|
Teses |
|
1
|
-
IATA ANDERSON FERREIRA DE ARAÚJO
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO DE EDUCADORES EM CONTEXTOS DE COLABORAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE-ESCOLA NO OESTE DA AMAZÔNIA PARAENSE
-
Orientador : SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DARIO FIORENTINI
-
IRANI LAUER LELLIS
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
TEREZINHA VALIM OLIVER GONÇALVES
-
Data: 15/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O diálogo entre universidade e escola, em grande medida, foi/é marcado por relações verticalizadas. No intuito de desconstruir essa perspectiva relacional, o coletivo do Formazon/Iced/Ufopa vem num movimento de estabelecimento de relações horizontalizadas e democráticas com as escolas parceiras da educação básica, no âmbito dos projetos institucionais desenvolvidos. A presente tese de doutorado visa compreender os processos de desenvolvimento profissional contínuo no contexto das práticas de colaboração escola-universidade-escola no âmbito do Grupo Formazon, na esfera desse coletivo com vistas a responder o seguinte questionamento: como as práticas de colaboração escola-universidade-escola são promotoras de transformações das práticas educativas e de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos em projetos de parceria colaborativa universidade-escola? Tem como contexto investigativo as práticas de colaboração desenvolvidas nos projetos do Formazon vinculados à Procce e ao CNPq, especialmente entre 2019 e 2022. A pesquisa é de natureza qualitativa e está ancorada à Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011). Os participantes da pesquisa foram doze educadores de três parceiras que atuaram como colaboradores dos projetos. No processo de produção dos dados da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos, nomeados por textos de campo: documentos, notas de campo, diário de pesquisa, entrevistas e fotografias. Considerando o processo analítico do material empírico, foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016), com suporte do software IRaMuTeQ. Diante dos achados da pesquisa, defendo a seguinte tese: As experiências de colaboração escola-universidade-escola desenvolvidas no âmbito dos projetos do Formazon, constituídas em espaços e tempos de formação pautados em relações democráticas, horizontalizadas e de inclusão, são mobilizadoras da constituição de processos de desenvolvimento profissional contínuo, orientados para a formação científica de educadores das escolas parceiras, de modo que, atuem para a ressignificação das práticas educativas e desenvolvimento de autonomia para a difusão das práticas de ensino pela pesquisa na Educação Básica. As relações democráticas, horizontalizadas e de inclusão constituídas entre a universidade e a escola contribuíram para a formação de lideranças sustentáveis nas três escolas investigadas, compromissadas com a promoção da educação científica na educação básica. Os estudos desta tese permitem afirmar que, as práticas colaborativas escola-universidade-escola proporcionaram relevantes contribuições para o desenvolvimento profissional contínuo dos professores, bem como para o desenvolvimento institucional da escola. Argumento a favor da necessidade de investimento em pesquisas futuras que incluam os participantes da universidade, bem como, aquelas que interessadas em aprofundar sobre movimentos de sustentabilidade da parceria escola-universidade, de modo que, se amplie e qualifique o desenvolvimento da autonomia dos educadores das escolas para a promoção da educação científica na Amazônia santarena.
-
Mostrar Abstract
-
The dialogue between university and school, to a large extent, was/is marked by vertical relationships. In order to deconstruct the relational perspective, the Formazon/ICED/UFOPA collective is in a movement to establish horizontal and democratic relationships with the partner schools of basic education, within the scope of the institutional projects developed. The present doctoral thesis project aims to analyze the processes of continuous professional development in the context of school-university-school collaboration in the West of Pará Amazon, within the scope of this collective in order to answer the following question: in what terms do university-school collaboration practices school are inductors of changes in educational practices and professional development of educators/collaborators involved in collaborative university-school partnership projects, in the West of Pará Amazon? Its investigative context is the collaboration practices developed within the scope of Formazon Projects, where I defend the thesis that: The experiences of school-university-school collaboration developed within the scope of Formazon projects, constituted in spaces and times of formation guided by democratic relations, horizontalized and inclusive, are inductors of continuous professional development processes, oriented towards the re-signification of educational practices. The research is qualitative in nature and is epistemologically delineated to Narrative Research (CLANDININ; CONNELLY, 2011). The research participants will be project collaborators, such as: educators from partner schools and the university, undergraduate and graduate students. In the research data production process, we will use the following instruments, named by field texts: documents, field notes, research diary, interviews and photographs. Considering the analytical process of the empirical material, it will be carried out through Discursive Textual Analysis (DTA) (MORAES; GALIAZZI, 2016), supported by the IRaMuTeQ software. The preliminary spiral interpretive movement concerning the analyzed field texts related to section 3, revealed the existence of alignment between objectives and methodological organization throughout the development of the projects, which unfold into a set of inducing school-university-school practices of spaces-time for continuous professional development processes, which in the university context involves: academic writing learning and development of training cycles; and in the school, it mobilizes: Scientific training practices in partner schools, Organization of school scientific events, University-school integration circuit and, Implementation of the Digital Science and Technology Club. In summary, I understand that the school-university-school collaboration practices, constituted as processes of continuous professional development, have provided diversified and unique training experiences with the potential for transforming educational practices in/of the partner schools of the Formazon projects, in the West of the Pará Amazon.
|
|
2
|
-
MANOEL EDNALDO RODRIGUES
-
O CALENDÁRIO ESCOLAR DIFERENCIADO PARA ESCOLAS DE VÁRZEA: avanços e retrocessos
-
Orientador : ANSELMO ALENCAR COLARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
EVANDRO LUIZ GHEDIN
-
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES
-
MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO
-
ROSILENE LAGARES
-
SAMUEL PANTOJA LIMA
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese traz resultados de uma pesquisa relacionada a um estudo mais abrangente, pelo qual está sendo produzido o retrato das escolas diferenciadas por funcionarem em regiões de várzea. Tem como objeto as políticas educacionais voltadas para essas escolas no interior do município de Santarém no Pará. A Pedagogia Histórico-Crítica e o Materialismo Histórico- Dialético constituem os suportes teóricos deste estudo, que buscou responder: como o calendário escolar diferenciado para escolas de várzea se contextualiza na política da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) diante aos atuais contextos social, político, econômico e cultural? O objetivo geral desta pesquisa é compreender a natureza do calendário escolar diferenciado para escolas de várzea em relação ao calendário regular, frente às disputas de hegemonia e contra hegemonia dos projetos societários, tempos, espaços e sua influência nos processos educacionais, para atender estudantes que almejam verticalizar o conhecimento, considerando o processo de inclusão da educação como totalidade, no interior da Amazônia. A justificava desta pesquisa se dá pelas especificidades tanto do ambiente quanto da concretização da educação escolar. A sua relevância social e educacional consiste em dar visibilidade aos modos de ser e de viver dos moradores e dos estudantes desse ambiente da Amazônia, contribuindo com lutas, projetos e políticas públicas em sintonia com suas necessidades. Os procedimentos metodológicos incluíram revisão bibliográfica, levantamento e sistematização de documentos, fontes orais e realização de uma gincana educacional-cultural para reunir o maior volume de informações com mais fidedignidade. Dessa forma, buscou-se compreender o processo educacional, os avanços e os retrocessos, tendo como ponto fulcral na análise o calendário escolar enquanto política pública educacional para atender às singularidades da várzea. Os resultados demonstram que o calendário escolar diferenciado foi importante no início da sua implementação, na década de 1970, em decorrência da precariedade das escolas, mas com o tempo, depois das melhorias implementadas, tornou-se um embaraço à comunidade escolar, devido à divergência do ano letivo em relação ao calendário escolar regular. Este estudo também revelou uma das maiores contradições do calendário, haja vista que no decorrer dos anos transformou-se em um instrumento de exclusão tardia dos estudantes da várzea. Com isso, em vez de avanço, o calendário tornou-se um retrocesso, de modo que cem por cento dos gestores das escolas de várzea defenderam sua unificação com o calendário escolar regular. Além disso, demais elementos alcançados e identificados por esta pesquisa poderão servir de fonte para outros pesquisadores interessados na temática, além de trazer contribuições para emergirem novas discussões sobre a educação escolar específica e diferenciada nas comunidades rurais da Amazônia paraense. Por isso, sugerem-se apontamentos à efetivação de melhorias para o alcance de uma educação de qualidade, materializados pela instituição de uma política pública de Estado específica e destinada a atender à universalidade dessas escolas no interior do Brasil e a ser implementada pelo governo federal em consonância com Estados e Municípios.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis brings the results of research related to a more comprehensive study, through which a portrait of schools that are distinguished by operating in floodplain regions is being produced. Its object is the educational policies aimed at these schools in the interior of the municipality of Santarém in Pará. Historical-Critical Pedagogy and Historical-Dialetic Materialism constitute the theoretical supports of this study, which sought to answer: how the differentiated school calendar for floodplain schools is it contextualized in the policy of the Municipal Department of Education and Sports (SEMED) in light of the current social, political, economic and cultural contexts? The general objective of this research is to understand the nature of the differentiated school calendar for floodplain schools in relation to the regular calendar, in the face of hegemony disputes and against hegemony of corporate projects, times, spaces and their influence on educational processes, to serve students who aspire verticalize knowledge, considering the process of inclusion of education as a whole, within the Amazon. The justification for this research is given by the specificities of both the environment and the implementation of school education. Its social and educational relevance consists of giving visibility to the ways of being and living of residents and students in this Amazonian environment, contributing to struggles, projects and public policies in tune with their needs. The methodological procedures included bibliographic review, survey and systematization of documents, oral sources and carrying out an educational-cultural competition to gather the largest volume of information with more reliability. In this way, we sought to understand the educational process, the advances and setbacks, with the school calendar as a central point in the analysis as a public educational policy to meet the singularities of the floodplain. The results demonstrate that the differentiated school calendar was important at the beginning of its implementation, in the 1970s, due to the precariousness of schools, but over time, after the improvements implemented, it became an embarrassment to the school community, due to divergence of the school year in relation to the regular school calendar. This study also revealed one of the biggest contradictions of the calendar, given that over the years it has become an instrument of late exclusion of students from the floodplain. As a result, instead of progress, the calendar became a step backwards, so that one hundred percent of floodplain school managers defended its unification with the regular school calendar. Furthermore, other elements achieved and identified by this research may serve as a source for other researchers interested in the topic, in addition to bringing contributions to the emergence of new discussions about specific and differentiated school education in rural communities in the Amazon of Pará. Therefore, suggestions are suggested for making improvements to achieve quality education, materialized by the institution of a specific State public policy aimed at meeting the universality of these schools in the interior of Brazil and to be implemented by the federal government in line with States and Municipalities.
xxx
|
|
3
|
-
ELENISE PINTO DE ARRUDA
-
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTARÉM/PA (2005-2020): IMPLICAÇÕES DA NOVA GESTÃO PÚBLICA
-
Orientador : MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DORA MARIA RAMOS FONSECA
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
-
FLAVIA OBINO CORREA WERLE
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
ROSILENE LAGARES
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado que trata da gestão da educação de tempo integral no município de Santarém/Pará no período de 2005 a 2020 e teve como objetivo geral analisar as implicações da Nova Gestão Pública na gestão da educação de tempo integral na rede municipal de ensino Santarém/PA no período de 2005 a 2020, considerando suas aproximações e contradições. O percurso metodológico é conduzido com base na concepção materialista histórico-dialética, abrangendo levantamento e estudo teórico de artigos, livros, dissertações e teses, pesquisa documental com análise de normativas legais e documentos institucionais (relatórios de gestão, dados estatísticos, projetos político-pedagógicos entre outros) especialmente os oriundos da Secretaria Municipal de Educação de Santarém e, ainda, consultas em portais públicos (Inep, Portal da Transparência da Prefeitura de Santarém e IBGE). Os resultados demonstram que a Nova Gestão Pública é consequência da reestruturação do estado frente às mudanças do modo de produção capitalista, o que demandou uma nova forma de administração do serviço público, e caracterizou-se como a introdução de princípios e métodos da gestão privada na gestão pública. Em Santarém, identificou-se que a educação de tempo integral se materializa de duas formas: a escola de tempo integral e o aluno de tempo integral e que a ampliação da jornada está fortemente atrelada à execução de programas do governo federal, os extintos Programa Mais Educação e Programa Novo Mais Educação. Como iniciativas do poder público municipal tem-se as três escolas de tempo integral: Irmã Dorothy Mae Stang, Frei Fabiano Merz e Escola Antônio Pereira da Silva e as três escolas que trabalham com atividades complementares de educação ambiental e artes: Escola da Floresta, Escola de Educação Ambiental Escola do Parque, Escola de Artes Prof. Emir Hermes Bemerguy. Quanto à gestão gerencial, verificamos que foi implementada na rede de ensino de Santarém especialmente por meio da parceria do Instituto Ayrton Senna com a Prefeitura de Santarém e pela efetivação dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. Apesar das especificidades, contradições e aproximações, ambos estão em consonância com o ideário gerencialista e partem de uma concepção de educação conduzida e voltada ao mercado.
-
Mostrar Abstract
-
This paper is a partial result of a doctoral research that deals with the management of full-time education in the municipality of Santarém/Pará. Its general objective is to analyze the management of full-time education implemented by Semed in this municipality and its developments regarding the implementation of the New Public Management. The methodological path is based on the historical-dialectical materialist conception, covering in the first moment the survey and theoretical study. Then - and still in progress - the documentary research with the collection, for later analysis, of institutional documents, especially those from the Ministry of Education and the Municipal Department of Education of Santarem. Data collection also occurs with consultations on public portals and other available channels (Inep, Transparency Portal of the Santarém City Hall, PNE Observatory, IBGE, databases on integral education in higher education institutions, and others). The partial results show that the New Public Management is a consequence of the restructuring of the state in the face of changes in the capitalist mode of production, which demanded a new form of public service administration, and was characterized as the introduction of principles and methods of private management in public management. In Santarém, it was identified that: full-time education materializes in the format of extending the school day through three full-time schools and the full-time student enrolled in complementary activity schools (environmental education and arts) and/or in federal government programs, the extinct Programa Mais Educação and Programa Novo Mais Educação; there is currently no municipal program for funding full-time schools; the percentages of schools and enrollments in full-time education are below the targets set by the National Education Plan (2014-2024) and the Santarém Municipal Education Plan (2015-2025). Other elements and categories of investigation are in progress, which should give rise to new results and analyses in the course of the research under construction.
|
|
4
|
-
CLAUDINEI FRUTUOSO
-
POLÍTICA EDUCACIONAL E OCUPAÇÃO SOCIOECONÔMICA EM RONDÔNIA: DA ESCOLA MULTISSERIADA À ESCOLA POLO EM MACHADINHO D’OESTE
-
Orientador : ANTONIO CARLOS MACIEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
ANTONIO CARLOS MACIEL
-
ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURÂO
-
EVALDO PIOLLI
-
JOSEMIR ALMEIDA BARROS
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
Data: 01/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A ocupação socioeconômica da Amazônia apresenta historicamente três períodos: o primeiro, chamado de Colonial, que vai de 1616 a meados do século XIX (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); o segundo, identificado como Seringal, vai de meados do século XIX ao final da segunda década do século XX (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); o terceiro, denominado de Urbanização da Cultura Cabocla, vai do início do século XX aos dias atuais. Este período, porém, está subdividido em antes e depois do Plano de Integração Nacional (Maciel, 2012): no primeiro caso, trata-se apenas da urbanização da cultura cabocla; no segundo, não só dela, mas também dos processos de ocupação socioeconômica da Amazônia por formações socioculturais de outras regiões, em particular do Sul do país (Maciel, 2004). Rondônia se encontra exatamente neste último caso, pois a ocupação socioeconômica do estado decorre do Programa de Integração Nacional – PIN e do Programa de Polos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia – POLAMAZÔNIA e, por conseguinte, do município de Machadinho d’Oeste (Becker, 1990; Oliveira, 2010). Este município, implantado em 1988, surgiu do Projeto de Assentamento Machadinho, criado, em 1982 e, pela rapidez do processo de transformação do Assentamento em Município, pode-se medir a intensidade das transformações socioculturais e econômicas operadas na região (Becker, 1990). Com base nisso, esta tese visa explicar como a expansão capitalista em Rondônia e seus impactos econômico-sociais, culturais e pedagógicos foram determinantes na transformação das escolas multisseriadas em escolas polos no município de Machadinho d’Oeste? Para responder a esta questão, na pesquisa bibliográfica, utilizou a análise histórico-crítica (Saviani, 2003; Maciel e Braga, 2008; Maciel, 2023). Esta técnica analítica é metodologicamente fundamentada no materialismo histórico-dialético (Marx, 1996, 2008; Netto, 2011), que orientou a aplicação do survey multifatorial e a observação dos fenômenos sociais na base empírica, pelos quais se chegou aos seguintes resultados: a) a criação das escolas multisseriadas acompanhou o processo de ocupação da terra alcançando o pico da expansão na fase de consolidação das lavouras permanentes entre 1990 e 2000; b) à medida que as lavouras permanentes foram perdendo área para a pecuária, as escolas multisseriadas foram sendo substituídas por Escolas Polo; c) no presente momento a diminuição da área de pecuária para a do agronegócio; d) a política educacional para o meio rural se consolidou na fase das lavouras permanentes com a oferta de educação escolar via escola multisseriada atendendo as séries iniciais. Com a demanda pela continuidade dos estudos e o aumento de área da pecuária a escola multisseriada perde espaço sendo substituída pelas Escolas Polo.
-
Mostrar Abstract
-
The socioeconomic occupation of the Amazon historically presents three periods: the first, called Colonial, which runs from 1616 to the mid-19th century (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); the second, identified as Seringal, runs from the mid-19th century to the end of the second decade of the 20th century (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); the third, called Urbanization of Cabocla Culture, goes from the beginning of the 20th century to the present day. This period, however, is subdivided into before and after the National Integration Plan (Maciel, 2012): in the first case, it is just the urbanization of cabocla culture; in the second, not only from it, but also from the processes of socioeconomic occupation of the Amazon by sociocultural formations from other regions, particularly the South of the country (Maciel, 2004). Rondônia finds itself in exactly the latter case, as the state's socioeconomic occupation derives from the National Integration Program – PIN and the Amazon Agricultural and Agromineral Hubs Program – POLAMAZÔNIA and, consequently, from the municipality of Machadinho d'Oeste (Becker, 1990; Oliveira, 2010). This municipality, established in 1988, emerged from the Machadinho Settlement Project, created in 1982 and, due to the speed of the process of transforming the Settlement into a Municipality, it is possible to measure the intensity of the sociocultural and economic transformations carried out in the region (Becker, 1990). Based on this, this thesis aims to explain how capitalist expansion in Rondônia and its economic-social, cultural and pedagogical impacts were decisive in the transformation of multigrade schools into hub schools in the municipality of Machadinho d’Oeste? To answer this question, in the bibliographic research, historical-critical analysis was used (Saviani, 2003; Maciel and Braga, 2008; Maciel, 2023). This analytical technique is methodologically based on historical-dialectical materialism (Marx, 1996, 2008; Netto, 2011), which guided the application of the multifactorial survey and the observation of social phenomena on an empirical basis, which resulted in the following results: a) the creation of multigrade schools accompanied the land occupation process, reaching the peak of expansion in the phase of consolidation of permanent crops between 1990 and 2000; b) as permanent crops lost area to livestock, multigrade schools were replaced by Polo Schools; c) at the present time the reduction of the livestock area to that of agribusiness; d) the educational policy for rural areas was consolidated in the permanent crops phase with the provision of school education via multigrade schools serving the initial grades. With the demand for continuity of studies and the increase in livestock area, the multigrade school loses space and is replaced by Polo Schools.
|
|
5
|
-
GILSON PEDROSO DOS SANTOS
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO SUPORTE TEÓRICO-PRÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
-
Orientador : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
-
GILSON CRUZ JUNIOR
-
IDEMAR VIZOLLI
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
PEDRO FRANCO DE SA
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
Data: 25/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
As tecnologias ocupam cada vez mais espaços na vida moderna, transformando as relações humanas na educação, trabalho, comunicação, dentre outros aspectos. Por isso, é importante discutir qual é o papel desses artefatos para a sociedade e como deve ser o seu uso, sobretudo considerando os desafios educacionais da Amazônia. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar como as Tecnologias Digitais (TD) e o Pensamento Computacional (PC) podem ser articuladas como um suporte teórico-prático para a Formação Inicial de Professores no contexto amazônico. Para tanto, os estudos foram baseados em teóricos como: Freitas (2008, 2010) sobre Tecnologias Digitais; Wing (2006, 2009), Blikstein (2008) e Brackmann (2017) quanto ao Pensamento Computacional; Formação Docente na visão de Gatti (2016) e Nóvoa (1992); Teles (2017) e Silva e Mascarenhas (2018) acerca da Educação na Amazônia, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, na qual são propostos dois cursos de formação, o CF1 e o CF2. O CF1, desenvolvido numa turma do curso de Licenciatura em Informática Educacional, funcionou como teste-piloto para validar a proposta de dez atividades, nas quais buscou-se articular conteúdos relacionados às TD e ao PC com conteúdos sobre Formação Docente e Educação na Amazônia. Para o curso CF2, foram feitos os ajustes necessários, conforme os resultados do pré-teste, e aplicado com graduandos de algumas licenciaturas do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Além disso, os cursos serviram para proposições sobre como o uso emancipatório das TD e os princípios do PC podem ser desenvolvidos na formação inicial, considerando o contexto amazônico. Como resultados, vale destacar: a validação da importância de formar professores capazes de utilizar tecnologias de forma emancipatória e inclusiva, e não alienadora; a possibilidade de aplicação dos princípios do PC por parte dos docentes em formação no processo de ensino e aprendizagem; o desenvolvimento de um constructo teórico inicial como uma base de ação epistemológica para a Formação Inicial de Professores, dentre outros.
-
Mostrar Abstract
-
Technologies occupy more and more spaces in modern life, transforming human relationships in education, work, communication, among other aspects. Therefore, it is important to discuss the role of these artifacts in society and how they should be used, especially considering the educational challenges of the Amazon. Thus, this work aims to investigate how Digital Technologies (DT) and Computational Thinking (CP) can be articulated as a theoretical-practical support for Initial Teacher Training in the Amazonian context. To this end, the studies were based on theorists such as: Freitas (2008, 2010) on Digital Technologies; Wing (2006, 2009), Blikstein (2008) and Brackmann (2017) regarding Computational Thinking; Teacher Training in the view of Gatti (2016) and Nóvoa (1992); Teles (2017) and Silva and Mascarenhas (2018) about Education in the Amazon, among others. This is qualitative, exploratory research, in which two training courses are proposed, CF1 and CF2. CF1, developed in a class on the Degree in Educational Informatics, worked as a pilot test to validate the proposal of ten activities, in which we sought to articulate content related to DT and PC with content on Teacher Training and Education in the Amazon. For the CF2 course, the necessary adjustments were made, according to the results of the pre-test, and applied with graduates of some degrees from the Institute of Educational Sciences at the Federal University of Western Pará. Furthermore, the courses served to propose propositions on how the emancipatory use of DT and the principles of CP can be developed in initial training, considering the Amazonian context. As results, it is worth highlighting: validation of the importance of training teachers capable of using technologies in an emancipatory and inclusive way, and not alienating; the possibility of applying CP principles by teachers in training in the teaching and learning process; the development of an initial theoretical construct as a basis for epistemological action for Initial Teacher Training, among others.
|
|
6
|
-
MARCIO DARLEN LOPES CAVALCANTE
-
EDUCAR PARA A INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO
-
Orientador : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
LEILA DO SOCORRO RODRIGUES FEIO
-
LETICIA SANCHES SILVA
-
SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
Data: 28/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Em um ambiente de extrema polarização, “Fake News”, desinformação e má informação, alicerçada pelos estruturantes sistemas de informações das grandes plataformas de tecnologia digital, a opinião individual acaba tomando o espaço da notícia, e mesmo sendo paradoxal perceber uma maior liberdade de expressão dos cidadãos, ao mesmo tempo provoca reflexões sobre os seus limites, tornando-se cada vez mais necessário discutir a importância da Educação Midiática dentro dos ambientes de formação de professores. A pesquisa em questão problematiza como formar professores para mediar processos de ensino e aprendizagem, orientados pelo contexto da Educação Midiática, que compreendam, identifiquem e combatam desinformação. Objetivamos com esta tese discutir uma abordagem de formação inicial de professores em EM, implementando e analisando práticas pedagógicas que incorporem estratégias de combate à desinformação, com alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Como a pesquisa está orientada pelo desenvolvimento de soluções práticas, propõem-se como abordagem metodológica a Design Based Research – DBR, que se constitui como um método de base epistemológica do Design Science e Design Science Research, alinhado também à Teoria da Inoculação Psicológica como possível caminho para esta implementação. Os resultados da pesquisa apontaram para o desconhecimento dos professores em formação inicial, sobre o conceito da Educação Midiática, porém quando esses futuros professores passam a compreendê-la, tornamse aptos e disponíveis para incorporá-las em suas práticas docentes. Além disso, consideramos viável a implementação da Educação Midiática numa perspectiva transversal, confirmando que professores tem dificuldades em identificar informações verdadeiras e falsas, devido à complexidade do fenômeno da desinformação e que a utilização de jogos digitais, baseados na Teoria da Inoculação, contribuem para que professores compreendam as principais abordagens de persuasão psicológica, desenvolvendo “imunidade” psicológica contra desinformação online.
-
Mostrar Abstract
-
In an environment of extreme polarization, "Fake News", disinformation and misinformation, underpinned by the structuring information systems of large digital technology platforms, individual opinion ends up taking the place of the news, and even though it is paradoxical to perceive greater freedom of expression for citizens, at the same time it provokes reflections on its limits, making it increasingly necessary to discuss the importance of Media Education within teacher training environments. The research in question problematizes how to train teachers to mediate teaching and learning processes, guided by the context of Media Education, that understand, identify and combat disinformation. The aim of this thesis is to discuss an approach to initial teacher training in ME, implementing and analyzing pedagogical practices that incorporate strategies to combat disinformation, with students on degree courses at the Federal University of Western Pará - UFOPA. As the research is guided by the development of practical solutions, the methodological approach proposed is Design Based Research - DBR, which is a method based on the epistemology of Design Science and Design Science Research, also aligned with the Theory of Psychological Inoculation as a possible path for this implementation. The results of the research show that teachers in initial training are unfamiliar with the concept of Media Education, but when these future teachers come to understand it, they become able and willing to incorporate it into their teaching practices. In addition, we consider it feasible to implement Media Education from a transversal perspective, confirming that teachers have difficulties in identifying true and false information, due to the complexity of the phenomenon of disinformation and that the use of digital games, based on the Inoculation Theory, contributes to teachers understanding the main approaches to psychological persuasion, developing psychological "immunity" against online disinformation.
|
|
7
|
-
GILVANIA PLÁCIDO BRAULE
-
Ecouniversidade Pan-amazônica:
ecoculturalidade e tessitura humano-ecológica com egressas(os) do INC-UFAM
-
Orientador : TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLARIDES HENRICH DE BARBA
-
EGESLAINE DE NEZ
-
EVANDRO LUIZ GHEDIN
-
JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO
-
SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO MASCARENHAS
-
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
Data: 05/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta Carta-Tese em Educação na Amazônia ousou no seu objetivo geral construir uma teoria de EcoUniversidade Pan-amazônica com fundamentos culturais, socioeconômicos e ambientais junto as(aos) egressas (os) de graduação (2010-2023) do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizado na microrregião do Alto Solimões na fronteira Brasil, Peru e Colômbia. Para isso, alcançamos os objetivos específicos: i) criar uma epistemologia que considere o ser biocultural em suas práticas sociais, ambientais e culturais e uma teoria de educação para o bem-viver indígena e o viver-bem não indígena; ii) desenvolver um método de pesquisa considerando o sentir/cosmosentir, o saber/cosmovisão e do viver bem/bem-viver; iii) verificar o reconhecimento do ser indígena e a diversidade étnica e sociocultural nos documentos oficiais relacionados a temática; iv) conhecer e analisar o perfil pessoal, étnico, acadêmico-profissional de egressas(os) de graduação, e suas percepções, impressões e perspectivas quanto à Educação Superior e a Universidade; v) elaborar um conceito de EcoUniversidade com as produções das oficinas ecoculturais. Este estudo de caso qualitativo trata de objeto transdisciplinar, com bases crítico-decolonial (FREIRE,1969; WASH, 2015), meta-epistemologia contextual (VARGAS, 2022), filosofia da complexidade (MORIN, 2000), filosofia do bem-viver (ACOSTA, 2016; KRENAK, 2000) e ecoculturalidade (BRAULE; BRASILEIRO, 2021). O método de tessitura humano-ecológica criado nesta Tese Doutoral norteou o estudo bibliográfico, documental e empírico desde às premissas da ecoculturalidade. O estudo de campo ocorreu em duas fases: 1ª) aplicação do questionário survey I à população de 1.321 egressas(os) com 453 respondentes, gerando uma amostra inicial; 2ª) aplicação de questionário survey II, círculos de conversa, entrevista semiestruturada e oficinas ecoculturais com grupo amostral de 28 participantes a partir dos respondentes, mediante critérios de inclusão/exclusão, com equivalência de curso, indígena e não-indígena e gênero. Estes percebem sua Universidade como campo de múltiplos seres e saberes, contudo, ainda necessita da escuta e valorização dos saberes locais; também conceituam Ecouniversidade como Universidade Ecocultural de multimundos em conexões culturais, ambientais e epistêmicas. Assim, defendemos a Tese da Ecouniversidade Pan-amazônica como campo da Educação Superior e das Ciências com a missão de cultivar o saber nas relações ecoculturais para o “viver bem” e o “bem-viver” entre os povos que a constituem.
-
Mostrar Abstract
-
This Letter-Thesis on Education in the Amazon dared in its general objective to build a Pan-Amazonian EcoUniversity theory with cultural, socioeconomic and environmental foundations together with undergraduate graduates (2010-2023) of the Institute of Nature and Culture (INC) of the Federal University of Amazonas (UFAM), located in the Alto Solimões microregion on the border of Brazil, Peru and Colombia. To achieve this, we achieve specific objectives: i) create an epistemology that considers the biocultural being in its social, environmental and cultural practices and a theory of education for indigenous and non-indigenous living well; ii) develop a research method considering feeling/cosmofeeling, knowledge/cosmovision and living well/well-living; iii) verify the recognition of indigenous people and ethnic and sociocultural diversity in official documents related to the topic; iv) know and analyze the personal, ethnic, academic-professional profile of undergraduate graduates, and their perceptions, impressions and perspectives regarding Higher Education and the University; v) develop an EcoUniversity concept with the productions of ecocultural workshops. This qualitative case study deals with a transdisciplinary object, with critical-decolonial bases (FREIRE, 1969; WASH, 2015), contextual meta-epistemology (VARGAS, 2022), philosophy of complexity (MORIN, 2000), philosophy of good living ( ACOSTA, 2016; KRENAK, 2000) and ecoculturality (BRAULE; BRASILEIRO, 2021). The human-ecological fabric method created in this Doctoral Thesis guided the bibliographic, documentary and empirical study from the premises of ecoculturality. The field study took place in two phases: 1st) application of the survey I questionnaire to the population of 1,321 graduates with 453 respondents, generating an initial sample; 2nd) application of a survey II questionnaire, conversation circles, semi-structured interviews and ecocultural workshops with a sample group of 28 participants from the respondents, using inclusion/exclusion criteria, with course equivalence, indigenous and non-indigenous and gender. They perceive their University as a field of multiple beings and knowledge, however, it still needs to listen to and value local knowledge; also conceptualize Ecouniversity as an Ecocultural University of multiworlds in cultural, environmental and epistemic connections. Thus, we defend the Thesis of the Pan-Amazonian Ecouniversity as a field of Higher Education and Sciences with the mission of cultivating knowledge in ecocultural relationships for “living well” and “living well” among the people that constitute it.
|
|