Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFOPA

2024
Dissertações
1
  • CRISTIANE PEREIRA MOREIRA
  • AS TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO EDITORIAL DE LIVRO PARA CRIANÇAS PELA TEIA DOS “ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS” NAS CATEGORIAS CRIANÇA E TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO CRIANÇA DA FNLIJ.

  • Orientador : ZAIR HENRIQUE SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ZAIR HENRIQUE SANTOS
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
  • Data: 26/02/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa investigou teve como objetivo identificar as tendências da produção editorial dos livros para criança, no que diz respeito à literatura, à ilustração, ao projeto gráfico, aos elementos estéticos e aos aspectos históricos, culturais e políticos, por meio dos livros infantis com o selo “Altamente Recomendável” do Prêmio Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), nos anos 2020, 2021 e 2022. Enquanto estratégia investigativa utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica, associada à Análise Documental. O embasamento teórico se deu referente aos conceitos de Livro, Leitura, Literatura, Literatura infantil, Estética, Leitura, Criança e Infância e os procedimentos de análise ocorreram em documentos, como: regulamentos, listas de resultados, reportagens antigas, entrevistas, livros, estatuto e relatórios de pesquisas. A coleta de dados dos livros analisados se deu por meio do Instrumento de Registros para Análise dos Livros para crianças (de própria autoria). A partir dos resultados obtidos, identificou-se investimento tecnológico que proporciona a diversidade estrutural nos projetos gráficos,  a presença tanto da linguagem escrita, quanto da linguagem visual, a complexidade na leitura destes livros, o uso da palavra literatura como mera finalidade comercial, a influência da FNLIJ nas listas de livros das políticas públicas de compra e distribuição do Ministério da Educação (MEC) e na indústria editorial de livros infantis brasileira, a composição geográfica dos leitores - votantes da FNLIJ com pouca representatividade de especialistas da Amazônia, a pouca presença da Literatura Infantil enquanto campo de estudo nos cursos de licenciatura em Letras. Desta forma, a pesquisa sugere a luta pela garantia de direito ao acesso e à leitura dos livros com selo “Altamente Recomendável”, além dos premiados, à todas as escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a criação de disciplinas do campo de estudo Literatura Infantil e maior representatividade de leitores-votantes de outras regiões do país.


  • Mostrar Abstract
  • This research aimed to identify trends in the editorial production of children's books, with regard to literature, illustration, graphic design, aesthetic elements and historical, cultural and political aspects, through children's books with the “Highly Recommended” seal of the Annual Award of the National Children's and Young People's Book Foundation (FNLIJ), in the years 2020, 2021 and 2022. As an investigative strategy, Bibliographic Research was used, associated with Document Analysis. The theoretical basis was based on the concepts of Book, Reading, Literature, Children's Literature, Aesthetics, Reading, Children and Childhood and the analysis procedures took place in documents such as: regulations, lists of results, old reports, interviews, books, statutes and research reports. Data collection from the books analyzed took place using the Records Instrument for Analysis of Books for children (own authorship). From the results obtained, technological investment was identified that provides structural diversity in graphic projects, the presence of both written and visual language, the complexity in reading these books, the use of the word literature as a mere commercial purpose, the influence of the FNLIJ on the book lists of the public purchasing and distribution policies of the Ministry of Education (MEC) and on the Brazilian children's book publishing industry, the geographic composition of readers - FNLIJ voters with little representation of experts from the Amazon, the little presence Children's Literature as a field of study in Literature degree courses. In this way, the research suggests the fight to guarantee the right to access and read books with the “Highly Recommended” seal, in addition to those awarded, to all public schools of Early Childhood Education and Elementary Education, the creation of disciplines in the field of study Children's Literature and greater representation of voting readers from other regions of the country.

2
  • CARLA DANIELE BAIA DE SOUZA
  • FORMAS DE RECATEGORIZAÇÃO E TRANSCATEGORIZAÇÃO EM NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS: DIMENSÕES COGNITIVO-CULTURAIS

  • Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • Data: 28/02/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo adota como referência o título: Formas de Recategorização e Transcategorização em Narrativas Orais Amazônicas: Dimensões Cognitivo - Cultural, tendo em vista a presença dessas Narrativas na cultura popular da Amazônia. O estudo fundamenta-se nas contribuições teóricas sobre “Linguística Textual” (Koch, 2008), “A Referenciação como Atividade Cognitivodiscursiva e Interacional” (Koch, 2001), Oralidade (Marcuschi, 2010, Souza, 2018), em pesquisas sobre Narrativas Orais Amazônicas (Moura, 2013, Medeiros, 2015). A pesquisa caracteriza-se como pesquisa de intervenção participante. Essa característica dá-se pelo fato de o pesquisador envolver-se e identificar-se com as comunidades investigadas (Freire, 1986). A pesquisa objetivou detectar os processos de recategorização e transcategorização em narrativas orais da cultura popular de povos ribeirinhos no interior da Amazônia, especificamente nas comunidades de Irurama e Igarapé Açu da ponta Negra, ambas localizadas no interior do município de Santarém-Pará e perceber como essas histórias constroem as referências culturais dos contextos onde elas são contadas. Na primeira fase foi realizada a análise bibliográfica acerca do tema em estudo; na segunda fase ocorreu a pesquisa de campo que se deu com coletas de narrativas, nas Comunidades acima descritas. Essas histórias foram contadas de forma espontânea, no momento em que esta pesquisadora esteve em momentos de interações com as comunidades supracitadas, gravadas, em recursos de áudios com a finalidade em manter a sua originalidade e autenticidade, posteriormente transcritas nas normas de transcrição de texto oral, NURC. De acordo com as postulações de Oliveira Jr (2012), o Projeto NURC surgiu no Brasil em 1969, tendo como objeto de estudo a “norma falada culta” das capitais Brasileiras Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Nessa transcrição foi preservado o maior número possível de elementos pragmáticos, que são os processos comunicativos, tais como: as ênfases, truncamentos das palavras, as pausas, repetições e hesitações, o inverso disso seria reduzir o fenômeno oral ao escrito. Nas análises constam as formas de referenciação, a partir da recategorização e transcategorização em narrativas orais amazônicas. O corpus é formado por quatro entidades: “A mulher que se gerava em onça”, “Curupira”, “Boto” e “Cobra Grande”.


  • Mostrar Abstract
  • This study adopts as its central thematic reference Forms of Recategorization and Transcategorization in Amazonian Oral Narratives: Cognitive - Cultural Dimensions, taking into account the presence of these Narratives in popular culture in the Amazon. The study is based on theoretical contributions on “Textual Linguistics” (Koch, 2008), “Referencing as a CognitiveDiscursive and Interactional Activity” (Koch, 2001), Orality (Marcuschi, 2010, Souza, 2018), in research on Amazonian Oral Narratives (Moura, 2013, Medeiros, 2015). The research is characterized as participatory intervention research. This characteristic is due to the fact that the researcher becomes involved and identifies with the communities being investigated (Freire, 1986). The research aimed to detect the processes of recategorization and transcategorization in oral narratives of the popular culture of riverside peoples in the interior of the Amazon, specifically in the communities of Irurama and Igarapé Açu da Ponta Negra, both located in the interior of the municipality of SantarémPará, and to understand how these Stories build the cultural references of the contexts where they are told. In the first phase, a bibliographical analysis was carried out on the topic under study; In the second phase, field research took place, collecting narratives in the Communities described above. These stories were told spontaneously, when this researcher was interacting with the aforementioned communities, recorded in audio resources with the aim of maintaining their originality and authenticity, later transcribed using oral text transcription standards. , NURC. According to the postulations of Oliveira Jr (2012), the NURC Project emerged in Brazil in 1969, having as its object of study the “educated spoken standard” of the Brazilian capitals Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo and Porto Alegre. In this transcription, as many pragmatic elements as possible were preserved, which are communicative processes, such as: emphases, word truncations, pauses, repetitions and hesitations. The opposite of this would be to reduce the oral phenomenon to the written one. The analyzes include forms of referencing, based on recategorization and transcategorization in Amazonian oral narratives. The corpus is made up of four entities: “The woman who was born into a jaguar”, “Curupira”, “Boto” and “Cobra Grande”.

3
  • LINO ARLEM AZEVEDO BAIA
  •  

     A ESCUTA DO SILÊNCIO: SITUAÇÕES REAIS DE USO DA LIBRAS EM ESCOLAS INCLUSIVAS DE SANTARÉM - PARÁ 

  • Orientador : SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO
  • HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • Data: 29/02/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • RESUMO 

    Esta pesquisa tem como interesse principal o atual cenário do ensino de surdos em escolas do ensino básico da zona urbana de Santarém - Pará, envolvendo a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e a Língua Portuguesa, em modalidade escrita. Verificamos, por meio de relatos de pessoas surdas, como foram suas trajetórias educacionais. Por meio desses relatos encontramos respostas para nossa principal indagação: As metodologias utilizadas no ensino de surdos em Santarém-PA contemplam a utilização da Libras na promoção de um espaço bilíngue e inclusivo? Identificamos como esses ambientes dispõem de recursos que possam favorecer o ensino bilíngue (Libras/ Língua Portuguesa). Os dados da pesquisa foram gerados através de entrevistas semiestruturadas com surdos egressos do ensino básico, para que eles pudessem expressar, por meio de sua língua, as experiências que tiveram em suas trajetórias de formação. Os relatos de experiência estão relacionados a seis surdos egressos, usuários da Libras, com idade entre 29 e 35 anos. Os surdos egressos relataram suas opiniões acerca do ensino que receberam, e assim fizemos a recolha e análise desses relatos que se desdobraram nos resultados dessa pesquisa. Como falaremos de uma língua, nos sentimos motivados a investigar seus aspectos em situações reais de uso através de seus falantes. Para dialogar teoricamente com esse trabalho, citamos importantes obras de autores como Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009), Ferreira (2010), Quadros (2019), entre outros. O desfecho dessa pesquisa confirmou o fato de que a Libras não foi utilizada no processo de ensino e aprendizagem dos entrevistados durante o ensino básico. Os resultados mostraram que embora estivessem incluídos, estavam passando por situações de indiferença e desigualdade em relação aos alunos ouvintes, o que nos leva a pensar acerca da extrema importância da acessibilidade linguística e metodológica para a educação de surdos. Esperamos contribuir para a ampliação e reflexão dos debates acerca da necessidade de expansão e oferta do ensino bilíngue na cidade de Santarém. 


  • Mostrar Abstract
  • This research is mainly interested in the current scenario of teaching the Deaf in elementary schools in the urban area of Santarém - Pará, involving the Brazilian Sign Language - Libras and the Portuguese Language, in written form. We will verify, through reports of Deaf people, how their educational trajectories were. Through these reports we can find answers to our main question: Do the methodologies used in teaching Deaf people in Santarém-PA include the use of Libras in promoting a bilingual and inclusive space? We seek to identify whether these environments have resources that may favor bilingual teaching (Libras/Portuguese). The research data will be generated through semi-structured interviews with Deaf graduates from basic education, so that they can express, through their language, the experiences they had in their training trajectories. The experience reports are related to 06 deaf graduates, Libras users, aged between 19 and 40 years. The deaf graduates will report their opinions about the teaching they received, and so we will collect and analyze these reports that will unfold in the results of this research. As we are going to talk about a language, we feel motivated to investigate its aspects in real situations of use by its speakers. To theoretically dialogue with this work, we cite important works by authors such as Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009), Ferreira (2010), Quadros (2019), among others. The outcome of this research could bring contributions to the knowledge of the intrinsic aspects of the use of Libras in the teaching of the Deaf and broaden the reflection and debates about the need to expand and offer bilingual education in the city of Santarém.

4
  • LUÊNISSON LUÍS MESQUITA DE OLIVEIRA
  • Da gramática para o discurso: análise da construção “toma-te” falada na cidade de Santarém-PA

  • Orientador : EDIENE PENA FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDIENE PENA FERREIRA
  • ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • Data: 01/03/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Buscamos, neste trabalho, investigar a função que a construção “toma-te/lhe” desempenha no falar santareno. Esta pesquisa se enquadra na teoria funcionalista, pois “A língua é determinada pelas situações de comunicação real em que falantes reais interagem e, portanto, seu estudo não pode se resumir à análise de sua forma” (FURTADO DA CUNHA; TAVARES, 2007, p. 14). Além disso, este trabalho se baseia na teoria da Gramática de Construções, que defende o postulado de que a língua, de uma perspectiva sincrônica, é constituída de pareamentos forma-significado, as chamadas construções, organizados em rede (GOLDBERG, 2006; LANGACKER, 2008). Para este trabalho utilizamos como procedimentos metodológicos: a) a coleta de dados, que foram registrados de maneira informal pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – GELOPA, no período de 2020 a 2021. Foram registradas 51 (cinquenta e uma) ocorrências de usos do item tomar no contexto de fala santareno, sendo 42 (quarenta e duas) com a expressão “toma-te” e 9 (nove) com a variação “toma-lhe”; b) análise semântico-pragmático das ocorrências, na tentativa de entender o que estas formas expressam, qual a intenção comunicativa do falante ao se utilizar de tal construção no momento da interação, a isso chamaremos de função; e c) teste de percepção, que serviu para corroborar a hipótese que levantamos sobre os significados da construção em estudo. Reproduzimos situações reais em que o uso apareceu denotando as três possibilidades mais importantes que consideramos que as construções significam, a saber: contentamento com a dor do outro, espanto/susto e felicidade. Os resultados apontam que a construção “toma-te/lhe” tem importante papel na interação dos falantes santarenos.


  • Mostrar Abstract
  • In this work, we seek to investigate the function that the construction “toma-te/lhe” plays in the Santareno speech. This research fits into the functionalist theory, for “Language is determined by the real communication situations in which real speakers interact, and therefore, its study cannot be limited to the analysis of its form” (FURTADO DA CUNHA; TAVARES, 2007, p. 14). Furthermore, this work is based on the theory of Construction Grammar, which defends the postulate that language, from a synchronic perspective, is provided by form-meaning pairings, the so-called constructions, organized in a network (GOLDBERG, 2006; LANGACKER, 2008). For this work we used the following methodological procedures: a) a collection of data, which were recorded informally by the Linguistic Studies Group of Western Pará – GELOPA, in the period from 2020 to 2021. 51 (fifty-one) occurrences of uses of tomar in the context of Santareno speech, 42 (forty-two) with the expression “toma-te” and 9 (nine) with the variation “toma-lhe”; b) semantic-pragmatic analysis of occurrences, in an attempt to understand what these forms express, what the speaker's communicative intention is when using such a construction at the time of interaction, this we will call function; and c) perception test, which served to corroborate the hypotheses we raised about the meanings of the construction under study. We reproduced real situations in which the use appeared denoting the three most important possibilities that we consider the constructions to mean, namely: contentment with the other's pain, astonishment/fright and happiness. The results indicated that the construction “toma-te/lhe” plays an important role in the interaction of Santarém speakers.

5
  • CIBELE PIXININE BATISTA
  • O FEMININO NA LITERATURA DE SHIRLEY JACKSON: UMA ANÁLISE DE “THE HAUNTING OF HILL HOUSE” (1959)

  • Orientador : ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
  • FABIANA DE LACERDA VILAÇO
  • LUIZ FERNANDO DE FRANCA
  • Data: 01/03/2024
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho propõe fazer uma reflexão sobre a obra de escritora norte-americana Shirley Jackson (1916 – 1965), tendo como foco de estudo e análise o romance The Haunting of Hill House (1959). Nosso objetivo é compreender como a literatura de Jackson configura questões de gênero em voga na sociedade estadunidense dos anos 1950, década da publicação do livro. Para isso, buscamos identificar e examinar as temáticas relativas ao feminino figuradas no romance, com base em uma análise conjunta entre as estruturas narrativas do texto e as suas condições de produção.


  • Mostrar Abstract
  • This work proposes a reflection on the oeuvre of American writer Shirley Jackson (1916 – 1965), focusing on the study and analysis of the novel "The Haunting of Hill House" (1959). We aim to comprehend how Jackson's literature configures gender issues prevalent in the American society of the 1950s, the decade of the book's publication. To achieve this, we seek to identify and examine themes related to the feminine portrayed in the novel, based on a combined analysis of the narrative structures of the text and its production conditions.

6
  • TEREZA DO CARMO BENTES DE VASCONCELOS
  • A CONCEPÇÃO DE IDENTIDADE SOCIOCULTURAL NA BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR) DO ESTADO DO PARÁ: UMA CRÍTICA DO DISCURSO

  • Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HELIUD LUIS MAIA MOURA
  • SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
  • JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
  • Data: 26/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa parte da análise do tema identidade sociocultural na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do estado do Pará, e em outros documentos curriculares normativos de responsabilidade governamental nas esferas estadual e nacional, constituídos para orientação e cumprimento de suas disposições. A elaboração e construção destes documentos nos dão indícios de que os mecanismos ideológicos presentes em textos desta natureza não são favoráveis a um espaço de crítica e outras abordagens que vão de encontro a suas características hegemônicas de poder. Analisar os papéis representados pelos participantes em determinados contextos institucionais nas dimensões da ADC (Análise de Discurso Crítica) em sua vertente Dialético relacional de Fairclough (2001) como também investigar como estão situados no texto os modos de operação da ideologia classificados por Thompson (2011) norteiam os objetivos desta pesquisa. Os referenciais de identidade trazidos por Fairclough dialogam com as de Stuart Hall (2006) que apresenta a identidade cultural na pós-modernidade. Os documentos curriculares oficiais serão o ponto de investigação do qual traçaremos análises sobre como o discurso constrói significados, influência nas formações de identidades e na prática social, de modo a favorecer grupos posicionados em ambientes institucionais principalmente na educação e na política, em espaços como a mídia e redes sociais. Dessa forma, discurso de “construir”, moldar ou definir uma identidade se manifestam na proposta curricular e se são passiveis de influências, reprodução ou mudanças sociais.


  • Mostrar Abstract
  • This study initiates with the examination of the sociocultural identity theme within the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) of Pará state, alongside other normative curricular documents issued by governmental bodies at both state and national levels, intended for guidance and implementation. The formulation and drafting of these documents suggest that the ideological underpinnings within such texts do not readily accommodate critical discourse or alternative perspectives that challenge their hegemonic power dynamics. Consequently, this research endeavors to analyze the roles assumed by stakeholders within specific institutional contexts through the lens of Critical Discourse Analysis (CDA), particularly employing Fairclough's Relational Dialectical framework (2001). Additionally, it aims to explore how the ideological mechanisms outlined by Thompson (2011) are situated within the textual discourse. Fairclough's conceptualization of identity is juxtaposed with Stuart Hall's (2006) portrayal of cultural identity in postmodernity, enriching the theoretical framework. Official curricular documents serve as the focal point for investigating how discourse shapes meanings, influences identity formation, and impacts social practices, especially within institutional realms such as education and politics, as well as in media and digital platforms. Consequently, the discourse of “constructing”, shaping, or defining identity manifests within curricular proposals and is susceptible to external influences, reproduction, or societal changes.

7
  • JÉSSICA MARIA SAMPAIO DE LIMA
  • Questões de classe e gênero em Tess of the d'Urbervilles, de Thomas Hardy

  • Orientador : ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DÉBORA REIS TAVARES
  • ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
  • FABIANA VALERIA DA SILVA TAVARES
  • JOSE GUILHERME DOS SANTOS FERNANDES
  • Data: 02/05/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho tem como principal objetivo investigar como as relações de gênero e de classe
    (presentes especificamente no âmbito da Inglaterra rural) do século XIX se manifestam no
    enredo e na construção das personagens do romance Tess of the d’Urbervilles (1891), de
    Thomas Hardy, influenciando diretamente em sua forma. Para tanto, apresentamos
    brevemente o contexto sócio-histórico dessa parcela da sociedade ao longo da Era Vitoriana e
    o tomamos como uma das principais condições de produção do autor na criação do universo
    fictício de Wessex. No primeiro capítulo, concentrando-nos em uma análise de classe,
    concluímos, por meio das relações sociais estabelecidas e das condições de trabalho a que a
    protagonista Tess é submetida, que o trabalho, de acordo com características que apresenta,
    pode ser uma ferramenta de dignificação ou de degradação da personagem principal Tess,
    influenciando diretamente o ambiente ocupado por ela. Essas condições de trabalho
    frequentemente alinham-se com seu estado de espírito, sendo, muitas vezes, também uma
    materialização externa de seus sentimentos e angústias pessoais. No segundo capítulo,
    voltamo-nos para a influência das relações interpessoais estabelecidas entre Tess e os dois
    antagonistas, Angel Clare e Alec d’Urberville. Se, a priori, ela se vê limitada por suas
    alternativas como trabalhadora rural, é em seus relacionamentos que a opressão de gênero se
    evidencia. Juntas, a moralidade religiosa e as convenções sociais rígidas da sociedade
    patriarcal, personificada no romance pelos pares masculinos de Tess, a condenam ao
    sofrimento e a uma vida de julgamentos, ocasionando sua ruína social e levando-a a tomar
    atitudes extremas em busca de libertação. Em suma, a verossimilhança da obra em relação ao
    seu contexto de produção evidencia a interferência do elemento sócio-histórico da época em
    sua composição


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to dissertate on how gender and class relations (specifically the ones present
    in the context of rural England) of the 19th century manifest themselves in the plot and
    construction of the characters in Thomas Hardy's novel Tess of the d’Urbervilles (1891),
    directly influencing its form. To do so, we briefly present the socio-historical context of this
    segment of society throughout the Victorian Era and take it as one of the main conditions of
    the author's production in creating the fictional universe of Wessex. In the first chapter,
    focusing on a class analysis, we conclude, through the established social relations and the
    working conditions to which the protagonist Tess is subjected, that work, according to the
    characteristics it presents, can be a tool for either dignifying or degrading the main character
    Tess, directly influencing the environment she occupies. These working conditions often align
    with her state of mind, also serving as an external materialization of her personal feelings and
    anxieties. In the second chapter, we turn to the influence of the interpersonal relationships
    established between Tess and the two antagonists, Angel Clare and Alec d’Urberville. If, a
    priori, she finds herself limited by her alternatives as a rural worker, it is in her relationships
    that gender oppression becomes evident. Together, religious morality and the rigid social
    conventions of patriarchal society, personified in the novel by her male counterparts,
    condemn her to suffering and a life of judgment, resulting in her social ruin and leading her to
    take extreme actions in search of liberation. In summary, the verisimilitude of the work in
    relation to its production context highlights the interference of the socio-historical element of
    the time in its composition.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa