de história de vida, os relatórios de estágio, a ferramenta Árvore da vida, além de questionários semiestruturados de perguntas abertas. O resultado da pesquisa trouxe a teoria do ensino crítico de língua inglesa para o campo da discussão das emoções neste trabalho, o que tem sido objeto de estudos científicos ao longo dos anos por diversos autores como Pennycook (1994), Canagarajah (2006), Kumaravadivelu (2006a), Norton e Toohey (2011). A reflexão feita pelo estudo revela que as emoções apresentadas pelos participantes, como forte resiliência, direcionamento para aprendizagem da língua inglesa (paixão), baixa autoestima, superação e enfrentamento, os levaram a manifestar uma perspectiva de ensino crítico da língua adicional. Portanto, um ensino decolonial, visto que apresentaram o forte desejo por mudança no cenário de ensino de língua inglesa na Amazônia.

     


  • Mostrar Abstract
  • Recent studies in language teaching/learning have focused on the role of

    emotions in this process and not only in the cognitive aspect (ARAGÃO, 2005; SWAIN,

    2011; CANDIDO RIBEIRO, 2012; BARCELOS 2013, RODRIGUES, 2015). in everyday life

    classroom, language learning involves an interweaving of cognitive resources,

    relational and emotional, because only the theoretical knowledge of teaching a language is not

    enough to deal with complex situations that the act of teaching involves (BARCELOS;

    RUOHOTIE-LYHTY, 2018). In this context, when it comes to teaching and learning,

    brings to this discussion the theory of critical teaching of the English language, which has been the object of

    scientific studies over the years by several authors: Pennycook (1994), Canagarajah

    (2006), Kumaravadivelu (2006), Norton and Toohey (2011). Thus, making use of the

    case study methodology, through narrative research of life history, the present

    This work sought to understand the relationship between the affective states (emotions) of

    English language pre-teachers and their perspectives for teaching in the Amazon. You

    results found were a strong tendency of both research participants to a

    teaching practice aimed at the social change of the reality of their future students

    amazonians, which configures a critical teaching posture of the English language.

9
  • ANANDA MAISA COELHO DE SOUZA
  • A CALIGRAFIA DE DEUS: AS FORMAS DE SUBALTERNIDADE QUE PERMEIAM O CONTO DE MÁRCIO SOUZA

  • Orientador : ODENILDO QUEIROZ DE SOUSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ODENILDO QUEIROZ DE SOUSA
  • RAINERIO DOS SANTOS LIMA
  • ALLISON MARCOS LEAO DA SILVA
  • Data: 26/06/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as formas de subalternidades produzidas na sociedade colonizada e de que maneira elas se apresentam como elementos estéticos que constituem e estruturam o conto A caligrafia de Deus, do escritor amazonense Márcio Souza. O estudo se baseia no pressuposto de que a subalternidade pode se manifestar em diversas configurações, desde aspectos físicos a discursos, e que tais situações estão presentes ao longo da narrativa, compondo a trama e os personagens. Partindo de tal premissa, apresentamos a análise a partir do conceito pós-colonial de subalternidade, proposto por Gayatri Spivak (2010), expandido a ideia de subalternização e entendendo-a como todas as formas de consolidar uma dominação sobre os grupos colonizados e suas culturas. Sendo assim, discutimos o processo colonial como causa para a subalternização, além de explorar a hierarquia que se configura nos grupos subalternizados, cujos critérios estão pautados, principalmente, na desigualdade de gênero. Como arcabouço para a pesquisa, fundamentamo-nos nos estudos de Antonio Candido (2006) sobre a dialética entre literatura e sociedade, em que elucida acerca do fator externo se tornar interno à obra. No argumento teórico, para falar de subalternidade, recorremos à Gayatri Spivak (2010) e Antonio Gramsci (2007); o sociólogo Aníbal Quijano (2005) fundamenta os estudos sobre colonialidade, complementado por Frantz Fanon (2008; 2022) e Aimé Césaire (2020) que abordam a violência da colonização; Homi K. Bhabha (2013) e Stuart Hall (2013; 2022) são os norteadores para tratar a questão da identidade e cultura no pós-colonialismo. Sobre o feminino, temos como base bell hooks (2022), Gerda Lerner (2019) e Silvia Federici (2023), que discutem o lugar de fala das mulheres na sociedade patriarcal, além de Eliane Potiguara (2018), que dá voz às condições da mulher enquanto indígena. Ao fim desta dissertação, concluímos que o conto de Márcio Souza se constitui em toda sua estrutura narrativa com características da imposição racial e desigualdade de gênero, com personagens reificadas e discursos naturalizados pelo colonialismo.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to identify and analyze the forms of subalternity produced in colonized society and how they appear as aesthetic elements that constitute and structure the short story "The Calligraphy of God" by the Amazonian writer Márcio Souza. The study is based on the assumption that subalternity can manifest itself in various configurations, from physical aspects to discourses, and that such situations are present throughout the narrative, composing the plot and characters. Departing from this premise, we present the analysis from the post-colonial concept of subalternity, as proposed by Gayatri Spivak (2010), expanding the idea of subalternization and understanding it as all forms of consolidating domination over colonized groups and their cultures. Therefore, we discuss the colonial process as a cause for subalternization, as well as explore the hierarchy that configures within subalternized groups, primarily based on gender inequality. As the framework for this research, we draw upon the studies of Antonio Candido (2006) on the dialectic between literature and society, which elucidates how external factors become internal to the work. In the theoretical argument, to address subalternity, we turn to Gayatri Spivak (2010) and Antonio Gramsci (2007); sociologist Aníbal Quijano (2005) grounds the studies on coloniality, complemented by Frantz Fanon (2008; 2022) and Aimé Césaire (2020) who address the violence of colonization; Homi K. Bhabha (2013) and Stuart Hall (2013; 2022) guide the treatment of identity and culture in post colonialism. Regarding the feminine, we base our analysis on bell hooks (2022), Gerda Lerner (2019), and Silvia Federici (2023), discussing the women's voice in patriarcal society, along with Eliane Potiguara (2018), who gives voice to the conditions of indigenous women. In conclusion, we find that Márcio Souza's short story is structured throughout its narrative with characteristics of racial imposition and gender inequality, featuring reified characters and discourses naturalized by colonialism.

10
  • HIANDRO BASTOS DA SILVA
  • POLÍTICAS E SUBJETIVIDADES DO NÃO HUMANO EM JULIO CORTÁZAR

  • Orientador : LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
  • RAINERIO DOS SANTOS LIMA
  • LÍVIA MARIA DE FREITAS REIS TEIXEIRA
  • Data: 29/07/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo pretende investigar a presença do não humano na literatura de Julio Cortázar a partir da obra Bestiário (1951). Com base nas reflexões de Gabriel Giorggi, Giorgio Agamben, Félix Guattari, Gilles Deleuze e Michel Foucault, busca-se afirmar o animal em Cortázar como a instância que questiona o estatuto do humano, definido pela "máquina antropológica del humanismo" (AGAMBEN, 2006, p. 63), segundo critérios antropocêntricos, tendo em vista raça, etnia, sexualidade, linguagem, racionalidade e integridade genética. Nessa direção, constatar-se-á, no universo literário de Cortázar, o homem, vinculado a determinadas formas de indigência, posicionando-se frente à sua animalidade, não apenas para interrogar as tecnologias de poder sobre a vida, mas também para suscitar formas alternativas de sujeito. Em suma, observar-se-á a construção de novas economias, tanto de vida quanto de morte, novas gramáticas corporais e subjetividades além dos sujeitos através do animal, na condição de signo virtual e agenciador de devires, constituindo, assim, territórios não cartografados do pós-humano.


  • Mostrar Abstract
  • This study aims to investigate the presence of the non-human in Julio Cortázar's literature based on Bestiário (1951). Based on the reflections of Gabriel Giorggi, Giorgio Agamben, Félix Guattari, Gilles Deleuze and Michel Foucault, we seek to affirm the animal in Cortázar as the instance that questions the status of the human, defined by the "anthropological machine of humanism" (AGAMBEN, 2006 , p. 63), according to anthropocentric criteria, considering race, ethnicity, sexuality, language, rationality and genetic integrity. In this direction, it will be verified, in Cortázar's literary universe, the man, linked to certain forms of indigence, positioning himself in front of his animality, not only to question the technologies of power over life, but also to raise forms subject alternatives. In short, we will observe the construction of new economies, both of life and death, new body grammars and subjectivities beyond the subjects through the animal, as a virtual sign and agent of becomings, thus constituting uncharted territories of the posthuman.
11
  • LUANE FRÓIS DA SILVA
  • Histórias Quilombolas: análise das narrativas de tradição oral da Comunidade Remanescente do Quilombo Peafú – Monte Alegre/PA

  • Orientador : LUIZ FERNANDO DE FRANCA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JACQUELINE DA SILVA COSTA
  • LUIZ FERNANDO DE FRANCA
  • ODENILDO QUEIROZ DE SOUSA
  • Data: 24/08/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo principal desta pesquisa é analisar o conjunto de narrativas de tradição oral da Comunidade Remanescente do Quilombo Peafú, localizado no município de Monte Alegre/PA, com enfoque em suas especificidades sociocultural, estético, poético, político, religioso e discursivo. Assim, considerando o posicionamento analítico e metodológico de Cândido (2006), no qual o fator externo (história e cultura do território quilombola) participa da organização e estruturação das narrativas nas dimensões estéticas desses textos, bem como seus diálogos com a história social, com a formação do território, com a identidade e a resistência quilombola. Dessa maneira, o trabalho está organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo apresenta os processos de construção do objeto de pesquisa e seus desdobramentos no tocante à prática pedagógica na Educação Básica, razão primordial a qual motivou a investigação de outras possibilidades de literatura no cerne da memória coletiva do quilombo montealegrense de Peafú. O segundo capítulo, com base em Hampâté-Bá (2010), Moura (2010), Bispo (2015), Funes (2022), Carvalho e Pires (2021), Maia (2012), Carvalho e Vaz Filho (2023), sistematizo a importância da “Tradição viva” representada na figura das mais velhas e mais velhos - contadoras e contadores de histórias do quilombo, com ênfase na função social dos narradores, nas características gerais da narrativa oral e nas categorias e tipologias que a crítica tem utilizado para tratar a narrativa quilombola. O terceiro capítulo traço um panorama geral sobre perfil das contadoras e contadores de histórias entrevistados durante o trabalho de campo: quem são, o que fazem, sua relação com o território e também com as narrativas orais coletadas. E por fim, o quarto capítulo dedicado à análise das narrativas orais, apresento um repertório literário de trinta e cinco histórias ouvidas, registradas e transcritas contadas por sete narradoras e narradores quilombolas (quatro mulheres e três homens). Nestas histórias, analiso os elementos estruturais: narrador, organização fabular, personagem, espacialidade, temporalidade, e ainda, demonstro como o elemento social - território quilombola (com suas simbologias, éticas, linguagens, temáticas, culturas, identidades) são parte integrante do sentido estético.  Para esse trabalho de análise estética, agrupei por temática e por organização estrutural os textos estudados e os distribui nas seguintes tipologias de narrativas do quilombo: Histórias de Conhecimentos Tradicionais; Histórias de Mistérios, Encantados e Visagens; Histórias de Teimosia; Histórias Religiosas. Em síntese, as narrativas analisadas que pertencem a cada tipologia materializam a historicidade, os valores religiosos e espirituais, a territorialidade e as identidades culturais da memória coletiva e, ao mesmo tempo, assumem a função determinante entre o fator social e a composição estética dos textos. O contexto social, isto é, a realidade quilombola e todos os elementos que compõem a vida social no território são partes integrantes e funcionais do sentido estético das narrativas. 


  • Mostrar Abstract
  • The main objective of this research is to analyze the set of oral tradition narratives from the Peafú Quilombo Remnant Community, located in the city of Monte Alegre/PA, focusing on their sociocultural, aesthetic, poetic, political, religious, and discursive specificities. Thus, considering the analytical and methodological positioning of Cândido (2006), in which the external factor (the history and culture of the quilombo territory) takes part in the organization and structuring of the narratives within the aesthetic dimensions of these texts, as well as their dialogues with social history, the formation of the territory, and quilombola identity and resistance. The work is organized into four chapters: the first chapter presents the processes of constructing the research object and its implications regarding pedagogical practice in Basic Education, the main reason that motivated the investigation of other possibilities of literature at the core of the collective memory of the Peafú Quilombo in Monte Alegre. The second chapter, based on Hampâté-Bá (2010), Moura (2010), Bispo (2015), Funes (2022), Carvalho and Pires (2021), Maia (2012), Carvalho and Vaz Filho (2023), systematizes the importance of the “Living Tradition” represented in the figure of the elders — storytellers of the quilombo, emphasizing the social function of the narrators, the general characteristics of oral narrative, and the categories and typologies that critics have used to address the quilombola narrative. In the third chapter, I provide an overview of the profiles of the storytellers interviewed during the fieldwork: who they are, what they do, their relationship with the territory, and also with the collected oral narratives. Finally, the fourth chapter is dedicated to the analysis of the oral narratives, where I present a literary repertoire of thirty-five stories heard, recorded, and transcribed, told by seven quilombola narrators (four women and three men). In these stories, I analyze the structural elements: narrator, fable organization, character, spatiality, temporality, and also demonstrate how the social element—quilombo territory (with its symbols, ethics, languages, themes, cultures, identities) is an integral part of the aesthetic meaning. For this work of aesthetic analysis, I grouped the studied texts by theme and structural organization and distributed them into the following quilombo narrative typologies: Traditional Knowledge Stories; Stories of Mysteries, Enchanted Beings, and Apparitions; Stories of Stubbornness; Religious Stories. In summary, the analyzed narratives belonging to each typology materialize historicity, religious and spiritual values, territoriality, and the cultural identities of collective memory, while simultaneously assuming a determining function between the social factor and the aesthetic composition of the texts. The social context, that is, the quilombola reality and all the elements that compose social life in the territory, are integral and functional parts of the aesthetic meaning of the narratives.

12
  • CLÊDISON SOUSA PINTO
  • O DIALETO FALADO POR MORADORES DO PARANÁ DO JURUPARY- PUKU/ ALENQUER - PA: um estudo de variação e mudança linguística a partir da linguística histórica

  • Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • Data: 28/08/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho discorre sobre a peculiaridade linguística e cultural dos moradores do Paraná do Jurupary – Puku/ Comunidade Salvação, ele é norteado a partir da intervenção participante, da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, em observações realizadas in loco na Comunidade. Objetivo geral desta pesquisa é conhecer a historicidade e a contextualização que envolve os falares nativos dos habitantes do local. Assim, os objetivos específicos desta pesquisa são: descobrir a complexidade e os problemas sociais relacionados ao modo de falar dos moradores nativos do Paraná do Jurupary-Puku/ Comunidade Salvação em Alenquer – PA; expor o linguajar, suas expressões e os principais fatores que contribuíram para a origem do falar tradicional dos habitantes nativos do Paraná do Jurupary-Puku/ Comunidade Salvação em Alenquer – PA e identificar quais foram às influências linguísticas que contribuíram para a formação tradicional do falar nativo do Paraná do JuruparyPuku/ Comunidade Salvação em Alenquer – PA, onde foi investigado o contexto histórico/ linguístico do surgimento do linguajar nativo, através de entrevistas individuais com os moradores do local, culminando com a elaboração dos resultados da pesquisa. A coleta de dados realizou-se nas condições naturais em que os fenômenos ocorreram, onde foram observados (03 pessoas nativas com idade superior a 60 anos, 03 moradores com idades entre 40 e 50 anos e 03 moradores com idade entre 18 e 30 anos). Nesse sentido, a técnica utilizada foi a observação direta, onde, a medida em que um observador acompanha as experiências diárias dos observados, pode tentar apreender a sua visão de mundo, o significado atribuído à realidade que os cerca e às suas próprias ações, como também, descobrir aspectos novos de um problema. O referencial teórico está embasado nos principais autores: Faraco (2005), Freire (2003/ 2011), Lucchesi (2009/ 2012), Rodrigues (2018), Silva (2008). A análise final desta pesquisa compreende a conjuntura que envolve contextualização histórica/ cultural e linguística dos falares da comunidade, reconhece e coloca em evidência seus falares nativos, em conformidade com as barreiras linguísticas do território brasileiro.


  • Mostrar Abstract
  • This work discusses the linguistic and cultural peculiarities of the residents of Paraná do Jurupary – Puku/ Comunidade Salvação, it is guided by participant intervention, bibliographic review and field research, in observations carried out on site in the Community. The general objective of this research is to understand the historicity and contextualization that surrounds the native speech of the local inhabitants. Thus, the specific objectives of this research are: to discover the complexity and social problems related to the way of speaking of native residents of Paraná do JuruparyPuku/ Comunidade Salvação in Alenquer – PA; expose the language, its expressions and the main factors that contributed to the origin of the traditional speech of the native inhabitants of Paraná do Jurupary-Puku/ Comunidade Salvação in Alenquer – PA and identify which were the linguistic influences that contributed to the traditional formation of native speech do Paraná do Jurupary-Puku/ Comunidade Salvação in Alenquer – PA, where the historical/linguistic context of the emergence of the native language was investigated, through individual interviews with local residents, culminating in the elaboration of the research results. Data collection took place in the natural conditions in which the phenomena occurred, where they were observed (03 native people aged over 60 years, 03 residents aged between 40 and 50 years and 03 residents aged between 18 and 30 years). In this sense, the technique used was direct observation, where, as an observer follows the daily experiences of those observed, they can try to understand their worldview, the meaning attributed to the reality that surrounds them and their own actions, such as also, discover new aspects of a problem. The theoretical framework is based on the main authors: Faraco (2005), Freire (2003/ 2011), Lucchesi (2009/ 2012), Rodrigues (2018), Silva (2008). The final analysis of this research understands the situation that involves historical/cultural and linguistic contextualization of the community's speech, recognizing and highlighting their native speech, in accordance with the linguistic barriers of the Brazilian territory.

13
  • KRISHNA BARROS GONÇALVES
  • “DESEJO QUE SE FAZ MAGMA NAS ENTRANHAS”: CRÍTICA FEMINISTA, LINGUAGEM SUBVERSIVA E EROTISMO EM “MAGMA” DE OLGA SAVARY

  • Orientador : ODENILDO QUEIROZ DE SOUSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOEL CARDOSO DA SILVA
  • ODENILDO QUEIROZ DE SOUSA
  • RAINERIO DOS SANTOS LIMA
  • Data: 27/09/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação propõe uma análise da poesia de Olga Savary em sua obra "Magma", focalizando o uso do erotismo como uma forma de resistência às estruturas patriarcais dentro da crítica literária feminista. A pesquisa tem como objetivo principal analisar o erotismo na obra poética "Magma" como um mecanismo de subversão das normas patriarcais, promovendo uma linguagem poética que desafia convenções sociais e afirma a autonomia e o empoderamento feminino. Para alcançar este objetivo, o trabalho examina a construção poética do corpo e do desejo erótico na obra, identificando-os como instrumentos de empoderamento feminino. Através da análise detalhada dos poemas, busca-se compreender como Savary utiliza a linguagem subversiva para desconstruir as narrativas patriarcais e promover uma visão mais emancipatória do corpo feminino e do desejo.  Além disso, este estudo contextualiza "Magma" dentro do movimento feminista, situando a obra no panorama histórico e social em que foi produzida. A partir dessa contextualização, será possível entender melhor as influências e os impactos da poesia de Olga Savary no cenário literário brasileiro e nas discussões sobre gênero e sexualidade.  A pergunta que orienta esta pesquisa é: "Como a obra 'Magma', de Olga Savary, utiliza o erotismo como um mecanismo de subversão das normas patriarcais, promovendo uma linguagem poética que desafia convenções sociais e afirma a autonomia e o empoderamento feminino?" A resposta a essa questão será buscada através da análise crítica dos poemas selecionados, contribuindo para a compreensão da relevância da obra na luta pela igualdade de gênero.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation proposes an analysis of Olga Savary's poetry in her work "Magma", focusing on the use of eroticism as a form of resistance to patriarchal structures within feminist literary criticism. The research's main objective is to analyze eroticism in the poetic work "Magma" as a mechanism for subverting patriarchal norms, promoting a poetic language that challenges social conventions and affirms female autonomy and empowerment.  To achieve this objective, the work examines the poetic construction of the body and erotic desire in the work, identifying them as instruments of female empowerment. Through detailed analysis of the poems, we seek to understand how Savary uses subversive language to deconstruct patriarchal narratives and promote a more emancipatory vision of the female body and desire.  Furthermore, this study contextualizes "Magma" within the feminist movement, placing the work in the historical and social panorama in which it was produced. From this contextualization, it will be possible to better understand the influences and impacts of Olga Savary's poetry on the Brazilian literary scene and on discussions about gender and sexuality.  The question that guides this research is: "How does Olga Savary's work 'Magma' use eroticism as a mechanism for subverting patriarchal norms, promoting a poetic language that challenges social conventions and affirms female autonomy and empowerment?" The answer to this question will be sought through critical analysis of the selected poems, contributing to the understanding of the work's relevance in the fight for gender equality.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-02.ufopa.edu.br.srv2sigaa