Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFOPA

2024
Teses
1
  • IATA ANDERSON FERREIRA DE ARAÚJO
  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO DE EDUCADORES EM CONTEXTOS DE COLABORAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE-ESCOLA NO OESTE DA AMAZÔNIA PARAENSE

  • Orientador : SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DARIO FIORENTINI
  • IRANI LAUER LELLIS
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
  • SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
  • TEREZINHA VALIM OLIVER GONÇALVES
  • Data: 15/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • O diálogo entre universidade e escola, em grande medida, foi/é marcado por relações verticalizadas. No intuito de desconstruir essa perspectiva relacional, o coletivo do Formazon/Iced/Ufopa vem num movimento de estabelecimento de relações horizontalizadas e democráticas com as escolas parceiras da educação básica, no âmbito dos projetos institucionais desenvolvidos. A presente tese de doutorado visa compreender os processos de desenvolvimento profissional contínuo no contexto das práticas de colaboração escola-universidade-escola no âmbito do Grupo Formazon, na esfera desse coletivo com vistas a responder o seguinte questionamento: como as práticas de colaboração escola-universidade-escola são promotoras de transformações das práticas educativas e de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos em projetos de parceria colaborativa universidade-escola? Tem como contexto investigativo as práticas de colaboração desenvolvidas nos projetos do Formazon vinculados à Procce e ao CNPq, especialmente entre 2019 e 2022. A pesquisa é de natureza qualitativa e está ancorada à Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011). Os participantes da pesquisa foram doze educadores de três parceiras que atuaram como colaboradores dos projetos. No processo de produção dos dados da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos, nomeados por textos de campo: documentos, notas de campo, diário de pesquisa, entrevistas e fotografias. Considerando o processo analítico do material empírico, foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016), com suporte do software IRaMuTeQ. Diante dos achados da pesquisa, defendo a seguinte tese: As experiências de colaboração escola-universidade-escola desenvolvidas no âmbito dos projetos do Formazon, constituídas em espaços e tempos de formação pautados em relações democráticas, horizontalizadas e de inclusão, são mobilizadoras da constituição de processos de desenvolvimento profissional contínuo, orientados para  a formação científica de educadores das escolas parceiras, de modo que, atuem para a ressignificação das práticas educativas e desenvolvimento de autonomia para a difusão das práticas de ensino pela pesquisa na Educação Básica. As relações democráticas, horizontalizadas e de inclusão constituídas entre a universidade e a escola contribuíram para a formação de lideranças sustentáveis nas três escolas investigadas, compromissadas com a promoção da educação científica na educação básica. Os estudos desta tese permitem afirmar que, as práticas colaborativas escola-universidade-escola proporcionaram relevantes contribuições para o desenvolvimento profissional contínuo dos professores, bem como para o desenvolvimento institucional da escola. Argumento a favor da necessidade de investimento em pesquisas futuras que incluam os participantes da universidade, bem como, aquelas que interessadas em aprofundar sobre movimentos de sustentabilidade da parceria escola-universidade, de modo que, se amplie e qualifique o desenvolvimento da autonomia dos educadores das escolas para a promoção da educação científica na Amazônia santarena.


  • Mostrar Abstract
  • The dialogue between university and school, to a large extent, was/is marked by vertical relationships. In order to deconstruct the relational perspective, the Formazon/ICED/UFOPA collective is in a movement to establish horizontal and democratic relationships with the partner schools of basic education, within the scope of the institutional projects developed. The present doctoral thesis project aims to analyze the processes of continuous professional development in the context of school-university-school collaboration in the West of Pará Amazon, within the scope of this collective in order to answer the following question: in what terms do university-school collaboration practices school are inductors of changes in educational practices and professional development of educators/collaborators involved in collaborative university-school partnership projects, in the West of Pará Amazon? Its investigative context is the collaboration practices developed within the scope of Formazon Projects, where I defend the thesis that: The experiences of school-university-school collaboration developed within the scope of Formazon projects, constituted in spaces and times of formation guided by democratic relations, horizontalized and inclusive, are inductors of continuous professional development processes, oriented towards the re-signification of educational practices. The research is qualitative in nature and is epistemologically delineated to Narrative Research (CLANDININ; CONNELLY, 2011). The research participants will be project collaborators, such as: educators from partner schools and the university, undergraduate and graduate students. In the research data production process, we will use the following instruments, named by field texts: documents, field notes, research diary, interviews and photographs. Considering the analytical process of the empirical material, it will be carried out through Discursive Textual Analysis (DTA) (MORAES; GALIAZZI, 2016), supported by the IRaMuTeQ software. The preliminary spiral interpretive movement concerning the analyzed field texts related to section 3, revealed the existence of alignment between objectives and methodological organization throughout the development of the projects, which unfold into a set of inducing school-university-school practices of spaces-time for continuous professional development processes, which in the university context involves: academic writing learning and development of training cycles; and in the school, it mobilizes: Scientific training practices in partner schools, Organization of school scientific events, University-school integration circuit and, Implementation of the Digital Science and Technology Club. In summary, I understand that the school-university-school collaboration practices, constituted as processes of continuous professional development, have provided diversified and unique training experiences with the potential for transforming educational practices in/of the partner schools of the Formazon projects, in the West of the Pará Amazon.

2
  • MANOEL EDNALDO RODRIGUES
  • O CALENDÁRIO ESCOLAR DIFERENCIADO PARA ESCOLAS DE VÁRZEA: avanços e retrocessos

  • Orientador : ANSELMO ALENCAR COLARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANSELMO ALENCAR COLARES
  • EVANDRO LUIZ GHEDIN
  • MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES
  • MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO
  • ROSILENE LAGARES
  • SAMUEL PANTOJA LIMA
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta tese traz resultados de uma pesquisa relacionada a um estudo mais abrangente, pelo qual está sendo produzido o retrato das escolas diferenciadas por funcionarem em regiões de várzea. Tem como objeto as políticas educacionais voltadas para essas escolas no interior do município de Santarém no Pará. A Pedagogia Histórico-Crítica e o Materialismo Histórico- Dialético constituem os suportes teóricos deste estudo, que buscou responder: como o calendário escolar diferenciado para escolas de várzea se contextualiza na política da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) diante aos atuais contextos social, político, econômico e cultural? O objetivo geral desta pesquisa é compreender a natureza do calendário escolar diferenciado para escolas de várzea em relação ao calendário regular, frente às disputas de hegemonia e contra hegemonia dos projetos societários, tempos, espaços e sua influência nos processos educacionais, para atender estudantes que almejam verticalizar o conhecimento, considerando o processo de inclusão da educação como totalidade, no interior da Amazônia. A justificava desta pesquisa se dá pelas especificidades tanto do ambiente quanto da concretização da educação escolar. A sua relevância social e educacional consiste em dar visibilidade aos modos de ser e de viver dos moradores e dos estudantes desse ambiente da Amazônia, contribuindo com lutas, projetos e políticas públicas em sintonia com suas necessidades. Os procedimentos metodológicos incluíram revisão bibliográfica, levantamento e sistematização de documentos, fontes orais e realização de uma gincana educacional-cultural para reunir o maior volume de informações com mais fidedignidade. Dessa forma, buscou-se compreender o processo educacional, os avanços e os retrocessos, tendo como ponto fulcral na análise o calendário escolar enquanto política pública educacional para atender às singularidades da várzea. Os resultados demonstram que o calendário escolar diferenciado foi importante no início da sua implementação, na década de 1970, em decorrência da precariedade das escolas, mas com o tempo, depois das melhorias implementadas, tornou-se um embaraço à comunidade escolar, devido à divergência do ano letivo em relação ao calendário escolar regular. Este estudo também revelou uma das maiores contradições do calendário, haja vista que no decorrer dos anos transformou-se em um instrumento de exclusão tardia dos estudantes da várzea. Com isso, em vez de avanço, o calendário tornou-se um retrocesso, de modo que cem por cento dos gestores das escolas de várzea defenderam sua unificação com o calendário escolar regular. Além disso, demais elementos alcançados e identificados por esta pesquisa poderão servir de fonte para outros pesquisadores interessados na temática, além de trazer contribuições para emergirem novas discussões sobre a educação escolar específica e diferenciada nas comunidades rurais da Amazônia paraense. Por isso, sugerem-se apontamentos à efetivação de melhorias para o alcance de uma educação de qualidade, materializados pela instituição de uma política pública de Estado específica e destinada a atender à universalidade dessas escolas no interior do Brasil e a ser implementada pelo governo federal em consonância com Estados e Municípios.

     


  • Mostrar Abstract
  • This thesis brings the results of research related to a more comprehensive study, through which a portrait of schools that are distinguished by operating in floodplain regions is being produced. Its object is the educational policies aimed at these schools in the interior of the municipality of Santarém in Pará. Historical-Critical Pedagogy and Historical-Dialetic Materialism constitute the theoretical supports of this study, which sought to answer: how the differentiated school calendar for floodplain schools is it contextualized in the policy of the Municipal Department of Education and Sports (SEMED) in light of the current social, political, economic and cultural contexts? The general objective of this research is to understand the nature of the differentiated school calendar for floodplain schools in relation to the regular calendar, in the face of hegemony disputes and against hegemony of corporate projects, times, spaces and their influence on educational processes, to serve students who aspire verticalize knowledge, considering the process of inclusion of education as a whole, within the Amazon. The justification for this research is given by the specificities of both the environment and the implementation of school education. Its social and educational relevance consists of giving visibility to the ways of being and living of residents and students in this Amazonian environment, contributing to struggles, projects and public policies in tune with their needs. The methodological procedures included bibliographic review, survey and systematization of documents, oral sources and carrying out an educational-cultural competition to gather the largest volume of information with more reliability. In this way, we sought to understand the educational process, the advances and setbacks, with the school calendar as a central point in the analysis as a public educational policy to meet the singularities of the floodplain. The results demonstrate that the differentiated school calendar was important at the beginning of its implementation, in the 1970s, due to the precariousness of schools, but over time, after the improvements implemented, it became an embarrassment to the school community, due to divergence of the school year in relation to the regular school calendar. This study also revealed one of the biggest contradictions of the calendar, given that over the years it has become an instrument of late exclusion of students from the floodplain. As a result, instead of progress, the calendar became a step backwards, so that one hundred percent of floodplain school managers defended its unification with the regular school calendar. Furthermore, other elements achieved and identified by this research may serve as a source for other researchers interested in the topic, in addition to bringing contributions to the emergence of new discussions about specific and differentiated school education in rural communities in the Amazon of Pará. Therefore, suggestions are suggested for making improvements to achieve quality education, materialized by the institution of a specific State public policy aimed at meeting the universality of these schools in the interior of Brazil and to be implemented by the federal government in line with States and Municipalities.

     

    xxx

3
  • ELENISE PINTO DE ARRUDA
  • GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTARÉM/PA (2005-2020): IMPLICAÇÕES DA NOVA GESTÃO PÚBLICA

  • Orientador : MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DORA MARIA RAMOS FONSECA
  • ANSELMO ALENCAR COLARES
  • EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
  • FLAVIA OBINO CORREA WERLE
  • MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
  • ROSILENE LAGARES
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado que trata da gestão da educação de tempo integral no município de Santarém/Pará no período de 2005 a 2020 e teve como objetivo geral analisar as implicações da Nova Gestão Pública na gestão da educação de tempo integral na rede municipal de ensino Santarém/PA no período de 2005 a 2020, considerando suas aproximações e contradições. O percurso metodológico é conduzido com base na concepção materialista histórico-dialética, abrangendo levantamento e estudo teórico de artigos, livros, dissertações  e teses, pesquisa documental com análise de normativas legais e documentos institucionais (relatórios de gestão, dados estatísticos, projetos político-pedagógicos entre outros) especialmente os oriundos da Secretaria Municipal de Educação de Santarém e, ainda, consultas em portais públicos (Inep, Portal da Transparência da Prefeitura de Santarém e IBGE). Os resultados demonstram que a Nova Gestão Pública é consequência da reestruturação do estado frente às mudanças do modo de produção capitalista, o que demandou uma nova forma de administração do serviço público, e caracterizou-se como a introdução de princípios e métodos da gestão privada na gestão pública. Em Santarém, identificou-se que a educação de tempo integral se materializa de duas formas: a escola de tempo integral e o aluno de tempo integral e que a ampliação da jornada está fortemente atrelada à execução de programas do governo federal, os extintos Programa Mais Educação e Programa Novo Mais Educação. Como iniciativas do poder público municipal tem-se as três escolas de tempo integral: Irmã Dorothy Mae Stang, Frei Fabiano Merz e Escola Antônio Pereira da Silva e as três escolas que trabalham com atividades complementares de educação ambiental e artes: Escola da Floresta, Escola de Educação Ambiental Escola do Parque, Escola de Artes Prof. Emir Hermes Bemerguy. Quanto à gestão gerencial, verificamos que foi implementada na rede de ensino de Santarém especialmente por meio da parceria do Instituto Ayrton Senna com a Prefeitura de Santarém e pela efetivação dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. Apesar das especificidades, contradições e aproximações, ambos estão em consonância com o ideário gerencialista e partem de uma concepção de educação conduzida e voltada ao mercado.

     

     

     

     


  • Mostrar Abstract
  • This paper is a partial result of a doctoral research that deals with the management of full-time education in the municipality of Santarém/Pará. Its general objective is to analyze the management of full-time education implemented by Semed in this municipality and its developments regarding the implementation of the New Public Management. The methodological path is based on the historical-dialectical materialist conception, covering in the first moment the survey and theoretical study.  Then - and still in progress - the documentary research with the collection, for later analysis, of institutional documents, especially those from the Ministry of Education and the Municipal Department of Education of Santarem. Data collection also occurs with consultations on public portals and other available channels (Inep, Transparency Portal of the Santarém City Hall, PNE Observatory, IBGE, databases on integral education in higher education institutions, and others). The partial results show that the New Public Management is a consequence of the restructuring of the state in the face of changes in the capitalist mode of production, which demanded a new form of public service administration, and was characterized as the introduction of principles and methods of private management in public management. In Santarém, it was identified that: full-time education materializes in the format of extending the school day through three full-time schools and the full-time student enrolled in complementary activity schools (environmental education and arts) and/or in federal government programs, the extinct Programa Mais Educação and Programa Novo Mais Educação; there is currently no municipal program for funding full-time schools; the percentages of schools and enrollments in full-time education are below the targets set by the National Education Plan (2014-2024) and the Santarém Municipal Education Plan (2015-2025). Other elements and categories of investigation are in progress, which should give rise to new results and analyses in the course of the research under construction.

     

4
  • CLAUDINEI FRUTUOSO
  • POLÍTICA EDUCACIONAL E OCUPAÇÃO SOCIOECONÔMICA EM RONDÔNIA: DA ESCOLA MULTISSERIADA À ESCOLA POLO EM MACHADINHO D’OESTE

  • Orientador : ANTONIO CARLOS MACIEL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANSELMO ALENCAR COLARES
  • ANTONIO CARLOS MACIEL
  • ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURÂO
  • EVALDO PIOLLI
  • JOSEMIR ALMEIDA BARROS
  • MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
  • Data: 01/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A ocupação socioeconômica da Amazônia apresenta historicamente três períodos: o primeiro, chamado de Colonial, que vai de 1616 a meados do século XIX (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); o segundo, identificado como Seringal, vai de meados do século XIX ao final da segunda década do século XX (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); o terceiro, denominado de Urbanização da Cultura Cabocla, vai do início do século XX aos dias atuais. Este período, porém, está subdividido em antes e depois do Plano de Integração Nacional (Maciel, 2012): no primeiro caso, trata-se apenas da urbanização da cultura cabocla; no segundo, não só dela, mas também dos processos de ocupação socioeconômica da Amazônia por formações socioculturais de outras regiões, em particular do Sul do país (Maciel, 2004). Rondônia se encontra exatamente neste último caso, pois a ocupação socioeconômica do estado decorre do Programa de Integração Nacional – PIN e do Programa de Polos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia – POLAMAZÔNIA e, por conseguinte, do município de Machadinho d’Oeste (Becker, 1990; Oliveira, 2010). Este município, implantado em 1988, surgiu do Projeto de Assentamento Machadinho, criado, em 1982 e, pela rapidez do processo de transformação do Assentamento em Município, pode-se medir a intensidade das transformações socioculturais e econômicas operadas na região (Becker, 1990). Com base nisso, esta tese visa explicar como a expansão capitalista em Rondônia e seus impactos econômico-sociais, culturais e pedagógicos foram determinantes na transformação das escolas multisseriadas em escolas polos no município de Machadinho d’Oeste? Para responder a esta questão, na pesquisa bibliográfica, utilizou a análise histórico-crítica (Saviani, 2003; Maciel e Braga, 2008; Maciel, 2023). Esta técnica analítica é metodologicamente fundamentada no materialismo histórico-dialético (Marx, 1996, 2008; Netto, 2011), que orientou a aplicação do survey multifatorial e a observação dos fenômenos sociais na base empírica, pelos quais se chegou aos seguintes resultados: a) a criação das escolas multisseriadas acompanhou o processo de ocupação da terra alcançando o pico da expansão na fase de consolidação das lavouras permanentes entre 1990 e 2000; b) à medida que as lavouras permanentes foram perdendo área para a pecuária, as escolas multisseriadas foram sendo substituídas por Escolas Polo; c) no presente momento a diminuição da área de pecuária para a do agronegócio; d) a política educacional para o meio rural se consolidou na fase das lavouras permanentes com a oferta de educação escolar via escola multisseriada atendendo as séries iniciais. Com a demanda pela continuidade dos estudos e o aumento de área da pecuária a escola multisseriada perde espaço sendo substituída pelas Escolas Polo. 


  • Mostrar Abstract
  • The socioeconomic occupation of the Amazon historically presents three periods: the first, called Colonial, which runs from 1616 to the mid-19th century (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); the second, identified as Seringal, runs from the mid-19th century to the end of the second decade of the 20th century (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); the third, called Urbanization of Cabocla Culture, goes from the beginning of the 20th century to the present day. This period, however, is subdivided into before and after the National Integration Plan (Maciel, 2012): in the first case, it is just the urbanization of cabocla culture; in the second, not only from it, but also from the processes of socioeconomic occupation of the Amazon by sociocultural formations from other regions, particularly the South of the country (Maciel, 2004). Rondônia finds itself in exactly the latter case, as the state's socioeconomic occupation derives from the National Integration Program – PIN and the Amazon Agricultural and Agromineral Hubs Program – POLAMAZÔNIA and, consequently, from the municipality of Machadinho d'Oeste (Becker, 1990; Oliveira, 2010). This municipality, established in 1988, emerged from the Machadinho Settlement Project, created in 1982 and, due to the speed of the process of transforming the Settlement into a Municipality, it is possible to measure the intensity of the sociocultural and economic transformations carried out in the region (Becker, 1990). Based on this, this thesis aims to explain how capitalist expansion in Rondônia and its economic-social, cultural and pedagogical impacts were decisive in the transformation of multigrade schools into hub schools in the municipality of Machadinho d’Oeste? To answer this question, in the bibliographic research, historical-critical analysis was used (Saviani, 2003; Maciel and Braga, 2008; Maciel, 2023). This analytical technique is methodologically based on historical-dialectical materialism (Marx, 1996, 2008; Netto, 2011), which guided the application of the multifactorial survey and the observation of social phenomena on an empirical basis, which resulted in the following results: a) the creation of multigrade schools accompanied the land occupation process, reaching the peak of expansion in the phase of consolidation of permanent crops between 1990 and 2000; b) as permanent crops lost area to livestock, multigrade schools were replaced by Polo Schools; c) at the present time the reduction of the livestock area to that of agribusiness; d) the educational policy for rural areas was consolidated in the permanent crops phase with the provision of school education via multigrade schools serving the initial grades. With the demand for continuity of studies and the increase in livestock area, the multigrade school loses space and is replaced by Polo Schools.

5
  • GILSON PEDROSO DOS SANTOS
  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO SUPORTE TEÓRICO-PRÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

     
  • Orientador : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
  • GILSON CRUZ JUNIOR
  • IDEMAR VIZOLLI
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • PEDRO FRANCO DE SA
  • SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
  • Data: 25/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • As tecnologias ocupam cada vez mais espaços na vida moderna, transformando as relações humanas na educação, trabalho, comunicação, dentre outros aspectos. Por isso, é importante discutir qual é o papel desses artefatos para a sociedade e como deve ser o seu uso, sobretudo considerando os desafios educacionais da Amazônia. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar como as Tecnologias Digitais (TD) e o Pensamento Computacional (PC) podem ser articuladas como um suporte teórico-prático para a Formação Inicial de Professores no contexto amazônico. Para tanto, os estudos foram baseados em teóricos como: Freitas (2008, 2010) sobre Tecnologias Digitais; Wing (2006, 2009), Blikstein (2008) e Brackmann (2017) quanto ao Pensamento Computacional; Formação Docente na visão de Gatti (2016) e Nóvoa (1992); Teles (2017) e Silva e Mascarenhas (2018) acerca da Educação na Amazônia, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, na qual são propostos dois cursos de formação, o CF1 e o CF2. O CF1, desenvolvido numa turma do curso de Licenciatura em Informática Educacional, funcionou como teste-piloto para validar a proposta de dez atividades, nas quais buscou-se articular conteúdos relacionados às TD e ao PC com conteúdos sobre Formação Docente e Educação na Amazônia. Para o curso CF2, foram feitos os ajustes necessários, conforme os resultados do pré-teste, e aplicado com graduandos de algumas licenciaturas do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Além disso, os cursos serviram para proposições sobre como o uso emancipatório das TD e os princípios do PC podem ser desenvolvidos na formação inicial, considerando o contexto amazônico. Como resultados, vale destacar: a validação da importância de formar professores capazes de utilizar tecnologias de forma emancipatória e inclusiva, e não alienadora; a possibilidade de aplicação dos princípios do PC por parte dos docentes em formação no processo de ensino e aprendizagem; o desenvolvimento de um constructo teórico inicial como uma base de ação epistemológica para a Formação Inicial de Professores, dentre outros.

     

  • Mostrar Abstract
  • Technologies occupy more and more spaces in modern life, transforming human relationships in education, work, communication, among other aspects. Therefore, it is important to discuss the role of these artifacts in society and how they should be used, especially considering the educational challenges of the Amazon. Thus, this work aims to investigate how Digital Technologies (DT) and Computational Thinking (CP) can be articulated as a theoretical-practical support for Initial Teacher Training in the Amazonian context. To this end, the studies were based on theorists such as: Freitas (2008, 2010) on Digital Technologies; Wing (2006, 2009), Blikstein (2008) and Brackmann (2017) regarding Computational Thinking; Teacher Training in the view of Gatti (2016) and Nóvoa (1992); Teles (2017) and Silva and Mascarenhas (2018) about Education in the Amazon, among others. This is qualitative, exploratory research, in which two training courses are proposed, CF1 and CF2. CF1, developed in a class on the Degree in Educational Informatics, worked as a pilot test to validate the proposal of ten activities, in which we sought to articulate content related to DT and PC with content on Teacher Training and Education in the Amazon. For the CF2 course, the necessary adjustments were made, according to the results of the pre-test, and applied with graduates of some degrees from the Institute of Educational Sciences at the Federal University of Western Pará. Furthermore, the courses served to propose propositions on how the emancipatory use of DT and the principles of CP can be developed in initial training, considering the Amazonian context. As results, it is worth highlighting: validation of the importance of training teachers capable of using technologies in an emancipatory and inclusive way, and not alienating; the possibility of applying CP principles by teachers in training in the teaching and learning process; the development of an initial theoretical construct as a basis for epistemological action for Initial Teacher Training, among others.

     
6
  • MARCIO DARLEN LOPES CAVALCANTE
  • EDUCAR PARA A INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO

     
  • Orientador : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • LEILA DO SOCORRO RODRIGUES FEIO
  • LETICIA SANCHES SILVA
  • SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
  • SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
  • Data: 28/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Em um ambiente de extrema polarização, “Fake News”, desinformação e má informação, alicerçada pelos estruturantes sistemas de informações das grandes plataformas de tecnologia digital, a opinião individual acaba tomando o espaço da notícia, e mesmo sendo paradoxal perceber uma maior liberdade de expressão dos cidadãos, ao mesmo tempo provoca reflexões sobre os seus limites, tornando-se cada vez mais necessário discutir a importância da Educação Midiática dentro dos ambientes de formação de professores. A pesquisa em questão problematiza como formar professores para mediar processos de ensino e aprendizagem, orientados pelo contexto da Educação Midiática, que compreendam, identifiquem e combatam desinformação. Objetivamos com esta tese discutir uma abordagem de formação inicial de professores em EM, implementando e analisando práticas pedagógicas que incorporem estratégias de combate à desinformação, com alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Como a pesquisa está orientada pelo desenvolvimento de soluções práticas, propõem-se como abordagem metodológica a Design Based Research – DBR, que se constitui como um método de base epistemológica do Design Science e Design Science Research, alinhado também à Teoria da Inoculação Psicológica como possível caminho para esta implementação. Os resultados da pesquisa apontaram para o desconhecimento dos professores em formação inicial, sobre o conceito da Educação Midiática, porém quando esses futuros professores passam a compreendê-la, tornamse aptos e disponíveis para incorporá-las em suas práticas docentes. Além disso, consideramos viável a implementação da Educação Midiática numa perspectiva transversal, confirmando que professores tem dificuldades em identificar informações verdadeiras e falsas, devido à complexidade do fenômeno da desinformação e que a utilização de jogos digitais, baseados na Teoria da Inoculação, contribuem para que professores compreendam as principais abordagens de persuasão psicológica, desenvolvendo “imunidade” psicológica contra desinformação online.

     

  • Mostrar Abstract
  • In an environment of extreme polarization, "Fake News", disinformation and misinformation, underpinned by the structuring information systems of large digital technology platforms, individual opinion ends up taking the place of the news, and even though it is paradoxical to perceive greater freedom of expression for citizens, at the same time it provokes reflections on its limits, making it increasingly necessary to discuss the importance of Media Education within teacher training environments. The research in question problematizes how to train teachers to mediate teaching and learning processes, guided by the context of Media Education, that understand, identify and combat disinformation. The aim of this thesis is to discuss an approach to initial teacher training in ME, implementing and analyzing pedagogical practices that incorporate strategies to combat disinformation, with students on degree courses at the Federal University of Western Pará - UFOPA. As the research is guided by the development of practical solutions, the methodological approach proposed is Design Based Research - DBR, which is a method based on the epistemology of Design Science and Design Science Research, also aligned with the Theory of Psychological Inoculation as a possible path for this implementation. The results of the research show that teachers in initial training are unfamiliar with the concept of Media Education, but when these future teachers come to understand it, they become able and willing to incorporate it into their teaching practices. In addition, we consider it feasible to implement Media Education from a transversal perspective, confirming that teachers have difficulties in identifying true and false information, due to the complexity of the phenomenon of disinformation and that the use of digital games, based on the Inoculation Theory, contributes to teachers understanding the main approaches to psychological persuasion, developing psychological "immunity" against online disinformation.

     
7
  • GILVANIA PLÁCIDO BRAULE
  • Ecouniversidade Pan-amazônica:

    ecoculturalidade e tessitura humano-ecológica com egressas(os) do INC-UFAM

     
  • Orientador : TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLARIDES HENRICH DE BARBA
  • EGESLAINE DE NEZ
  • EVANDRO LUIZ GHEDIN
  • JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO
  • SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO MASCARENHAS
  • TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
  • Data: 05/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta Carta-Tese em Educação na Amazônia ousou no seu objetivo geral construir uma teoria de EcoUniversidade Pan-amazônica com fundamentos culturais, socioeconômicos e ambientais junto as(aos) egressas (os) de graduação (2010-2023) do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizado na microrregião do Alto Solimões na fronteira Brasil, Peru e Colômbia. Para isso, alcançamos os objetivos específicos: i) criar uma epistemologia que considere o ser biocultural em suas práticas sociais, ambientais e culturais e uma teoria de educação para o bem-viver indígena e o viver-bem não indígena; ii) desenvolver um método de pesquisa considerando o sentir/cosmosentir, o saber/cosmovisão e do viver bem/bem-viver; iii) verificar o reconhecimento do ser indígena e a diversidade étnica e sociocultural nos documentos oficiais relacionados a temática; iv) conhecer e analisar o perfil pessoal, étnico, acadêmico-profissional de egressas(os) de graduação, e suas percepções, impressões e perspectivas quanto à Educação Superior e a Universidade; v) elaborar um conceito de EcoUniversidade com as produções das oficinas ecoculturais. Este estudo de caso qualitativo trata de objeto transdisciplinar, com bases crítico-decolonial (FREIRE,1969; WASH, 2015), meta-epistemologia contextual (VARGAS, 2022), filosofia da complexidade (MORIN, 2000), filosofia do bem-viver (ACOSTA, 2016; KRENAK, 2000) e ecoculturalidade (BRAULE; BRASILEIRO, 2021). O método de tessitura humano-ecológica criado nesta Tese Doutoral norteou o estudo bibliográfico, documental e empírico desde às premissas da ecoculturalidade. O estudo de campo ocorreu em duas fases: 1ª) aplicação do questionário survey I à população de 1.321 egressas(os) com 453 respondentes, gerando uma amostra inicial; 2ª) aplicação de questionário survey II, círculos de conversa, entrevista semiestruturada e oficinas ecoculturais com grupo amostral de 28 participantes a partir dos respondentes, mediante critérios de inclusão/exclusão, com equivalência de curso, indígena e não-indígena e gênero. Estes percebem sua Universidade como campo de múltiplos seres e saberes, contudo, ainda necessita da escuta e valorização dos saberes locais; também conceituam Ecouniversidade como Universidade Ecocultural de multimundos em conexões culturais, ambientais e epistêmicas. Assim, defendemos a Tese da Ecouniversidade Pan-amazônica como campo da Educação Superior e das Ciências com a missão de cultivar o saber nas relações ecoculturais para o “viver bem” e o “bem-viver” entre os povos que a constituem.

     

  • Mostrar Abstract
  • This Letter-Thesis on Education in the Amazon dared in its general objective to build a Pan-Amazonian EcoUniversity theory with cultural, socioeconomic and environmental foundations together with undergraduate graduates (2010-2023) of the Institute of Nature and Culture (INC) of the Federal University of Amazonas (UFAM), located in the Alto Solimões microregion on the border of Brazil, Peru and Colombia. To achieve this, we achieve specific objectives: i) create an epistemology that considers the biocultural being in its social, environmental and cultural practices and a theory of education for indigenous and non-indigenous living well; ii) develop a research method considering feeling/cosmofeeling, knowledge/cosmovision and living well/well-living; iii) verify the recognition of indigenous people and ethnic and sociocultural diversity in official documents related to the topic; iv) know and analyze the personal, ethnic, academic-professional profile of undergraduate graduates, and their perceptions, impressions and perspectives regarding Higher Education and the University; v) develop an EcoUniversity concept with the productions of ecocultural workshops. This qualitative case study deals with a transdisciplinary object, with critical-decolonial bases (FREIRE, 1969; WASH, 2015), contextual meta-epistemology (VARGAS, 2022), philosophy of complexity (MORIN, 2000), philosophy of good living ( ACOSTA, 2016; KRENAK, 2000) and ecoculturality (BRAULE; BRASILEIRO, 2021). The human-ecological fabric method created in this Doctoral Thesis guided the bibliographic, documentary and empirical study from the premises of ecoculturality. The field study took place in two phases: 1st) application of the survey I questionnaire to the population of 1,321 graduates with 453 respondents, generating an initial sample; 2nd) application of a survey II questionnaire, conversation circles, semi-structured interviews and ecocultural workshops with a sample group of 28 participants from the respondents, using inclusion/exclusion criteria, with course equivalence, indigenous and non-indigenous and gender. They perceive their University as a field of multiple beings and knowledge, however, it still needs to listen to and value local knowledge; also conceptualize Ecouniversity as an Ecocultural University of multiworlds in cultural, environmental and epistemic connections. Thus, we defend the Thesis of the Pan-Amazonian Ecouniversity as a field of Higher Education and Sciences with the mission of cultivating knowledge in ecocultural relationships for “living well” and “living well” among the people that constitute it.

     
2023
Teses
1
  • HECTOR RENAN DA SILVEIRA CALIXTO
  • A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: TRANÇANDO E MAPEANDO DIÁLOGOS COM A DIFERENÇA E OS DIFERENTES

  • Orientador : TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
  • José Damião Trindade Rocha
  • IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
  • AMÉLIA ESCOTTO DO AMARAL RIBEIRO
  • FLÁVIA FAISSAL DE SOUSA
  • Data: 12/05/2023
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • A diferença está presente na sociedade em todos os sujeitos, expressa em corpos, culturas, línguas e relações. Nos estudos da educação especial os temas e os conteúdos da inclusão de pessoas com deficiência revelam olhares diversificados a respeito da presença desses alunos nas salas de aula regulares. Assim, apresenta-se como problema: o que se revela nos estudos de Educação Especial e Inclusão de Pessoas com Deficiência (EEIPCD), considerando a diferença enquanto constructo teórico e sua inserção acadêmico-regional? Objetiva-se, de forma geral, analisar o constructo teórico diferença nos estudos de EEIPCD buscando revelar sua inserção acadêmica na região Norte. De forma específica: a) construir estado do conhecimento da EEIPCD no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2006 - 2021); b) elaborar indicadores para mapeamento e análise de artigos científicos em portifólio bibliográfico; c) desvendar e examinar o diálogo entre os estudos de Educação Especial e o constructo teórico “diferença” na Inclusão de Pessoas com Deficiência na região Norte; d) criar o “trançado” dos temas e enfoques para identificar contribuições e lacunas existentes nesses estudos, desde os olhares da bricolagem e da cartografia; e) revelar nos estudos empíricos, a partir do constructo diferença, possível práxis voltada à inclusão de pessoas com deficiência; e f) propor uma trama cartográfica do constructo diferença na região Norte anunciando seus caminhos e atores. Usa-se como base metodológica bricolagem e cartografia, com estratégias de produção de dados do estado do conhecimento, pelo método SSF, análise bibliométrica e de conteúdo. O bricouler realizou movimentos de tecitura, criando diálogos entre o mesmo e o constructo teórico da diferença, resultando nas: 1) trança dialógica, para amparo teórico inicial e realimentação durante os trançados, ampliando e aprofundando teoricamente o Eu pesquisador; 2) trança índice, apontando disparidade entre a quantidade de estudos da região Norte e das demais regiões no país, ainda que ela apresente o maior índice de aumento de cursos de pós-graduação stricto sensu e de doutores, revelando potencial de crescimento e existência de “massa crítica” científica para a temática na região; 3) tranças temáticas, com tipos de estudos equilibrados entre teóricos e empíricos, com destaque para o segundo, impulsionando construção de novos conhecimentos diretamente da realidade e proposições de mudanças. Contudo, revela-se presença “tímida” de sugestões de práxis para atuação na perspectiva inclusiva, concentrando-se em compreender o processo de inclusão; 4) tranças analíticas, ressaltando ênfase dada ao respeito e acolhimento às diferenças, indicando essas como precursoras de ações inclusivas, porém, revelam inconsistências entre os conceitos de diversidade e diferença, podendo invisibilizar as diferenças de pessoas com deficiência. Também, tratamento teórico abordando aspectos essenciais, como normalidade, alteridade e visão da diversidade de culturas e contextos; 5) trança epistêmica, apontando para olhar crítico, mas com pouca proposição às transformações, considerando formação e práxis inclusiva. Assim, o constructo teórico da diferença nos estudos sobre EEIPCD na região Norte está amparado num olhar pós-moderno, aproximado da perspectiva pós-estruturalista dos estudos culturais, assumindo o Outro enquanto elemento irradiador das reflexões teóricas e da práxis.


  • Mostrar Abstract
  • Difference is present in society in all subjects, expressed in bodies, cultures, languages and relationships. In special education studies, the themes and contents of the inclusion of people with disabilities reveal different perspectives regarding the presence of these students in regular classrooms. Thus, it presents itself as a problem: what is revealed in the studies of Special Education and Inclusion of People with Disabilities (SEIPWD), considering the difference as a theoretical construct and its academic-regional insertion? The objective is, in general, to analyze the theoretical construct difference in the studies of SEIPWD seeking to reveal its academic insertion in the North region. Specifically: a) build the state of knowledge of the SEIPWD in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) (2006 - 2021); b) develop indicators for mapping and analysis of scientific articles in a bibliographic portfolio; c) unveil and examine the dialogue between Special Education studies and the theoretical construct “difference” in the Inclusion of People with Disabilities in the North region; d) create the “twisting” of themes and approaches to identify existing contributions and gaps in these studies, from the looks of bricolage and cartography; e) reveal in empirical studies, based on the difference construct, a possible praxis aimed at the inclusion of people with disabilities; and f) propose a cartographic plot of the difference construct in the North region announcing its paths and actors. Bricolage and cartography are used as a methodological basis, with strategies for producing data on the state of knowledge, using the SSF method, bibliometric and content analysis. The bricouler carried out weaving movements, creating dialogues between himself and the theoretical construct of difference, resulting in: 1) dialogic braid, for initial theoretical support and feedback during the braids, theoretically expanding and deepening the researcher I; 2) index braid, pointing to disparity between the number of studies in the North region and in other regions of the country, even though it presents the highest rate of increase in stricto sensu postgraduate courses and doctorates, revealing potential for growth and the existence of scientific “critical mass” for the theme in the region; 3) thematic braids, with types of studies balanced between theoretical and empirical, with emphasis on the second, boosting the construction of new knowledge directly from reality and propositions for change. However, there is a “shy” presence of praxis suggestions for acting in an inclusive perspective, focusing on understanding the inclusion process; 4) analytical braids, emphasizing the emphasis given to respect and acceptance of differences, indicating these as precursors of inclusive actions, however, they reveal a “mix” between the concepts of diversity and difference, which may make the differences of people with disabilities invisible. Also, theoretical treatment approaching essential aspects, such as normality, alterity and vision of the diversity of cultures and contexts; 5) epistemic braid, pointing to a critical look, but with little proposal for transformations, considering inclusive training and praxis. Thus, the theoretical construct of difference in studies on SEIPWD in the North region is supported by a post-modern look, close to the post-structuralist perspective of cultural studies, assuming the Other as a radiating element of theoretical reflections and praxis.

2
  • GLAUCILENE SEBASTIANA NOGUEIRA LIMA
  • A EDUCAÇÃO  EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE BELTERRA/PA (2009-2020): UMA ANÁLISE CRÍTICA

  • Orientador : MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
  • ANSELMO ALENCAR COLARES
  • EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
  • ROSILENE LAGARES
  • PAULINO ORSO
  • MARIA DE FÁTIMA MATOS DE SOUZA
  • Data: 05/12/2023
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • O estudo objetivou analisar as ações indutoras de educação integral implementadas no município de Belterra/PA no período de 2009 a 2020. A educação aqui é compreendida no movimento histórico da sociedade e na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Nos procedimentos metodológicos foi realizado o levantamento, seguido de análise de estudos que discutem as políticas públicas educacionais e a relação de tempos e espaços educativos relacionados à Educação Integral. A análise documental para a apropriação dos aspectos teóricos da política, a estrutura organizacional, o financiamento, a estrutura técnico-pedagógica, institucionais, operacionais e legais dos programas e projetos das ações indutoras de educação integral por meio da legislação, de planos (nacionais e municipais), documentos advindos do domínio público, de dados estatísticos, censitários, disponíveis em sites do MEC, do Inep, do IBGE, relatórios da Fapespa, do Observatório do PNE, Todos pela Educação, Educacenso. A pesquisa empírica documental revelou que em Belterra foi implementado o Programa Mais Educação (PME) em 2012 e, a partir do ano de 2016, o Programa Novo Mais Educação (PNME) entra em contradição com uma das características próprias da educação, uma vez que, para a aprendizagem acontecer, é necessária a continuidade. A educação integral desenvolve-se no município de Belterra por meio de ações pontuais, voltadas ao ensino fundamental II (5° ao 9° ano) trabalhando na perspetiva da ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, sem levar em conta as reais condições organizacionais, pedagógicas e estruturais da realidade em que se insere, ferindo, assim, o preceito defendido pela PHC, de que a educação para ser integral deve se dar em todas as etapas da escolaridade do individuo em um processo contínuo e permanente, em que a ampliação do tempo precisa considerar a ampliação nos preceitos formativos.  Acreditamos que a educação integral não pode ser limitada a ações pontuais e sem o suporte de uma teoria pedagógica. Neste sentido,  defendemos a seguinte tese: A educação integral requer ações permanentes e o suporte de uma teoria pedagógica. Assim, a pedagogia histórico crítica, por se voltar para a formação omnilaterial e emancipadora, constitui alternativa para que se concretize a educação integral Os resultados demonstram que os programas indutores de educação em  tempo integral da rede pública municipal de Belterra apresentam falta de continuidade nas ações e ausência de uma teoria pedagógica que possa levar a uma educação integral na perspectiva da formação emancipadora, omnilateral, tal como anuncia a Pedagogia Histórico-Crítica. Dessa forma, acreditamos que seja possível superar as lacunas, com a efetivação de uma política pública focada na educação integral, para além da ampliação da jornada escolar. E na qual a PHC constitua referencial das ações desenvolvidas a partir dos programas.


  • Mostrar Abstract
  • The study aimed to analyze the actions that induce integral education implemented in the municipality of Belterra/PA in the period from 2009 to 2020. Education here is understood in the historical movement of society and in the perspective of Historical-Critical Pedagogy (PHC). In the methodological procedures, the survey was carried out, followed by the analysis of studies that discuss public educational policies and the relationship of educational times and spaces related to Integral Education. Documentary analysis for the appropriation of the theoretical aspects of the policy, the organizational structure, the financing, the technical-pedagogical, institutional, operational and legal structure of the programs and projects of the actions that induce integral education through legislation, plans (national and municipal), documents from the public domain, statistical data, census, available on MEC websites,  from Inep, IBGE, reports from Fapespa, the PNE Observatory, Todos pela Educação, Educacenso. The empirical documentary research revealed that in Belterra the More Education Program (PME) was implemented in 2012 and, as of 2016, the New More Education Program (PNME) contradicts one of the characteristics of education, since, for learning to happen, continuity is necessary. Integral education is developed in the municipality of Belterra through specific actions, aimed at elementary school II (5th to 9th grade) working from the perspective of extending the time the student stays in school, without taking into account the real organizational, pedagogical and structural conditions of the reality in which it is inserted, thus hurting the precept defended by PHC,  that education, in order to be comprehensive, must take place in all stages of the individual's schooling in a continuous and permanent process, in which the extension of time needs to consider the expansion of the formative precepts. We believe that integral education cannot be limited to specific actions and without the support of a pedagogical theory. In this sense, we defend the following thesis: Integral education requires permanent actions and the support of a pedagogical theory. Thus, historical-critical pedagogy, by focusing on omnilaterial and emancipatory education, constitutes an alternative for the realization of integral education. The results show that the programs that induce full-time education in the municipal public network of Belterra present a lack of continuity in actions and the absence of a pedagogical theory that can lead to an integral education in the perspective of emancipatory, omnilateral education, as announced by the Historical-Critical Pedagogy. In this way, we believe that it is possible to overcome the gaps, with the implementation of a public policy focused on integral education, in addition to the extension of the school day. And in which PHC constitutes a reference for the actions developed from the programs.

     

2022
Teses
1
  • NARA CLAUDIA ALVOREDO DA CRUZ
  • A Proficiência em Leitura na Educação Básica no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

  • Orientador : MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
  • ANSELMO ALENCAR COLARES
  • JOSE MANOEL SANCHES DA CRUZ
  • ANA MARIA ANJOS ROMBA RODRIGUES DA COSTA
  • MARIA INES MARTINS GOMES DE VASCONCELOS
  • Data: 18/11/2022

  • Mostrar Resumo
  • Disserta este estudo a visibilização comparativa do desempenho dos estudantes brasileiros e portugueses no letramento em leitura nas avaliações do PISA. Os dois países operam os resultados como instrumentos de aferição da qualidade educacional. Entre 2009 a 2018 consideramos o recorte de tempo nesta investigação. A pesquisa teve por objetivo analisar a relação entre os resultados do PISA no letramento da leitura do Brasil e Portugal, com os processos de melhorias educacionais relativos à leitura, nos referidos países. A coleta de dados, no Brasil, percorreu consultas disponíveis nos portais públicos, do Inep (relatórios oficiais do PISA), do QEdu Redes(Brasil), no site do Censo Escolar, da Constituição Federal de 1988, do IBGE, da LDB/96, do PNE/2014 e em Portugal, no Ministério da Educação e Ciência, no IAVE (relatórios oficiais do PISA), na OCDE e outros. É uma pesquisa exploratória (Gil, 2002), com metodologia bibliográfica. Teoricamente, para refletir sobre a leitura e suas diferentes concepções, amparamos-nos em Koch (2009), Elias (2009), Marcuschi (2008), Pelandré (2005), Carvalho (2011), Ferreiro (2010), Solé (1998), Kleiman (2000; 2003), Geraldi (1997; 2006), Freire (2003), Soares (2008; 2009) e outros. Justifica-se a opção pelo método comparado em razão de a educação comparada promover uma natureza avaliativa e prospecta, favorecendo a identificação mais eficiente em comparação de objetos (Ferreira, 2008). Constatamos que tanto o Brasil quanto Portugal avançaram na pontuação das notas de leitura em 2009 e 2018. Evidenciamos que os resultados do último PISA, no Brasil, metade dos estudantes avaliados ainda não atingiram o básico para a compreensão leitora, cerca de 50% estão no nível 2 da matriz de referência e em Portugal, os estudantes alcançam 80%, pelo menos, o nível 2 e com evidentes avanços para o nível 3. A nota do Brasil em leitura neste ciclo chegou a 413 pontos, permanecendo abaixo da nota dos alunos da OCDE com 487, apresentando uma diferença de 74 pontos. Portugal obteve 492 pontos, ultrapassando em 5 pontos a nota dos alunos da OCDE. Concluiu-se que as políticas públicas brasileiras e os resultados do PISA apresentam relação fragilizada para a melhoria da Educação; Políticas públicas em Portugal têm contribuído para a qualificação educacional. Sugere-se mais estudos de análises comparadas entre países participantes do PISA sobre o desempenho dos alunos no domínio da leitura.

     

     

     


  • Mostrar Abstract
  • This study discusses the comparative visualization of the performance of Brazilian and Portuguese students in reading literacy in PISA assessments. The two countries operate the results as instruments for measuring educational quality. Between 2009 and 2018 we considered the time frame in this investigation. The research aimed to analyze the relationship between the PISA results in reading literacy in Brazil and Portugal, with the processes of educational improvements related to reading, in these countries. Data collection, in Brazil, covered consultations available on public portals, from Inep (official PISA reports), from QEdu Redes (Brazil), on the website of the School Census, the Federal Constitution of 1988, IBGE, LDB/96 , the PNE/2014 and in Portugal, the Ministry of Education and Science, the IAVE (official PISA reports), the OECD and others. It is an exploratory research (Gil, 2002), with bibliographical methodology. Theoretically, to reflect on reading and its different conceptions, we rely on Koch (2009), Elias (2009), Marcuschi (2008), Pelandré (2005), Carvalho (2011), Ferreiro (2010), Solé (1998) , Kleiman (2000; 2003), Geraldi (1997; 2006), Freire (2003), Soares (2008; 2009) and others. The option for the comparative method is justified because comparative education promotes an evaluative and prospective nature, favoring a more efficient identification in comparison of objects (Ferreira, 2008). We found that both Brazil and Portugal advanced in the scoring of reading scores in 2009 and 2018. We evidenced that the results of the last PISA, in Brazil, half of the evaluated students still did not reach the basics for reading comprehension, about 50% are in the level 2 of the reference matrix and in Portugal, 80% of students reach at least level 2 and with clear advances towards level 3. Brazil's reading score in this cycle reached 413 points, remaining below the students' score of the OECD with 487, presenting a difference of 74 points. Portugal obtained 492 points, surpassing the OECD students' score by 5 points. It was concluded that Brazilian public policies and PISA results have a fragile relationship with the improvement of Education; Public policies in Portugal have contributed to educational qualification. Further studies of comparative analyzes between countries participating in PISA on student performance in reading are suggested.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa