|
Disertaciones |
|
1
|
-
MADMA LAINE COLARES GUALBERTO
-
A manifestação da corporeidade nas práticas pedagógicas dos professores de educação infantil em Santarém-Pará
-
Líder : HERGOS RITOR FROES DE COUTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO
-
HERGOS RITOR FROES DE COUTO
-
SINARA ALMEIDA DA COSTA
-
Data: 10-feb-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este estudo teve como objeto investigar a manifestação da corporeidade nas práticas pedagógicas de professores de educação infantil em sala de atividades com as crianças de escolas públicas e privadas de Santarém Pará. Desenvolveu-se uma linha metodológica de caráter descritivo e campo, com uma abordagem qualitativa. Utilizou-se as técnicas de pesquisa da observação não participante e entrevista semiestruturada com 08 professoras, que atuam com a pré-escola na educação infantil. Os dados foram analisados utilizando-se o recurso da Análise do Conteúdo (BARDIN, 1979). A pesquisa constatou que: as práticas pedagógicas são realizadas, geralmente, de maneira individual, célere e fragmentada, com poucas possibilidades de criação que permitam às crianças vivenciarem manifestações corporais, entre elas: a maioria das professoras desconhece a temática corporeidade, provavelmente, porque não tiveram acesso à tais discussões durante a formação acadêmica; por via de regra as maiores dificuldades apontadas pelas professoras estão relacionadas à carência de materiais, tempo e espaços, à formação pedagógica, à exigência dos pais e da instituição para que as crianças aprendam a ler e escrever precocemente. Os resultados permitem concluir que as práticas pedagógicas de 07 participantes desta pesquisa não estão embasadas pelas discussões deste estudo, refletindo assim na realização de práticas pedagógicas estanques, existentes, formuladas e reproduzidas. Desta forma, constatou-se que a corporeidade se manifestou apenas na prática pedagógica de 01 professora, uma vez que as atividades desenvolvidas por esta profissional pautam-se na promoção de vivências com os outros seres, com os objetos e com o mundo, fomentando a imaginação, criatividade, sensibilidade, cooperação e o desenvolvimento integral da criança. Portanto, esta pesquisa buscou enfatizar que a corporeidade deve ser compreendida como o foco primeiro para uma educação integral, reflexiva e participativa do ser humano. Logo, cabe aos profissionais de educação infantil reconhecer que as práticas pedagógicas precisam ser ressignificadas e recriadas com o olhar na corporeidade, a partir do compromisso com a formação das crianças.
|
|
2
|
-
WENDELL ROCHA SÁ
-
EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS MORADORES DA ILHA DE SÃO MIGUEL - SANTARÉM-PARÁ
-
Líder : ANSELMO ALENCAR COLARES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
-
JOSE ROBERTO RUS PEREZ
-
ANTONIA DO SOCORRO PENA DA GAMA
-
Data: 13-mar-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Na presente dissertação apresento os resultados do esforço de produção de conhecimento no campo educacional, tendo em vista a diversidade amazônica e as singularidades da região de várzea, lócus da pesquisa, objetivando compreender e registrar o processo político-educacional realizado pelos moradores da ilha de São Miguel, no período de 1970 a 2016, concomitante a experiência bem sucedida de uso sustentável dos recursos naturais no ambiente de várzea do município de Santarém - Pará. Processo este que garantiu aos comunitários a conquista do direito de uso exclusivo do território em área que a Constituição Brasileira (1988) determina como de livre acesso, considerando os fatores culturais, econômicos e políticos que fundamentam a construção do modelo organizacional. Para isso, busquei compreender a experiência e os mecanismos utilizados pelos ribeirinhos que tem garantido bons resultados há mais de quarenta anos; por se tratar de uma pesquisa no campo da educação, busquei entender o trabalho realizado pela escola envolvendo temáticas do cotidiano da comunidade; bem como a interação entre escola-comunidade e a contribuição de ambas no processo de consciência ambiental e organização política dos moradores. A metodologia consiste em uso de registros históricos, entrevistas individuais, atividades em grupos focais e as experiências que vivenciei na condição de liderança comunitária, bem como depoimentos dos sujeitos envolvidos diretamente nos trabalhos, os quais foram enriquecedores das análises e condições fundamentais para entender o processo. Os resultados indicam que o território, hoje sob o controle e gestão da comunidade, é resultado de um conjunto de estratégias e lutas coletivas desenvolvidas pelos ribeirinhos ao longo de varias gerações e que as medidas adotadas pelas lideranças a partir da década de 1970, em contexto de degradação socioambiental na Amazônia, não se realizaram de forma pacífica, nem foram assimiladas imediatamente por todos os moradores, levando décadas para se efetivar. Ademais, algumas ações praticadas pelos comunitários não possuíam respaldo jurídico, foram efetivadas através de lutas e resistências do grupo, uma vez que o projeto estatal e as leis se contrapunham aos interesses dos ribeirinhos. Não obstante, por meio da resistência e lutas coletivas, conseguiram legitimar regionalmente suas territorialidades e respaldarem juridicamente suas estratégias, garantindo o direito de uso exclusivo do território. Nesse processo as parcerias firmadas com os agentes de mediações analisados no decorrer do trabalho e a participação da escola foram fundamentais para a construção de consciência ambiental e organização politica dos moradores que nos últimos anos têm enfrentado as adversidades e lutado pela permanência das novas gerações na fração do espaço historicamente delimitada.
|
|
3
|
-
LILIAN AQUINO OLIVEIRA
-
Análise da implantação e do processo inicial da avaliação institucional na Ufopa
-
Líder : ANSELMO ALENCAR COLARES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
-
JOSE ROBERTO RUS PEREZ
-
MARIA RAIMUNDA SANTOS DA COSTA
-
Data: 15-mar-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Esta pesquisa problematizou a avaliação institucional da Universidade Federal do Oeste do Pará, no âmbito do Sinaes. Teve como objetivo geral analisar a implantação e o processo inicial de avaliação institucional no período de 2012 a 2014. Trata-se de um estudo à luz da política nacional de avaliação da educação superior, a partir de uma abordagem qualitativa, ancorada em pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Com vistas a dar sustentação às análises, nos apoiamos em autores que compreendem a avaliação em sua concepção emancipatória, como Dias Sobrinho, Rothen, Ristoff e Queiroz, entre outros. Analisar a atual política nacional de avaliação da educação superior exigiu o conhecimento do aparato legal pertinente ao Sinaes, a fim de compreender a materialização do Sistema na instituição lócus do estudo. A análise dos dados coletados foi realizada a partir de categorias que emergiram da própria pesquisa, e estão descritas no desenvolvimento da dissertação. Entre as conclusões permitidas pelo estudo, destacamos que a Ufopa concebe a avaliação como instrumento a ser associado ao planejamento e à gestão para a promoção do desenvolvimento institucional, porém ainda não conseguiu concretizá-la enquanto cultura institucional. O estudo aponta, também, a necessidade da Instituição avançar no fomento da avaliação em sua perspectiva formativa, superando a perspectiva meramente regulatória que tem sido imposta pelo Sistema às instituições de ensino superior de modo geral. Assim, tornar-se-á possível que a avaliação institucional esteja imbricada ao planejamento e gestão, com processos autorreferenciados oriundos da reflexão permanente do cotidiano da Ufopa.
|
|
4
|
-
EDIVALDA NASCIMENTO DA SILVA
-
Formação de educadores para as escolas do campo em Santarém: da construção a partilha de saberes
-
Líder : SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
HERGOS RITOR FROES DE COUTO
-
MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
-
SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
-
Data: 23-mar-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
A Educação do Campo no Brasil vem passando por um momento de ressignificação a partir do crescimento das pesquisas nessa área, da luta dos movimentos sociais sobre uma educação específica para o campo e da reivindicação de políticas públicas para a formação de professores das escolas do campo. No âmbito da formação de professores há uma indagação sobre a utilidade do que se aprende nos cursos de formação e o que se deve ensinar nas escolas. Os currículos de formação são compatíveis com as necessidades específicas de formação? Educação do Campo, Políticas Públicas e Formação de Professores: da construção à partilha de saberes é um estudo de caso do Programa de Apoio à Formação de Professores PROCAMPO, do IFPA Campus Santarém, que tem como interesse analisar quais as contribuições da matriz curricular proposta pelo programa para a formação pedagógica dos docentes, verificando quais os eixos temáticos de formação são considerados mais relevantes para o processo de ensino e aprendizagem e como a formação poderá auxiliar para a geração de novos conhecimentos. O processo de pesquisa qualitativa envolveu a análise bibliográfica e documental na exploração das literaturas sobre o tema e dos documentos norteadores do programa como: Legislações, Diretrizes, PPC do Curso, Portfólios de aprendizagem, Relatórios e TACs. Os dados obtidos receberam o tratamento por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), para a seleção das categorias. Os resultados do estudo serão apresentados ao final da pesquisa.
|
|
5
|
-
JOÃO RICARDO SILVA
-
SAI O CONSUMIDOR, ENTRA O CIDADÃO: Educação Como Práticas da Liberdade no Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Oeste do Pará.
-
Líder : TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANTONIO CARLOS MACIEL
-
JOSE ROBERTO MONTES HELOANI
-
LIDIANE NASCIMENTO LEAO
-
NIRSON MEDEIROS DA SILVA NETO
-
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
Data: 29-mar-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Diante da enorme quantidade de cursos jurídicos ofertados no país e de uma formação jurídica instrumental o presente trabalho de dissertação teve como escopo investigar de que forma a educação jurídica desenvolvida pelo Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) tem contribuído para a construção de uma educação emancipatória. Para isso, se formulou os seguintes objetivos: i) definir as bases teóricas e os temas fundamentais para a discussão de uma educação emancipatória; ii) investigar a educação jurídica ofertada no Bacharelado em Direito da UFOPA, por meio da análise do Projeto Pedagógico do Bacharelado em Direito (PPC Projeto Pedagógico do Curso), de questionários aos estudantes das turmas de 2012, 2013, 2014 e 2015, de questionários aos professores e de entrevista ao coordenador; iii) analisar o marco legal e o contexto de criação da UFOPA, examinando a legislação que regulamenta as instituições de educação superior e o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni); iv) identificar práticas emancipatórias existentes e potenciais no Bacharelado em Direito da UFOPA. A pesquisa tem cunho qualitativo e descritivo, com extensa pesquisa bibliográfica em complementação com a pesquisa empírica. O método adotado foi o materialismo histórico dialético, ou seja, fez-se uma análise não dogmática e tendo por fundamento a realidade material do objeto de pesquisa, em relação ao seu desenvolvimento histórico. Teve-se como autores basilares da fundamentação teórica Boaventura de Sousa Santos, Paulo Freire e István Mészáros. A interpretação dos dados coletados teve apoio na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados demonstraram que os cursos jurídicos no Brasil têm desenvolvido uma educação jurídica dogmática, positivista e acrítica, com foco no mercado de trabalho e pouco preocupada em possibilitar mudanças das relações sociais. Tal perspectiva reverbera na UFOPA. Porém, mesmo que a tônica de expansão dos cursos jurídicos siga a lógica mercadológica e esteja algumas vezes distanciada dos problemas sociais com os quais os futuros bacharéis lidarão cotidianamente, há espaços para construção de práticas emancipatórias. Esses espaços já existem na UFOPA e em outras instituições, produzindo conhecimentos mais dialógicos e que possibilitam o repensar contra hegemônico dentro da academia. São espaços de ecologias de saberes, quem têm muito a aprender com as epistemologias do Sul e o giro decolonial/descolonial. A conclusão é de que essas práticas ainda precisam avançar, terem maior participação dos(as) acadêmicos(as) e ganharem maior legitimidade como propostas hegemônicas para os cursos de Direito no Brasil.
|
|
6
|
-
TEREZINHA DO SOCORRO LIRA PEREIRA
-
OS INDÍGENAS E O ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA: REALIDADE E PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (2010 - 2015)
-
Líder : TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
FLORENCIO ALMEIDA VAZ FILHO
-
GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
-
MAXIM REPETTO
-
Data: 31-mar-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
A inserção e a participação dos povos indígenas no ensino superior fazem parte de lutas e
reivindicações históricas dos movimentos sociais por igualdade de condições na educação e
nas políticas públicas educacionais. Em razão de sua relevância no cenário educacional
brasileiro, elegeu-se essa temática para estudar o acesso e a permanência dos indígenas na
Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O estudo traz, entre outras abordagens, a
discussão da educação indígena com base nos conceitos introdutórios da perspectiva
decolonial, da pedagogia crítica, dos conceitos de interculturalismo e multiculturalismo;
também evidencia o processo de escolarização indígena; aborda ainda as políticas públicas em
educação em uma perspectiva histórica e finaliza com os desafios da diversidade educacional
na região amazônica. Seu objetivo foi analisar o Processo Seletivo Especial (PSE) como uma
política de ação afirmativa de acesso dos indígenas na Ufopa, no período de 2010 a 2015, e
seu impacto para uma educação superior de qualidade para esses povos. Os objetivos
específicos visaram: traçar o perfil dos indígenas ingressantes na Ufopa pelo PSE (2010-
2015); identificar as ações/estratégias de acesso dos indígenas através do PSE na Ufopa desde
a sua implantação; mapear as ações/estratégias da política de ação afirmativa para garantir a
permanência dos indígenas na Ifes; e estudar o impacto decorrente da presença de indígenas
na Ufopa para promover uma educação superior de qualidade. É uma pesquisa qualitativa,
descritiva e exploratória, do tipo estudo de caso microetnográfico. Adotou-se entrevista
gravada com lideranças indígenas (cacique e coordenador do Diretório Acadêmico Indígena -
Dain), gestores e docentes da Ufopa; questionário online (google forms) com diretores de
institutos da Ufopa; questionário impresso com discentes indígenas (PSE, 2010-2015) e
análise de seus memoriais acadêmicos. Os dados foram tratados pela análise de conteúdos de
Bardin (1997) e adotou-se a técnica de triangulação. Os resultados revelaram que o PSE
Indígena é uma expressão da política de ação afirmativa da Ufopa, que possibilitou o acesso
de 254 indígenas ao ensino superior entre 2010 e 2015, com acentuada diversidade étnica (17
etnias), destacando-se os povos arapiun (52), wai wai (40) e munduruku (40). O maior
número deles concentravam-se nos Institutos de Ciências da Educação (Iced) (43%); e de
Ciências da Sociedade (ICS), (19%). Apesar de ações/estratégias institucionais, de caráter
esporádico (bolsa de monitoria CE ANAMA e Programa de Facilitação de Aprendizagem),
visando acompanhar discentes com maior índice de insucesso acadêmico, seus altos
percentuais induzem que a Ufopa não tem atingido resultados satisfatórios que minimizem as
dificuldades de aprendizagem desses indígenas, principalmente em relação à vivência no
mundo acadêmico. A pesquisa revela, portanto, que desde a sua origem a Ufopa tem garantido
anualmente o acesso dos indígenas ao ensino superior por meio de sua política afirmativa;
entretanto, em relação à permanência, poucas ações/estratégias têm sido efetivadas. Dada a
complexidade própria desse processo formativo e das especificidades dos discentes indígenas,
após os resultados revelados neste estudo - a educação superior indígena, pautada nos
princípios da educação integral numa perspectiva humanística, capaz de promover o
desenvolvimento integral do indivíduo nas suas dimensões físicas, intelectual, social cultural
e simbólica - é uma proposta a ser refletida na Ufopa, em virtude de ela ter um contingente
significativo de povos indígenas residentes em suas adjacências.
|
|
7
|
-
DANIELLE CAROLINE BATISTA DA COSTA
-
CANTINHO DE LEITURA - REFLEXÕES SOBRE LEITURA, LITERATURA E FORMAÇÃO
-
Líder : LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
EDIENE PENA FERREIRA
-
ZAIR HENRIQUE SANTOS
-
RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA
-
Data: 10-abr-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Essa dissertação se insere no tema sobre leitura e formação, indagando as motivações e a funcionalidade do cantinho de leitura, mecanismo de promoção de leitura para crianças pequenas bastante difundido no meio pedagógico. Interessa especificamente investigar, no âmbito da produção bibliográfica acadêmica e escolar, como se estabelecem as bases conceituais e pedagógicas de leitura e literatura para criança que sustentam a compreensão de cantinho da leitura e, partir disso, examinar as implicações práticas e teóricas que decorrem dessa concepção. Para tanto, é essencial indagar de que modo a literatura contribui para a formação da subjetividade na infância, seus contrastes com a herança cultural, os valores que se estabelecem como escolha e gosto e o papel do adulto no processo de formação da criança. A literatura, como expressão de arte, é um meio cujo esforço cognitivo pode proporcionar a formação do sujeito no sentido de torná-lo consciente sobre a vida, sem os escamoteamentos oriundos da percepção, muitas vezes ingênua, do adulto sobre a criança. A partir de levantamento bibliográfico, reuniram-se quarenta textos que abordam diretamente ou não o cantinho de leitura como estratégia pedagógica de ensino. A análise deste conjunto de textos evidencia o predomínio de uma concepção liberal de sujeito e de formação, em que predominam o subjetivismo, o espontaneísmo e o pragmatismo. A discussão tem com base Heller (2011), Bourdieu (2015), Britto (2003, 2012, 2015, 2015), Calvino (2015), Adorno (2002, 2005), Sartre (2015).
|
|
8
|
-
ELMARA DE SOUSA GUIMARÃES
-
POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO NO PARÁ: A REALIDADE DO SOME NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA.
-
Líder : MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
-
Data: 13-abr-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
A pesquisa Política de Ensino Médio no Pará: a Realidade do SOME no Município de Itaituba objetivou analisar o SOME nas Escolas Polos no município de Itaituba, visando compreender de que forma os sujeitos que integram essa política percebem a implantação do SOME nas Escolas Polos. Os lócus de pesquisa foram três escolas do meio rural do município de Itaituba e vinte e quatro participantes que se encontram participando do processo de execução da política e integram o SOME, no município de Itaituba (nove alunos, três gestores, seis pais, cinco professores e um coordenador do SOME). O percurso metodológico escolhido se fundamenta na pesquisa qualitativa, tendo como referência um estudo de caso e como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que: a) o SOME não há orientação ou supervisão de um profissional especializado para nortear o trabalho administrativo e pedagógico dos professores, alunos e Escolas Polos; b) o SOME é descontextualizado da vida dos povos do campo; c) possui uma infraestrutura deficitária; d) O SOME possui uma estrutura organizacional rígida, onde o poder de decisão a respeito do planejamento, financiamento, conteúdo programático e dinâmica curricular são centralizadas na Secretaria Estadual de Educação. Apesar das dificuldades na educação ofertada pelo SOME, este tem se dado, até os dias atuais como alternativa para à população do campo do Estado do Pará cursar o ensino médio em suas comunidades e que tem se inserido cada vez mais no contexto dos municípios paraenses, como uma alternativa para garantir a oferta e a expansão do ensino médio no Estado do Pará.
|
|
9
|
-
RODRIGO SOUSA DA CRUZ
-
UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL LIVRE, POR MEIO DA
APRENDIZAGEM POR PROJETOS: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO
IFPA/CAMPUS SANTARÉM
-
Líder : DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
ELIANE CRISTINA FLEXA DUARTE
-
GUILHERME GITAHY DE FIGUEIREDO
-
Data: 24-abr-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
O atual contexto da inserção do homem no mundo do trabalho vem passando por diversas
transformações, as quais têm causado impactos na relação entre educação e trabalho. O modelo
taylorista e fordista de organização e gestão do trabalho foi profundamente abalado pelas
mudanças que iniciaram com o grande avanço científico e tecnológico, em especial com a
mediação da microeletrônica. Esta nova realidade passou a exigir uma formação que contemple
ao trabalhador o desenvolvimento de conhecimentos e saberes profissionais complexos, através
de elementos como a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. A partir da
publicação do Decreto 5.154/04, tornou-se possível a oferta do ensino médio integrado à
educação profissional, o qual é uma alternativa para a superação da dicotomia de formações
existente entre educação geral e profissional. Um dos grandes desafios desta modalidade de
ensino é o de implementar, de fato, o caráter seu integrado. Assim, devem ser buscadas novas
práticas pedagógicas e recursos educacionais que orientem a convergência e a integração de
vários conhecimentos em torno de objetos de investigação para a resolução de situações-
problema. Desta forma, este trabalho é proposto no sentido de investigar quais os eventuais
benefícios da utilização da robótica educacional livre, através da aprendizagem por projetos, no
contexto do Curso Técnico em Informática/Ensino Médio Integrado do IFPA/Campus
Santarém. Neste sentido, serão levantados a partir dos trabalhos de Kuezer (2000, 2003),
Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Frigotto (2005) e Santomé (1998), alguns aspectos sobre a
relação histórica entre educação e trabalho. Assim, será observada a histórica relação
dicotômica entre as formações de caráter propedêutica e profissional, até o momento em que
foi autorizada a oferta da modalidade ensino médio integrado a educação profissional. A partir
dos trabalhos de Moura e Barbosa (2011), Bender (2014), Nogueira (2007) e Oliveira (2006),
serão observadas as possibilidades trazidas em relação ao trabalho com projetos de
aprendizagem, os quais podem mudar as relações entre professor e aluno, possibilitando o
desenvolvimento de diversas habilidades. Um outro pilar deste trabalho será em relação a
utilização da robótica educacional livre como objeto mediador para construção de
conhecimentos. Assim, baseado nos trabalhos de Papert (2008), Blikstein (2013) e Cesar (2009,
2013), serão abordados diversos aspectos da utilização da robótica educacional livre, sob um
olhar construtivista, o qual é a base para uma educação que favoreça o desenvolvimento de
habilidades de cooperação, resolução de problemas, criatividade, autonomia, investigação,
entre outros. Neste sentido, será realizada uma pesquisa de caráter qualitativa, onde tem-se uma
pesquisa bibliográfica exploratória e um estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa serão alguns
discentes e docentes deste curso. Desta forma, este trabalho propõe-se a investigar como a
utilização da robótica educacional livre, através da aprendizagem por projetos, pode ser
utilizada como recurso que auxilie na formação crítica de um grupo de discentes do Curso
Técnico em Informática/Ensino Médio Integrado do IFPA/Campus Santarém? Assim, serão
investigadas algumas categorias como interdisciplinaridade, pensamento crítico, habilidades
construtivistas/construcionistas e interesse/motivação.
|
|
10
|
-
LUIZ CARLOS RABELO VIEIRA
-
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: representações sociais e práticas de utilização entre docentes e discentes do ICED-UFOPA
-
Líder : DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
ELIANE CRISTINA FLEXA DUARTE
-
FLAVIO CORSINI LIRIO
-
Data: 25-abr-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Por meio desta dissertação objetivamos identificar as representações sociais e relações a respeito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) diante do processo de ensino-aprendizagem, segundo a percepção de docentes e discentes universitários de um instituto de formação de professores. Para alcançar esse desígnio realizamos, inicialmente, uma pesquisa teórica cujas temáticas analisadas possibilitaram a apropriação de conhecimentos, subsidiando-nos, dessa forma, no delineamento da pesquisa empírica. Em se tratando da tipologia de método, adotamos a metodologia mista (quantitativa-qualitativa) com suporte na Teoria das Representações Sociais (TRS), especialmente nas suas abordagens dimensional e estrutural. O locus da pesquisa foi o Instituto de Ciências da Educação (ICED), Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) de Santarém-Pa. Fizeram parte deste estudo 52 professores e 84 universitários. Para a produção de dados utilizamos três técnicas: a) associação livre de palavras analisada por meio do uso do programa EVOC; b) questionário cuja descrição dos dados ocorreu com base na utilização de planilhas eletrônicas; c) entrevista examinada por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo que é embasada na TRS. A pesquisa obteve aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa.
|
|
11
|
-
MARCIO DARLEN LOPES CAVALCANTE
-
GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GAMIFICADAS BASEADA NA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
-
Líder : DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
-
IANI DIAS LAUER LEITE
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
ELIANE CRISTINA FLEXA DUARTE
-
VITOR GOMES
-
Data: 26-abr-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará, na linha de pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias, problematizou os desafios de investigar como as práticas pedagógicas gamificadas podem contribuir para promover a motivação para o aprendizado significativo dos alunos. Adotou-se como questão norteadora: como práticas pedagógicas que utilizam como estratégia a gamificação podem estimular a motivação para o aprendizado de alunos de cursos de idiomas, de uma escola privada técnica profissionalizante de Santarém-PA? O objetivo foi desenvolver um modelo visual de planejamento docente destinado à elaboração de atividades pedagógicas gamificadas, que contribua para promover a motivação do aluno para a aprendizagem, a partir de uma proposta de framework baseada na Teoria da Autodeterminação. O referencial teórico constituiu-se de diversos autores, destacando-se: Ausubel, Novak, Huizinga, Csikszentmihalyi, Keller, Bzuneck, Alves, Kapp, Werbach, Deci e Ryan. Como metodologia de pesquisa optou-se pela abordagem Design-Based Research, de natureza qualitativa, apoiado posteriormente pela Análise Textual Discursiva, auxiliado por software especializado em análise de dados qualitativos MAXQDA, sendo os instrumentos de coleta de dados: questionários, observação participante e não participante, entrevistas e diários de campo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma de idiomas, especificadamente, do nível avançado, além do professore e coordenadora pedagógica do curso. Como resultado percebeu-se que framework proposto é bastante promissor diante da necessidade de promover atividades pedagógicas que estimulem um maior grau de motivação nos alunos, baseado na satisfação dos elementos da Teoria da Autodeterminação. O framework, resultado desta pesquisa, foi disponibilizado através de uma plataforma online para que outros pesquisadores e professores, possam aplica-lo em novos contextos pedagógicos que exijam uma intervenção motivacional e ao mesmo tempo, possam trocar experiências por meio da gamificação.
|
|
12
|
-
MARTINA DE SIQUEIRA CORRÊA
-
LEITURA DE ESTUDO E CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
-
Líder : LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
CRISTIANO AMARAL GARBOGGINI DI GIORGI
-
LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
-
Data: 28-abr-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este trabalho se desenvolve a partir do projeto leitura de estudo e conhecimento na formação inicial de alunos de pedagogia, cujo objetivo é investigar como a leitura se articula com o conhecimento e a formação, considerando as estratégias de estudo e aprendizagem de alunos de pedagogia. Para desenvolver tal investigação, realizamos estudo de temas (suporte teórico) que trabalham questões importantes para o desenvolvimento do projeto, como, por exemplo, conhecimento, formação ensino superior e leitura. Dialogamos, de forma especial, com Castello-Pereira (2003), Britto (2004; 2005; 2009), Silva (2010), Britto e Castilho (2009), que, além de desenvolver estudos semelhantes ao nosso, produziram conceitos como: postura epistemológica: crítica ou instrumental, leitura de estudo, disponibilidade objetiva e subjetiva, conceito de autoria e constituição de acervo. Esses conceitos são importantíssimos no nosso trabalho, pois ajudam a dimensionar formas de estudar dos alunos e as motivações que os levam a ter determinados comportamentos diante do conhecimento. Devido à complexidade do tema, foi necessário utilizar um conjunto de metodologias, incluindo aplicação de questionário para um grupo amplo de estudantes (142 alunos) e entrevistas prospectivas dialogadas com um grupo de quatro estudantes. Esta pesquisa contou com a participação de estudantes de duas universidades: uma pública e outra privada, o que nos fornece indícios importantes sobre os processos formativos e concepções de aprender e de conhecer de estudantes de pedagogia. De forma geral, a pesquisa permite dizer que há uma tendência de se relacionar com o conhecimento, estudo e aprendizagem de maneira instrumental. A postura epistemológica dos alunos de pedagogia segue sendo aquela em que o conhecimento é tido como algo instrumental, utilitário, o que incide em posturas também pragmáticas da forma de estudar e aprender.
|
|
13
|
-
ERIVELTON FERREIRA SÁ
-
Movimentos amplos na Educação Infantil: uma análise de experiências das crianças em uma UMEI no município de Santarém, Pará
-
Líder : SINARA ALMEIDA DA COSTA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
SINARA ALMEIDA DA COSTA
-
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
ELIANE CRISTINA FLEXA DUARTE
-
EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO
-
Data: 05-may-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este estudo teve como objetivo geral analisar as experiências de movimentos amplos vivenciadas pelas crianças em uma turma de pré-escola do município de Santarém, Pará. Especificamente pretendemos analisar a proposta curricular municipal, a Proposta Pedagógica da instituição e o Planejamento anual do professor, verificando as experiências propostas com foco no movimento amplo das crianças; Caracterizar a rotina da instituição, para perceber os momentos em que os movimentos amplos mais estão presentes; Compreender a concepção do professor sobre os movimentos amplos e o seu papel no desenvolvimento infantil; Compreender os objetivos das atividades de movimentos amplos planejadas pelo professor. A fundamentação teórica para o desenvolvimento da pesquisa baseou-se nos estudos interacionistas de desenvolvimento humano, especialmente através das ideias de Wallon (1989) com a psicogênese do desenvolvimento infantil e as contribuições da motricidade para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança; e Foucault (2014) que analisa os mecanismos dos sistemas de educação para o adestramento dos corpos dos indivíduos. Com base nos procedimentos desenvolvidos o estudo caracteriza-se como uma investigação qualitativa em educação (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e em pesquisa de campo (PRESTES, 2003). Ocorreu em uma Unidade Municipal de Educação Infantil pública do Município de Santarém, Pará, com uma turma de pré-escolar II, com quatorze crianças de cinco anos, e seu professor, formado em curso de Licenciatura em Pedagogia. Como estratégia para a construção dos dados realizamos observações e filmagens das atividades desenvolvidas com as crianças Também foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada com o professor, realizada em duas etapas, a primeira consistindo em perguntas sobre a história acadêmica e profissional do docente e suas concepções sobre o papel dos movimentos amplos no desenvolvimento infantil e a segunda, do tipo episódica, a partir da percepção do professor acerca de cenas do cotidiano da turma, que foram capturadas durante o período de observação. Utilizamos da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para sistematizar e analisar os dados da investigação. Pudemos constatar que a proposta pedagógica e o planejamento anual do docente tratam superficialmente sobre o trabalho pedagógico com movimentos amplos das crianças e, ao prever tais questões, se restringe a momentos específicos do calendário letivo, como, por exemplo, a semana da criança e o dia do folclore. Também verificamos que, apesar da instituição apresentar uma infraestrutura e ambientes diversos, que possibilitariam variadas vivências de expressão corporal e movimentos amplos às crianças, esses espaços, geralmente, são subutilizados pelo professor, que na maioria das vezes desenvolve suas ações na sala de atividades ou na maloca. Quanto às concepções de desenvolvimento infantil, o professor não apresenta embasamento teórico para respaldá-las, mas faz importantes reflexões da importância dos movimentos amplos para o desenvolvimento infantil. Os momentos da rotina em que os movimentos mais estão presentes são aqueles próximos ao horário de saída, quando o professor, avaliando que já atingiu seus objetivos com atividades pedagógicas, desenvolve ensaios de coreografias de dança ou deixa as crianças livres para criarem suas ações, enquanto se dedica ao registro diário de ocorrências e atividades. As atividades de ampla movimentação observadas emergiam tanto por iniciativa do professor, quanto das crianças, sendo as primeiras mais valorizadas pelo docente, o que demonstra uma visão adultocentrica. O docente analisa suas ações, realizando considerações e autocríticas importantes sobre suas condutas, avaliando seu trabalho pedagógico e pensando novas formas de ação com os movimentos amplos das crianças. Nestes termos, consideramos que as crianças da classe pesquisada já vivenciam uma multiplicidade de experiências de ampla movimentação, mas que a intervenção do professor poderia ampliar e diversificar tais experiências através da melhor utilização dos espaços e materiais, contribuindo, assim, para o melhor desenvolvimento infantil.
|
|
14
|
-
JOSÉ NILSON SILVA DE JESUS
-
A LEI 10.639/2003:À LUZ DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS QUILOMBOLAS NO ALTO RIO TROMBETAS- ORIXIMINÁ/PA
-
Líder : TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MARIA ALDENIRA REIS SCALABRIN
-
JOCYLEIA SANTANA DOS SANTOS
-
Nair Ferreira Gurgel do Amaral
-
Data: 05-may-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este estudo visa analisar como as práticas pedagógicas dos professores de escolas quilombolas podem contribuir para o processo de aplicabilidade da Lei 10.639/2003 nesses espaços educativos, assumindo a seguinte hipótese: As práticas pedagógicas de professores lotados em escolas quilombolas contribuem para a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, em um contexto social, histórico e geográfico singular da Amazônia e na inclusão de conhecimentos locais para a compreensão do papel do negro na sociedade brasileira. A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso múltiplo, realizada nas Escolas Quilombolas Municipais de Ensino Fundamental Baldoíno Melo e Nossa Senhora Piedade, pertencentes ao Sistema Municipal de Educação do Município de Oriximiná/PA e a 3ª URGE (Unidade Regional de Gestão Escolar- Quilombola). O estudo foi bibliográfico, documental e empírico. A pesquisa bibliográfica caminhou para o encontro de estudos sobre educação étnico- cultural de Munanga (1999; 2004; 2005), Gomes (1995; 2002; 2006), Candau (2013), Cavalleiro (1998), Silva (2010), Rocha (2007), Onofre (2014) e outros que voltam seus olhares para a prática pedagógica, a formação de professores e currículo. Assim como Freire (1978; 1981; 1997), contribuíram para a reflexão da temática estudada numa visão sistêmica. Também realizamos um breve Estado da Arte sobre a temática proposta, possibilitando mapear as pesquisas a nível de mestrado e doutorado em educação em relação à Lei 10.639/2003. Quanto à pesquisa documental, a mesma auxiliou na compreensão do fenômeno estudado em consonância com os marcos legais, tendo a Constituição Federal de 1988, a LDB 9394/2006 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a própria Lei 10.639/2003 (Inclui no Currículo Oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"), bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, como marco legal para analisar o seguinte documento local: O Projeto Político Pedagógico da 3ª URGE. Com relação ao estudo empírico, as técnicas adotadas para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário. A entrevista foi aplicada a 05 professores lotados nas duas escolas: e nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes, seguido da aplicação de um questionário complementar com dados de identificação dos mesmos e um outro direcionado a 19 alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) foi adotada para tratamento dos dados. Os resultados da pesquisa demonstram que a Lei 10.639/2003 não está integrada ao Projeto Político Pedagógico da 3ª Unidade Regional de Ensino- Quilombola, fragilizando sua aplicabilidade, mesmo os professores desenvolvendo diversas práticas pedagógicas voltadas à diretrizes desta lei. Pelo fato, de alguns professores desconhecerem ou conhecem superficialmente as mesmas. A lei e a prática pedagógica convivem no mesmo espaço, faltando efetivamente que os professores promovam esse encontro nos lócus estudados.
|
|
15
|
-
TALITA ANANDA CORRÊA
-
PROPOSTA PEDAGÓGICA DE TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA REALIDADE
-
Líder : SINARA ALMEIDA DA COSTA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARIA DE FATIMA SOUSA LIMA
-
ROSANGELA DE FATIMA CAVALCANTE FRANCA
-
SINARA ALMEIDA DA COSTA
-
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
Data: 08-may-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar a proposta pedagógica de uma instituição pública de Educação Infantil, no município de Santarém- Pará, buscando identificar as especificidades da oferta da jornada de tempo integral. Teve como base de análise a Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento humano, através dos estudos de Vigotski (1993, 1995, 2008) e seus colaboradores. A metodologia utilizada constou de análise documental, observação de duas turmas de pré-escola, sendo uma de tempo integral e uma de tempo parcial e uma entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica. Os resultados do estudo demonstram que a proposta pedagógica da instituição apresenta poucas diferenças entre as jornadas que oferta. Nas turmas, o que se percebeu foi que o tempo em que as crianças permanecem em atendimento poderia ser mais bem explorado por atividades menos repetitivas, de modo que houvesse a possibilidade de se explorar os conhecimentos mais elaborados da produção humana, tais como: a música, a dança, as artes plásticas, a literatura, entre outros que ajudam a desenvolver funções psíquicas superiores. O currículo está pautado em datas comemorativas e em atividades de apreensão de letras e números que não têm função comunicativa para as crianças. Foi verificado, ainda, que, as divergências encontradas nas duas turmas são referentes aos cuidados físicos das crianças, sendo as atividades de brincadeira e ensino dobradas para quem permanece o dia todo na instituição. A comunicação entre as professoras de jornada integral ocorre na troca de horários, momento em que a professora que ficará no restante do dia com a turma chega e se insere na atividade do sono, e a outra professora se retira. Contudo, somente nas reuniões pedagógicas é que elas conversam para planejar suas práticas e conferir as atividades que estão desenvolvendo. A coordenação, juntamente com a pedagoga da UMEI, é que são as responsáveis pela organização das reuniões pedagógicas, das formações e de reuniões avaliativas, dos professores e dos familiares atendidos. Assim, a proposta se efetiva em uma perspectiva adultocêntrica para as crianças que são praticamente alheias ao que se está propondo a elas. E, como não há desafio e motivação na rotina, algumas crianças tentam, à sua maneira, resistir ao que lhes é imposto, interagindo entre elas quando é mandado esperar, se comunicando quando é pedido para silenciar e inventando formas para abalizar a sua infância. Assim, da maneira como está se configurando a proposta de tempo integral e até mesmo a parcial, para as turmas de pré-escolar, é possível inferir que há poucas contribuições positivas para o processo de humanização das crianças. Considerando a proposta pedagógica uma importante ferramenta para orientação da prática vigente na instituição, faz-se necessário que sua efetivação seja mais bem instituída pelos profissionais que fazem parte do processo de educação das crianças pequenas.
|
|
16
|
-
ALESSANDRA LIMA AGUIAR
-
O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NOS EGRESSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS-INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
-
Líder : NILTON VARELA HITOTUZI
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
NILTON VARELA HITOTUZI
-
ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
-
VANÚBIA ARAÚJO LAULATE MONCAYO
-
Data: 02-jun-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
RESUMO
AGUIAR, A.L. Impactos do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) nos egressos de licenciatura em letras-inglês da universidade federal do oeste do Pará. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará, 2016
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem sido pauta de muitas pesquisas no campo da educação. O mesmo foi criado com a finalidade de incentivar a formação inicial, além de inserir o licenciando na docência possibilitando experiências na prática pedagógica em escolas públicas de educação básica. Ao tomar o Pibid como objeto de estudo, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar quais os impactos do programa em egressos do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. O referido trabalho está embasado em teóricos que abordam a formação de professores, como Romanowski (2007), Gatti (2010), Saviani (2009); além de teóricos da língua inglesa, como Leffa (2001), Gimenez (2002) e Lima (2011) e ainda, embasado na filosofia de Dewey (2010), considera a experiência como o ponto de partida para o aprendizado. O desenvolvimento desse trabalho respaldou-se na pesquisa bibliográfica e nos dados levantados por meio de questionário e entrevista. A abrangência da pesquisa contempla a descrição das atividades que foram desenvolvidas pelos ex-pibidianos no período entre agosto de 2012 a dezembro de 2014. A pesquisa delineou-se pela abordagem qualitativa e foi desenvolvida através de um estudo de caso. Como sujeitos do estudo, investigamos três egressos da universidade que, atualmente, são professores de inglês na educação básica. Nosso objetivo principal e a questão norteadora da investigação era saber quais os impactos do Pibid na vida dos ex-bolsistas que já estão atuando como docentes na educação básica. Além disso, investigar, também, se o programa ajudou os docentes na proficiência da língua inglesa; se contribuiu para sua formação acadêmica e se influenciou na sua atuação profissional. Após a coleta dos dados, por meio de questionário e entrevista, foi possível perceber que os principais impactos foram a descoberta pelo ofício do magistério e a identidade com a docência. Pode-se imaginar um cenário bem diferente se esses egressos não tivessem participado do programa. É possível que sequer estivessem atuando como professores, uma vez que, antes da experiência do Pibid, os ex-bolsistas não tencionavam seguir a carreira docente a prática vivida na escola e a experiência adquirida durante esses dois anos (2012-2014) foram fundamentais para a sua tomada de decisão. Além disso, o Pibid oportunizou a esses professores vivenciar e socializar a língua inglesa, seja com colegas, alunos e professores de Santarém, seja com professores americanos que ministravam oficinas e minicursos, durante suas participações no programa. Por essas razões, concluímos que o Pibid contribuiu amplamente para a formação acadêmica desses egressos, tanto em relação à proficiência na língua inglesa como em relação à escolha profissional e à prática pedagógica.
|
|
17
|
-
ANA CAMILA GARCIA SENA SOUZA
-
OS SABERES DA EXPERIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE
A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO FARMACÊUTICO
DOCENTE
-
Líder : IANI DIAS LAUER LEITE
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
IANI DIAS LAUER LEITE
-
IRANI LAUER LELLIS
-
JUAREZ DE SOUZA
-
Data: 21-jun-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
O cenário atual da educação tem apontado momentos de tensões significativas que retratam o saber docente, entre o global e o particular e entre o tradicional e o moderno. Tais saberes, assim como as habilidades que os docentes devem possuir estão em um período de crise conceitual, devido as mudanças expressivas nos setores sociais, políticos, econômicos e cultural. E se tratando em docência de Ensino Superior busca-se que a formação acadêmica esteja voltada para estudos sobre a formação na docência, pois este profissional deva estar continuamente estudando, e que os estudos estejam voltados para as vivências, angustias, necessidade de mudanças nas práticas que desenvolvem e revisão de conceitos. A necessidade de profissionais habilitados na área específica tem levado bacharéis à docência, o que suscita a questão sobre como se dá a prática pedagógica de tais profissionais, que não tem em sua formação acadêmica, o preparo técnico para a docência. Essa discussão vem ao encontro de inquietações evidenciadas nos debates realizadas pelo Conselho Federal de Farmácia CFF e Associação Brasileira de Educação Farmacêutica - ABEF, através das Conferências, Fóruns e Encontros Nacionais de Educação Farmacêutica, nos últimos anos. Pensar em como os Farmacêuticos que atuam na docência podem conceber as práticas pedagógicas é considerar uma formação de Farmacêuticos docentes calcada em um modelo de profissional que busca constantemente refletir sobre suas práticas, e a ampliação da compreensão dos saberes e habilidades que envolvem a profissão de professor. Portanto, a presente pesquisa objetiva averiguar os saberes docentes de professores farmacêuticos a partir de relatos sobre a construção de suas práticas pedagógicas na atuação nos cursos de Farmácia, em Santarém, Pará. Os objetivos específicos são: Conhecer a trajetória profissional que levou à docência; identificar como os participantes conceituam a identidade do farmacêutico docente; descrever como os docentes construíram e constroem suas práticas pedagógicas e verificar como os participantes avaliam suas práticas pedagógicas atualmente. Participarão Farmacêuticos docentes que atuam a pelos menos um ano em cursos de graduação em Farmácia, na cidade de Santarém, Pará. Os dados serão coletados a partir de entrevistas individuais semiestruturadas e aplicação de questionário sociodemográfico. Os dados oriundos do questionário sociodemográfico serão analisados mediante o programa Excell, para criação de tabelas de frequência, assim como estabelecimento de medidas de tendência central. Os dados advindos das entrevistas individuais serão analisados mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC proposta por Lefèvre e Lefèvre. Os participantes terão sua identidade resguardada, conforme Resolução 466 de2012. Espera-se que os resultados sejam úteis no âmbito coletivo, ao fornecer subsídios empíricos para as discussões em Educação Farmacêutica, de maneira a fomentar resoluções que melhorem o ensino de Farmácia; no âmbito individual, que os dados gerados sirvam de suporte para farmacêuticos que aceitam o desafio da docência, contribuindo com avanços no ensino em farmácia.
|
|
18
|
-
CAREN ALESSANDRA KLUSKA
-
A educação escolar em Fordlândia PA e a influência da Companhia Ford Industrial do Brasil, de 1931 a 1945.
-
Líder : ANSELMO ALENCAR COLARES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
DERCIO PENA DUARTE
-
EDNA MARZZITELLI PEREIRA
-
JOSE ROBERTO RUS PEREZ
-
RAIMUNDA NONATA MONTEIRO
-
Data: 28-jun-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este estudo trata da educação escolar na localidade de Fordlândia PA, no contexto da vigência do Projeto da Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia (CFIB), no período de 1931 a 1945. O problema a ser respondido com esta pesquisa refere-se às concepções educacionais e práticas delas decorrentes no Grupo Escolar de Fordlândia e quais as suas relações com a CFIB e com o Governo Estadual do Pará, além da análise de suas relações com as mudanças políticas e educacionais que aconteciam no período, buscando compreender particularidades da escola na totalidade tanto do projeto quanto do quadro geral do inseridas ao todo. O objetivo deste estudo é compreender e registrar o modelo de educação aplicado na escola de ensino primário construída no local onde foi implantado o projeto de base industrial, fundada no ano de 1931 e os seus desdobramentos até 1945, ano em que o projeto teve fim. O estudo delineou-se como pesquisa qualitativa e foi desenvolvido como um estudo de caso, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica para embasamento teórico, pesquisa de imagens e vídeos da web, assim como pesquisa de campo para coleta de dados por meio de pesquisa documental e entrevistas abertas realizadas com três ex-alunos do Grupo Escolar de Fordlândia. O referido estudo está embasado em autores como Amorim (1995), Costa (2012), Dean (1989), Grandin (2010), Jackson (2011), Lourenço (1999), Maia (2002) e Santos (1980), para a compreensão de aspectos históricos relacionados a Fordlândia e, mais especificamente no campo histórico educacional: Aranha (2006), Coelho (2008), Ribeiro (2010), Marzzit;telli (2016), Romanelli (2007) e Xavier (2004). No ano de 1927 é criada a Companhia Ford Industrial do Brasil, com o intuito de iniciar no Pará uma plantação de seringueiras em ambiente nativo que abasteceria as indústrias fabricantes de carros de Henry Ford nos Estados Unidos. Uma cidade foi montada na localidade batizada como Fordlândia, com casas, serraria, usina de força, sistema de abastecimento de água, áreas de lazer e uma escola. Após a coleta, análise e triangulação dos dados, foi possível perceber que o Grupo Escolar de Fordlândia, apesar de púlica, atendia somente aos filhos dos trabalhadores da CFIB e, mesmo estando dentro da concessão de Fordlândia, não era controlada pela empresa, respondendo administrativa e pedagogicamente ao governo do Estado do Pará. A empresa realizava os pagamentos das professoras do Grupo, que eram enviadas pela Secretaria de Educação e Cultura da capital, e forneciam uniformes escolares e outros quando solicitado, além de estar presente em sessões solenes realizadas. A presença desta escola era utilizada como meio de atrair trabalhadores para os seringais, como marketing e propaganda e nada era feito pela CFIB para evitar a evasão escolar, tendo em vista que explorava a mão-de-obra infantil As práticas desenvolvidas estavam embasadas na corrente de ensino tradicional, aprendidas pelas professoras nas escolas normais e transferidas para esta escola, pautando o processo de aprendizagem pelo uso da palmatória e da sabatina.
|
|
19
|
-
MILCA ALINE COLARES GUALBERTO
-
A Infância na Percepção de Crianças em Acolhimento Institucional no Município de Santarém - Pará
-
Líder : IANI DIAS LAUER LEITE
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CELINA MARIA COLINO DE MAGALHAES
-
IANI DIAS LAUER LEITE
-
IRANI LAUER LELLIS
-
Data: 28-ago-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
O objetivo desta pesquisa foi investigar quais as concepções de crianças entre cinco a doze anos de idade que vivem em situação de acolhimento institucional no município de Santarém-Pará, sobre o que é ser criança. Para a composição teórica deste trabalho, a pesquisa ancorou-se no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (2011), bem como, nas contribuições de Ariès (1978), Sarmento e Pinto (1997), Kramer (2002), Kuhlmann Júnior (2004), Lefèvre & Lefèvre (2005), Martins Filho e Barbosa (2010), Feitosa (2011) entre outros. Participaram 10 crianças, sendo 4 meninas e 6 meninos. Para a leitura subjetiva das crianças foram utilizados os instrumentos: Roteiro de Grupo Focal; Folha de Dados Sociodemográficos, Visita guiada pelas crianças nas dependências da instituição; Entrevistas individuais por meio do instrumento História pra completar (MARTINS, 2000), bem como uma técnica adicional com a realização do teatro de fantoches sobre a história pra completar. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo DSC (LEFÈVRE & LEFÈVRE, 2012) e Análise Narrativa (HUBERMAN e MILES, 1991). Quanto aos resultados, são apresentados dois tipos de resultados que se inter-relacionam: 1) dados do contexto e 2) dados do objeto central da pesquisa. Com relação aos dados do contexto, observou-se que a rotina das crianças e as atividades que elas realizavam eram determinadas pelas regras e normas institucionais. Quanto ao objeto principal da dissertação, sobre o ―ser criança‖, foram formadas 2 classes de resultados: a) o que é ser criança e 2) o que criança gosta. As ideias centrais encontradas no grupo ―O que é ser criança‖ foram: A: Criança é uma pessoa; B: Referência ao personagem João; C: Característica física; D: Não saber; E: Faz comparação com um adulto; F: A criança é um ―fruto‖, uma ―flor‖; G: Utiliza-se como referência; H: Relaciona ao gênero; I: Relaciona à moradia; J: Faz referência à família; K: Relaciona à amizade; L: Ser criança; M: Relaciona ao sentimento. As Ideias Centrais sobre ―O que criança gosta‖ foram: A: Brincadeiras/ diversão; B: Ser criança; C: Utiliza-se como referência; D: Característica física; E: Faz referência a alimentação; F: Estudar/ ler; G: Faz referência aos animais; H: Relaciona ao ambiente/ abrigo; I: Não fazer nada. Várias ideias centrais encontradas em ambas as classes foram influenciadas pelos dados de contexto, em especial pelas situações recentes, como chegada recente ao Abrigo, a não ida à escola, as responsabilidades individuais vivenciadas no abrigo, dentre outros. Portanto, observou-se a mediação dos aspectos contextuais sobre a concepção de ser criança, ao mesmo tempo em que foram encontradas respostas mais universais, verificadas em estudos anteriores com crianças vivendo em outros contextos, como exemplo, as que dizem respeito a algumas características físicas da criança e suas preferências. O estudo contribuiu no aspecto teórico, ao trazer resultados empíricos que somam aos estudos já realizados no sentido de compreender melhor as concepções de ser criança para crianças de diversos contextos, assim como a influência dessas variáveis sobre a definição do construto em estudo. No aspecto desenvolvimental, a pesquisa em questão traz resultados que poderão ser usados como insumos para criação de ambientes mais adequados ao pleno desenvolvimento infantil em contextos institucionais.
|
|
20
|
-
FADYA LORENA DE SOUZA MOURA
-
NORMA-PADRÃO: CARACTERIZAÇÃO E ENSINO
-
Líder : EDIENE PENA FERREIRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDIENE PENA FERREIRA
-
LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
-
MARILUCIA BARROS DE OLIVEIRA
-
Data: 13-oct-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
O objetivo desta pesquisa é compreender como se caracteriza a norma-padrão objetiva do português brasileiro e quais são as suas implicações para o ensino, utilizando como corpus textos de jornais de maior circulação no Brasil. Partimos da assunção de que existe uma norma-padrão objetiva que sofre influência do discurso e que, portanto, é modificada pelos próprios usos. Discutimos a respeito das abordagens tradicional e linguística da norma-padrão em sala de aula, compreendendo que esta última pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno sobre a língua. Adotando a abordagem linguística, analisamos textos jornalísticos do ano de 1995 e do ano de 2015, com o intuito de verificar se, em 20 anos, houve alguma diferença no padrão linguístico apresentado. Os fenômenos analisados foram selecionados pelo critério da tensão normativa, investigamos fenômenos com baixa e com alta tensão normativa. Observamos que alguns fenômenos linguísticos bastante frequentes na oralidade de falantes do segmento social de maior poder não são vistos com tanta frequência na modalidade escrita, outros são inexistentes no recorte de textos que foi feito para constituição do corpus. No entanto, outros fenômenos comuns na oralidade, são vistos em textos formais mesmo que em baixa frequência, o que aponta para futura aceitação maior desses fenômenos. Em comparação ao que foi observado na análise dos fenômenos dos diferentes períodos, observamos bastante similaridade no padrão apresentado nos dois períodos analisados. Concluímos que a norma-padrão que se objetiva na escrita é de fato uma realidade diferente da oralidade e é rigidamente controlada, no entanto, com o aparecimento de fenômenos com alta tensão normativa, vimos que esta norma também é moldada pelo discurso, embora isso ocorra de forma lenta, tornando necessário o trabalho com dados empíricos atuais para conhecê-la.
|
|
21
|
-
TÂNIA CASTRO GOMES
-
A Educação Integral e o Programa Ensino Médio Inovador ProEMI: singularidades desta política em uma escola estadual.
-
Líder : MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
JOSE ROBERTO RUS PEREZ
-
MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
-
DEBORA CRISTINA JEFFREY
-
Data: 13-nov-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
No sentido de efetivar políticas públicas relacionadas à Educação Integral, na educação básica são desenvolvidos ações e programas, por meio do Ministério de Educação e Cultura/MEC. No Ensino Médio, como política indutora da educação integral, o ProEMI apoia os estados na busca da universalização do atendimento do ensino médio, a partir da reestruturação do currículo escolar, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, de forma a atender às necessidades e expectativas dos estudantes desse nível de ensino. No campo da educação em tempo integral, o ProEMI articula as dimensões trabalho, ciência, cultura e tecnologia, conforme descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Médio. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o Programa Ensino Médio Inovador ProEMI implementado em uma escola estadual em Santarém-Pará, no período de 2012 a 2014. Este período justifica-se por corresponder ao ano de implantação (2012), na cidade, e desenvolvimento do primeiro ciclo das atividades concernentes ao programa, que condizem aos três anos (2012, 2013 e 2014). No percurso do trabalho nos fundamentamos nos estudos de Anastasiou (2001); Brandão (2007); Castro e Lopes (2011); Coelho (2009); Colares e Colares (2013); Costa e Rosa (2010); Freitas e Galter (2007); Frigotto (2006); Gadotti (2009); Goch e Colares (2015); Gohn (2001); Guará (2006); Holfling (2001); Kuenzer (2007); Maroneze e Lara (2009); Moll (2010); Paro (1988, 2009); Rinalde e Silva (2017); Romanelli (2010); Santos (2014), dentre outros. A investigação foi desenvolvida por meio do estudo de caso realizado em uma unidade escolar do município de Santarém/Pará. Envolveu técnicas padronizadas de coleta de dados, como entrevista semiestruturada e, na discussão dos resultados, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), com base nas evidências agrupadas por categorias. As categorias elencadas foram: conceito de educação integral e ações pedagógicas no ProEMI. Com relação aos resultados da pesquisa identificamos disparidades entre a concepção de educação integral e educação em tempo integral na escola estudada. Sobre as ações pedagógicas desenvolvidas no ProEMI, observamos, na investigação, que as orientações sobre a efetivação do programa não condizem com realidade encontrada na implementação no que se refere ao assessoramento técnico, pedagógico e financeiro, à garantia de execução dos projetos originados na demanda da comunidade escolar, à obrigatoriedade em compreender a coexistência do ProEMI e Projeto Jovem do Futuro em suas concepções e metodologias distintas e à necessidade de organização pedagógica da escola em turno parcial para atender propostas de um currículo interdisciplinar.
|
|
22
|
-
ADARLINDO VASCONCELOS DA SILVA JUNIOR
-
O PERFIL DOS EGRESSOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARFOR NA UFOPA
-
Líder : EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MARIA RAIMUNDA SANTOS DA COSTA
-
Data: 30-nov-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
A política de formação de professores no âmbito da educação básica tem na pedagogia um importante alicerce para a construção dos fundamentos necessários à formação do perfil profissional docente. Esse fazer pedagógico encontra no estágio curricular supervisionado um ambiente propício para as práticas pedagógicas inerentes ao curso de formação inicial, associando a teoria estudada à pratica do cotidiano escolar dos estudantes do curso de Pedagogia/PARFOR da UFOPA. Nesse contexto, surge o seguinte questionamento: De que maneira a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (PARFOR) contribui para a formação do perfil do egresso de Pedagogia/PARFOR 2012 da UFOPA? Este questionamento deu origem à pesquisa, cujo objetivo geral foi analisar o impacto do PARFOR na formação do perfil do egresso da turma de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR 2012 da UFOPA. Neste estudo são analisadas as seguintes categorias: perfil profissional docente, aprendizagens necessárias à formação do egresso, e contribuições do estágio curricular supervisionado no PARFOR. A pesquisa em pauta é do tipo descritiva, com abordagem quali-quanti, obtida a partir do estudo de caso de 12 alunos egressos do curso de Pedagogia/PARFOR ano 2012, da UFOPA em Santarém e abrange três dimensões: I. Documentos Legais; II. Coordenador do PARFOR/Docente do estágio curricular supervisionado da UFOPA; e III. Discentes egressos da turma de Pedagogia/PARFOR 2012 da UFOPA. A interpretação dos dados está pautada na análise de conteúdos de Bardin (2011), a análise empírica de categorias apoia-se na triangulação interativa de dados de (DENZIN, 1970) adaptada por Brasileiro (2002). A fundamentação teórica ancora-se na legislação educacional conexa e nos estudos de Akkari (2011), Brasileiro (2010; 2011; 2014), Colares (2006), Colares e Ximenes-Rocha (2012), Delors (1998, 2005), Duarte e Oliveira (2011), Duarte et. al. (2014), Freitas (1992), Garcia (1999), Gatti (1994, 2011), Libâneo (1985), Mazzeu (2009), Onofre (2008), Polleit (2017), Sachetto (2012), Saviani (2000, 2010), Tardif (1991, 2010) Tommasi et. al. (1998) e Veiga (2008). A análise das teorias que fundamentam o processo de formação do perfil profissional docente permite inferir que o Brasil sofreu fortes influências dos colonizadores europeus e dos organismos internacionais nos ditames dos rumos da política educacional brasileira, que teve como consequência a elaboração de políticas para a formação de professores da educação básica em âmbito nacional, como é o caso do PARFOR. Diante deste estudo, conclui-se que o PARFOR teve impacto positivo na formação do perfil profissional docente na medida em que elevou seu nível de qualificação, distribuição de renda, condição sócio econômica e valorização social e profissional. No entanto, também teve impacto negativo na medida em que enfraqueceu a autonomia dos profissionais da educação básica restringindo a participação desses agentes na elaboração das decisões de políticas que caminham na direção do paradigma inovador. Conclui-se, ainda, que a vivência reflexiva do ambiente do estágio curricular supervisionado é fundamental para a formação do perfil profissional docente, sobretudo para o egresso de primeira licenciatura, uma vez que o coloca diante do compromisso ético e decisivo de buscar melhorias na sua profissionalização ao rever-se professor, dentro da realidade Amazônica.
|
|
23
|
-
ANNA PAULA RAMOS PIMENTEL
-
RABISCOS NA PONTA DO LÁPIS: CONCEPÇÕES DE LÍNGUA,
LINGUAGEM, ENSINO E APRENDIZAGEM
-
Líder : LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
EDIENE PENA FERREIRA
-
SINARA ALMEIDA DA COSTA
-
ZAIR HENRIQUE SANTOS
-
MÁRCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
-
Data: 05-dic-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Esta pesquisa articula-se com o grupo de Leitura, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e
Literatura na Escola (LELIT), o qual, por sua vez, está ligado à linha de pesquisa Práticas
Educativas, Linguagens e Tecnologias PPGE-UFOPA. Verifica a concepção de ensino e
aprendizagem de leitura-escrita que emana da revista Na ponta do lápis da Olimpíada de Língua
Portuguesa Escrevendo o Futuro OLP, dentro do quadro geral que se desenha de concepção
de ensino de leitura-escrita da educação brasileira contemporânea. Aparentemente, a
OLP é apenas um concurso de textos, mas, para além disso, pretende oferecer aos professores
oportunidade de formação, apostando na ideia de que os professores possam vivenciar a metodologia
de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais por meio de sequências didá-
ticas. Embora se reconheça a contribuição da OLP para o ensino de Língua Portuguesa tendo
a adoção dos gêneros textuais em sua política de formação de professores, do seu material
pedagógico e da produção de texto para a competição, investigou-se nesta pesquisa questões
conceituais e metodológicas subjacentes à proposta. As vinte e nove revistas, produzidas de
2005 até 2017 foram analisadas em suas seções e classificadas em vozes A, B e C, de acordo
com a metodologia adotada. Cada seção foi examinada considerando as seguintes categorias:
língua; leitura; ensino e aprendizagem; sujeito e autoria; propostas de ensino e professor; incluídas
nas questões norteadoras da pesquisa. O estudo global das revistas mostra que a Olimpíada
(como voz A, oficial) entende contribuir com a formação de professores de língua portuguesa,
a partir da concepção que tem a linguagem como processo de interação, isto é, em
que os usuários da língua ou interlocutores interagem enquanto sujeitos que ocupam lugares
sociais e falam e ouvem desses lugares de acordo com formações imaginárias (imagens) que a
sociedade estabelece, concebendo a língua como sistema vivo, flexível, que varia, ou seja,
realizando-se como fenômeno social. Além disso, a OLP é um programa que tem parceiros,
intelectuais, artistas e demais professores (outras vozes existentes), que procuram falar de
acordo com a voz da instituição, deixando-nos cientes de que as vozes presente na PL não
contrariam a OLP, mas mantém diálogo com a concepção de ensino e aprendizagem proposto
por ela e estão preocupados com a emancipação dos sujeitos envolvidos em todo o processo.
|
|
24
|
-
GREICE JUREMA DE FREITAS GOCH
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTARÉM NO PERÍODO DE 2003 A 2016
-
Líder : MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
DEBORA CRISTINA JEFFREY
-
JOSE ROBERTO RUS PEREZ
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
-
Data: 07-dic-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
A pesquisa teve como objetivo identificar e registrar as políticas educacionais implementadas pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Santarém, estado do Pará, no período de 2003 a 2016. A escolha do período para realização da pesquisa deu-se em função do levantamento da produção científica em torno do tema da política educacional nas secretarias de educação. Abordou-se os marcos regulatórios e históricos que influenciaram a formulação da política educacional brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394 de 20/12/1996, a Lei do FUNDEB, Lei Nº11.494/2007 que se consolidaram a partir das reformas educacionais da década de 1990, tendo como arcabouço teórico os pensamentos de Saviani (2002), Azevedo (2001), Perez (2010), Draibe e Riesco (2011), que relacionam a política social com a política pública. E outros mais específicos sobre a abordagem da política educacional, dentre eles: Martins (2002), Ganzeli (2013), Gouveia (2013), Colares e Colares (2013), Santos (2014), Carneiro (2014), Libâneo (2016) e outros. Apresenta-se o panorama da educação em Santarém e as políticas educacionais implementadas pela Secretaria Municipal. Na metodologia adotou-se a pesquisa qualitativa, tendo como categoria de análise: programas, projetos e ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação. Na produção de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise documental, tendo como fontes: Planos municipais de educação; Lei de gestão democrática; Plano de Carreira e Remuneração; Plano de ações articuladas (PAR); a Lei orgânica do município; relatórios de gestões; informativos, dentre outros. Os resultados demonstram que as políticas educacionais municipais têm relação com os programas federais, além de interferências do contexto socioeconômico na elaboração das legislações, o que pode ser constatado com a Lei de diretrizes e bases da educação nacional - Lei nº 9.394/96 e com o Plano Nacional de Educação - Lei nº 13.005/2014, dentre outros. Dando ênfase à categoria de análise de programas, projetos e ações, percebeu-se que maior parte destes programas, no período de 2003 a 2016, foram políticas instituídas e implementadas do macrossistema para o microssistema. Com a adesão da Secretaria de Educação de programas federais, estaduais e a efetivação de parcerias público-privadas, constatou-se práticas voltadas para descentralização e autonomia. Observou-se também, o aumento gradativo dos indicadores educacionais, mais especificamente de aprovação no Ensino Fundamental, e inclusão de políticas voltadas para a educação infantil.
|
|
25
|
-
MILKA OLIVEIRA DE VASCONCELOS
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM - PARÁ
-
Líder : SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
ITAMAR RODRIGUES PAULINO
-
NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
-
Data: 14-dic-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
A educação integral nos últimos anos tem sido tema de discussão no contexto educacional brasileiro e entendida como um processo para o desenvolvimento de formação integral dos sujeitos. Diante disso, foram criadas políticas e programas que estimularam a implantação de escolas de tempo integral a fim de desenvolver a educação integral para o alcance desta formação. Em meio a esses debates, a formação continuada dos professores passa a ser vista como importante elemento no processo educacional devido às necessidades de transformações sociais e à elevação da qualidade da educação nas escolas públicas. Como proposta indutora da política de educação integral no país, dá-se destaque ao Programa Mais Educação que foi criado com o intuito de dar subsídios ao desenvolvimento desta política. No município de Santarém, a implantação da Política de Educação Integral ocorreu por meio da adesão ao programa no ano de 2009 e teve como intuito promover a formação integral de crianças e adolescentes com atividades voltadas aos valores éticos, morais e sociais. Diante dessas questões, a pesquisa teve como objetivo discutir como o processo de formação continuada contribui com o trabalho dos professores que atuam em escolas de tempo integral no município de Santarém. Trata-se de uma pesquisa qualitativa amparada da pesquisa documental e de campo, que tem como lócus de pesquisa as duas escolas de tempo integral do referido município: Escola Frei Fabiano Merz, localizada na zona urbana, e a Escola Irmã Dorothy Mae Stang, localizada na zona rural. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos o levantamento e estudo da literatura sobre a educação integral, escola de tempo integral e formação continuada de professores, documentos elaborados e divulgados pelo Ministério da Educação - MEC, Planos de Educação: Nacional, Estadual e Municipal, assim como Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas pesquisadas. Para obtenção dos dados utilizamos como técnicas e instrumentos a análise documental, a análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas com: 01 Coordenador do Programa Mais Educação, 02 Diretoras e 05 Professores. Constatamos que os docentes não receberam formação para trabalhar nas escolas de tempo integral. A formação continuada direcionada a estes profissionais acontece nas reuniões pedagógicas, entre os pares ou através de capacitações fornecidas pela SEMED. Por fim, entende-se que uma discussão mais detida a respeito da formação continuada para os professores, no contexto escolar, é não somente oportuna, mas também fundamental. Direcionamo-nos à reflexão de que falta um maior alinhamento desta formação na contribuição da ação docente no desenvolvimento profissional dos professores que atuam nas escolas de tempo integral.
|
|
26
|
-
ADRIANGELA SILVA DE CASTRO PORTELA
-
A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EQUIPE GESTORA: A REALIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTARÉM/PA
-
Líder : MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
ELENY BRANDAO CAVALCANTE
-
MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
-
EDNA CRISTINA DO PRADO
-
Data: 20-dic-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este estudo teve como objeto a gestão de uma escola de tempo integral da zona urbana de Santarém/PA, a partir da abordagem dos aspectos históricos, conceituais e legais da educação integral de tempo integral e gestão escolar com base na Constituição Federal de 1988 e na lei que regula a gestão democrática no ensino público da rede municipal de Santarém, Lei nº 17.866/2004. Destaca a educação de tempo integral com base no que preconizam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, e o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014. Para esta pesquisa, foram utilizados como base os seguintes autores: Paro (2009), Gadotti (2009), Arroyo (2012), Veiga (1995), Libâneo (2004), Coelho (2009), entre outros. Teve por objetivo analisar a educação integral de tempo integral na perspectiva da equipe gestora. E por objetivos específicos: 1) identificar no Projeto Político Pedagógico da escola formas de viabilizar a educação integral de tempo integral; 2) caracterizar a ação da gestão escolar no desenvolvimento de uma educação integral de tempo integral; 3) identificar os desafios desse tipo de escola enfrentados pela equipe gestora. Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir de abordagem qualitativa, fundamentado por pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos metodológicos adotados foram: observação in loco, entrevista semiestruturada com a equipe gestora e análise de conteúdo baseada em Bardin (2011), em que se adotou as seguintes categorias de análise: Projeto Político Pedagógico, o cotidiano da escola de tempo integral e os desafios da gestão. Os resultados demonstram que o PPP da escola foi construído de forma coletiva, evidenciando a gestão democrática, e apresenta preocupação com o desenvolvimento da educação integral, não se limitando à ampliação do tempo. No entanto, existe a divisão de turno e contraturno, assim como de atividades curriculares e extracurriculares, termos que não condizem com uma educação integral, ficando caracterizado, dessa forma, que o ensino não ocorre de forma articulada. O cotidiano da escola acontece em dois turnos, com duração total de 9 horas, mas essa rotina acaba sendo prejudicada pelos desafios que a escola apresenta, a saber: recursos financeiros limitados, infraestrutura inadequada, falta de espaço para descanso e excessiva demora em realização de manutenção. Nesse processo de ampliação do tempo escolar, é necessário considerar o tempo, o espaço, a gestão democrática, a atuação de gestores em sintonia com sua equipe e com a comunidade escolar, o envolvimento de toda a comunidade escolar na construção do Projeto Político Pedagógico, bem como a formação continuada dos professores.
|
|
27
|
-
VANUZA CAMPOS RIBEIRO
-
A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA AMAZÔNIA: IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO EM SANTARÉM-PARÁ
-
Líder : TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MARIA DE FATIMA SOUSA LIMA
-
ANTONIO CARLOS MACIEL
-
Data: 20-dic-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
As Parcerias Público-Privadas (PPPs) são contratos celebrados entre o poder público e o terceiro setor com o objetivo de viabilizar a execução de competências e responsabilidades da administração pública para com a sociedade. Esta forma de efetivação das políticas públicas intensificou-se na Educação Brasileira desde 1990 devido a diversos condicionantes, dentre eles, as exigências da atual fase do Capitalismo Mundial, a reconfiguração do papel do Estado, a forma de administração pública baseada no gerencialismo e as alterações na legislação. O direito a educação pública, gratuita e de qualidade, garantido na Constituição de 1988, passa a ser alicerçado com as diretrizes advindas das empresas privadas. Diante desta conjuntura, pretende-se verificar em medida os programas e projetos de Parceria Público-Privada em Educação (PPPE), implantados a partir de 2012, estão impactando na gestão escolar das escolas públicas de Ensino Médio Regular da área urbana do Município de Santarém-Pa? Com essa pesquisa busca-se refletir sobre como a gestão escolar está sendo impactada diante de duas realidades: de um lado, onde estão as políticas públicas educacionais embasadas em princípios neoliberais, materializados nos programas e projetos de PPP executados nas escolas e, de outro lado, onde se encontra o apelo social por uma gestão democrática emancipatória da escola pública, construído e legalizado historicamente. A base teórica está fundamentada em Paro (2016), Adrião (2013; 2016), Peroni (2012; 2007), Neves (2005), Luck (2015, 2013, 2012), Lima (2005), Freire (2002), dentre outros. A pesquisa é bibliográfica e documental, e assume uma abordagem qualitativa na análise dos dados (BARDIN, 2011; MARCONDES; BRISOLA, 2014), tendo como lócus do estudo documental as 26 escolas de Ensino Médio Regular, de Santarém-Pa, jurisdicionadas pela 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE), da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). Os estudos documentais indicam que os baixos resultados educacionais do Estado motivaram a elaboração do Pacto pela Educação do Pará, um movimento de PPP liderado pelo Governo do Estado e que tem o objetivo de reverter esses indicadores. Nesse contexto, no período de 2012 ao primeiro semestre de 2017, foram implantados cinco programas/projetos de PPPE, sendo que o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco e Projeto Gestão para Resultados na Educação da Falconi Consultores de Resultados foram objetos exclusivos deste estudo por serem direcionados à gestão escolar. As análises apontam que as propostas teórico-metodológicas desses projetos de gestão têm fundamentos na administração gerencial e influenciam a construção de um novo tipo de gestão escolar, que embora mostre uma face democrática, é inspirada nos princípios de mercado. Os processos formativos oferecidos aos gestores, com base na documentação analisada, indicam que estes princípios impactam nos conteúdos, objetivos, processos metodológicos e avaliativos da gestão escolar por destoarem dos princípios democráticos, como autonomia e participação que levam a emancipação social e política. Perpetuando inclusive os baixos índices educacionais anunciados como motivação para a instalação do Pacto pela Educação no Estado.
|
|
28
|
-
ALDILENE LIMA COELHO
-
A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA AMAZÔNIA: DESAFIOS A GESTÃO DE UM POLO DE APOIO PRESENCIAL NO OESTE DO PARÁ
-
Líder : TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
ELIANE CRISTINA FLEXA DUARTE
-
JOCYLEIA SANTANA DOS SANTOS
-
Data: 20-dic-2017
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este estudo apresenta como temática a educação a distância na Educação Superior e tem como objetivo nuclear compreender o processo de gestão de um polo de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com vistas a efetivar a Educação Superior a distância no oeste do Pará. Para esse fim, pretende-se: captar a percepção da coordenação de polo de apoio presencial UAB Juruti e coordenações UAB na IES (Universidade Federal do Pará/UFPA) acerca da efetivação dos objetivos propostos pelo Sistema UAB; verificar como os gestores da UAB (coordenação de polo e coordenadores UAB na IES) trabalham com as complexidades postas pela modalidade de ensino a distância no polo estudado; identificar os obstáculos à gestão de um polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil, no interior da Amazônia (cidade de Juruti); analisar os processos gerenciais utilizados pelos gestores do Sistema UAB (coordenação de polo e coordenação UAB na IES) ao realizar o planejamento e a operacionalização das atividades no polo de apoio presencial estudado. A construção dessa pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa (RODRIGUES, 2006), descritiva, do tipo estudo de caso (MINAYO, 2014), assumindo realizar pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Utilizou-se para produção dos dados as técnicas da análise de documentos (YIN, 2005), da observação não-participante (VIANNA, 2003) e do questionário (OLIVEIRA, 2016), organizados com aporte da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e interpretados por meio da triangulação de métodos (MINAYO et al, 2005). A construção da base teórica apoiou-se em Fleury e Ouverney (2007), Belloni (2009), Costa e Pimentel (2009), Nunes (2009), Azevedo (2012), Brasileiro, Colares e Colares (2013), Lucena et. al (2012), Bastos et al. (2013), Castells (2016), dentre outros, dialogando com os dados empíricos e com os documentos oficiais e marco normativo legal do estudo. Os resultados demonstram que o Sistema UAB tem cumprido com o seu objetivo prioritário, qual seja, a formação dos professores da educação básica no polo estudado e demais polos instalados no Estado do Pará. Quanto as complexidades atribuídas à EaD em um polo no interior da Amazônia, os coordenadores buscam transpô-las através do diálogo com os atores envolvidos no processo, com isso, buscando soluções criativas e inovadoras, que estão relatadas no corpo do texto. Dos desafios à gestão do polo destaca-se a falta de recursos, o índice elevado de evasões, a falta de pessoal qualificado para atuar na EaD, dentre outros. As estratégias de planejamento e organização das atividades entre IES e polo, são elaboradas a distância, por meio de e-mail, vídeo conferência, visita in lócus; no tocante ao acompanhamento das atividades que acontecem no polo, os coordenadores que atuam na IES desvelam que poderia ser melhor se os recursos financeiros não fossem tão limitados. Assim, conclui-se que, não obstante aos desafios apresentados aos atores pertencentes a rede UAB no interior da Amazônia, a consolidação desta Sistema de cooperação pode suscitar inúmeras possibilidades à população dos municípios ou microrregiões afastadas dos centros universitários, promovendo o acesso à educação superior através da modalidade de educação a distância.
|
|