Dissertações/Teses

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2022
Dissertações
1
  • ÉFREM COLOMBO VASCONCELOS RIBEIRO
  • UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DAS LEIS DE KEPLER POR MEIO DA REALIDADE AUMENTADA DO GEOGEBRA 3D

  • Orientador : EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIA SILVA DE CASTRO
  • EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
  • EMERSON SILVA DE SOUSA
  • Data: 18/04/2022
    Ata de defesa assinada:

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  • Esta pesquisa tem como objetivo utilizar o software GeoGebra, por meio da Modelagem Matemática na perspectiva de Análise de Modelos (AnM), para desenvolver simulações para ensino-aprendizagem da disciplina de Física. O ensino de Física foi sempre um desafio para alunos e professores, sendo que muitos são os motivos que fazem da Física uma disciplina ser vista como “difícil”. Com a pandemia da Covid-19, essa situação infelizmente agravou-se, em virtude das aulas remotas. Dessa forma, com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), buscou-se identificar formas de melhorar esse ensino. As Leis de Kepler foram usadas para construir simulações do software GeoGebra e assim mostrar aos alunos, assuntos relacionados ao sistema solar e astronomia, que tanto têm sido debatidos atualmente. Os alunos se sentiram motivados, uma vez que as simulações puderam ser realizadas de forma online em seus smartphones. O resultado foi satisfatório, conforme a análise de dados, demonstrando participação e um melhor aproveitamento dos alunos, aumentando seus rendimentos escolares. Essa pesquisa foi o primeiro momento desse experimento, podendo ser melhorada e atingindo um público ainda muito maior, podendo ser utilizada por outros professores e alunos.


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  • This research aims to use the GeoGebra software, through Mathematical Modeling from the perspective of Model Analysis (AnM), to develop simulations for teaching and learning in the discipline of Physics. The teaching of Physics has always been a challenge for students and teachers, and many are the
    reasons that make Physics a discipline to be seen as “difficult”. With the Covid-19 pandemic, this situation has unfortunately worsened, due to remote classes. Thus, with the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs), we sought to identify ways to improve this teaching. Kepler's Laws were used to build GeoGebra software simulations and thus show students issues related to the solar system and astronomy, which have been debated so much today. The students felt motivated, since the
    simulations could be performed online on their smartphones. The result was satisfactory, according to the data analysis, demonstrating participation and a better use of students, increasing their school performance. This research was the first moment of this experiment, and it can be improved and reach an even larger audience, and can be used by other teachers and students.

2
  • DÉBORA SANTOS MIRANDA
  • BELEZA NATURAL,MITOS, RISCOS E PROTEÇÃO: O TEMA RAIOS, RELÂMPAGOS E TROVÕES COMO PROPOSTA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

     

  • Orientador : NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO
  • SILVANA PEREZ
  • Data: 19/04/2022
    Ata de defesa assinada:

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  • Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar elementos de alfabetização científica que emergem da aplicação de uma proposta didática temática para trabalhar um tema de descargas elétricas atmosféricas com enfoque regional amazônico. Buscamos amparo teórico em referenciais da Alfabetização científica e Abordagens temáticas. A proposta de Ensino de Física Através de Temas Regionais (EFATR) que ampara este trabalho é desenvolvida em três etapas: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. O produto educacional elaborado consiste em um livreto destinado aos estudantes e foi pensado para a aplicação da proposta temática nestas três etapas. O livreto contém um guia de atividades, um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um texto motivador para apresentação do tema, dois questionários para aprofundamento, textos coletados de outros autores que ajudam na fase de aprofundamento e um texto de orientações para a terceira etapa. A aplicação foi feita em uma turma de 22 estudantes de 3º ano do ensino médio de uma escola pública da zona urbana do município de Alenquer-PA. Visando responder a questão “que elementos emergem da aplicação de uma proposta temática regionalizada que podem sinalizar contribuições para o processo de alfabetização científica de estudantes do ensino médio?”, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa usando a metodologia de análise de conteúdo proposta por Roque Moraes, à luz dos três eixos estruturantes da Alfabetização científica de Sasseron e Carvalho. Na análise qualitativa da produção de 16 cartas e 7 vídeos produzidos na etapa final, associados com análise de outras produções durante as duas primeiras etapas da proposta, apresentamos as discussões dos elementos que nos deram indícios de que o trabalho com temas regionais tem potencial para promover a AC, especialmente pela diversidade de recursos utilizados que permitiram o desenvolvimento de várias habilidades apresentadas pelos referenciais teóricos utilizados.


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  • This work aims to identify and analyze elements of scientific literacy that emerge from the application of a thematic didactic proposal to work on a theme of atmospheric electrical discharges with a regional Amazonian focus. We seek theoretical support in scientific literacy references and thematic approaches. The proposal for Teaching Physics Through Regional Themes (EFATR) that supports this work is developed in three stages: Presentation, Deepening and Production-Evaluation. The educational product developed consists of a booklet intended for students and was designed for the application of the thematic proposal in these three stages. The booklet contains an activity guide, a questionnaire for surveying previous knowledge, a motivating text for the presentation of the theme, two questionnaires for deepening, texts collected from other authors that help in the deepening phase and a text of guidelines for the third stage. The application was made in a class of 22 students from the 3rd year of high school at a public school in the urban area of the municipality of Alenquer-PA. In order to answer the question "what elements emerge from the application of a regionalized thematic proposal that can signal contributions to the scientific literacy process of high school students?", we developed a qualitative research using the content analysis methodology proposed by Roque Moraes, at the light of the three structuring axes of Sasseron and Carvalho's Scientific Literacy. In the qualitative analysis of the production of 16 letters and 7 videos produced in the final stage, associated with the analysis of other productions during the first two stages of the proposal, we present the discussions of the elements that gave us indications that the work with regional themes has the potential to promote the CA, especially due to the diversity of resources used that allowed the development of various skills presented by the theoretical references used.

3
  • GLAUCIA BEZERRA DA SILVA
  • A SEQUÊNCIA DIDÁTICA “APOLLO XXII” COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE FÍSICA COM A “VIAGEM À LUA” DE GEORGES MÉLIÈS

  • Orientador : MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS CESAR DANHONI NEVES
  • CLAUDIA SILVA DE CASTRO
  • Josie Agatha Parilha da Silva
  • MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO
  • NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • Data: 20/04/2022

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  • Diante de uma inquietação oriunda da experiência profissional da pesquisadora, qual seja, a dificuldade apresentada pelos alunos e alunas para entenderem os conteúdos curriculares da disciplina de física, esse estudo objetiva investigar contribuições da sequência didática “Apollo XXII” à promoção da alfabetização científica dos estudantes no ensino de física. Especificamente, esse estudo pretende também analisar contribuições do filme “Viagem à Lua” de Georges Méliès como elemento problematizador da sequência didática “Apollo XXII” para o ensino de física. De acordo com a maneira de abordagem do problema, esse estudo tem características de uma pesquisa qualitativa e sobre os procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa participante. Utilizou-se como instrumento de dados o questionário com questões abertas, elementos iconográficos como as filmagens das ações referentes às produções dos alunos e alunas, bem como um diário de campo como suporte dos demais instrumentos. Pode-se dizer que as atividades proporcionaram contato com atributos de habilidade e de atitude científico-investigativa. Tais atributos fazem parte de conteúdos procedimentais e atitudinais, fundamentais para o processo de alfabetização científica. Um aspecto que não podemos deixar de mencionar, nesta pesquisa, com a aplicação da sequência didática “Apollo XXII”, refere-se à possibilidade que esse produto oportuniza para se refletir e discutir sobre questões de gênero na ciência. Fazer os alunos e alunas refletirem sobre a participação da mulher como protagonista na ciência pode ser um elemento contributivo para a democratização do empreendimento científic


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  • Faced with a concern arising from the researcher's professional experience, that is, the difficulty presented by students to understand the curricular contents of the discipline of physics, this study aims to investigate contributions of the didactic sequence "Apollo XXII" to the promotion of scientific literacy of students in physics teaching. Specifically, this study also intends to analyze contributions of the film “Viagem à Lua” by Georges Méliès as a problematizing element of the didactic sequence “Apollo XXII” for the teaching of physics. According to the way of approaching the problem, this study has characteristics of a qualitative research and on the technical procedures, it is a participatory research. The questionnaire with open questions was used as a data instrument, iconographic elements such as the filming of the actions referring to the students' productions, as well as a field diary to support the other instruments. It can be said that the activities provided contact with attributes of skill and scientific-investigative attitude. Such attributes are part of procedural and attitudinal contents, fundamental to the scientific literacy process. One aspect that we cannot fail to mention, in this research, with the application of the didactic sequence “Apollo XXII”, refers to the possibility that this product provides an opportunity to reflect and discuss gender issues in science. Making students reflect on the participation of women as protagonists in science can be a contributory element to the democratization of the scientific enterprise.

2020
Dissertações
1
  • NICOLAS APOSTOLOS MARINOS
  • A TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA  DE EINSTEIN

    NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: UTILIZANDO O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

  • Orientador : DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • LILIAN CRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS
  • SERGIO ANTONIO DE SOUZA FARIAS
  • Data: 01/02/2020

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  • Este trabalho apresenta uma proposta educacional para explicar a teoria restrita da relatividade de Einstein através de uma atividade lúdica (jogo de tabuleiro, vídeo e HQ) para o 1º ano do ensino médio. Esta proposta vem cumprir aquilo que o Programa Nacional de Mestrado no Ensino de Física (MNPEF) objetiva que é a ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de física, para sua aplicação em sala de aula, o qual traz como objetivo geral   uma proposta de como  trabalhar a teoria da relatividade restrita de Einstein utilizando para isso um jogo de tabuleiro, incluído ao programa de mecânica no tópico de Física Moderna, no primeiro ano do Ensino Médio, em que será colocado em associação com o conhecimento prévio do aluno. Para concretizar o estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica a fim de se conhecer melhor o tema e, poder de forma clara, repassar aos educandos utilizando diversos recursos como exemplo slide e filme. Depois foi feita uma aula pratica através do jogo de tabuleiro: duas turmas foram escolhidas para a execução da aula, na primeira foi aplicada a  metodologia tradicional e na segunda a metodologia foi através do jogo de tabuleiro, para testar se através do jogo despertava um maior  interesse dos alunos pelo assunto abordado, e foi notório o resultado, pois os alunos puderam utilizar o que foi aprendido fora da escola, bem como o que foi visto em sala de aula com vídeos e com a leitura de HQ e nas atividades propostas.


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  • This paper presents an educational proposal to explain Einstein's constrained theory of relativity through 
    a playful activity (board game, video and comic book) for the first year of high school. This proposal fulfills 
    what the National Master's Program in Physics Teaching (MNPEF) aims to be the main emphasis on content 
    aspects in the area of physics, for its application in the classroom, which brings as its general objective a proposal
     of how to work on Einstein's theory of constrained relativity using a board game, included in the mechanics program 
    in the topic of Modern Physics, in the first year of high school, in which it will be placed in association with 
    the student's prior knowledge. To carry out the study, a vast bibliographic research was done in order to better 
    know the subject and, clearly, to pass on to the students using various resources such as slide and film. Then a 
    practical class was played through the board game: two classes were chosen for the execution of the class, in the 
    first one the traditional methodology was applied and in the second one was through the board game, to test if 
    through the game aroused a bigger students' interest in the subject, and the result was noticeable, as students were 
    able to use what was learned outside of school, as well as what was seen in the classroom with videos and 
    reading of comic books and the proposed activities.
2
  • DIEGO MACIEL CARNEIRO
  • Sequência de Ensino Investigativo através da Construção de um Tunel de Vento de Baixo Custo.

  • Orientador : CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE GUIMARAES RODRIGUES
  • CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
  • EDSON AKIRA ASANO
  • SERGIO ANTONIO DE SOUZA FARIAS
  • Data: 28/02/2020

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  • Esta dissertação tem o objetivo de desenvolver uma sequência de ensino investigativo (SEI) através da utilização de atividades experimentais de baixo custo para abordar conceitos de teoria de voo no ensino médio. A atividade experimental inicial foi a construção de um protótipo denominado “Simulador radial de Sustentação” e posteriormente foi construído um “túnel de vento” com materiais acessíveis. Utilizou-se o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) criado por Pierre Ratinaud, para ajudar inicialmente a realizar uma categorização hierárquica descendente (CHD) além das análises de similitude e nuvem de palavras nas respostas às questões propostas na primeira e na terceira atividade experimental. O produto foi aplicado em uma escola estadual da zona urbana da cidade de Santarém em uma turma de 1º ano do ensino médio.


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  • This dissertation aims to develop a research-based teaching sequence (RTS) through the use of low-cost experimental activities to address high school flight theory concepts. The initial experimental activity was the construction of a prototype called "Radial Support Simulator" and later a "wind tunnel" was built with accessible materials. The IRAMUTEQ software (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) created by Pierre Ratinaud was used to initially help perform a Descending Hierarchical Classification in addition to the Analysis of Similarity and Word Cloud in the answers to the questions proposed in the first and third experimental activity. The product was applied in a public school in the urban area of the city of Santarém in a first year high school class.

3
  • ELIESIO ALVES DA SILVA
  • O MOVIMENTO BALÍSTICO: DA EXPERIMENTAÇÃO À OLIMPÍADA - UMA
    PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UM RELATO DE
    EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA

  • Orientador : DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MARIO TANAKA FILHO
  • NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • Data: 19/10/2020

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  • Neste trabalho buscou-se apresentar uma sequência didática destinada ao ensino
    do movimento balístico a partir de um relato de experiência da atividade docente,
    em algumas cidades do Estado do Pará nos últimos anos, pautada na aprendizagem
    signi cativa no contexto da realização de experimentos em Física - O lançamento de
    foguetes. A proposta relacionou o ensino de Física por meio da experimentação e
    análise do voo dos protótipos construídos. Desenvolvido em duas etapas: 1. O cina
    de construção de Foguetes e bases de lançamento e 2. Lançamento dos dispositivos
    para coleta e análise de dados do movimento. O estudo faz intermediação entre
    teoria e prática dos conceitos de Mecânica dos corpos e teve como um dos objetivos,
    analisar e entender a problemática dos conceitos físicos sobre movimentos, em especial
    o movimento balístico(lançamento oblíquo), relacionando-o com outras disciplinas, em
    reconhecimento ao caráter multidisciplinar de uma atividade experimental. Abordou
    conceitos sobre reações químicas balanceamento, cálculo estequiométrico e matemática
    associada as equações de movimento por meio das EDO - equações diferenciais ordinárias
    que surgem quando se estuda um dado fenômeno levando-se em conta várias forças que
    nele atuam, entre elas a resist^encia do ar. A Metodologia utilizada incorporou diferentes
    abordagens: exposição dos conteúdos e conceitos físicos; abertura a discussões, vídeos
    explicativos; construção e lançamento de protótipos, outro ponto abordado no texto trata
    da participação em olimpíadas de conhecimento como a MOBFog/OBA, que oferece a
    possibilidade de participação em eventos externos proporcionando uma visão diferenciada
    do ensino desse tópico, de sua aplicabilidade e da variedade de conceitos físicos envolvidos.


  • Mostrar Abstract
  • In this work, we seek to present a didactic sequence for the teaching of ballistic
    movement from an experience report of teaching activity in some cities in the State
    of Pará in recent years, based on experimental learning in the context of conducting
    experiments in Physics - O rocket launch. A proposal related to the teaching of Physics
    through experimentation and flight analysis of built prototypes. Developed in two steps:
    1. Construction workshop and 2 Launch of devices for collection and movement data
    analysis. The study does intermediation between theory and practice of the concepts
    of Body Mechanics and had as one of its objectives, to analyze and understand the
    problematic of the physical concepts about movements, especially the movement ballistic
    (oblique launch), relating it to other disciplines, in recognition of the multidisciplinary
    character of an experimental activity. It addressed concepts about chemical reactions,
    balancing and stoichiometric calculations, and mathematics associated with equations of
    motion through the ODE (ordinary differential equations) that arise when studying a given
    phenomenon taking into account various forces acting on it, including air resistance. The methodology used incorporated different approaches: exposure of physical content and
    concepts; openness to discussions; reading articles and explanatory videos; construction
    and launch of prototypes. Another point addressed in this work deals with participation in
    knowledge Olympics such as MOBFog / OBA, which offers the possibility to participate
    in external events providing an insight teaching of this topic, its applicability and the
    variety of concepts involved, as well as the promotion of partner disciplines.

4
  • ARNALDO GONÇALVES DE MATOS
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO PRÁTICAS EXPERIMENTAIS.

  • Orientador : DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
  • FABIO ROGERIO RODRIGUES DOS SANTOS
  • GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • Data: 20/10/2020

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  • O trabalho dissertativo teve como objetivo mostrar a importância da interdisciplinaridade no ensino de Física no ensino médio envolvendo práticas experimentais, já que, é importante que as disciplinas possam dialogar no ambiente escolar, contribuindo desta forma para o melhor entendimento dos fenômenos da natureza. A escolha do local da pesquisa foi determinada pela colocação do estabelecimento de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Optou-se também pela pesquisa participativa, visto que, a ideia foi desenvolver um pensamento crítico e reflexivo através de práticas experimentais vinculadas as disciplinas de física e química em uma ação interdisciplinar, em que, o pesquisador atuou como professor de Química no desenvolvimento das práticas com os discentes, e com o professor titular de Física da turma. O produto educacional desenvolvido foi uma proposta experimental que teve como enfoque a aplicação do experimento em dois momentos: no primeiro momento foi utilizado o experimento  como motivador para o estudo da teoria, e, no segundo momento, o experimento foi utilizado como demonstrativo da teoria. A aula de física e química com auxílio de práticas experimentais contribuiu para discussão no ambiente escolar, fazendo com que, o aluno refletisse sobre o papel da ciência na natureza e na vida sociocultural. Isso implica em dizer que a visão dos discentes começaram  a mudar sobre o estudo da física.


  • Mostrar Abstract
  • The dissertation work aimed to show the importance of interdisciplinarity in the teaching of Physics in high school involving experimental practices, since it is important that the subjects can dialogue in the school environment, thus contributing to a better understanding of the phenomena of nature. The choice of the research location was determined by placing the educational establishment on the Basic Education Development Index (Ideb). We also opted for participatory research, since the idea was to develop a critical and reflective thinking through experimental practices linked to the disciplines of physics and chemistry in an interdisciplinary action, in which, the researcher acted as a professor of Chemistry in the development of practices with the students, and with the professor of Physics in the class. The educational product developed was an experimental proposal that focused on the application of the experiment in two moments: in the first moment, the experiment was used as a motivator for the study of the theory, and, in the second moment, the experiment was used as a demonstration of the theory. The physics and chemistry class with the aid of experimental practices contributed to the discussion in the school environment, making the student reflect on the role of science in nature and in socio-cultural life. This implies that the students' views have started to change about the study of physics.

5
  • JORGE CARLOS SILVA
  • ENSINO DO CENTRO DE MASSA POR MEIO DE CICLOS DE MODELAGEM DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

  • Orientador : EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
  • RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • DIONÍSIO BURAK
  • Data: 31/10/2020

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  • O trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um produto educacional na forma de cartilha educativa sobre a aplicação de ciclos de modelagem em atividades experimentais como promotor da aprendizagem do conceito de centro de massa. Nesse sentido, apresentaram-se algumas concepções e ciclos de modelagem de autores como: Rodney Carlos Bassanezi, Dionísio Burak, Maria Salett Biembengut, Jonei Cerqueira Barbosa e Maria Werle de Almeida. A fundamentação teórica foi a Aprendizagem Significativa do psicólogo David P. Ausubel, o qual propõe explicações para o processo de aprendizagem, no qual os conhecimentos prévios dos alunos têm que ser valorizados para que estes construam estruturas mentais que possam permitir novas descobertas com outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem sólida e dinâmica. O encaminhamento metodológico do produto educacional envolveu cinco momentos. No primeiro, caracterizou-se cinco ciclos de modelagem dos quais os estudantes deveriam escolher apenas um deles para ser efetivamente aplicado na compreensão dos experimentos. No segundo, exemplificou-se a aplicação do ciclo de modelagem aos estudantes por meio de um experimento deliberadamente escolhido pelo professor. No terceiro, aprofundou-se a compreensão do ciclo de modelagem por meio de experimentos livremente escolhidos pelos estudantes. No quarto momento, houve a socialização colaborativa de dúvidas sobre o conceito de centro de massa. Por fim, no quinto e último momento, houve a transferência do ciclo de modelagem a situações diferentes do centro de massa. Os resultados indicam que a aplicação do ciclo de modelagem na análise da atividade experimental promoveu compreensão sobre os conceitos envolvidos, uma vez que o ciclo potencializou a organização do pensamento dos estudantes para inter-relacionar os conceitos de equilíbrio, centro de gravidade e centro de massa em um modelo matemático. A pesquisa gerou uma cartilha educativa que pode ser utilizada por professores e por estudantes na aprendizagem do conceito centro de massa.


  • Mostrar Abstract
  • The work aims to present the development of an educational product in the form of an educational booklet on the application of modeling cycles in experimental activities as a promoter of the learning of the concept of mass center. In this sense, some conceptions and modeling cycles of authors were presented, such as: Rodney Carlos Bassanezi, Dionísio Burak, Maria Salett Biembengut, Jonei Cerqueira Barbosa and Maria Werle de Almeida. The theoretical basis was the Significant Learning of the psychologist David P. Ausubel, who proposes explanations for the learning process, in which the students' previous knowledge has to be valued so that they build mental structures that can allow new discoveries with other knowledge, thus characterizing solid and dynamic learning. The methodological referral of the educational product involved five moments. In the first, five modeling cycles were characterized, from which students should choose only one of them to be effectively applied in understanding the experiments. In the second, the application of the modeling cycle to students was exemplified through an experiment deliberately chosen by the teacher. In the third, the understanding of the modeling cycle was deepened through experiments freely chosen by students. In the fourth moment, there was a collaborative socialization of doubts about the concept of center of mass. Finally, in the fifth and last moment, the modeling cycle was transferred to situations other than the center of mass. The results indicate that the application of the modeling cycle in the analysis of the experimental activity promoted understanding about the concepts involved, since the cycle potentiated the organization of the students' thinking to interrelate the concepts of balance, center of gravity and center of mass in a mathematical model. The research generated an educational booklet that can be used by teachers and students to learn the concept of mass center.

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  • LUISA HELENA SILVA DE SOUSA
  • TECNOLOGIAS INCLUSIVAS ADAPTADAS AO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO APLICADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Orientador : DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • LILIAN CRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS
  • NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • SERGIO ANTONIO DE SOUZA FARIAS
  • Data: 10/11/2020

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  • O presente trabalho sintetiza a Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de PósGraduação em Ensino de Física no Curso de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Trazendo reflexões acerca da política da educação profissional, a inclusão e o ensino de Física. Esta pesquisa foi desenvolvida em um educandário que oferta a educação profissional no interior do Estado do Pará. Teve como objetivo geral, desenvolver materiais e métodos que facilitem o processo de ensino/aprendizagem dos conhecimentos de física, aos alunos com deficiência visual, utilizando tecnologia assistiva como ferramenta auxiliar. Metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso e, qualitativa. As técnicas utilizadas foram: Observação Direta; Registros institucionais; Grupos Focais. A pesquisa foi direcionada à adequação de tecnologias pré-existentes, fazendo-se adaptações ao contexto do ensino de física inclusivo, no contexto da educação profissional. Como resultado, foi criado o aplicativo Blind Banner, capaz de transformar o texto produzido pelos discentes, o currículo adotado foi história da ciência pelos discentes, em um código de resposta rápida. E, o mesmo aplicativo é capaz de realizar à audiodescrição aos discentes deficientes visuais, proporcionando-lhes autonomia e empoderamento científico.


  • Mostrar Abstract
  • The present work summarizes the Master's Thesis submitted to the Graduate Program in Physics Teaching in the National Professional Master's Course in Physics Teaching (MNPEF), as part of the requirements necessary to obtain the title of Master in Physics Teaching. Bringing reflections about the policy of professional education, inclusion and teaching of Physics. This research was developed in a schoolteacher that offers professional education in the interior of the State of Pará. The general objective was to develop materials and methods that facilitate the process of teaching/learning the knowledge of physics, to students with visual impairment, using assistive technology as an auxiliary tool. Methodology, this is an exploratory research of the case study type and qualitative. The techniques used were: Direct Observation; Institutional records; Focus Groups. The research was directed to the adequacy of pre-existing technologies, making adaptations to the context of inclusive physics teaching, in the context of professional education. As a result, the Blind Banner application was created, capable of transforming the text produced by the students, the curriculum adopted was history of science by the students, into a quick response code. And, the same application is able to perform audio description to visually impaired students, providing them with autonomy and scientific empowerment.

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  • ARLEM FERREIRA DA SILVA
  • Uma Proposta de Ensino Por Investigação em Mecânica dos Fluidos em um Contexto do Sistema de Organização Modular de Ensino

  • Orientador : EDSON AKIRA ASANO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE GUIMARAES RODRIGUES
  • EDSON AKIRA ASANO
  • GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • RUY GUILHERME CASTRO DE ALMEIDA
  • Data: 18/11/2020

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho visa apresentar um produto educacional para o ensino da Mecânica dos

    Fluidos, a nível de ensino médio, baseando-se na teoria de aprendizagem significativa de

    David Paul Ausubel, desenvolvida na década de 1960, considerando que os alunos podem

    usar seus conhecimentos já existentes, chamados de subsunçores, para ajudar no processo

    ensino-aprendizagem e, assim, viabilizar o entendimento das leis e aplicações da Física que

    ocorrem ao seu redor, no seu cotidiano. O produto educacional foi elaborado considerando

    a metodologia de ensino por investigação, onde uma sequência didática (SD) é proposta

    como produto educacional a ser utilizada em uma Sequência de Ensino por Investigação

    (SEI). Seguindo uma abordagem qualitativa a metodologia foi aplicada em duas escolas da

    rede estadual, assistidas pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). A SEI

    foi dividida em quatro fases: Experimentos como demonstrações investigativas, Leitura de

    textos para estimular a investigação, Aprofundamento de conhecimentos e Avaliando os

    conhecimentos adquiridos e envolveu toda a mecânica dos fluidos, dividida em Hidrostá-

    tica (densidade, pressão nos sólidos, pressão dos líquidos, princípio de Pascal e princípio de

    Arquimedes) e Hidrodinâmica (vazão volumétrica, equação da continuidade e equação de

    Bernoulli). Para coleta de dados da aplicação foram utilizados questionários, fotografias,

    diários de bordo do pesquisador, atividades desenvolvidas e relatos apresentados pelos

    estudantes. Os dados foram analisados em busca de indicadores de aprendizagem signi-

    ficativa. Para análise e tabulação, foi utilizado o programa Excel. Os resultados obtidos

    fornecem indícios de que a proposta facilita o processo de ensino-aprendizagem, ajudando

    os alunos no entendimento dos tópicos da mecânica dos fluidos. Além disso, esperamos

    contribuir para uma maior instrumentalização didático-pedagógica dos professores de fí-

    sica da educação básica, tendo em vista o acréscimo e implementação de novas práticas

    em sala de aula.


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to present an educational product for the teaching of Fluid Mechanics,

    at the high school level, based on the significant learning theory of David Paul Ausubel,

    developed in the 1960s, considering that students can use their existing knowledge , called

    subunits, to help in the teaching-learning process and, thus, enable the understanding of

    the laws and applications of Physics that occur around you, in your daily life. The edu-

    cational product was developed considering the teaching methodology by investigation,

    where a didactic sequence (SD) is proposed as an educational product to be used in a

    Teaching Sequence by Research (SEI). Following a qualitative approach, the methodology

    was applied in two state schools, assisted by the Modular Teaching Organization System

    (SOME). SEI was divided into four phases: Experiments such as investigative demon-

    strations, Reading texts to stimulate research, Deepening knowledge and Evaluating the

    knowledge acquired and involved all the mechanics of fluids, divided into Hydrostatics

    (density, pressure in solids, pressure of liquids , Pascal’s principle and Archimedes’ prin-

    ciple) and Hydrodynamics (volumetric flow, continuity equation and Bernoulli equation).

    To collect application data, questionnaires, photographs, researcher’s logbooks, activities

    developed and reports presented by the students were used. The data were analyzed in

    search of significant learning indicators. For analysis and tabulation, the Excel program

    was used. The results obtained provide evidence that the proposal facilitates the teaching-

    learning process, helping students to understand the topics of fluid mechanics. In addition,

    we hope to contribute to a greater didactic-pedagogical instrumentalization of basic ed-

    ucation physics teachers, with a view to adding and implementing new practices in the

    classroom.

2019
Dissertações
1
  • JANYLTON JOSADARK DAMASCENO CORRÊA
  • EQUILÍBRIO E FLUTUABILIDADE DAS EMBARCAÇÕES NA REGIÃO AMAZÔNICA

  • Orientador : NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • Data: 15/11/2019

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  • Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve como objetivo identificar desafios e potencialidades que são percebidos no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) que tem como base uma proposta temática regionalizada orientada pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Assim, foi elaborada uma SD que contém um texto motivador regionalizado com o enfoque de Santarém-PA, como proposta para se trabalhar o tema “Equilíbrio e Flutuabilidade das embarcações na região Amazônica”. Destaca-se nesse material os conteúdos de Hidrostática (princípio de Stevin, Pascal e Arquimedes), que teve sua aplicação em uma turma do segundo ano do ensino médio, de uma escola pública central de Santarém-PA. Segue-se uma abordagem qualitativa e as etapas consistiram em pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com a finalidade de coletar informações para elaboração da SD, aplicação e análise da proposta. Para coleta de dados da aplicação foram utilizados questionários, fotografias, gravações de vídeo, diários de bordo do pesquisador e trabalhos produzidos pelos estudantes. A proposta foi desenvolvida seguindo os três momentos do Ensino de Física Através de Temas Regionais: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. Observou-se que os estudantes ficaram motivados e apresentaram uma postura crítica-social despertando-os para os impactos socioambientais que são característica esperadas pelo enfoque CTS. As aprendizagens adquiridas foram muito satisfatórias se comparadas ao ensino tradicional. Verificou-se que inserir uma prática nova e manter os estudantes interessados até o final das atividades foram grandes desafios, porém, as potencialidades identificadas mostraram-se favoráveis no processo de ensino-aprendizagem e a proposta poderá servir como mais um instrumento didático para auxiliar professores nas aulas envolvendo o conteúdo da Hidrostática


  • Mostrar Abstract
  • This paper presents a research that aimed to identify challenges and potentials that are perceived in the development of a didactic sequence (SD) based on a regionalized thematic proposal oriented by the Science, Technology and Society (CTS) approach. Thus, an SD was elaborated that contains a motivating text regionalized with the focus of Santarém-PA, as a proposal to work on the theme “Balance and Buoyancy of vessels in the Amazon region”. This material highlights the contents of Hydrostatics (principle of Stevin, Pascal and Archimedes), which had its application in a class of the second year of high school, from a central public school in Santarém-PA. A qualitative approach follows and the steps consisted of bibliographic research, field research with the purpose of collecting information for the elaboration of DS, application and analysis of the proposal. To collect data from the application were used questionnaires, photographs, video recordings, researcher's logbooks and works produced by students. The proposal was developed following the three moments of Physics Teaching Through Regional Themes: Presentation, Deepening and Production-Evaluation. It was observed that the students were motivated and presented a critical social posture awakening them to the social and environmental impacts that are expected by the CTS approach. The lessons learned were very satisfactory compared to traditional teaching. It was found that inserting a new practice and keeping students interested until the end of the activities were great challenges, however, the identified potentials were favorable in the teaching-learning process and the proposal may serve as another didactic tool to assist teachers. in classes involving the content of Hydrostatics

2
  • RONIEL DE LIMA BRELAZ
  • ENSINO DA FÍSICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O MÉTODO DE MODELAGEM

     

  • Orientador : GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
  • GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • Data: 27/11/2019

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  • A Matemática e a Física são áreas do conhecimento que historicamente estão vinculadas. Entre muitos outros fatores, isso ocorre devido à primeira fornecer sustentação estruturante à segunda. No entanto, quando elas são trabalhadas como componentes curriculares, em cursos de graduação geralmente as aulas de Matemática são ministradas como se não houvesse nenhuma conexão com a Física. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem o objetivo de utilizar uma estratégia de ensino para o aluno compreender fenômenos físicos a partir de temas da Matemática, relacionando o conhecimento aprendido nas aulas com mundo real, desse modo o ensino transpõe a barreira das quatro paredes que delimita a sala de aula tradicional. Essa estratégia de ensino foi fundamentada nas obras de Bunge e é denominada método de modelagem, e para viabilizar sua aplicação no processo ensino aprendizagem foi utilizada a teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky. Para verificar a eficiência do método, ele foi aplicado em uma turma do primeiro semestre do curso de graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia, no qual a Matemática e Física estão presentes em boa parte da grade curricular. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi delineada como estudo de caso, desse modo os dados coletados foram por meio de observações, entrevistas, relatórios e registros de vídeos e fotografias. A partir da análise dos dados foi possível verificar que os objetivos da pesquisa foram alcançados, o que corroborou a hipótese inicialmente levantada de que a proposta didática norteada pela modelagem matemática facilitaria a aprendizagem de Matemática e de Física. Esses resultados possibilitaram inferir que o ensino na perspectiva da modelagem possibilita os alunos não somente compreender fenômenos físicos, mas resolver problemas reais envolvendo a Física por meio de modelos. Com a realização da investigação foi construído um Produto Educacional para orientar professores que pretendam utilizar o método de modelagem em suas aulas.


  • Mostrar Abstract
  • Mathematics and physics are areas of knowledge that are historically linked. Among many other factors, this is due to the former providing structural support to the latter. However, when they are worked as curriculum components, in undergraduate courses, mathematics classes are usually taught as if there were no connection to physics. Based on this assumption, this paper aims to use a teaching strategy for the student to understand physical phenomena from mathematical themes, relating the knowledge learned in class with the real world, thus teaching crosses the barrier of four walls that delimits The traditional classroom. This teaching strategy was based on Bunge's works and is called the modeling method, and to enable its application in the teaching-learning process, Lev Vygotsky's theory of learning was used. To verify the efficiency of the method, it was applied to a first semester class of the undergraduate degree in Science and Technology, in which Mathematics and Physics are present in much of the curriculum. The research took a qualitative approach and was designed as a case study, thus the data collected were through observations, interviews, reports and video and photo records. From the data analysis it was possible to verify that the objectives of the research were achieved, which corroborated the hypothesis initially raised that the didactic proposal guided by mathematical modeling would facilitate the learning of mathematics and physics. These results made it possible to infer that teaching from the perspective of modeling enables students not only to understand physical phenomena, but to solve real problems involving physics through models. With the investigation, an Educational Product was built to guide teachers who want to use the modeling method in their classes.

2018
Dissertações
1
  • BENILDO ANTONIO BARBOSA DA CRUZ
  • PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM FÍSICA TÉRMICA NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO VISANDO FACILITAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Orientador : CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
  • SERGIO ANTONIO DE SOUZA FARIAS
  • MARIA DA CONCEICAO GEMAQUE DE MATOS
  • Data: 23/10/2018

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  • Essa dissertação de mestrado tem como objetivo investigar o processo ensino-aprendizagem e apresentar como proposta de produto educacional um Guia Didático composto por quatro atividades experimentais de termodinâmica – Uso do termômetro, Experiência de Locke, Termoscópio e Dilatômetro. Essas atividades têm por finalidade servir como materiais potencialmente significativos de auxílio aos professores em suas aulas de Física e foram elaborados e aplicados com base em uma metodologia de Ensino por Investigação buscando facilitar a Aprendizagem Significativa, de acordo com a teoria de Ausubel. Aplicamos esse produto em duas turmas de segunda série em comunidades rurais, ambas assistidas pelo Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME. A primeira aplicação ocorreu na comunidade Costa do Tapará, que fica na região da várzea do rio Amazonas, com acesso principal por via fluvial. A segunda aplicação foi na comunidade Santarém Miri, que também fica na várzea do rio Amazonas, porém com acesso principal por via terrestre. Nas duas comunidades buscamos identificar indícios de aprendizagens significativas através dos relatos escritos dos alunos, da aplicação de questionários com questões abertas, de questionários com questões fechadas usando uma escala Likert e de socializações, que foram realizadas ao final de cada atividade experimental. As análises dos resultados sugerem que o produto educacional foi bem aceito pelos alunos contribuindo para aumentar seu interesse pelo conteúdo e facilitar a aprendizagem dos conteúdos de termodinâmica de forma significativa.


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  • This dissertation aims to investigate the teaching-learning process and present as a proposal of educational product a Didactic Guide composed of four experimental activities of thermodynamics - Use of the thermometer, Locke Experience, Thermoscope and Dilatometer. These activities are intended to serve as potentially meaningful materials to assist teachers in their physics classes and have been elaborated and applied based on a methodology of Teaching by Research to facilitate Meaningful Learning, according Ausubel’s theory. We applied this product in two second grade classes in rural communities, both assisted by the Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME. The first application took place in the community of Costa do Tapará, which is in the region of the floodplain of the river Amazon, with main access by fluvial route. The second application was in the Santarém Miri community, which is also in the floodplain of the river Amazon, but with main access by land. In both communities, we sought to identify meaningful learning patterns through written reports of students, questionnaires with open questions, questionnaires with closed questions using a Likert scale and socializations, which were performed at the end of each experimental activity. The analysis of the results suggests that the educational product was well accepted by the students contributing to increase their interest in the content and to facilitate the learning of the contents of thermodynamics in a meaningful way.

2
  • MARCIO JOSÉ DO CARMO SOARES
  • FÍSICA NO TRÂNSITO: UMA ABORDAGEM COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM SANTARÉM-PARÁ

  • Orientador : NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
  • RUBENS SILVA
  • Data: 23/10/2018

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  • O trabalho desenvolveu uma proposta de Ensino de Física a partir de situações no trânsito através de uma abordagem temática balizada pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Foi organizado a partir da proposta de temas criada por um professor da Universidade Federal do Pará, sendo estruturado em três etapas: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. Foi elaborado para implementação na 1ª Série do Ensino Médio Regular, visto que o tema trânsito permite que assuntos relacionados a mecânica, que é o conteúdo programático desta série, surjam com maior fluidez. Teve como elemento motivador o fato de que todos, de uma forma direta ou indireta, fazem parte do trânsito e podem aplicar conhecimentos de Física para uma possível tomada de decisão, que é uma das principais características da abordagem CTS. O fruto dessa proposta foi a construção de um produto educacional, em forma de material didático que prioriza o contexto local vivido pelos estudantes, dando ênfase a problemas e situações reais encontradas no trânsito de sua cidade que permitam relações com a Física. Assim, contemplando os aspectos metodológicos que serviram de base para a elaboração do produto, os estudantes puderam usar um material didático que prioriza uma educação mais humanista e mais voltada para um aluno protagonista dentro do processo de aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • The work developed a proposal of Teaching Physics from situations in the traffic through a thematic approach signaled by the Science, Technology and Society approach. It was organized based on the themes proposed by a professor at the Federal University of Pará, structured in three stages: Presentation, Deepening and Production-Evaluation. It was designed for implementation in the 1st Grade of Regular High School, since the topic of traffic allows subjects related to mechanics, which is the programmatic content of this series, to emerge with greater fluidity. We had the motivator the fact that all of a directly or indirectly, are part of the traffic and can apply knowledge of physics to a possible decision making, which is a major feature of the CTS approach. The result of this proposal was to build an educational product in the form of didactic material that prioritizes local context lived by the students, with an emphasis on real problems and situations met in the traffic in your town that will allow relations with physics. Thus, considering the methodological aspects that served as the basis for the preparation of the product, the students were able to use educational material that emphasizes a more humanistic and more focused education for a leading student in the learning process.

3
  • EDICLÉIA DA FROTA PEREIRA
  •  

    SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTISSENSORIAL PARA O ENSINO DE ONDAS PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS


  • Orientador : DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • MARIA DA CONCEICAO GEMAQUE DE MATOS
  • Data: 23/10/2018

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  •  

    O ensino para alunos com necessidades especiais encontra-se em pleno processo de reconstrução no Brasil. Contudo, o atendimento das diferentes necessidades educacionais que os alunos com deficiência possuem ainda é uma das principais barreiras enfrentadas pelos professores. Nesse contexto, este trabalho objetivou disponibilizar um produto de ferramentas didáticas multissensoriais para o ensino de física, no assunto de ondas, para auxiliar professores do ensino médio. Para criação da sequência didática levou-se em consideração: diferentes categorias de deficientes visuais, sequência lógica do conteúdo a ser ministrada, avaliação da aprendizagem por partes dos alunos, análise crítica da viabilidade do produto como ferramenta pedagógica. Foram confeccionados 50 recursos didáticos em alto relevo. Esse conjunto didático foi aplicado a quatro alunos deficientes visuais na Unidade Educacional Especializada Dr. José Tadeu Duarte Bastos (UEES) no município de Santarém no Estado do Pará. Os métodos utilizados no produto contribuíram para o processo de ensino/aprendizagem, fornecendo didáticas apropriadas para alunos deficientes visuais. No processo de avaliação do produto, por parte dos discentes a metodologia conduzida facilitou o entendimento do conteúdo abordado, contribuindo: na facilitação da aprendizagem com a interação social entre os estudantes, o que ajudou muito na construção do conhecimento; o contato prático, por parte dos alunos deficientes visuais, com o material do conteúdo abordado; utilização de material adequado, conduzindo a aprendizagem na disciplina de física; a formação de conceitos através do contato do aluno com as coisas do mundo; a diminuição da lacuna na aquisição de informações pelos alunos deficientes visuais, facilitando a discriminação de detalhes e suscitando a realização de movimentos delicados com os dedos.



  • Mostrar Abstract
  • The teaching for students with special needs is in the process of reconstruction in Brazil. However, meeting the different educational needs that students with disabilities still have is one of the main barriers faced by teachers. In this context, this work aimed to provide a product of multisensory didactic tools for teaching physics, in the subject of waves, to assist high school teachers. In order to create the didactic sequence, different categories of the visually impaired, logical sequence of the content to be taught, evaluation of the students' learning by parts, critical analysis of the viability of the product as a pedagogical tool were considered. 50 teaching resources were made in high relief. This didactic set was applied to four visually impaired students in the Specialized Educational Unit Dr. José Tadeu Duarte Bastos (UEES) in the municipality of Santarém in the State of Pará. The methods used in the product pleased the students, who according to them the methodology conducted facilitates the understanding content. One of the factors that facilitates learning was the social interaction among the students, which helped a lot in the construction of knowledge. The product contributed to: the contact with the physical environment of the content addressed; the lack of adequate material can lead to learning in the discipline of physics; the formation of concepts through the student's contact with the things of the world; the reduction of the gap in the acquisition of information by the visually impaired students, facilitating the discrimination of details and provoking the delicate movements with the fingers.

4
  • ADELAN MENEZES PORTELA
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE CAPACITOR A ALTA TENSÃO E DE BALANÇA DE CORRENTE EM CAMPO MAGNETICO

  • Orientador : CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • JOSE ALEXANDRE DA SILVA VALENTE
  • Data: 26/10/2018

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  • O objetivo dessa dissertação de mestrado é apresentar a utilização de dois experimentos de baixo custo, um Capacitor a Alta Tensão e uma Balança de Corrente em Campo Magnético, como ferramentas pedagógicas que possuam reprodutibilidade, sejam lúdicas e potencialmente significativas, aplicados dentro de uma sequência didática de ensino por investigação visando facilitar uma aprendizagem significativa. Como base teórica para a construção, aplicação e análise dos resultados usamos a teoria de aprendizagem significativa, a metodologia de aplicação do ensino por investigação com problema experimental e alguns referenciais teóricos sobre a atividade experimental de baixo custo para o ensino de ciência. Aplicamos o produto em três contextos educacionais distintos. Em uma turma de nível superior do curso de Licenciatura em Matemática e Física da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde através de entrevistas com grupos focais, constatamos que esses acadêmicos reproduziriam o experimento do capacitor em suas futuras atividades pedagógicas. Com uma turma do Ensino Médio de uma escola pública situada na área urbana de Santarém onde os alunos, através de um questionário de opinião, afirmaram que gostaram do experimento do capacitor. Também com uma turma do ensino rural do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) em uma comunidade situada à beira do rio Amazonas em uma região de Várzea em que, através da análise dos relatos escritos dos alunos e de um questionário aplicado antes e depois da utilização do produto, percebemos indícios de aprendizagem significativa dos conceitos de cargaelétrica, processos de eletrização, força eletrostática, campo elétrico, campo magnético, força eletromagnética e corrente elétrica. Essa pesquisa demonstra que o produto educacional possui boa reprodutibilidade, é lúdico e tem potencialidade em ser significativo, podendo ser trabalhado dentro da metodologia de ensino por investigação como facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

     


  • Mostrar Abstract
  • The objective of this master's thesis is to present the use of two low-cost experiments: A High Voltage Capacitor and a Balance of Electric Current in a Magnetic Field, as pedagogical tools that have reproducibility, are ludic and potentially meaningful, applied within a didactic sequence of teaching by research aiming to facilitate meaningful learning. As the theoretical basis for the construction, application and analysis of the results, we use Ausubel’s meaningful learning theory, the methodology of application of physics teaching with experimental problems and some theoretical references on low cost experimental activities in science education. We applied the product in three different educational contexts. In a class of the undergraduate of the Teacher formation course on Mathematics and Physics of the Universidade Federal do Oeste do Pará, where through interviews with focus groups, we verified that most these academics would reproduce the experiment of the capacitor in their future pedagogical activities. With a high school class from a public school located in the urban area of Santarém where students, through a survey, stated that they liked the experiment of the capacitor. Also with a rural teaching group of the Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) in a community situated on the banks of the Amazon River in a region of lowland where, through the analysis of written reports of students and a questionnaire applied before and after, we can perceive evidences of meaningful learning of the concepts of electric charge, electrification processes, electrostatic force, electric field, magnetic field, electromagnetic force and electric current. This research demonstrates that the educational product has good reproducibility, is ludic and has the potentiality to be meaningful, and can be worked within the methodology of teaching by research as a facilitator of teaching and learning process.

     

5
  • GLEDSON GOMES DA COSTA
  • UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE FÍSICA NO ESTUDO DO MOVIMENTO 

  • Orientador : RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • MARIA DA CONCEICAO GEMAQUE DE MATOS
  • Data: 26/10/2018

  • Mostrar Resumo
  • Em meio a uma época de inovação técnico-cientifica, são observadas inúmeras oportunidades pedagógicas relacionadas aos recursos tecnológicos disponíveis para o processo de ensino aprendizagem. O smartphone como estratégia didática foi o recurso escolhido por ser um recurso portátil, bastante difundido entre os jovens do ensino médio, e por ser também utilizado quase sempre de forma imprópria durante as aulas, o que tem causado transtornos para muitos professores. Sendo assim, foi demonstrado que existem maneiras de se utilizar esta ferramenta de enorme potencial didático no ensino de Física, de forma a apresentar de maneira prática alguns conceitos, promover uma aprendizagem mais interativa, bem como mostrar a evolução de uma educação tradicional baseada apenas na transmissão de conhecimento para um modelo construtivista que estimule no aluno a reflexão e o pensamento crítico. Assim, por meio da experimentação, com o uso do smartphone, buscou-se verificar leis e teorias da Cinemática físicas, facilitar a aprendizagem e compreensão e aplicação de conceitos relacionados ao movimento retilíneo uniforme (MRU) e ao movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta metodológica para o ensino do MRU e MRUV com o uso de aplicativo no smartphone como ferramenta de ensino de conteúdos para a primeira série do Ensino Médio. Os objetivos específicos consistem em aplicar a experimentação com o uso de um aplicativo gratuito baixado da internet pela Google Play Store, a fim de auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. Buscou-se também observar o nível de conhecimento do aluno sobre o assunto, antes e depois da realização do experimento, a partir da aplicação de um questionário de sondagem, além da medição do grau de satisfação do aluno com relação à aplicação da experimentação. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, complementada por uma pesquisa de campo em uma determinada escola da rede estadual de ensino do Município de Santarém, estado do Pará. Assim, pode-se observar que os alunos tiveram uma significativa melhoria no nível de aprendizado após as atividades de experimento, pois houve uma enorme interatividade entre aluno e professor, além da importância da realização de experimentos como possibilidade essencial de melhoria na aprendizagem tanto do aluno quanto do professor.


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  • In the midst of an era of technical-scientific innovation, there are numerous pedagogical opportunities related to the technological resources available for the teaching-learning process. The smartphone as a didactic strategy was the resource chosen because it is a portable resource, very widespread among young people in high school, and also used almost always improperly during classes, which has caused inconvenience for many teachers. Thus, it was demonstrated that there are ways to use this tool with enormous didactic potential in Physics teaching, in order to present in a practical way some concepts, to promote a more interactive learning, as well as to show the evolution of a traditional education based only on transmission of knowledge to a constructivist model that stimulates reflection and critical thinking in the student. Thus, through the experimentation, with the use of the smartphone, we sought to verify laws and theories of physical kinematics, facilitate learning and understanding and application of concepts related to uniform rectilinear motion (MRU) and uniformly varied rectilinear motion (MRUV). The objective of this work is to develop a methodological proposal for the teaching of MRU and MRUV with the use of smartphone application as a tool for teaching contents for the first grade of High School. The specific objectives are to apply experimentation with the use of a free app downloaded from the internet by the Google Play Store to aid in the teaching of content learning process. It was also sought to observe the level of knowledge of the student on the subject, before and after the experiment, from the application of a survey questionnaire, in addition to measuring the degree of student satisfaction with regard to the application of the experimentation. A bibliographic research was initially carried out, complemented by field research in a specific school in the state school network of Santarém, state of Pará. Thus, it can be observed that the students had a significant improvement in the level of learning after the activities of experiment, because there was a great interactivity between student and teacher, besides the importance of the realization of experiments as an essential possibility of improvement in the learning of both the student and the teacher.

6
  • RUBEM SILVANEY MAIA DA SILVA
  • A ABORDGEM CTS NA APLICAÇÃO DE UM LIVRETO INTERATIVO DIGITAL SOBRE A FÍSICA DA TERAPIA DO CÂNCER


  • Orientador : MANOEL ROBERVAL PIMENTEL SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MANOEL ROBERVAL PIMENTEL SANTOS
  • EDSON AKIRA ASANO
  • RUBENS SILVA
  • Data: 26/10/2018

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  •  

    O ensino de Física no Brasil tem sido marcado por problemas diversos, sobretudo pelas dificuldades de aprendizagem e o interesse por parte dos alunos, as aulas da disciplina Física ainda são vistas pelos alunos como um emaranhado de fórmulas sem contextualização com o cotidiano. Diante deste cenário observa-se a necessidade de desenvolver propostas diferenciadas que permitam explorar várias possibilidades de aprendizagem no ensino de Física, de modo a despertar, nos estudantes, o senso crítico e a aprendizagem interativa. E uma das alternativas foi reunir informações e animações sobre a temática Câncer utilizando um Livreto Interativo Digital (LID), onde os alunos tiveram informações concentradas, com animações e simulações. Esta dissertação discute o ensino de Física pautado na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), conduzindo os estudantes a reflexões para a construção de senso crítico e produção de seus pontos de vistas a respeito do tema tratado. O LID foi aplicado em uma turma de terceiro ano do ensino médio e após realização de análise de materiais produzidos pelos estudantes, percebeu-se a aceitabilidade e aprendizagem da temática e dos conhecimentos físicos referente a esta.



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  • The teaching of Physics in Brazil has been marked by diverse problems, mainly due to the difficulties of learning and interest on the part of the students, the classes of the discipline Physics still are seen by the students as a tangle of formulas without contextualization with the daily life. In view of this scenario, it is necessary to develop differentiated proposals that allow the exploration of several possibilities of learning in physics teaching, in order to awaken in students a critical sense and interactive learning. E One of the alternatives was to gather information and animations on cancer issues using an Interactive Digital Booklet (LID), where students had concentrated information with animations and simulations. This dissertation discusses the teaching of Physics based on the approach Science, Technology and Society (CTS), leading the students to reflections for the construction of critical sense and production of their points of view regarding the subject matter. The LID was applied in a class of third year of high school and later carried out the analyzes that it was realized the acceptability and learning of the cancer theme and the physical knowledge related to this theme.

7
  • SILVIO CRISTIANO ABRÃO LUCEIRO
  •  SUPERCONDUTORES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA POR ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

  • Orientador : ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • RUBENS SILVA
  • Data: 26/10/2018

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  • O objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia para se abordar o conteúdo de Supercondutores no Ensino Médio. Esse conteúdo foi escolhido devido a alguns fatores preponderantes: atualização dos currículos educacionais, material de apoio para os professores de Ensino Médio e contato dos alunos com a Física do século XX. O tópico de Supercondutores será aplicado através da metodologia de ensino por investigação nas demonstrações experimentais, metodologia essa que transforma o professor num mediador, entre o conhecimento e os alunos, tendo o professor um papel secundário no aprendizado e não mais papel principal. Serão aplicados dois materiais instrucionais, contendo conceitos físicos, demonstrações experimentais envolvendo a aplicação dos conceitos e questões investigativas. O material instrucional I apresenta os conceitos de rede cristalina metálica, corrente elétrica, resistividade elétrica e resistência elétrica. Após desenvolver os conceitos, passa-se para fase experimental, na qual turma é disposta em pequenos grupos. Em seguida, entrega-se aos alunos o roteiro I, que apresenta quatro questões com quatro demonstrações, sendo três de forma investigativa, após o professor apresentar o experimento a ser estudado, os alunos devem fazer a leitura da questão, logo após inicia-se um debate com os grupos para solucionar o problema, os alunos devem escrever o resultado no roteiro e por fim o professor realiza a demonstração, esse processo é repetido nas outras questões. No final da atividade experimental, o professor inicia um debate com os alunos, aprimora os conhecimentos colocados pelos alunos, aproximando o entendimento do conhecimento cientifico e após esse momento, cada aluno receberá um questionário com questões de múltipla escolha para verificar se os conhecimentos adquiridos nas tarefas foram compreendidos pela turma. O material instrucional II é constituído dos conceitos de supercondutores: a história, os fenômenos que envolvem os supercondutores, os tipos, as teorias e por final as aplicações dos supercondutores no nosso cotidiano. Após desenvolver a parte conceitual passa-se para os questionamentos e as demonstrações investigativas.


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  • The aim of this work is to develop the content of Superconductors In high school. This content was chosen due to some factors: updating of educational curricula, supporting material for the High school teachers and students ' contact with the physics of the twentieth century. The topic of superconductors will be applied through the methodology of teaching by research in the experimental demonstrations, the methodology that transforms the teacher into a mediator, between the knowledge and the pupils, having the teacher a secondary role in the Learning and no more leading role. Two instructional materials will be applied, containing physical concepts, experimental demonstrations involving the application of concepts and investigative issues. The instructional material I presents the concepts of metallic crystal network, electrical current, electrical resistivity and electrical resistance. After developing the concepts it goes to Experimental phase, the class is prepared in small groups, will be given to the students the screenplay I presenting four questions with four demonstrations, being three investigative form, after the teacher present the experiment to be studied, students should do the reading of Question, soon after a debate begins with the groups to solve the problem, students must write the result in the script and finally the teacher performs the demonstration, this process is repeated in the other questions. At the end of the experimental activity, the teacher starts a debate with the students, improves the knowledge placed by the students, approaching the understanding of scientific knowledge and after that moment, each student will receive a questionnaire with questions of Multiple choice to verify that the knowledge acquired in the tasks was understood by the class. The instructional material II consists of the concepts of superconductors: history, phenomena involving superconductors, types, theories and ultimately the applications of superconductors in our daily lives. After developing the conceptual part goes to the questions and the investigative statements.

8
  • IDER ERIVAN PORTO PINTO
  • O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRISIONAL COM ÊNFASE NA EXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL INVESTIGATIVA

  • Orientador : RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • ELINEI PINTO DOS SANTOS
  • Data: 04/12/2018

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  • O presente trabalho traz reflexões sobre as dificuldades do ensino de Física em ambientes prisionais. Motivado pela busca de novos instrumentos educacionais para a educação entre grades, o objetivo deste trabalho é a aplicação de estratégias metodológicas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), enfatizando a experimentação virtual, com uso de simuladores educacionais em conjunto com o ensino por investigação e a aprendizagem significativa. Para tanto, como instrumentos para referendar-se, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionários de caracterização da turma, de níveis de aprofundamento do conteúdo e relatos individuais dos alunos em privação de liberdade, antes e depois da aplicação da estratégia metodológica, com a finalidade de compará-los e analisá-los, identificando sua eficiência no processo educacional, considerando todas as limitações possíveis desse tipo de ambiente, a falta de estrutura mínima para o ensino-aprendizado de Física, e até mesmo de Ciências de um modo geral, além das particularidades de cada estabelecimento penal. O estudo visa ainda contextualizar a realidade da escola em ambientes de privação de liberdade e o perfil dos alunos, para promover uma metodologia centralizada nestes, a partir de suas particularidades e seu conhecimento empírico denotados em suas experiências adquiridas. A produção didático-pedagógica será um instrumento de enorme valor educacional, considerando a enorme carência de material compatível com o tema abordado, contribuindo de maneira significativa para a minimização das dificuldades apresentadas em escolas prisionais, servindo como material de apoio aos demais professores de Física, inseridos no contexto da educação prisional, salientando que muitos obstáculos surgem a cada dia que passa, proporcionando futuras oportunidades para a idealização de novos trabalhos que busquem alternativas metodológicas para a consolidação e maior eficiência da educação em espaços de privação de liberdade, de forma mais humana e descentralizadora quanto ao personagem principal.

     


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  • The present Work brings reflexions about the difficulties of the physical teaching in locked places . Motivated by the searching of new instruments educational to the education behind bans the goal of this work is the application of strategies methodologic since of the use of technologies of information and communication ( tic ¹ s) emphasizing the experimentation virtual whit the uses of simulators educational together with the learning by investigation and significative learning . For many ,as instruments to realize ,was used a research bibliographic qualitative .The samples were collected for questioners of characterization of class ,of levels of intention of the content and individual report of the pupils in privation of freedom ,before and after of application of methodologic strategies ,whit the result of compare and analyse ,identify its efficiency in the educational process ,considering all the limitations possible about this lounge ,the less of minimum structure to the teaching learning of physics’ , and even so of sciences in a general way, besides the particularities of each criminal establishment , the study looks yet contextualize the reality of the school in surrounding of no liberty and the profile of the pupils to promote a methodology centralized in them ,from now to their particularities and its knowledge denoted in its pedagogic will be a instrument significant of enormous educational value ,considering the massive lack of compatible material with the theme in study ,contributing of a significative way to improve learning presented in criminal school .Serving of support material to the teacher of physics ,inside of the context of prisoned education ,showing that many difficulties appear in each day ,braving future opportunities to the creation of new work hart bring methodologic alternatives to the consolidation and a good efficiency of education in spaces of privacy of freedom ,with a more human way and other direction as the main character .

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  • MARIEL DOS SANTOS MACEDO
  • EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA NA ELABORAÇÃO DE MODELOS TEÓRICOS PARA EXPLICAR A ESTRUTRURA DA MATÉRIA

  • Orientador : GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • ELINEI PINTO DOS SANTOS
  • Data: 04/12/2018

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  • O presente trabalho versa sobre uma didática que tem por objetivo o ensino dos principais dos modelos atômicos através de uma perspectiva epistemológica, no sentido de levar o estudante a compreensão de que o fazer científico é uma construção humana, produto do processo histórico dialético, sujeito às mais variadas contradições. A proposta foi pensada em quatro passos de execução, segundo sua metodologia, e foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do ensino médio, num total de 58 alunos, da Escola Estadual Rodrigues dos Santos, localizada na área central do município de Santarém. Sendo que no primeiro momento foi valorizado o conhecimento prévio já disponível na estrutura cognitiva dos estudantes, na elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS, sob a orientação do trabalho de Marco A. Moreira (2011). Na sequência, os estudantes, através de grupos de trabalho, apresentaram as principais teorias atômicas, mediante discussão de situações-problema no contexto da História da Ciência através da visão de Thomas Kuhn (1997), que descreve a evolução científica a partir das revoluções paradigmáticas, considerando que a dinâmica de problematização dos conceitos se deu partindo de seus aspectos mais gerais, que foram sendo gradualmente diferenciados de modo progressivo até suas ideias mais específicas. E em outro momento, promovemos a reconciliação integradora, reconciliando semelhanças e destacando diferenças conceituais a partir de ideias mais gerais. Dentro de uma perspectiva mais complexa de situações-problema, trabalhamos o senso crítico dos estudantes, contextualizando a temática dentro de possíveis cenários de discussão considerando fatores sociocultural, político-econômico, filosófico-religioso entre outros. Em linhas gerais, fica claro que todo apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias de ensino/aprendizagem, que possa auxiliar na prática docente será um esforço válido, pois diante da análise qualitativa dos resultados obtidos através do comparativo entre pré-teste e pós-teste, podemos inferir que o produto pedagógico obteve êxito ao seu propósito, que fundamentado ao pressuposto teórico da aprendizagem significativa de David Ausubel (2000), evidenciou ter promovido melhorias na apreensão de conceitos e significados, assim como também sugere ter aumentado a capacidade de argumentação dos estudantes diante de situações-problema em níveis mais complexos.


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  • This study deals about the teaching proposal that aims to teach the main of atomic models through an epistemological perspective, in order to lead the student to understand that the scientific doing is a human construction, product of the dialectical historical process subject to the most varied contradictions. For that, it was of great importance the valuation of the previous knowledge of the students in the elaboration of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), under the guidance of Marco A. Moreira. As well as the progressive differentiation of concepts and ideas in the context of the History of Science through the view of Thomas Kuhn, which describes scientific evolution from the paradigmatic revolutions. In general terms, everything turns clear that any support for the development of didactic tools that is going to aid in teaching practice is a valid effort, because in the face of the results we can infer that the pedagogical product has succeeded in its purpose, based on the theoretical assumption of meaningful learning of Ausubel, was able to promote significant improvements in the apprehension of concepts and meanings, as well as to increase students' capacity for argumentation in the face of problem situations at more complex levels.

     

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  • FÁBIO SARMENTO BLANDES
  • ENERGIA EÓLICA: Conceitos e aplicações para o Ensino Fundamental II

  • Orientador : ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
  • RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • ELINEI PINTO DOS SANTOS
  • Data: 05/12/2018

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  • O presente trabalho é uma proposta de ensino de Física voltado para o tema Energia Eólica abordado no Ensino Fundamental. Essa proposta é constituída de um material didático de apoio que tem por objetivo auxiliar o professor nas suas práticas docentes pertinentes ao tema em discussão. Nela é apresentado e discutidos os principais conceitos de vento e as suas características mais notórias. Além disso, o trabalho mostra a história do uso da Energia Eólica desde os povos primitivos até os dias atuais, dando ênfase no processo de geração eletricidade. Também é apresentado as vantagens e desvantagens do uso desse recurso como fonte alternativa de energia. Neste trabalho foi usado 4 experimentos simples, os quais foram confeccionados com materiais de fácil acesso e baixo valor financeiro. Foi construída uma pequena maquete representando uma cidade abastecida por energia elétrica proveniente de uma usina eólica, uma vez que a visualização do objeto em estudo é fator determinante no processo ensino-aprendizagem. De acordo com resultados alcançados, a estratégia de ensino por investigação mostrou ser muito útil para no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. 


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  • The present work is a proposal of Physics teaching on the subject Wind Energy in the elementary school. This proposal is formed by a didactic material for support to teachers in their practical classes on Wind Energy. In this didactic material is presented and discussed the wind definition principals and its characteristics more revelant. Moreover, the work shows the history on the Wind Energy use since primitive people until nowadays, by giving emphasis in the electricity generation process. It is also presented the advantages and disadvantages of Wind Energy use as alternative energy source. In this project was used four simple experiments in class, the experiments are based in open access materials and low financial value. The teaching approach used in class was the investigation teaching. A model of city supplied by electricity energy coming from wind power plant was built for enhancement the learning process of the students on Wind Energy. The results show that used teaching strategy was helpful for teaching-learning of the students.

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