|
Dissertações |
|
1
|
-
BENILDO ANTONIO BARBOSA DA CRUZ
-
PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM FÍSICA TÉRMICA NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO VISANDO FACILITAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
-
Orientador : CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
-
SERGIO ANTONIO DE SOUZA FARIAS
-
MARIA DA CONCEICAO GEMAQUE DE MATOS
-
Data: 23/10/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa dissertação de mestrado tem como objetivo investigar o processo ensino-aprendizagem e apresentar como proposta de produto educacional um Guia Didático composto por quatro atividades experimentais de termodinâmica – Uso do termômetro, Experiência de Locke, Termoscópio e Dilatômetro. Essas atividades têm por finalidade servir como materiais potencialmente significativos de auxílio aos professores em suas aulas de Física e foram elaborados e aplicados com base em uma metodologia de Ensino por Investigação buscando facilitar a Aprendizagem Significativa, de acordo com a teoria de Ausubel. Aplicamos esse produto em duas turmas de segunda série em comunidades rurais, ambas assistidas pelo Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME. A primeira aplicação ocorreu na comunidade Costa do Tapará, que fica na região da várzea do rio Amazonas, com acesso principal por via fluvial. A segunda aplicação foi na comunidade Santarém Miri, que também fica na várzea do rio Amazonas, porém com acesso principal por via terrestre. Nas duas comunidades buscamos identificar indícios de aprendizagens significativas através dos relatos escritos dos alunos, da aplicação de questionários com questões abertas, de questionários com questões fechadas usando uma escala Likert e de socializações, que foram realizadas ao final de cada atividade experimental. As análises dos resultados sugerem que o produto educacional foi bem aceito pelos alunos contribuindo para aumentar seu interesse pelo conteúdo e facilitar a aprendizagem dos conteúdos de termodinâmica de forma significativa.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to investigate the teaching-learning process and present as a proposal of educational product a Didactic Guide composed of four experimental activities of thermodynamics - Use of the thermometer, Locke Experience, Thermoscope and Dilatometer. These activities are intended to serve as potentially meaningful materials to assist teachers in their physics classes and have been elaborated and applied based on a methodology of Teaching by Research to facilitate Meaningful Learning, according Ausubel’s theory. We applied this product in two second grade classes in rural communities, both assisted by the Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME. The first application took place in the community of Costa do Tapará, which is in the region of the floodplain of the river Amazon, with main access by fluvial route. The second application was in the Santarém Miri community, which is also in the floodplain of the river Amazon, but with main access by land. In both communities, we sought to identify meaningful learning patterns through written reports of students, questionnaires with open questions, questionnaires with closed questions using a Likert scale and socializations, which were performed at the end of each experimental activity. The analysis of the results suggests that the educational product was well accepted by the students contributing to increase their interest in the content and to facilitate the learning of the contents of thermodynamics in a meaningful way.
|
|
2
|
-
MARCIO JOSÉ DO CARMO SOARES
-
FÍSICA NO TRÂNSITO: UMA ABORDAGEM COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM SANTARÉM-PARÁ
-
Orientador : NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
-
ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
-
RUBENS SILVA
-
Data: 23/10/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho desenvolveu uma proposta de Ensino de Física a partir de situações no trânsito através de uma abordagem temática balizada pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Foi organizado a partir da proposta de temas criada por um professor da Universidade Federal do Pará, sendo estruturado em três etapas: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. Foi elaborado para implementação na 1ª Série do Ensino Médio Regular, visto que o tema trânsito permite que assuntos relacionados a mecânica, que é o conteúdo programático desta série, surjam com maior fluidez. Teve como elemento motivador o fato de que todos, de uma forma direta ou indireta, fazem parte do trânsito e podem aplicar conhecimentos de Física para uma possível tomada de decisão, que é uma das principais características da abordagem CTS. O fruto dessa proposta foi a construção de um produto educacional, em forma de material didático que prioriza o contexto local vivido pelos estudantes, dando ênfase a problemas e situações reais encontradas no trânsito de sua cidade que permitam relações com a Física. Assim, contemplando os aspectos metodológicos que serviram de base para a elaboração do produto, os estudantes puderam usar um material didático que prioriza uma educação mais humanista e mais voltada para um aluno protagonista dentro do processo de aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The work developed a proposal of Teaching Physics from situations in the traffic through a thematic approach signaled by the Science, Technology and Society approach. It was organized based on the themes proposed by a professor at the Federal University of Pará, structured in three stages: Presentation, Deepening and Production-Evaluation. It was designed for implementation in the 1st Grade of Regular High School, since the topic of traffic allows subjects related to mechanics, which is the programmatic content of this series, to emerge with greater fluidity. We had the motivator the fact that all of a directly or indirectly, are part of the traffic and can apply knowledge of physics to a possible decision making, which is a major feature of the CTS approach. The result of this proposal was to build an educational product in the form of didactic material that prioritizes local context lived by the students, with an emphasis on real problems and situations met in the traffic in your town that will allow relations with physics. Thus, considering the methodological aspects that served as the basis for the preparation of the product, the students were able to use educational material that emphasizes a more humanistic and more focused education for a leading student in the learning process.
|
|
3
|
-
EDICLÉIA DA FROTA PEREIRA
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTISSENSORIAL PARA O ENSINO DE ONDAS PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
-
Orientador : DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
-
NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
-
MARIA DA CONCEICAO GEMAQUE DE MATOS
-
Data: 23/10/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O ensino para alunos com necessidades especiais encontra-se em pleno processo de reconstrução no Brasil. Contudo, o atendimento das diferentes necessidades educacionais que os alunos com deficiência possuem ainda é uma das principais barreiras enfrentadas pelos professores. Nesse contexto, este trabalho objetivou disponibilizar um produto de ferramentas didáticas multissensoriais para o ensino de física, no assunto de ondas, para auxiliar professores do ensino médio. Para criação da sequência didática levou-se em consideração: diferentes categorias de deficientes visuais, sequência lógica do conteúdo a ser ministrada, avaliação da aprendizagem por partes dos alunos, análise crítica da viabilidade do produto como ferramenta pedagógica. Foram confeccionados 50 recursos didáticos em alto relevo. Esse conjunto didático foi aplicado a quatro alunos deficientes visuais na Unidade Educacional Especializada Dr. José Tadeu Duarte Bastos (UEES) no município de Santarém no Estado do Pará. Os métodos utilizados no produto contribuíram para o processo de ensino/aprendizagem, fornecendo didáticas apropriadas para alunos deficientes visuais. No processo de avaliação do produto, por parte dos discentes a metodologia conduzida facilitou o entendimento do conteúdo abordado, contribuindo: na facilitação da aprendizagem com a interação social entre os estudantes, o que ajudou muito na construção do conhecimento; o contato prático, por parte dos alunos deficientes visuais, com o material do conteúdo abordado; utilização de material adequado, conduzindo a aprendizagem na disciplina de física; a formação de conceitos através do contato do aluno com as coisas do mundo; a diminuição da lacuna na aquisição de informações pelos alunos deficientes visuais, facilitando a discriminação de detalhes e suscitando a realização de movimentos delicados com os dedos.
-
Mostrar Abstract
-
The teaching for students with special needs is in the process of reconstruction in Brazil. However, meeting the different educational needs that students with disabilities still have is one of the main barriers faced by teachers. In this context, this work aimed to provide a product of multisensory didactic tools for teaching physics, in the subject of waves, to assist high school teachers. In order to create the didactic sequence, different categories of the visually impaired, logical sequence of the content to be taught, evaluation of the students' learning by parts, critical analysis of the viability of the product as a pedagogical tool were considered. 50 teaching resources were made in high relief. This didactic set was applied to four visually impaired students in the Specialized Educational Unit Dr. José Tadeu Duarte Bastos (UEES) in the municipality of Santarém in the State of Pará. The methods used in the product pleased the students, who according to them the methodology conducted facilitates the understanding content. One of the factors that facilitates learning was the social interaction among the students, which helped a lot in the construction of knowledge. The product contributed to: the contact with the physical environment of the content addressed; the lack of adequate material can lead to learning in the discipline of physics; the formation of concepts through the student's contact with the things of the world; the reduction of the gap in the acquisition of information by the visually impaired students, facilitating the discrimination of details and provoking the delicate movements with the fingers.
|
|
4
|
-
ADELAN MENEZES PORTELA
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE CAPACITOR A ALTA TENSÃO E DE BALANÇA DE CORRENTE EM CAMPO MAGNETICO
-
Orientador : CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
-
DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
-
JOSE ALEXANDRE DA SILVA VALENTE
-
Data: 26/10/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo dessa dissertação de mestrado é apresentar a utilização de dois experimentos de baixo custo, um Capacitor a Alta Tensão e uma Balança de Corrente em Campo Magnético, como ferramentas pedagógicas que possuam reprodutibilidade, sejam lúdicas e potencialmente significativas, aplicados dentro de uma sequência didática de ensino por investigação visando facilitar uma aprendizagem significativa. Como base teórica para a construção, aplicação e análise dos resultados usamos a teoria de aprendizagem significativa, a metodologia de aplicação do ensino por investigação com problema experimental e alguns referenciais teóricos sobre a atividade experimental de baixo custo para o ensino de ciência. Aplicamos o produto em três contextos educacionais distintos. Em uma turma de nível superior do curso de Licenciatura em Matemática e Física da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde através de entrevistas com grupos focais, constatamos que esses acadêmicos reproduziriam o experimento do capacitor em suas futuras atividades pedagógicas. Com uma turma do Ensino Médio de uma escola pública situada na área urbana de Santarém onde os alunos, através de um questionário de opinião, afirmaram que gostaram do experimento do capacitor. Também com uma turma do ensino rural do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) em uma comunidade situada à beira do rio Amazonas em uma região de Várzea em que, através da análise dos relatos escritos dos alunos e de um questionário aplicado antes e depois da utilização do produto, percebemos indícios de aprendizagem significativa dos conceitos de cargaelétrica, processos de eletrização, força eletrostática, campo elétrico, campo magnético, força eletromagnética e corrente elétrica. Essa pesquisa demonstra que o produto educacional possui boa reprodutibilidade, é lúdico e tem potencialidade em ser significativo, podendo ser trabalhado dentro da metodologia de ensino por investigação como facilitador do processo de ensino e aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this master's thesis is to present the use of two low-cost experiments: A High Voltage Capacitor and a Balance of Electric Current in a Magnetic Field, as pedagogical tools that have reproducibility, are ludic and potentially meaningful, applied within a didactic sequence of teaching by research aiming to facilitate meaningful learning. As the theoretical basis for the construction, application and analysis of the results, we use Ausubel’s meaningful learning theory, the methodology of application of physics teaching with experimental problems and some theoretical references on low cost experimental activities in science education. We applied the product in three different educational contexts. In a class of the undergraduate of the Teacher formation course on Mathematics and Physics of the Universidade Federal do Oeste do Pará, where through interviews with focus groups, we verified that most these academics would reproduce the experiment of the capacitor in their future pedagogical activities. With a high school class from a public school located in the urban area of Santarém where students, through a survey, stated that they liked the experiment of the capacitor. Also with a rural teaching group of the Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) in a community situated on the banks of the Amazon River in a region of lowland where, through the analysis of written reports of students and a questionnaire applied before and after, we can perceive evidences of meaningful learning of the concepts of electric charge, electrification processes, electrostatic force, electric field, magnetic field, electromagnetic force and electric current. This research demonstrates that the educational product has good reproducibility, is ludic and has the potentiality to be meaningful, and can be worked within the methodology of teaching by research as a facilitator of teaching and learning process.
|
|
5
|
-
GLEDSON GOMES DA COSTA
-
UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE FÍSICA NO ESTUDO DO MOVIMENTO
-
Orientador : RODOLFO MADURO ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RODOLFO MADURO ALMEIDA
-
NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
-
MARIA DA CONCEICAO GEMAQUE DE MATOS
-
Data: 26/10/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Em meio a uma época de inovação técnico-cientifica, são observadas inúmeras oportunidades pedagógicas relacionadas aos recursos tecnológicos disponíveis para o processo de ensino aprendizagem. O smartphone como estratégia didática foi o recurso escolhido por ser um recurso portátil, bastante difundido entre os jovens do ensino médio, e por ser também utilizado quase sempre de forma imprópria durante as aulas, o que tem causado transtornos para muitos professores. Sendo assim, foi demonstrado que existem maneiras de se utilizar esta ferramenta de enorme potencial didático no ensino de Física, de forma a apresentar de maneira prática alguns conceitos, promover uma aprendizagem mais interativa, bem como mostrar a evolução de uma educação tradicional baseada apenas na transmissão de conhecimento para um modelo construtivista que estimule no aluno a reflexão e o pensamento crítico. Assim, por meio da experimentação, com o uso do smartphone, buscou-se verificar leis e teorias da Cinemática físicas, facilitar a aprendizagem e compreensão e aplicação de conceitos relacionados ao movimento retilíneo uniforme (MRU) e ao movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta metodológica para o ensino do MRU e MRUV com o uso de aplicativo no smartphone como ferramenta de ensino de conteúdos para a primeira série do Ensino Médio. Os objetivos específicos consistem em aplicar a experimentação com o uso de um aplicativo gratuito baixado da internet pela Google Play Store, a fim de auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. Buscou-se também observar o nível de conhecimento do aluno sobre o assunto, antes e depois da realização do experimento, a partir da aplicação de um questionário de sondagem, além da medição do grau de satisfação do aluno com relação à aplicação da experimentação. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, complementada por uma pesquisa de campo em uma determinada escola da rede estadual de ensino do Município de Santarém, estado do Pará. Assim, pode-se observar que os alunos tiveram uma significativa melhoria no nível de aprendizado após as atividades de experimento, pois houve uma enorme interatividade entre aluno e professor, além da importância da realização de experimentos como possibilidade essencial de melhoria na aprendizagem tanto do aluno quanto do professor.
-
Mostrar Abstract
-
In the midst of an era of technical-scientific innovation, there are numerous pedagogical opportunities related to the technological resources available for the teaching-learning process. The smartphone as a didactic strategy was the resource chosen because it is a portable resource, very widespread among young people in high school, and also used almost always improperly during classes, which has caused inconvenience for many teachers. Thus, it was demonstrated that there are ways to use this tool with enormous didactic potential in Physics teaching, in order to present in a practical way some concepts, to promote a more interactive learning, as well as to show the evolution of a traditional education based only on transmission of knowledge to a constructivist model that stimulates reflection and critical thinking in the student. Thus, through the experimentation, with the use of the smartphone, we sought to verify laws and theories of physical kinematics, facilitate learning and understanding and application of concepts related to uniform rectilinear motion (MRU) and uniformly varied rectilinear motion (MRUV). The objective of this work is to develop a methodological proposal for the teaching of MRU and MRUV with the use of smartphone application as a tool for teaching contents for the first grade of High School. The specific objectives are to apply experimentation with the use of a free app downloaded from the internet by the Google Play Store to aid in the teaching of content learning process. It was also sought to observe the level of knowledge of the student on the subject, before and after the experiment, from the application of a survey questionnaire, in addition to measuring the degree of student satisfaction with regard to the application of the experimentation. A bibliographic research was initially carried out, complemented by field research in a specific school in the state school network of Santarém, state of Pará. Thus, it can be observed that the students had a significant improvement in the level of learning after the activities of experiment, because there was a great interactivity between student and teacher, besides the importance of the realization of experiments as an essential possibility of improvement in the learning of both the student and the teacher.
|
|
6
|
-
RUBEM SILVANEY MAIA DA SILVA
-
A ABORDGEM CTS NA APLICAÇÃO DE UM LIVRETO INTERATIVO DIGITAL SOBRE A FÍSICA DA TERAPIA DO CÂNCER
-
Orientador : MANOEL ROBERVAL PIMENTEL SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MANOEL ROBERVAL PIMENTEL SANTOS
-
EDSON AKIRA ASANO
-
RUBENS SILVA
-
Data: 26/10/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O ensino de Física no Brasil tem sido marcado por problemas diversos, sobretudo pelas dificuldades de aprendizagem e o interesse por parte dos alunos, as aulas da disciplina Física ainda são vistas pelos alunos como um emaranhado de fórmulas sem contextualização com o cotidiano. Diante deste cenário observa-se a necessidade de desenvolver propostas diferenciadas que permitam explorar várias possibilidades de aprendizagem no ensino de Física, de modo a despertar, nos estudantes, o senso crítico e a aprendizagem interativa. E uma das alternativas foi reunir informações e animações sobre a temática Câncer utilizando um Livreto Interativo Digital (LID), onde os alunos tiveram informações concentradas, com animações e simulações. Esta dissertação discute o ensino de Física pautado na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), conduzindo os estudantes a reflexões para a construção de senso crítico e produção de seus pontos de vistas a respeito do tema tratado. O LID foi aplicado em uma turma de terceiro ano do ensino médio e após realização de análise de materiais produzidos pelos estudantes, percebeu-se a aceitabilidade e aprendizagem da temática e dos conhecimentos físicos referente a esta.
-
Mostrar Abstract
-
The teaching of Physics in Brazil has been marked by diverse problems, mainly due to the difficulties of learning and interest on the part of the students, the classes of the discipline Physics still are seen by the students as a tangle of formulas without contextualization with the daily life. In view of this scenario, it is necessary to develop differentiated proposals that allow the exploration of several possibilities of learning in physics teaching, in order to awaken in students a critical sense and interactive learning. E One of the alternatives was to gather information and animations on cancer issues using an Interactive Digital Booklet (LID), where students had concentrated information with animations and simulations. This dissertation discusses the teaching of Physics based on the approach Science, Technology and Society (CTS), leading the students to reflections for the construction of critical sense and production of their points of view regarding the subject matter. The LID was applied in a class of third year of high school and later carried out the analyzes that it was realized the acceptability and learning of the cancer theme and the physical knowledge related to this theme.
|
|
7
|
-
SILVIO CRISTIANO ABRÃO LUCEIRO
-
SUPERCONDUTORES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA POR ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
-
Orientador : ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
-
DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
-
RUBENS SILVA
-
Data: 26/10/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia para se abordar o conteúdo de Supercondutores no Ensino Médio. Esse conteúdo foi escolhido devido a alguns fatores preponderantes: atualização dos currículos educacionais, material de apoio para os professores de Ensino Médio e contato dos alunos com a Física do século XX. O tópico de Supercondutores será aplicado através da metodologia de ensino por investigação nas demonstrações experimentais, metodologia essa que transforma o professor num mediador, entre o conhecimento e os alunos, tendo o professor um papel secundário no aprendizado e não mais papel principal. Serão aplicados dois materiais instrucionais, contendo conceitos físicos, demonstrações experimentais envolvendo a aplicação dos conceitos e questões investigativas. O material instrucional I apresenta os conceitos de rede cristalina metálica, corrente elétrica, resistividade elétrica e resistência elétrica. Após desenvolver os conceitos, passa-se para fase experimental, na qual turma é disposta em pequenos grupos. Em seguida, entrega-se aos alunos o roteiro I, que apresenta quatro questões com quatro demonstrações, sendo três de forma investigativa, após o professor apresentar o experimento a ser estudado, os alunos devem fazer a leitura da questão, logo após inicia-se um debate com os grupos para solucionar o problema, os alunos devem escrever o resultado no roteiro e por fim o professor realiza a demonstração, esse processo é repetido nas outras questões. No final da atividade experimental, o professor inicia um debate com os alunos, aprimora os conhecimentos colocados pelos alunos, aproximando o entendimento do conhecimento cientifico e após esse momento, cada aluno receberá um questionário com questões de múltipla escolha para verificar se os conhecimentos adquiridos nas tarefas foram compreendidos pela turma. O material instrucional II é constituído dos conceitos de supercondutores: a história, os fenômenos que envolvem os supercondutores, os tipos, as teorias e por final as aplicações dos supercondutores no nosso cotidiano. Após desenvolver a parte conceitual passa-se para os questionamentos e as demonstrações investigativas.
-
Mostrar Abstract
-
The aim of this work is to develop the content of Superconductors In high school. This content was chosen due to some factors: updating of educational curricula, supporting material for the High school teachers and students ' contact with the physics of the twentieth century. The topic of superconductors will be applied through the methodology of teaching by research in the experimental demonstrations, the methodology that transforms the teacher into a mediator, between the knowledge and the pupils, having the teacher a secondary role in the Learning and no more leading role. Two instructional materials will be applied, containing physical concepts, experimental demonstrations involving the application of concepts and investigative issues. The instructional material I presents the concepts of metallic crystal network, electrical current, electrical resistivity and electrical resistance. After developing the concepts it goes to Experimental phase, the class is prepared in small groups, will be given to the students the screenplay I presenting four questions with four demonstrations, being three investigative form, after the teacher present the experiment to be studied, students should do the reading of Question, soon after a debate begins with the groups to solve the problem, students must write the result in the script and finally the teacher performs the demonstration, this process is repeated in the other questions. At the end of the experimental activity, the teacher starts a debate with the students, improves the knowledge placed by the students, approaching the understanding of scientific knowledge and after that moment, each student will receive a questionnaire with questions of Multiple choice to verify that the knowledge acquired in the tasks was understood by the class. The instructional material II consists of the concepts of superconductors: history, phenomena involving superconductors, types, theories and ultimately the applications of superconductors in our daily lives. After developing the conceptual part goes to the questions and the investigative statements.
|
|
8
|
-
IDER ERIVAN PORTO PINTO
-
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRISIONAL COM ÊNFASE NA EXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL INVESTIGATIVA
-
Orientador : RODOLFO MADURO ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RODOLFO MADURO ALMEIDA
-
GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
-
ELINEI PINTO DOS SANTOS
-
Data: 04/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho traz reflexões sobre as dificuldades do ensino de Física em ambientes prisionais. Motivado pela busca de novos instrumentos educacionais para a educação entre grades, o objetivo deste trabalho é a aplicação de estratégias metodológicas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), enfatizando a experimentação virtual, com uso de simuladores educacionais em conjunto com o ensino por investigação e a aprendizagem significativa. Para tanto, como instrumentos para referendar-se, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionários de caracterização da turma, de níveis de aprofundamento do conteúdo e relatos individuais dos alunos em privação de liberdade, antes e depois da aplicação da estratégia metodológica, com a finalidade de compará-los e analisá-los, identificando sua eficiência no processo educacional, considerando todas as limitações possíveis desse tipo de ambiente, a falta de estrutura mínima para o ensino-aprendizado de Física, e até mesmo de Ciências de um modo geral, além das particularidades de cada estabelecimento penal. O estudo visa ainda contextualizar a realidade da escola em ambientes de privação de liberdade e o perfil dos alunos, para promover uma metodologia centralizada nestes, a partir de suas particularidades e seu conhecimento empírico denotados em suas experiências adquiridas. A produção didático-pedagógica será um instrumento de enorme valor educacional, considerando a enorme carência de material compatível com o tema abordado, contribuindo de maneira significativa para a minimização das dificuldades apresentadas em escolas prisionais, servindo como material de apoio aos demais professores de Física, inseridos no contexto da educação prisional, salientando que muitos obstáculos surgem a cada dia que passa, proporcionando futuras oportunidades para a idealização de novos trabalhos que busquem alternativas metodológicas para a consolidação e maior eficiência da educação em espaços de privação de liberdade, de forma mais humana e descentralizadora quanto ao personagem principal.
-
Mostrar Abstract
-
The present Work brings reflexions about the difficulties of the physical teaching in locked places . Motivated by the searching of new instruments educational to the education behind bans the goal of this work is the application of strategies methodologic since of the use of technologies of information and communication ( tic ¹ s) emphasizing the experimentation virtual whit the uses of simulators educational together with the learning by investigation and significative learning . For many ,as instruments to realize ,was used a research bibliographic qualitative .The samples were collected for questioners of characterization of class ,of levels of intention of the content and individual report of the pupils in privation of freedom ,before and after of application of methodologic strategies ,whit the result of compare and analyse ,identify its efficiency in the educational process ,considering all the limitations possible about this lounge ,the less of minimum structure to the teaching learning of physics’ , and even so of sciences in a general way, besides the particularities of each criminal establishment , the study looks yet contextualize the reality of the school in surrounding of no liberty and the profile of the pupils to promote a methodology centralized in them ,from now to their particularities and its knowledge denoted in its pedagogic will be a instrument significant of enormous educational value ,considering the massive lack of compatible material with the theme in study ,contributing of a significative way to improve learning presented in criminal school .Serving of support material to the teacher of physics ,inside of the context of prisoned education ,showing that many difficulties appear in each day ,braving future opportunities to the creation of new work hart bring methodologic alternatives to the consolidation and a good efficiency of education in spaces of privacy of freedom ,with a more human way and other direction as the main character .
|
|
9
|
-
MARIEL DOS SANTOS MACEDO
-
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA NA ELABORAÇÃO DE MODELOS TEÓRICOS PARA EXPLICAR A ESTRUTRURA DA MATÉRIA
-
Orientador : GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
-
RODOLFO MADURO ALMEIDA
-
ELINEI PINTO DOS SANTOS
-
Data: 04/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho versa sobre uma didática que tem por objetivo o ensino dos principais dos modelos atômicos através de uma perspectiva epistemológica, no sentido de levar o estudante a compreensão de que o fazer científico é uma construção humana, produto do processo histórico dialético, sujeito às mais variadas contradições. A proposta foi pensada em quatro passos de execução, segundo sua metodologia, e foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do ensino médio, num total de 58 alunos, da Escola Estadual Rodrigues dos Santos, localizada na área central do município de Santarém. Sendo que no primeiro momento foi valorizado o conhecimento prévio já disponível na estrutura cognitiva dos estudantes, na elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS, sob a orientação do trabalho de Marco A. Moreira (2011). Na sequência, os estudantes, através de grupos de trabalho, apresentaram as principais teorias atômicas, mediante discussão de situações-problema no contexto da História da Ciência através da visão de Thomas Kuhn (1997), que descreve a evolução científica a partir das revoluções paradigmáticas, considerando que a dinâmica de problematização dos conceitos se deu partindo de seus aspectos mais gerais, que foram sendo gradualmente diferenciados de modo progressivo até suas ideias mais específicas. E em outro momento, promovemos a reconciliação integradora, reconciliando semelhanças e destacando diferenças conceituais a partir de ideias mais gerais. Dentro de uma perspectiva mais complexa de situações-problema, trabalhamos o senso crítico dos estudantes, contextualizando a temática dentro de possíveis cenários de discussão considerando fatores sociocultural, político-econômico, filosófico-religioso entre outros. Em linhas gerais, fica claro que todo apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias de ensino/aprendizagem, que possa auxiliar na prática docente será um esforço válido, pois diante da análise qualitativa dos resultados obtidos através do comparativo entre pré-teste e pós-teste, podemos inferir que o produto pedagógico obteve êxito ao seu propósito, que fundamentado ao pressuposto teórico da aprendizagem significativa de David Ausubel (2000), evidenciou ter promovido melhorias na apreensão de conceitos e significados, assim como também sugere ter aumentado a capacidade de argumentação dos estudantes diante de situações-problema em níveis mais complexos.
-
Mostrar Abstract
-
This study deals about the teaching proposal that aims to teach the main of atomic models through an epistemological perspective, in order to lead the student to understand that the scientific doing is a human construction, product of the dialectical historical process subject to the most varied contradictions. For that, it was of great importance the valuation of the previous knowledge of the students in the elaboration of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), under the guidance of Marco A. Moreira. As well as the progressive differentiation of concepts and ideas in the context of the History of Science through the view of Thomas Kuhn, which describes scientific evolution from the paradigmatic revolutions. In general terms, everything turns clear that any support for the development of didactic tools that is going to aid in teaching practice is a valid effort, because in the face of the results we can infer that the pedagogical product has succeeded in its purpose, based on the theoretical assumption of meaningful learning of Ausubel, was able to promote significant improvements in the apprehension of concepts and meanings, as well as to increase students' capacity for argumentation in the face of problem situations at more complex levels.
|
|
10
|
-
FÁBIO SARMENTO BLANDES
-
ENERGIA EÓLICA: Conceitos e aplicações para o Ensino Fundamental II
-
Orientador : ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
-
RODOLFO MADURO ALMEIDA
-
ELINEI PINTO DOS SANTOS
-
Data: 05/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho é uma proposta de ensino de Física voltado para o tema Energia Eólica abordado no Ensino Fundamental. Essa proposta é constituída de um material didático de apoio que tem por objetivo auxiliar o professor nas suas práticas docentes pertinentes ao tema em discussão. Nela é apresentado e discutidos os principais conceitos de vento e as suas características mais notórias. Além disso, o trabalho mostra a história do uso da Energia Eólica desde os povos primitivos até os dias atuais, dando ênfase no processo de geração eletricidade. Também é apresentado as vantagens e desvantagens do uso desse recurso como fonte alternativa de energia. Neste trabalho foi usado 4 experimentos simples, os quais foram confeccionados com materiais de fácil acesso e baixo valor financeiro. Foi construída uma pequena maquete representando uma cidade abastecida por energia elétrica proveniente de uma usina eólica, uma vez que a visualização do objeto em estudo é fator determinante no processo ensino-aprendizagem. De acordo com resultados alcançados, a estratégia de ensino por investigação mostrou ser muito útil para no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
-
Mostrar Abstract
-
The present work is a proposal of Physics teaching on the subject Wind Energy in the elementary school. This proposal is formed by a didactic material for support to teachers in their practical classes on Wind Energy. In this didactic material is presented and discussed the wind definition principals and its characteristics more revelant. Moreover, the work shows the history on the Wind Energy use since primitive people until nowadays, by giving emphasis in the electricity generation process. It is also presented the advantages and disadvantages of Wind Energy use as alternative energy source. In this project was used four simple experiments in class, the experiments are based in open access materials and low financial value. The teaching approach used in class was the investigation teaching. A model of city supplied by electricity energy coming from wind power plant was built for enhancement the learning process of the students on Wind Energy. The results show that used teaching strategy was helpful for teaching-learning of the students.
|
|