Dissertações/Teses

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2020
Dissertações
1
  • NICOLAS APOSTOLOS MARINOS
  • A TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA  DE EINSTEIN

    NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: UTILIZANDO O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

  • Data: 01/02/2020
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  • Este trabalho apresenta uma proposta educacional para explicar a teoria restrita da relatividade de Einstein através de uma atividade lúdica (jogo de tabuleiro, vídeo e HQ) para o 1º ano do ensino médio. Esta proposta vem cumprir aquilo que o Programa Nacional de Mestrado no Ensino de Física (MNPEF) objetiva que é a ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de física, para sua aplicação em sala de aula, o qual traz como objetivo geral   uma proposta de como  trabalhar a teoria da relatividade restrita de Einstein utilizando para isso um jogo de tabuleiro, incluído ao programa de mecânica no tópico de Física Moderna, no primeiro ano do Ensino Médio, em que será colocado em associação com o conhecimento prévio do aluno. Para concretizar o estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica a fim de se conhecer melhor o tema e, poder de forma clara, repassar aos educandos utilizando diversos recursos como exemplo slide e filme. Depois foi feita uma aula pratica através do jogo de tabuleiro: duas turmas foram escolhidas para a execução da aula, na primeira foi aplicada a  metodologia tradicional e na segunda a metodologia foi através do jogo de tabuleiro, para testar se através do jogo despertava um maior  interesse dos alunos pelo assunto abordado, e foi notório o resultado, pois os alunos puderam utilizar o que foi aprendido fora da escola, bem como o que foi visto em sala de aula com vídeos e com a leitura de HQ e nas atividades propostas.

2
  • DIEGO MACIEL CARNEIRO
  • Sequência de Ensino Investigativo através da Construção de um Tunel de Vento de Baixo Custo.

  • Orientador : CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
  • Data: 28/02/2020
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  • Esta dissertação tem o objetivo de desenvolver uma sequência de ensino investigativo (SEI) através da utilização de atividades experimentais de baixo custo para abordar conceitos de teoria de voo no ensino médio. A atividade experimental inicial foi a construção de um protótipo denominado “Simulador radial de Sustentação” e posteriormente foi construído um “túnel de vento” com materiais acessíveis. Utilizou-se o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) criado por Pierre Ratinaud, para ajudar inicialmente a realizar uma categorização hierárquica descendente (CHD) além das análises de similitude e nuvem de palavras nas respostas às questões propostas na primeira e na terceira atividade experimental. O produto foi aplicado em uma escola estadual da zona urbana da cidade de Santarém em uma turma de 1º ano do ensino médio.

3
  • ELIESIO ALVES DA SILVA
  • O MOVIMENTO BALÍSTICO: DA EXPERIMENTAÇÃO À OLIMPÍADA - UMA
    PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UM RELATO DE
    EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA

  • Orientador : ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
  • Data: 19/10/2020
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  • Neste trabalho buscou-se apresentar uma sequência didática destinada ao ensino
    do movimento balístico a partir de um relato de experiência da atividade docente,
    em algumas cidades do Estado do Pará nos últimos anos, pautada na aprendizagem
    signi cativa no contexto da realização de experimentos em Física - O lançamento de
    foguetes. A proposta relacionou o ensino de Física por meio da experimentação e
    análise do voo dos protótipos construídos. Desenvolvido em duas etapas: 1. O cina
    de construção de Foguetes e bases de lançamento e 2. Lançamento dos dispositivos
    para coleta e análise de dados do movimento. O estudo faz intermediação entre
    teoria e prática dos conceitos de Mecânica dos corpos e teve como um dos objetivos,
    analisar e entender a problemática dos conceitos físicos sobre movimentos, em especial
    o movimento balístico(lançamento oblíquo), relacionando-o com outras disciplinas, em
    reconhecimento ao caráter multidisciplinar de uma atividade experimental. Abordou
    conceitos sobre reações químicas balanceamento, cálculo estequiométrico e matemática
    associada as equações de movimento por meio das EDO - equações diferenciais ordinárias
    que surgem quando se estuda um dado fenômeno levando-se em conta várias forças que
    nele atuam, entre elas a resist^encia do ar. A Metodologia utilizada incorporou diferentes
    abordagens: exposição dos conteúdos e conceitos físicos; abertura a discussões, vídeos
    explicativos; construção e lançamento de protótipos, outro ponto abordado no texto trata
    da participação em olimpíadas de conhecimento como a MOBFog/OBA, que oferece a
    possibilidade de participação em eventos externos proporcionando uma visão diferenciada
    do ensino desse tópico, de sua aplicabilidade e da variedade de conceitos físicos envolvidos.

4
  • ARNALDO GONÇALVES DE MATOS
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO PRÁTICAS EXPERIMENTAIS.

  • Data: 20/10/2020
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  • O trabalho dissertativo teve como objetivo mostrar a importância da interdisciplinaridade no ensino de Física no ensino médio envolvendo práticas experimentais, já que, é importante que as disciplinas possam dialogar no ambiente escolar, contribuindo desta forma para o melhor entendimento dos fenômenos da natureza. A escolha do local da pesquisa foi determinada pela colocação do estabelecimento de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Optou-se também pela pesquisa participativa, visto que, a ideia foi desenvolver um pensamento crítico e reflexivo através de práticas experimentais vinculadas as disciplinas de física e química em uma ação interdisciplinar, em que, o pesquisador atuou como professor de Química no desenvolvimento das práticas com os discentes, e com o professor titular de Física da turma. O produto educacional desenvolvido foi uma proposta experimental que teve como enfoque a aplicação do experimento em dois momentos: no primeiro momento foi utilizado o experimento  como motivador para o estudo da teoria, e, no segundo momento, o experimento foi utilizado como demonstrativo da teoria. A aula de física e química com auxílio de práticas experimentais contribuiu para discussão no ambiente escolar, fazendo com que, o aluno refletisse sobre o papel da ciência na natureza e na vida sociocultural. Isso implica em dizer que a visão dos discentes começaram  a mudar sobre o estudo da física.

2019
Dissertações
1
  • JANYLTON JOSADARK DAMASCENO CORRÊA
  • EQUILÍBRIO E FLUTUABILIDADE DAS EMBARCAÇÕES NA REGIÃO AMAZÔNICA

  • Orientador : NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • Data: 15/11/2019
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  • Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve como objetivo identificar desafios e potencialidades que são percebidos no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) que tem como base uma proposta temática regionalizada orientada pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Assim, foi elaborada uma SD que contém um texto motivador regionalizado com o enfoque de Santarém-PA, como proposta para se trabalhar o tema “Equilíbrio e Flutuabilidade das embarcações na região Amazônica”. Destaca-se nesse material os conteúdos de Hidrostática (princípio de Stevin, Pascal e Arquimedes), que teve sua aplicação em uma turma do segundo ano do ensino médio, de uma escola pública central de Santarém-PA. Segue-se uma abordagem qualitativa e as etapas consistiram em pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com a finalidade de coletar informações para elaboração da SD, aplicação e análise da proposta. Para coleta de dados da aplicação foram utilizados questionários, fotografias, gravações de vídeo, diários de bordo do pesquisador e trabalhos produzidos pelos estudantes. A proposta foi desenvolvida seguindo os três momentos do Ensino de Física Através de Temas Regionais: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. Observou-se que os estudantes ficaram motivados e apresentaram uma postura crítica-social despertando-os para os impactos socioambientais que são característica esperadas pelo enfoque CTS. As aprendizagens adquiridas foram muito satisfatórias se comparadas ao ensino tradicional. Verificou-se que inserir uma prática nova e manter os estudantes interessados até o final das atividades foram grandes desafios, porém, as potencialidades identificadas mostraram-se favoráveis no processo de ensino-aprendizagem e a proposta poderá servir como mais um instrumento didático para auxiliar professores nas aulas envolvendo o conteúdo da Hidrostática

2
  • RONIEL DE LIMA BRELAZ
  • ENSINO DA FÍSICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O MÉTODO DE MODELAGEM

     

  • Orientador : GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • Data: 27/11/2019
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  • A Matemática e a Física são áreas do conhecimento que historicamente estão vinculadas. Entre muitos outros fatores, isso ocorre devido à primeira fornecer sustentação estruturante à segunda. No entanto, quando elas são trabalhadas como componentes curriculares, em cursos de graduação geralmente as aulas de Matemática são ministradas como se não houvesse nenhuma conexão com a Física. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem o objetivo de utilizar uma estratégia de ensino para o aluno compreender fenômenos físicos a partir de temas da Matemática, relacionando o conhecimento aprendido nas aulas com mundo real, desse modo o ensino transpõe a barreira das quatro paredes que delimita a sala de aula tradicional. Essa estratégia de ensino foi fundamentada nas obras de Bunge e é denominada método de modelagem, e para viabilizar sua aplicação no processo ensino aprendizagem foi utilizada a teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky. Para verificar a eficiência do método, ele foi aplicado em uma turma do primeiro semestre do curso de graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia, no qual a Matemática e Física estão presentes em boa parte da grade curricular. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi delineada como estudo de caso, desse modo os dados coletados foram por meio de observações, entrevistas, relatórios e registros de vídeos e fotografias. A partir da análise dos dados foi possível verificar que os objetivos da pesquisa foram alcançados, o que corroborou a hipótese inicialmente levantada de que a proposta didática norteada pela modelagem matemática facilitaria a aprendizagem de Matemática e de Física. Esses resultados possibilitaram inferir que o ensino na perspectiva da modelagem possibilita os alunos não somente compreender fenômenos físicos, mas resolver problemas reais envolvendo a Física por meio de modelos. Com a realização da investigação foi construído um Produto Educacional para orientar professores que pretendam utilizar o método de modelagem em suas aulas.

2018
Dissertações
1
  • BENILDO ANTONIO BARBOSA DA CRUZ
  • PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM FÍSICA TÉRMICA NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO VISANDO FACILITAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Orientador : CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
  • Data: 23/10/2018
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  • Essa dissertação de mestrado tem como objetivo investigar o processo ensino-aprendizagem e apresentar como proposta de produto educacional um Guia Didático composto por quatro atividades experimentais de termodinâmica – Uso do termômetro, Experiência de Locke, Termoscópio e Dilatômetro. Essas atividades têm por finalidade servir como materiais potencialmente significativos de auxílio aos professores em suas aulas de Física e foram elaborados e aplicados com base em uma metodologia de Ensino por Investigação buscando facilitar a Aprendizagem Significativa, de acordo com a teoria de Ausubel. Aplicamos esse produto em duas turmas de segunda série em comunidades rurais, ambas assistidas pelo Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME. A primeira aplicação ocorreu na comunidade Costa do Tapará, que fica na região da várzea do rio Amazonas, com acesso principal por via fluvial. A segunda aplicação foi na comunidade Santarém Miri, que também fica na várzea do rio Amazonas, porém com acesso principal por via terrestre. Nas duas comunidades buscamos identificar indícios de aprendizagens significativas através dos relatos escritos dos alunos, da aplicação de questionários com questões abertas, de questionários com questões fechadas usando uma escala Likert e de socializações, que foram realizadas ao final de cada atividade experimental. As análises dos resultados sugerem que o produto educacional foi bem aceito pelos alunos contribuindo para aumentar seu interesse pelo conteúdo e facilitar a aprendizagem dos conteúdos de termodinâmica de forma significativa.

2
  • EDICLÉIA DA FROTA PEREIRA
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    SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTISSENSORIAL PARA O ENSINO DE ONDAS PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS


  • Data: 23/10/2018
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    O ensino para alunos com necessidades especiais encontra-se em pleno processo de reconstrução no Brasil. Contudo, o atendimento das diferentes necessidades educacionais que os alunos com deficiência possuem ainda é uma das principais barreiras enfrentadas pelos professores. Nesse contexto, este trabalho objetivou disponibilizar um produto de ferramentas didáticas multissensoriais para o ensino de física, no assunto de ondas, para auxiliar professores do ensino médio. Para criação da sequência didática levou-se em consideração: diferentes categorias de deficientes visuais, sequência lógica do conteúdo a ser ministrada, avaliação da aprendizagem por partes dos alunos, análise crítica da viabilidade do produto como ferramenta pedagógica. Foram confeccionados 50 recursos didáticos em alto relevo. Esse conjunto didático foi aplicado a quatro alunos deficientes visuais na Unidade Educacional Especializada Dr. José Tadeu Duarte Bastos (UEES) no município de Santarém no Estado do Pará. Os métodos utilizados no produto contribuíram para o processo de ensino/aprendizagem, fornecendo didáticas apropriadas para alunos deficientes visuais. No processo de avaliação do produto, por parte dos discentes a metodologia conduzida facilitou o entendimento do conteúdo abordado, contribuindo: na facilitação da aprendizagem com a interação social entre os estudantes, o que ajudou muito na construção do conhecimento; o contato prático, por parte dos alunos deficientes visuais, com o material do conteúdo abordado; utilização de material adequado, conduzindo a aprendizagem na disciplina de física; a formação de conceitos através do contato do aluno com as coisas do mundo; a diminuição da lacuna na aquisição de informações pelos alunos deficientes visuais, facilitando a discriminação de detalhes e suscitando a realização de movimentos delicados com os dedos.


3
  • MARCIO JOSÉ DO CARMO SOARES
  • FÍSICA NO TRÂNSITO: UMA ABORDAGEM COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM SANTARÉM-PARÁ

  • Orientador : NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • Data: 23/10/2018
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  • O trabalho desenvolveu uma proposta de Ensino de Física a partir de situações no trânsito através de uma abordagem temática balizada pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Foi organizado a partir da proposta de temas criada por um professor da Universidade Federal do Pará, sendo estruturado em três etapas: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. Foi elaborado para implementação na 1ª Série do Ensino Médio Regular, visto que o tema trânsito permite que assuntos relacionados a mecânica, que é o conteúdo programático desta série, surjam com maior fluidez. Teve como elemento motivador o fato de que todos, de uma forma direta ou indireta, fazem parte do trânsito e podem aplicar conhecimentos de Física para uma possível tomada de decisão, que é uma das principais características da abordagem CTS. O fruto dessa proposta foi a construção de um produto educacional, em forma de material didático que prioriza o contexto local vivido pelos estudantes, dando ênfase a problemas e situações reais encontradas no trânsito de sua cidade que permitam relações com a Física. Assim, contemplando os aspectos metodológicos que serviram de base para a elaboração do produto, os estudantes puderam usar um material didático que prioriza uma educação mais humanista e mais voltada para um aluno protagonista dentro do processo de aprendizagem.

4
  • ADELAN MENEZES PORTELA
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE CAPACITOR A ALTA TENSÃO E DE BALANÇA DE CORRENTE EM CAMPO MAGNETICO

  • Orientador : CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
  • Data: 26/10/2018
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  • O objetivo dessa dissertação de mestrado é apresentar a utilização de dois experimentos de baixo custo, um Capacitor a Alta Tensão e uma Balança de Corrente em Campo Magnético, como ferramentas pedagógicas que possuam reprodutibilidade, sejam lúdicas e potencialmente significativas, aplicados dentro de uma sequência didática de ensino por investigação visando facilitar uma aprendizagem significativa. Como base teórica para a construção, aplicação e análise dos resultados usamos a teoria de aprendizagem significativa, a metodologia de aplicação do ensino por investigação com problema experimental e alguns referenciais teóricos sobre a atividade experimental de baixo custo para o ensino de ciência. Aplicamos o produto em três contextos educacionais distintos. Em uma turma de nível superior do curso de Licenciatura em Matemática e Física da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde através de entrevistas com grupos focais, constatamos que esses acadêmicos reproduziriam o experimento do capacitor em suas futuras atividades pedagógicas. Com uma turma do Ensino Médio de uma escola pública situada na área urbana de Santarém onde os alunos, através de um questionário de opinião, afirmaram que gostaram do experimento do capacitor. Também com uma turma do ensino rural do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) em uma comunidade situada à beira do rio Amazonas em uma região de Várzea em que, através da análise dos relatos escritos dos alunos e de um questionário aplicado antes e depois da utilização do produto, percebemos indícios de aprendizagem significativa dos conceitos de cargaelétrica, processos de eletrização, força eletrostática, campo elétrico, campo magnético, força eletromagnética e corrente elétrica. Essa pesquisa demonstra que o produto educacional possui boa reprodutibilidade, é lúdico e tem potencialidade em ser significativo, podendo ser trabalhado dentro da metodologia de ensino por investigação como facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

     

5
  • GLEDSON GOMES DA COSTA
  • UTILIZAÇÃO DO SMARTPHONE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE FÍSICA NO ESTUDO DO MOVIMENTO 

  • Orientador : RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • Data: 26/10/2018
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  • Em meio a uma época de inovação técnico-cientifica, são observadas inúmeras oportunidades pedagógicas relacionadas aos recursos tecnológicos disponíveis para o processo de ensino aprendizagem. O smartphone como estratégia didática foi o recurso escolhido por ser um recurso portátil, bastante difundido entre os jovens do ensino médio, e por ser também utilizado quase sempre de forma imprópria durante as aulas, o que tem causado transtornos para muitos professores. Sendo assim, foi demonstrado que existem maneiras de se utilizar esta ferramenta de enorme potencial didático no ensino de Física, de forma a apresentar de maneira prática alguns conceitos, promover uma aprendizagem mais interativa, bem como mostrar a evolução de uma educação tradicional baseada apenas na transmissão de conhecimento para um modelo construtivista que estimule no aluno a reflexão e o pensamento crítico. Assim, por meio da experimentação, com o uso do smartphone, buscou-se verificar leis e teorias da Cinemática físicas, facilitar a aprendizagem e compreensão e aplicação de conceitos relacionados ao movimento retilíneo uniforme (MRU) e ao movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta metodológica para o ensino do MRU e MRUV com o uso de aplicativo no smartphone como ferramenta de ensino de conteúdos para a primeira série do Ensino Médio. Os objetivos específicos consistem em aplicar a experimentação com o uso de um aplicativo gratuito baixado da internet pela Google Play Store, a fim de auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos. Buscou-se também observar o nível de conhecimento do aluno sobre o assunto, antes e depois da realização do experimento, a partir da aplicação de um questionário de sondagem, além da medição do grau de satisfação do aluno com relação à aplicação da experimentação. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, complementada por uma pesquisa de campo em uma determinada escola da rede estadual de ensino do Município de Santarém, estado do Pará. Assim, pode-se observar que os alunos tiveram uma significativa melhoria no nível de aprendizado após as atividades de experimento, pois houve uma enorme interatividade entre aluno e professor, além da importância da realização de experimentos como possibilidade essencial de melhoria na aprendizagem tanto do aluno quanto do professor.

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  • RUBEM SILVANEY MAIA DA SILVA
  • A ABORDGEM CTS NA APLICAÇÃO DE UM LIVRETO INTERATIVO DIGITAL SOBRE A FÍSICA DA TERAPIA DO CÂNCER


  • Orientador : MANOEL ROBERVAL PIMENTEL SANTOS
  • Data: 26/10/2018
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    O ensino de Física no Brasil tem sido marcado por problemas diversos, sobretudo pelas dificuldades de aprendizagem e o interesse por parte dos alunos, as aulas da disciplina Física ainda são vistas pelos alunos como um emaranhado de fórmulas sem contextualização com o cotidiano. Diante deste cenário observa-se a necessidade de desenvolver propostas diferenciadas que permitam explorar várias possibilidades de aprendizagem no ensino de Física, de modo a despertar, nos estudantes, o senso crítico e a aprendizagem interativa. E uma das alternativas foi reunir informações e animações sobre a temática Câncer utilizando um Livreto Interativo Digital (LID), onde os alunos tiveram informações concentradas, com animações e simulações. Esta dissertação discute o ensino de Física pautado na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), conduzindo os estudantes a reflexões para a construção de senso crítico e produção de seus pontos de vistas a respeito do tema tratado. O LID foi aplicado em uma turma de terceiro ano do ensino médio e após realização de análise de materiais produzidos pelos estudantes, percebeu-se a aceitabilidade e aprendizagem da temática e dos conhecimentos físicos referente a esta.


7
  • SILVIO CRISTIANO ABRÃO LUCEIRO
  •  SUPERCONDUTORES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA POR ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

  • Orientador : ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
  • Data: 26/10/2018
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  • O objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia para se abordar o conteúdo de Supercondutores no Ensino Médio. Esse conteúdo foi escolhido devido a alguns fatores preponderantes: atualização dos currículos educacionais, material de apoio para os professores de Ensino Médio e contato dos alunos com a Física do século XX. O tópico de Supercondutores será aplicado através da metodologia de ensino por investigação nas demonstrações experimentais, metodologia essa que transforma o professor num mediador, entre o conhecimento e os alunos, tendo o professor um papel secundário no aprendizado e não mais papel principal. Serão aplicados dois materiais instrucionais, contendo conceitos físicos, demonstrações experimentais envolvendo a aplicação dos conceitos e questões investigativas. O material instrucional I apresenta os conceitos de rede cristalina metálica, corrente elétrica, resistividade elétrica e resistência elétrica. Após desenvolver os conceitos, passa-se para fase experimental, na qual turma é disposta em pequenos grupos. Em seguida, entrega-se aos alunos o roteiro I, que apresenta quatro questões com quatro demonstrações, sendo três de forma investigativa, após o professor apresentar o experimento a ser estudado, os alunos devem fazer a leitura da questão, logo após inicia-se um debate com os grupos para solucionar o problema, os alunos devem escrever o resultado no roteiro e por fim o professor realiza a demonstração, esse processo é repetido nas outras questões. No final da atividade experimental, o professor inicia um debate com os alunos, aprimora os conhecimentos colocados pelos alunos, aproximando o entendimento do conhecimento cientifico e após esse momento, cada aluno receberá um questionário com questões de múltipla escolha para verificar se os conhecimentos adquiridos nas tarefas foram compreendidos pela turma. O material instrucional II é constituído dos conceitos de supercondutores: a história, os fenômenos que envolvem os supercondutores, os tipos, as teorias e por final as aplicações dos supercondutores no nosso cotidiano. Após desenvolver a parte conceitual passa-se para os questionamentos e as demonstrações investigativas.

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  • IDER ERIVAN PORTO PINTO
  • O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PRISIONAL COM ÊNFASE NA EXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL INVESTIGATIVA

  • Orientador : RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • Data: 04/12/2018
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  • O presente trabalho traz reflexões sobre as dificuldades do ensino de Física em ambientes prisionais. Motivado pela busca de novos instrumentos educacionais para a educação entre grades, o objetivo deste trabalho é a aplicação de estratégias metodológicas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), enfatizando a experimentação virtual, com uso de simuladores educacionais em conjunto com o ensino por investigação e a aprendizagem significativa. Para tanto, como instrumentos para referendar-se, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionários de caracterização da turma, de níveis de aprofundamento do conteúdo e relatos individuais dos alunos em privação de liberdade, antes e depois da aplicação da estratégia metodológica, com a finalidade de compará-los e analisá-los, identificando sua eficiência no processo educacional, considerando todas as limitações possíveis desse tipo de ambiente, a falta de estrutura mínima para o ensino-aprendizado de Física, e até mesmo de Ciências de um modo geral, além das particularidades de cada estabelecimento penal. O estudo visa ainda contextualizar a realidade da escola em ambientes de privação de liberdade e o perfil dos alunos, para promover uma metodologia centralizada nestes, a partir de suas particularidades e seu conhecimento empírico denotados em suas experiências adquiridas. A produção didático-pedagógica será um instrumento de enorme valor educacional, considerando a enorme carência de material compatível com o tema abordado, contribuindo de maneira significativa para a minimização das dificuldades apresentadas em escolas prisionais, servindo como material de apoio aos demais professores de Física, inseridos no contexto da educação prisional, salientando que muitos obstáculos surgem a cada dia que passa, proporcionando futuras oportunidades para a idealização de novos trabalhos que busquem alternativas metodológicas para a consolidação e maior eficiência da educação em espaços de privação de liberdade, de forma mais humana e descentralizadora quanto ao personagem principal.

     

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  • MARIEL DOS SANTOS MACEDO
  • EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA NA ELABORAÇÃO DE MODELOS TEÓRICOS PARA EXPLICAR A ESTRUTRURA DA MATÉRIA

  • Orientador : GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • Data: 04/12/2018
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  • O presente trabalho versa sobre uma didática que tem por objetivo o ensino dos principais dos modelos atômicos através de uma perspectiva epistemológica, no sentido de levar o estudante a compreensão de que o fazer científico é uma construção humana, produto do processo histórico dialético, sujeito às mais variadas contradições. A proposta foi pensada em quatro passos de execução, segundo sua metodologia, e foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do ensino médio, num total de 58 alunos, da Escola Estadual Rodrigues dos Santos, localizada na área central do município de Santarém. Sendo que no primeiro momento foi valorizado o conhecimento prévio já disponível na estrutura cognitiva dos estudantes, na elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS, sob a orientação do trabalho de Marco A. Moreira (2011). Na sequência, os estudantes, através de grupos de trabalho, apresentaram as principais teorias atômicas, mediante discussão de situações-problema no contexto da História da Ciência através da visão de Thomas Kuhn (1997), que descreve a evolução científica a partir das revoluções paradigmáticas, considerando que a dinâmica de problematização dos conceitos se deu partindo de seus aspectos mais gerais, que foram sendo gradualmente diferenciados de modo progressivo até suas ideias mais específicas. E em outro momento, promovemos a reconciliação integradora, reconciliando semelhanças e destacando diferenças conceituais a partir de ideias mais gerais. Dentro de uma perspectiva mais complexa de situações-problema, trabalhamos o senso crítico dos estudantes, contextualizando a temática dentro de possíveis cenários de discussão considerando fatores sociocultural, político-econômico, filosófico-religioso entre outros. Em linhas gerais, fica claro que todo apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias de ensino/aprendizagem, que possa auxiliar na prática docente será um esforço válido, pois diante da análise qualitativa dos resultados obtidos através do comparativo entre pré-teste e pós-teste, podemos inferir que o produto pedagógico obteve êxito ao seu propósito, que fundamentado ao pressuposto teórico da aprendizagem significativa de David Ausubel (2000), evidenciou ter promovido melhorias na apreensão de conceitos e significados, assim como também sugere ter aumentado a capacidade de argumentação dos estudantes diante de situações-problema em níveis mais complexos.

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  • FÁBIO SARMENTO BLANDES
  • ENERGIA EÓLICA: Conceitos e aplicações para o Ensino Fundamental II

  • Orientador : ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
  • Data: 05/12/2018
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  • O presente trabalho é uma proposta de ensino de Física voltado para o tema Energia Eólica abordado no Ensino Fundamental. Essa proposta é constituída de um material didático de apoio que tem por objetivo auxiliar o professor nas suas práticas docentes pertinentes ao tema em discussão. Nela é apresentado e discutidos os principais conceitos de vento e as suas características mais notórias. Além disso, o trabalho mostra a história do uso da Energia Eólica desde os povos primitivos até os dias atuais, dando ênfase no processo de geração eletricidade. Também é apresentado as vantagens e desvantagens do uso desse recurso como fonte alternativa de energia. Neste trabalho foi usado 4 experimentos simples, os quais foram confeccionados com materiais de fácil acesso e baixo valor financeiro. Foi construída uma pequena maquete representando uma cidade abastecida por energia elétrica proveniente de uma usina eólica, uma vez que a visualização do objeto em estudo é fator determinante no processo ensino-aprendizagem. De acordo com resultados alcançados, a estratégia de ensino por investigação mostrou ser muito útil para no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. 

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