Apresentação

O ProfSaúde é um programa de pós-graduação Stricto sensu em Saúde da Família, apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e aprovado em 2016. O mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída por instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz. O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e os Ministério da Saúde e o Ministério da Educação são instituições demandantes e financiadoras deste projeto.

 

O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma estratégia de formação que visa atender a expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação.

 

Público Alvo

Profissionais de saúde, em especial aqueles ligados à Atenção Primária e Saúde da Família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria

 

Modalidade

O ProfSaúde é oferecido na modalidade semipresencial, abrangendo encontros presenciais e atividades desenvolvidas à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

Objetivos

  • Formar profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria, produção de conhecimento e gestão em Saúde da Família;
  • Fortalecer as atividades educacionais de atenção à saúde, produção do conhecimento e de gestão em Saúde da Famíliá nas diversas regiões do país;
  • Articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia de Saúde da Família;
  • Estabelecer uma relação integradora entre o serviço, os trabalhadores, os estudantes da área de saúde e os usuários.
 

Concepção Pedagógica

O ProfSaúde é centrado no aluno como sujeito de aprendizagem, respeitando sua autonomia e acolhendo a importante bagagem de conhecimentos e experiências que traz de sua vivência profissional. A organização curricular baseia-se nos referenciais da educação por competências. Seu desenho curricular contempla três eixos pedagógicos: Atenção, Educação e Gestão.

As linhas de pesquisa são:

1- Atenção
à saúde, acesso e qualidade na atenção básica em saúde

Esta linha tem como objetivo desenvolver estudos sobre o processo saúde-doença-cuidado e os modelos tecnoassistenciais em saúde, a visão crítica sobre a biomedicina e a medicina centrada na pessoa, onde a singularidade dos sujeitos, a clínica ampliada e compartilhada são temas de interesse. Considerando que o primeiro contato do indivíduo no sistema de saúde (acesso), a integralidade, o vínculo longitudinal e a coordenação do cuidado são atributos essenciais da APS, estudos que aprofundem esses temas serão fomentados de forma a qualificar as práticas de cuidado pela saúde da família.

2- Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis

Esta linha tem como objetivo desenvolver pesquisas que considerem o conceito de risco, vulnerabilidade e determinantes sociais em saúde e suas aplicações para a atenção à saúde.
Pretende-se estudar o cuidado às famílias, seus ciclos de vida e os respectivos instrumentos para abordagem familiar.

3- Educação e saúde: tendências contemporâneas da educação, competências e estratégias

Esta linha tem como objetivo desenvolver pesquisas que permitam estudar e experimentar concepções teórico-metodológicas mais adequadas para orientar a formação de profissionais de saúde a desenvolverem projetos e práticas de educação em saúde, em nível da atenção básica, visando o empoderamento das pessoas, famílias e comunidades em prol de mudanças para uma vida mais saudável, de qualidade.

4- Gestão e avaliação de serviços na estratégia de saúde da família/atenção básica

Esta linha tem por objetivo desenvolver pesquisas que produzam evidências organizacionais, com base em modelos de gestão e assistenciais relacionados à saúde da família/AB. Desenvolver estudos avaliativos que investiguem processos, resultados e/ou impacto de ações e programas relativos à saúde individual, familiar e comunitária e metodologias de avaliação, com foco na melhoria da efetividade e qualidade, formulando critérios e indicadores mais adequados ao campo de práticas do SF/AB.

5- Informação e saúde

Esta linha tem por objetivo desenvolver pesquisas que analisem as características e entraves à melhoria da qualidade das informações em saúde. O gerenciamento da informação e tomada de decisões na atenção primária: importância e dificuldades da produção de dados em nível local. Análise crítica de indicadores. Principais sistemas de informação em saúde relacionados à atenção básica em saúde: cenário atual e perspectivas (e-SUS). Segurança e confiabilidade da informação nos registros eletrônicos.

6- Pesquisa clínica: interesse da atenção básica

Esta linha tem por objetivo desenvolver estudos sobre bases operacionais da Gestão da Clínica, a produção de evidências clínicas, linhas de cuidado, protocolos clínicos e assistenciais e sua utilização na Saúde da Família à luz da integralidade do cuidado (prevenção, diagnóstico, terapêutica e reabilitação). Relação Médico Paciente e o método clínico centrado na pessoa. Avaliação da incorporação de tecnologias em saúde; estudos que considerem a eficácia, efetividade e eficiência de intervenções, programas, novos medicamentos e tecnologias em saúde.

7- Vigilância em saúde

Esta linha tem como objetivo, desenvolver pesquisas acerca das Bases da Vigilância em Saúde e sua integração com o Saúde da Família/atenção básica. Contextualizar as vigilâncias: epidemiológica (VE), sanitária (VISA), ambiental (VA) e do trabalhador (VST), como componentes operacionais que materializam e subsidiam a promoção e a proteção da saúde da população.



O Mestrado Profissional em Saúde da Família terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga horária total de 960 horas. Serão 42 créditos distribuídos entre 32 créditos para as disciplinas obrigatórias (480 horas) e 10 créditos atividades complementares (150 horas) e 22 créditos para dissertação (330 horas).


Corpo docente do ProfSaúde/ISCO/UFOPA, email e link do  CV lattes


1. ANDREA DOS SANTOS CARDOSO (andrea.cardoso@ufopa.edu.br) http://lattes.cnpq.br/0029782115452282

2. ANNELYSE ROSENTHAL FIGUEIREDO (annelyse.figueiredo@ufopa.edu.br) http://lattes.cnpq.br/5857906173194292

3. CRISTIANO GONCALVES MORAIS (cristiano.goncalves.morais@gmail.com) http://lattes.cnpq.br/6000517420025367

4. ELAINE CRISTINY EVANGELISTA DOS REIS (elaine.reis@ufopa.edu.br) http://lattes.cnpq.br/4636429297569392

5, HELOISA DO NASCIMENTO DE MOURA MENESES (heloisa.meneses@ufopa.edu.br) http://lattes.cnpq.br/3672995916961731

6. HERNANE GUIMARAES DOS SANTOS JUNIOR (hernane.santos@ufopa.edu.br) http://lattes.cnpq.br/2613678676803885

7. JULIANA GAGNO LIMA(juliana.gl@ufopa.edu.br) http://lattes.cnpq.br/5426198496044277

8. MARINA SMIDT CELERE MESCHEDE (marina.meschede@ufopa.edu.br) http://lattes.cnpq.br/0315034444431020

9. MÁRCIA CRISTINA RODRIGUES FAUSTO (marciafausto.ensp@gmail.com) http://lattes.cnpq.br/6788876243255544

10. RUI MASSATO HARAYAMA (rui.harayama@ufopa.edu.br) http://lattes.cnpq.br/5627585214224115

11. TEOGENES LUIZ SILVA DA COSTA (teogenes.costa@ufopa.edu.br) http://lattes.cnpq.br/9273366959295926

12. WILSON SABINO (wilson.sabino@ufopa.edu.br) http://lattes.cnpq.br/6952341456850495



ProfSaúde nacional: https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/

 
E-mail: profsaude.isco@ufopa.edu.br (coordenação)
            secretariapos.isco@ufopa.edu.br (secretaria)

 

Endereço: Ufopa - Unidade Tapajós, Bloco Modular Tapajós 1 (BMT 1), 1 andar, sala 214


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - JULIANA GAGNO LIMA

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    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: profsaude.isco@ufopa.edu.br

  • - MARINA SMIDT CELERE MESCHEDE

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    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

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