|
Teses |
|
1
|
-
IATA ANDERSON FERREIRA DE ARAÚJO
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO DE EDUCADORES EM CONTEXTOS DE COLABORAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE-ESCOLA NO OESTE DA AMAZÔNIA PARAENSE
-
Orientador : SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DARIO FIORENTINI
-
IRANI LAUER LELLIS
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
TEREZINHA VALIM OLIVER GONÇALVES
-
Data: 15/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O diálogo entre universidade e escola, em grande medida, foi/é marcado por relações verticalizadas. No intuito de desconstruir essa perspectiva relacional, o coletivo do Formazon/Iced/Ufopa vem num movimento de estabelecimento de relações horizontalizadas e democráticas com as escolas parceiras da educação básica, no âmbito dos projetos institucionais desenvolvidos. A presente tese de doutorado visa compreender os processos de desenvolvimento profissional contínuo no contexto das práticas de colaboração escola-universidade-escola no âmbito do Grupo Formazon, na esfera desse coletivo com vistas a responder o seguinte questionamento: como as práticas de colaboração escola-universidade-escola são promotoras de transformações das práticas educativas e de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos em projetos de parceria colaborativa universidade-escola? Tem como contexto investigativo as práticas de colaboração desenvolvidas nos projetos do Formazon vinculados à Procce e ao CNPq, especialmente entre 2019 e 2022. A pesquisa é de natureza qualitativa e está ancorada à Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011). Os participantes da pesquisa foram doze educadores de três parceiras que atuaram como colaboradores dos projetos. No processo de produção dos dados da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos, nomeados por textos de campo: documentos, notas de campo, diário de pesquisa, entrevistas e fotografias. Considerando o processo analítico do material empírico, foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016), com suporte do software IRaMuTeQ. Diante dos achados da pesquisa, defendo a seguinte tese: As experiências de colaboração escola-universidade-escola desenvolvidas no âmbito dos projetos do Formazon, constituídas em espaços e tempos de formação pautados em relações democráticas, horizontalizadas e de inclusão, são mobilizadoras da constituição de processos de desenvolvimento profissional contínuo, orientados para a formação científica de educadores das escolas parceiras, de modo que, atuem para a ressignificação das práticas educativas e desenvolvimento de autonomia para a difusão das práticas de ensino pela pesquisa na Educação Básica. As relações democráticas, horizontalizadas e de inclusão constituídas entre a universidade e a escola contribuíram para a formação de lideranças sustentáveis nas três escolas investigadas, compromissadas com a promoção da educação científica na educação básica. Os estudos desta tese permitem afirmar que, as práticas colaborativas escola-universidade-escola proporcionaram relevantes contribuições para o desenvolvimento profissional contínuo dos professores, bem como para o desenvolvimento institucional da escola. Argumento a favor da necessidade de investimento em pesquisas futuras que incluam os participantes da universidade, bem como, aquelas que interessadas em aprofundar sobre movimentos de sustentabilidade da parceria escola-universidade, de modo que, se amplie e qualifique o desenvolvimento da autonomia dos educadores das escolas para a promoção da educação científica na Amazônia santarena.
-
Mostrar Abstract
-
The dialogue between university and school, to a large extent, was/is marked by vertical relationships. In order to deconstruct the relational perspective, the Formazon/ICED/UFOPA collective is in a movement to establish horizontal and democratic relationships with the partner schools of basic education, within the scope of the institutional projects developed. The present doctoral thesis project aims to analyze the processes of continuous professional development in the context of school-university-school collaboration in the West of Pará Amazon, within the scope of this collective in order to answer the following question: in what terms do university-school collaboration practices school are inductors of changes in educational practices and professional development of educators/collaborators involved in collaborative university-school partnership projects, in the West of Pará Amazon? Its investigative context is the collaboration practices developed within the scope of Formazon Projects, where I defend the thesis that: The experiences of school-university-school collaboration developed within the scope of Formazon projects, constituted in spaces and times of formation guided by democratic relations, horizontalized and inclusive, are inductors of continuous professional development processes, oriented towards the re-signification of educational practices. The research is qualitative in nature and is epistemologically delineated to Narrative Research (CLANDININ; CONNELLY, 2011). The research participants will be project collaborators, such as: educators from partner schools and the university, undergraduate and graduate students. In the research data production process, we will use the following instruments, named by field texts: documents, field notes, research diary, interviews and photographs. Considering the analytical process of the empirical material, it will be carried out through Discursive Textual Analysis (DTA) (MORAES; GALIAZZI, 2016), supported by the IRaMuTeQ software. The preliminary spiral interpretive movement concerning the analyzed field texts related to section 3, revealed the existence of alignment between objectives and methodological organization throughout the development of the projects, which unfold into a set of inducing school-university-school practices of spaces-time for continuous professional development processes, which in the university context involves: academic writing learning and development of training cycles; and in the school, it mobilizes: Scientific training practices in partner schools, Organization of school scientific events, University-school integration circuit and, Implementation of the Digital Science and Technology Club. In summary, I understand that the school-university-school collaboration practices, constituted as processes of continuous professional development, have provided diversified and unique training experiences with the potential for transforming educational practices in/of the partner schools of the Formazon projects, in the West of the Pará Amazon.
|
|
2
|
-
MANOEL EDNALDO RODRIGUES
-
O CALENDÁRIO ESCOLAR DIFERENCIADO PARA ESCOLAS DE VÁRZEA: avanços e retrocessos
-
Orientador : ANSELMO ALENCAR COLARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
EVANDRO LUIZ GHEDIN
-
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES
-
MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO
-
ROSILENE LAGARES
-
SAMUEL PANTOJA LIMA
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese traz resultados de uma pesquisa relacionada a um estudo mais abrangente, pelo qual está sendo produzido o retrato das escolas diferenciadas por funcionarem em regiões de várzea. Tem como objeto as políticas educacionais voltadas para essas escolas no interior do município de Santarém no Pará. A Pedagogia Histórico-Crítica e o Materialismo Histórico- Dialético constituem os suportes teóricos deste estudo, que buscou responder: como o calendário escolar diferenciado para escolas de várzea se contextualiza na política da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) diante aos atuais contextos social, político, econômico e cultural? O objetivo geral desta pesquisa é compreender a natureza do calendário escolar diferenciado para escolas de várzea em relação ao calendário regular, frente às disputas de hegemonia e contra hegemonia dos projetos societários, tempos, espaços e sua influência nos processos educacionais, para atender estudantes que almejam verticalizar o conhecimento, considerando o processo de inclusão da educação como totalidade, no interior da Amazônia. A justificava desta pesquisa se dá pelas especificidades tanto do ambiente quanto da concretização da educação escolar. A sua relevância social e educacional consiste em dar visibilidade aos modos de ser e de viver dos moradores e dos estudantes desse ambiente da Amazônia, contribuindo com lutas, projetos e políticas públicas em sintonia com suas necessidades. Os procedimentos metodológicos incluíram revisão bibliográfica, levantamento e sistematização de documentos, fontes orais e realização de uma gincana educacional-cultural para reunir o maior volume de informações com mais fidedignidade. Dessa forma, buscou-se compreender o processo educacional, os avanços e os retrocessos, tendo como ponto fulcral na análise o calendário escolar enquanto política pública educacional para atender às singularidades da várzea. Os resultados demonstram que o calendário escolar diferenciado foi importante no início da sua implementação, na década de 1970, em decorrência da precariedade das escolas, mas com o tempo, depois das melhorias implementadas, tornou-se um embaraço à comunidade escolar, devido à divergência do ano letivo em relação ao calendário escolar regular. Este estudo também revelou uma das maiores contradições do calendário, haja vista que no decorrer dos anos transformou-se em um instrumento de exclusão tardia dos estudantes da várzea. Com isso, em vez de avanço, o calendário tornou-se um retrocesso, de modo que cem por cento dos gestores das escolas de várzea defenderam sua unificação com o calendário escolar regular. Além disso, demais elementos alcançados e identificados por esta pesquisa poderão servir de fonte para outros pesquisadores interessados na temática, além de trazer contribuições para emergirem novas discussões sobre a educação escolar específica e diferenciada nas comunidades rurais da Amazônia paraense. Por isso, sugerem-se apontamentos à efetivação de melhorias para o alcance de uma educação de qualidade, materializados pela instituição de uma política pública de Estado específica e destinada a atender à universalidade dessas escolas no interior do Brasil e a ser implementada pelo governo federal em consonância com Estados e Municípios.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis brings the results of research related to a more comprehensive study, through which a portrait of schools that are distinguished by operating in floodplain regions is being produced. Its object is the educational policies aimed at these schools in the interior of the municipality of Santarém in Pará. Historical-Critical Pedagogy and Historical-Dialetic Materialism constitute the theoretical supports of this study, which sought to answer: how the differentiated school calendar for floodplain schools is it contextualized in the policy of the Municipal Department of Education and Sports (SEMED) in light of the current social, political, economic and cultural contexts? The general objective of this research is to understand the nature of the differentiated school calendar for floodplain schools in relation to the regular calendar, in the face of hegemony disputes and against hegemony of corporate projects, times, spaces and their influence on educational processes, to serve students who aspire verticalize knowledge, considering the process of inclusion of education as a whole, within the Amazon. The justification for this research is given by the specificities of both the environment and the implementation of school education. Its social and educational relevance consists of giving visibility to the ways of being and living of residents and students in this Amazonian environment, contributing to struggles, projects and public policies in tune with their needs. The methodological procedures included bibliographic review, survey and systematization of documents, oral sources and carrying out an educational-cultural competition to gather the largest volume of information with more reliability. In this way, we sought to understand the educational process, the advances and setbacks, with the school calendar as a central point in the analysis as a public educational policy to meet the singularities of the floodplain. The results demonstrate that the differentiated school calendar was important at the beginning of its implementation, in the 1970s, due to the precariousness of schools, but over time, after the improvements implemented, it became an embarrassment to the school community, due to divergence of the school year in relation to the regular school calendar. This study also revealed one of the biggest contradictions of the calendar, given that over the years it has become an instrument of late exclusion of students from the floodplain. As a result, instead of progress, the calendar became a step backwards, so that one hundred percent of floodplain school managers defended its unification with the regular school calendar. Furthermore, other elements achieved and identified by this research may serve as a source for other researchers interested in the topic, in addition to bringing contributions to the emergence of new discussions about specific and differentiated school education in rural communities in the Amazon of Pará. Therefore, suggestions are suggested for making improvements to achieve quality education, materialized by the institution of a specific State public policy aimed at meeting the universality of these schools in the interior of Brazil and to be implemented by the federal government in line with States and Municipalities.
xxx
|
|
3
|
-
ELENISE PINTO DE ARRUDA
-
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTARÉM/PA (2005-2020): IMPLICAÇÕES DA NOVA GESTÃO PÚBLICA
-
Orientador : MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DORA MARIA RAMOS FONSECA
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
-
FLAVIA OBINO CORREA WERLE
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
ROSILENE LAGARES
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado que trata da gestão da educação de tempo integral no município de Santarém/Pará no período de 2005 a 2020 e teve como objetivo geral analisar as implicações da Nova Gestão Pública na gestão da educação de tempo integral na rede municipal de ensino Santarém/PA no período de 2005 a 2020, considerando suas aproximações e contradições. O percurso metodológico é conduzido com base na concepção materialista histórico-dialética, abrangendo levantamento e estudo teórico de artigos, livros, dissertações e teses, pesquisa documental com análise de normativas legais e documentos institucionais (relatórios de gestão, dados estatísticos, projetos político-pedagógicos entre outros) especialmente os oriundos da Secretaria Municipal de Educação de Santarém e, ainda, consultas em portais públicos (Inep, Portal da Transparência da Prefeitura de Santarém e IBGE). Os resultados demonstram que a Nova Gestão Pública é consequência da reestruturação do estado frente às mudanças do modo de produção capitalista, o que demandou uma nova forma de administração do serviço público, e caracterizou-se como a introdução de princípios e métodos da gestão privada na gestão pública. Em Santarém, identificou-se que a educação de tempo integral se materializa de duas formas: a escola de tempo integral e o aluno de tempo integral e que a ampliação da jornada está fortemente atrelada à execução de programas do governo federal, os extintos Programa Mais Educação e Programa Novo Mais Educação. Como iniciativas do poder público municipal tem-se as três escolas de tempo integral: Irmã Dorothy Mae Stang, Frei Fabiano Merz e Escola Antônio Pereira da Silva e as três escolas que trabalham com atividades complementares de educação ambiental e artes: Escola da Floresta, Escola de Educação Ambiental Escola do Parque, Escola de Artes Prof. Emir Hermes Bemerguy. Quanto à gestão gerencial, verificamos que foi implementada na rede de ensino de Santarém especialmente por meio da parceria do Instituto Ayrton Senna com a Prefeitura de Santarém e pela efetivação dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. Apesar das especificidades, contradições e aproximações, ambos estão em consonância com o ideário gerencialista e partem de uma concepção de educação conduzida e voltada ao mercado.
-
Mostrar Abstract
-
This paper is a partial result of a doctoral research that deals with the management of full-time education in the municipality of Santarém/Pará. Its general objective is to analyze the management of full-time education implemented by Semed in this municipality and its developments regarding the implementation of the New Public Management. The methodological path is based on the historical-dialectical materialist conception, covering in the first moment the survey and theoretical study. Then - and still in progress - the documentary research with the collection, for later analysis, of institutional documents, especially those from the Ministry of Education and the Municipal Department of Education of Santarem. Data collection also occurs with consultations on public portals and other available channels (Inep, Transparency Portal of the Santarém City Hall, PNE Observatory, IBGE, databases on integral education in higher education institutions, and others). The partial results show that the New Public Management is a consequence of the restructuring of the state in the face of changes in the capitalist mode of production, which demanded a new form of public service administration, and was characterized as the introduction of principles and methods of private management in public management. In Santarém, it was identified that: full-time education materializes in the format of extending the school day through three full-time schools and the full-time student enrolled in complementary activity schools (environmental education and arts) and/or in federal government programs, the extinct Programa Mais Educação and Programa Novo Mais Educação; there is currently no municipal program for funding full-time schools; the percentages of schools and enrollments in full-time education are below the targets set by the National Education Plan (2014-2024) and the Santarém Municipal Education Plan (2015-2025). Other elements and categories of investigation are in progress, which should give rise to new results and analyses in the course of the research under construction.
|
|
4
|
-
CLAUDINEI FRUTUOSO
-
POLÍTICA EDUCACIONAL E OCUPAÇÃO SOCIOECONÔMICA EM RONDÔNIA: DA ESCOLA MULTISSERIADA À ESCOLA POLO EM MACHADINHO D’OESTE
-
Orientador : ANTONIO CARLOS MACIEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
ANTONIO CARLOS MACIEL
-
ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURÂO
-
EVALDO PIOLLI
-
JOSEMIR ALMEIDA BARROS
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
Data: 01/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A ocupação socioeconômica da Amazônia apresenta historicamente três períodos: o primeiro, chamado de Colonial, que vai de 1616 a meados do século XIX (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); o segundo, identificado como Seringal, vai de meados do século XIX ao final da segunda década do século XX (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); o terceiro, denominado de Urbanização da Cultura Cabocla, vai do início do século XX aos dias atuais. Este período, porém, está subdividido em antes e depois do Plano de Integração Nacional (Maciel, 2012): no primeiro caso, trata-se apenas da urbanização da cultura cabocla; no segundo, não só dela, mas também dos processos de ocupação socioeconômica da Amazônia por formações socioculturais de outras regiões, em particular do Sul do país (Maciel, 2004). Rondônia se encontra exatamente neste último caso, pois a ocupação socioeconômica do estado decorre do Programa de Integração Nacional – PIN e do Programa de Polos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia – POLAMAZÔNIA e, por conseguinte, do município de Machadinho d’Oeste (Becker, 1990; Oliveira, 2010). Este município, implantado em 1988, surgiu do Projeto de Assentamento Machadinho, criado, em 1982 e, pela rapidez do processo de transformação do Assentamento em Município, pode-se medir a intensidade das transformações socioculturais e econômicas operadas na região (Becker, 1990). Com base nisso, esta tese visa explicar como a expansão capitalista em Rondônia e seus impactos econômico-sociais, culturais e pedagógicos foram determinantes na transformação das escolas multisseriadas em escolas polos no município de Machadinho d’Oeste? Para responder a esta questão, na pesquisa bibliográfica, utilizou a análise histórico-crítica (Saviani, 2003; Maciel e Braga, 2008; Maciel, 2023). Esta técnica analítica é metodologicamente fundamentada no materialismo histórico-dialético (Marx, 1996, 2008; Netto, 2011), que orientou a aplicação do survey multifatorial e a observação dos fenômenos sociais na base empírica, pelos quais se chegou aos seguintes resultados: a) a criação das escolas multisseriadas acompanhou o processo de ocupação da terra alcançando o pico da expansão na fase de consolidação das lavouras permanentes entre 1990 e 2000; b) à medida que as lavouras permanentes foram perdendo área para a pecuária, as escolas multisseriadas foram sendo substituídas por Escolas Polo; c) no presente momento a diminuição da área de pecuária para a do agronegócio; d) a política educacional para o meio rural se consolidou na fase das lavouras permanentes com a oferta de educação escolar via escola multisseriada atendendo as séries iniciais. Com a demanda pela continuidade dos estudos e o aumento de área da pecuária a escola multisseriada perde espaço sendo substituída pelas Escolas Polo.
-
Mostrar Abstract
-
The socioeconomic occupation of the Amazon historically presents three periods: the first, called Colonial, which runs from 1616 to the mid-19th century (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); the second, identified as Seringal, runs from the mid-19th century to the end of the second decade of the 20th century (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); the third, called Urbanization of Cabocla Culture, goes from the beginning of the 20th century to the present day. This period, however, is subdivided into before and after the National Integration Plan (Maciel, 2012): in the first case, it is just the urbanization of cabocla culture; in the second, not only from it, but also from the processes of socioeconomic occupation of the Amazon by sociocultural formations from other regions, particularly the South of the country (Maciel, 2004). Rondônia finds itself in exactly the latter case, as the state's socioeconomic occupation derives from the National Integration Program – PIN and the Amazon Agricultural and Agromineral Hubs Program – POLAMAZÔNIA and, consequently, from the municipality of Machadinho d'Oeste (Becker, 1990; Oliveira, 2010). This municipality, established in 1988, emerged from the Machadinho Settlement Project, created in 1982 and, due to the speed of the process of transforming the Settlement into a Municipality, it is possible to measure the intensity of the sociocultural and economic transformations carried out in the region (Becker, 1990). Based on this, this thesis aims to explain how capitalist expansion in Rondônia and its economic-social, cultural and pedagogical impacts were decisive in the transformation of multigrade schools into hub schools in the municipality of Machadinho d’Oeste? To answer this question, in the bibliographic research, historical-critical analysis was used (Saviani, 2003; Maciel and Braga, 2008; Maciel, 2023). This analytical technique is methodologically based on historical-dialectical materialism (Marx, 1996, 2008; Netto, 2011), which guided the application of the multifactorial survey and the observation of social phenomena on an empirical basis, which resulted in the following results: a) the creation of multigrade schools accompanied the land occupation process, reaching the peak of expansion in the phase of consolidation of permanent crops between 1990 and 2000; b) as permanent crops lost area to livestock, multigrade schools were replaced by Polo Schools; c) at the present time the reduction of the livestock area to that of agribusiness; d) the educational policy for rural areas was consolidated in the permanent crops phase with the provision of school education via multigrade schools serving the initial grades. With the demand for continuity of studies and the increase in livestock area, the multigrade school loses space and is replaced by Polo Schools.
|
|
5
|
-
GILSON PEDROSO DOS SANTOS
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO SUPORTE TEÓRICO-PRÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
-
Orientador : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
-
GILSON CRUZ JUNIOR
-
IDEMAR VIZOLLI
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
PEDRO FRANCO DE SA
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
Data: 25/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
As tecnologias ocupam cada vez mais espaços na vida moderna, transformando as relações humanas na educação, trabalho, comunicação, dentre outros aspectos. Por isso, é importante discutir qual é o papel desses artefatos para a sociedade e como deve ser o seu uso, sobretudo considerando os desafios educacionais da Amazônia. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar como as Tecnologias Digitais (TD) e o Pensamento Computacional (PC) podem ser articuladas como um suporte teórico-prático para a Formação Inicial de Professores no contexto amazônico. Para tanto, os estudos foram baseados em teóricos como: Freitas (2008, 2010) sobre Tecnologias Digitais; Wing (2006, 2009), Blikstein (2008) e Brackmann (2017) quanto ao Pensamento Computacional; Formação Docente na visão de Gatti (2016) e Nóvoa (1992); Teles (2017) e Silva e Mascarenhas (2018) acerca da Educação na Amazônia, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, na qual são propostos dois cursos de formação, o CF1 e o CF2. O CF1, desenvolvido numa turma do curso de Licenciatura em Informática Educacional, funcionou como teste-piloto para validar a proposta de dez atividades, nas quais buscou-se articular conteúdos relacionados às TD e ao PC com conteúdos sobre Formação Docente e Educação na Amazônia. Para o curso CF2, foram feitos os ajustes necessários, conforme os resultados do pré-teste, e aplicado com graduandos de algumas licenciaturas do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Além disso, os cursos serviram para proposições sobre como o uso emancipatório das TD e os princípios do PC podem ser desenvolvidos na formação inicial, considerando o contexto amazônico. Como resultados, vale destacar: a validação da importância de formar professores capazes de utilizar tecnologias de forma emancipatória e inclusiva, e não alienadora; a possibilidade de aplicação dos princípios do PC por parte dos docentes em formação no processo de ensino e aprendizagem; o desenvolvimento de um constructo teórico inicial como uma base de ação epistemológica para a Formação Inicial de Professores, dentre outros.
-
Mostrar Abstract
-
Technologies occupy more and more spaces in modern life, transforming human relationships in education, work, communication, among other aspects. Therefore, it is important to discuss the role of these artifacts in society and how they should be used, especially considering the educational challenges of the Amazon. Thus, this work aims to investigate how Digital Technologies (DT) and Computational Thinking (CP) can be articulated as a theoretical-practical support for Initial Teacher Training in the Amazonian context. To this end, the studies were based on theorists such as: Freitas (2008, 2010) on Digital Technologies; Wing (2006, 2009), Blikstein (2008) and Brackmann (2017) regarding Computational Thinking; Teacher Training in the view of Gatti (2016) and Nóvoa (1992); Teles (2017) and Silva and Mascarenhas (2018) about Education in the Amazon, among others. This is qualitative, exploratory research, in which two training courses are proposed, CF1 and CF2. CF1, developed in a class on the Degree in Educational Informatics, worked as a pilot test to validate the proposal of ten activities, in which we sought to articulate content related to DT and PC with content on Teacher Training and Education in the Amazon. For the CF2 course, the necessary adjustments were made, according to the results of the pre-test, and applied with graduates of some degrees from the Institute of Educational Sciences at the Federal University of Western Pará. Furthermore, the courses served to propose propositions on how the emancipatory use of DT and the principles of CP can be developed in initial training, considering the Amazonian context. As results, it is worth highlighting: validation of the importance of training teachers capable of using technologies in an emancipatory and inclusive way, and not alienating; the possibility of applying CP principles by teachers in training in the teaching and learning process; the development of an initial theoretical construct as a basis for epistemological action for Initial Teacher Training, among others.
|
|
6
|
-
MARCIO DARLEN LOPES CAVALCANTE
-
EDUCAR PARA A INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO
-
Orientador : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
LEILA DO SOCORRO RODRIGUES FEIO
-
LETICIA SANCHES SILVA
-
SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
Data: 28/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Em um ambiente de extrema polarização, “Fake News”, desinformação e má informação, alicerçada pelos estruturantes sistemas de informações das grandes plataformas de tecnologia digital, a opinião individual acaba tomando o espaço da notícia, e mesmo sendo paradoxal perceber uma maior liberdade de expressão dos cidadãos, ao mesmo tempo provoca reflexões sobre os seus limites, tornando-se cada vez mais necessário discutir a importância da Educação Midiática dentro dos ambientes de formação de professores. A pesquisa em questão problematiza como formar professores para mediar processos de ensino e aprendizagem, orientados pelo contexto da Educação Midiática, que compreendam, identifiquem e combatam desinformação. Objetivamos com esta tese discutir uma abordagem de formação inicial de professores em EM, implementando e analisando práticas pedagógicas que incorporem estratégias de combate à desinformação, com alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Como a pesquisa está orientada pelo desenvolvimento de soluções práticas, propõem-se como abordagem metodológica a Design Based Research – DBR, que se constitui como um método de base epistemológica do Design Science e Design Science Research, alinhado também à Teoria da Inoculação Psicológica como possível caminho para esta implementação. Os resultados da pesquisa apontaram para o desconhecimento dos professores em formação inicial, sobre o conceito da Educação Midiática, porém quando esses futuros professores passam a compreendê-la, tornamse aptos e disponíveis para incorporá-las em suas práticas docentes. Além disso, consideramos viável a implementação da Educação Midiática numa perspectiva transversal, confirmando que professores tem dificuldades em identificar informações verdadeiras e falsas, devido à complexidade do fenômeno da desinformação e que a utilização de jogos digitais, baseados na Teoria da Inoculação, contribuem para que professores compreendam as principais abordagens de persuasão psicológica, desenvolvendo “imunidade” psicológica contra desinformação online.
-
Mostrar Abstract
-
In an environment of extreme polarization, "Fake News", disinformation and misinformation, underpinned by the structuring information systems of large digital technology platforms, individual opinion ends up taking the place of the news, and even though it is paradoxical to perceive greater freedom of expression for citizens, at the same time it provokes reflections on its limits, making it increasingly necessary to discuss the importance of Media Education within teacher training environments. The research in question problematizes how to train teachers to mediate teaching and learning processes, guided by the context of Media Education, that understand, identify and combat disinformation. The aim of this thesis is to discuss an approach to initial teacher training in ME, implementing and analyzing pedagogical practices that incorporate strategies to combat disinformation, with students on degree courses at the Federal University of Western Pará - UFOPA. As the research is guided by the development of practical solutions, the methodological approach proposed is Design Based Research - DBR, which is a method based on the epistemology of Design Science and Design Science Research, also aligned with the Theory of Psychological Inoculation as a possible path for this implementation. The results of the research show that teachers in initial training are unfamiliar with the concept of Media Education, but when these future teachers come to understand it, they become able and willing to incorporate it into their teaching practices. In addition, we consider it feasible to implement Media Education from a transversal perspective, confirming that teachers have difficulties in identifying true and false information, due to the complexity of the phenomenon of disinformation and that the use of digital games, based on the Inoculation Theory, contributes to teachers understanding the main approaches to psychological persuasion, developing psychological "immunity" against online disinformation.
|
|
7
|
-
GILVÂNIA PLÁCIDO BRAULE
-
Ecouniversidade Pan-amazônica:
ecoculturalidade e tessitura humano-ecológica com egressas(os) do INC-UFAM
-
Orientador : TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLARIDES HENRICH DE BARBA
-
EGESLAINE DE NEZ
-
EVANDRO LUIZ GHEDIN
-
JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO
-
SUELY APARECIDA DO NASCIMENTO MASCARENHAS
-
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
Data: 05/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta Carta-Tese em Educação na Amazônia ousou no seu objetivo geral construir uma teoria de EcoUniversidade Pan-amazônica com fundamentos culturais, socioeconômicos e ambientais junto as(aos) egressas (os) de graduação (2010-2023) do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizado na microrregião do Alto Solimões na fronteira Brasil, Peru e Colômbia. Para isso, alcançamos os objetivos específicos: i) criar uma epistemologia que considere o ser biocultural em suas práticas sociais, ambientais e culturais e uma teoria de educação para o bem-viver indígena e o viver-bem não indígena; ii) desenvolver um método de pesquisa considerando o sentir/cosmosentir, o saber/cosmovisão e do viver bem/bem-viver; iii) verificar o reconhecimento do ser indígena e a diversidade étnica e sociocultural nos documentos oficiais relacionados a temática; iv) conhecer e analisar o perfil pessoal, étnico, acadêmico-profissional de egressas(os) de graduação, e suas percepções, impressões e perspectivas quanto à Educação Superior e a Universidade; v) elaborar um conceito de EcoUniversidade com as produções das oficinas ecoculturais. Este estudo de caso qualitativo trata de objeto transdisciplinar, com bases crítico-decolonial (FREIRE,1969; WASH, 2015), meta-epistemologia contextual (VARGAS, 2022), filosofia da complexidade (MORIN, 2000), filosofia do bem-viver (ACOSTA, 2016; KRENAK, 2000) e ecoculturalidade (BRAULE; BRASILEIRO, 2021). O método de tessitura humano-ecológica criado nesta Tese Doutoral norteou o estudo bibliográfico, documental e empírico desde às premissas da ecoculturalidade. O estudo de campo ocorreu em duas fases: 1ª) aplicação do questionário survey I à população de 1.321 egressas(os) com 453 respondentes, gerando uma amostra inicial; 2ª) aplicação de questionário survey II, círculos de conversa, entrevista semiestruturada e oficinas ecoculturais com grupo amostral de 28 participantes a partir dos respondentes, mediante critérios de inclusão/exclusão, com equivalência de curso, indígena e não-indígena e gênero. Estes percebem sua Universidade como campo de múltiplos seres e saberes, contudo, ainda necessita da escuta e valorização dos saberes locais; também conceituam Ecouniversidade como Universidade Ecocultural de multimundos em conexões culturais, ambientais e epistêmicas. Assim, defendemos a Tese da Ecouniversidade Pan-amazônica como campo da Educação Superior e das Ciências com a missão de cultivar o saber nas relações ecoculturais para o “viver bem” e o “bem-viver” entre os povos que a constituem.
-
Mostrar Abstract
-
This Letter-Thesis on Education in the Amazon dared in its general objective to build a Pan-Amazonian EcoUniversity theory with cultural, socioeconomic and environmental foundations together with undergraduate graduates (2010-2023) of the Institute of Nature and Culture (INC) of the Federal University of Amazonas (UFAM), located in the Alto Solimões microregion on the border of Brazil, Peru and Colombia. To achieve this, we achieve specific objectives: i) create an epistemology that considers the biocultural being in its social, environmental and cultural practices and a theory of education for indigenous and non-indigenous living well; ii) develop a research method considering feeling/cosmofeeling, knowledge/cosmovision and living well/well-living; iii) verify the recognition of indigenous people and ethnic and sociocultural diversity in official documents related to the topic; iv) know and analyze the personal, ethnic, academic-professional profile of undergraduate graduates, and their perceptions, impressions and perspectives regarding Higher Education and the University; v) develop an EcoUniversity concept with the productions of ecocultural workshops. This qualitative case study deals with a transdisciplinary object, with critical-decolonial bases (FREIRE, 1969; WASH, 2015), contextual meta-epistemology (VARGAS, 2022), philosophy of complexity (MORIN, 2000), philosophy of good living ( ACOSTA, 2016; KRENAK, 2000) and ecoculturality (BRAULE; BRASILEIRO, 2021). The human-ecological fabric method created in this Doctoral Thesis guided the bibliographic, documentary and empirical study from the premises of ecoculturality. The field study took place in two phases: 1st) application of the survey I questionnaire to the population of 1,321 graduates with 453 respondents, generating an initial sample; 2nd) application of a survey II questionnaire, conversation circles, semi-structured interviews and ecocultural workshops with a sample group of 28 participants from the respondents, using inclusion/exclusion criteria, with course equivalence, indigenous and non-indigenous and gender. They perceive their University as a field of multiple beings and knowledge, however, it still needs to listen to and value local knowledge; also conceptualize Ecouniversity as an Ecocultural University of multiworlds in cultural, environmental and epistemic connections. Thus, we defend the Thesis of the Pan-Amazonian Ecouniversity as a field of Higher Education and Sciences with the mission of cultivating knowledge in ecocultural relationships for “living well” and “living well” among the people that constitute it.
|
|
8
|
-
GÉSSICA DE AGUIAR LIMA
-
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DO BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA PRÉ-ESCOLA: CONDIÇÕES E POSSIBILIDADES DE EFETIVAÇÃO
-
Orientador : SINARA ALMEIDA DA COSTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIA APARECIDA VALDERRAMAS GOMES
-
LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
ROSIMEIRE COSTA DE ANDRADE CRUZ
-
SINARA ALMEIDA DA COSTA
-
SUELY AMARAL MELLO
-
Data: 21/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as condições e possibilidades de efetivação da documentação pedagógica da brincadeira de faz de conta na pré-escola. A opção do brincar de faz-de-conta como recorte teórico-metodológico ocorreu por se tratar da atividade guia da criança entre 3 e 7 anos. O estudo tem como base os princípios da Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski e a abordagem de Reggio Emília de Loris Malaguzzi (2016; 2021), reconhecendo a importância do meio e das relações nele estabelecidas como fatores de constituição e desenvolvimento humano. Em busca de compreender o objeto de estudo, são traçados caminhos metodológicos para a investigação: caráter explicativo sobre o objeto estudado, em busca de sua essência, fugindo das aparências imediatas; e o caráter interventivo-colaborativo da pesquisa, por meio de uma formação continuada e acompanhamento do trabalho da professora ao longo do ano letivo de 2022 com o objetivo de promover a documentação pedagógica como forma de pensar orientadora do fazer docente. As estratégias de produção de dados foram pautadas na observação da prática pedagógica, entrevistas recorrentes com a professora da turma, questionário direcionado para as famílias das crianças e a análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. As formas de registro desses dados foram diário de campo, vídeos e fotografias. Os resultados da pesquisa revelaram que as condições para a efetividade da documentação pedagógica do brincar estão intimamente relacionadas à formação continuada de professores, à disponibilidade de materiais e recursos adequados à sua realização e à organização de tempos e espaços para que o brincar infantil ocorra. A falta dessas condições acarreta desafios que prejudicam a efetividade do que propõe a documentação pedagógica, ferindo princípios essenciais, como a concepção de crianças capazes e participativas e a compreensão do brincar como atividade desenvolvente. As possibilidades advindas de tal documentação consistem em: acompanhamento individual e coletivo do desenvolvimento das crianças pequenas levando em consideração suas reais características; criação participativa de planejamentos de ações e projetos alinhados às necessidades e interesses das crianças; exercitar a autoformação no trabalho, por meio da reflexão sobre o cotidiano; e valorização da brincadeira, participação e criatividade infantil. A pesquisa revelou ainda concepções e práticas oscilantes da professora participante no que diz respeito ao objeto de investigação. Embora tenha demonstrado respeito pelos interesses infantis, liberdade às crianças e valorização da infância, também evidenciou tendências ao ensino centrado em si e ao controle da conduta da turma. A documentação pedagógica do brincar é um processo narrativo e abrangente da infância, mas para se efetivar se faz necessário a superação de resistências culturais históricas: concepções de infâncias e crianças passivas; desvalorização profissional e formativa de professores; e falta de reconhecimento do potencial do brincar infantil.
-
Mostrar Abstract
-
This paper aims to understand the conditions and possibilities concerning the implementation of pedagogical documentation of make - believe activities at pre - school. The option of playing make - believe as methodological - theoretical framework occurred because it is about the guide activity for children between 3 and 7 years old. The study is based on the principles related to the Cultural - Historical Theory by Vygotsky and the approach by Reggio Emília de Loris Malaguzzi (2016; 2021), recognizing the importance of the environment and the relations established in it as factors of human development and constitution. In attempt to comprehend the object of study, methodological paths for the investigation are outlined: explanatory character about the object studied, searching for its essence, escaping the immediate appearance; and the collaborative - interventional character of the research, through a continuing education and monitoring the teacher's work throughout the school year of 2022 aiming to promote the pedagogical documentation as a way of thinking that guides teaching. The strategy of data production were based on the observation of pedagogical practice, recurring interviews with the teacher of the class, a questionnaire directed to the children's families and document analysis, such as the Pedagogical Political Project (PPP) of the school. The ways these data were registered were field journal, videos and photographs. The results of the research showed that the conditions for the implementation of pedagogical documentation of playing are closely related to the teachers continuing education, the availability of materials and appropriate resources for its achievement and organization of time and spaces so that the children's playing happens. The lack of these conditions brings challenges, which harm the effectiveness the pedagogical documentation proposes, damaging essential principles, like the conception of capable and participative children and the comprehension of playing as a developmental activity. The possibilities coming from such documentation consist of: collective and individual monitoring regarding the small children's development taking into account their real characteristics; participative creation of planning actions and projects aligned to the children's needs and interests; exercising self - training at work, through the reflection of daily life; and appreciation of playing participation, and infantile creativity. The research also showed conceptions and oscillating practices concerning the participating teacher regarding the object of investigation. Although she has demonstrated respect for the infantile interests, freedom for the children and a valorization of childhood, she also showed tendencies to teaching focused on herself and control of the class conduct. The pedagogical documentation of playing is an extensive and narrative process of childhood, however to be effective it is necessary to overcome cultural historical resistances: conceptions of passive children and childhood; teachers' professional and formative devaluation; and lack of recognition of the potential of children's play.
|
|
9
|
-
TARCISO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR
-
RACISMO NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA
-
Orientador : JURACY MACHADO PACÍFICO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO CARLOS MACIEL
-
JASON FERREIRA MAFRA
-
JURACY MACHADO PACÍFICO
-
MARCO ANTONIO DOMINGUES TEIXEIRA
-
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES
-
SÉRGIO LUIZ DE SOUZA
-
Data: 25/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa discute o racismo no currículo dos cursos de formação da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a partir da constatação de que a Educação brasileira não enfrenta de forma efetiva o racismo, mesmo após sancionada a Lei n.10.639/03 (alterada pela Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008), que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) e incluiu no currículo oficial da rede pública e particular de ensino a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena brasileira. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: de que maneira os cursos de formação da PMRO poderiam enfrentar as formas como são trabalhadas as questões étnico-raciais e o racismo? O objetivo geral foi propor estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural nos cursos de formação e nas práticas da PMRO. Os referenciais teóricos são, em sua maioria, autores brasileiros que produziram estudos por meio do materialismo histórico-dialético sobre raça/classe, como a exemplo de, Fernandes (1972, 1984a, 1989, 1994), Moura (1959, 1977, 1983, 1988, 1994), Ianni (1965, 1966, 1988), entre outros. A pesquisa teve como locus a cidade de Porto Velho - RO. O percurso metodológico se deu em três etapas, utilizando as seguintes técnicas de coleta de dados: na primeira etapa foi apresentada uma “revisão bibliográfica” dos conceitos e teorias sobre raça, racismo e outros conceitos correlatos; “estado do conhecimento” com análise de dissertações e teses sobre a temática na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES e Biblioteca Digital do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP); na segunda etapa foi realizada análise documental dos planos de ensino dos cursos de formação da PMRO, mapeamento das grades curriculares, conteúdos e metodologia de ensino dos Planos de Unidade Didática (PUD), tendo como parâmetro a Diretriz Geral de Ensino (PMRO, 2017) e a Matriz Curricular Nacional (Brasil, 2014) para identificar como a instituição vem trabalhando as relações étnico-raciais e o racismo na formação de seu efetivo; na terceira etapa foi explicado como o racismo estruturou historicamente a PMRO por meio das análises da composição racial do efetivo, entrevistas, BOPM’s e processos investigativos. As análises foram realizadas com inspiração no método dialético marxista, Marx (1977, 2013) e Netto (2011), e por meio das concepções de currículo propostos pela Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2008, 2011). Os resultados apontaram que não há preocupação institucional na elaboração de procedimentos e conteúdos de enfrentamento ao racismo, seja em disciplinas específicas ou de forma transversal nos planos de ensino, impossibilitando assim uma formação policial militar antidiscriminatória. Por fim, são apresentadas a PMRO para o enfrentamento ao racismo: no primeiro nível, seminários, livro institucional e um “Curso de Letramento Racial”; no segundo nível, a aplicação de políticas de ações afirmativas, com a obrigatoriedade de ser ministrada nos cursos de formação a disciplina “Diversidade étnico-sóciocultural na Amazônia”, além da implementação das cotas raciais nos concursos públicos de entrada; no terceiro e último nível, a desmilitarização dos currículos dos cursos de formação da PMRO.
-
Mostrar Abstract
-
The research discusses racism in the curriculum of the training courses of the Military Police of Rondônia (PMRO), based on the observation that Brazilian Education does not effectively address racism, even after the enactment of Law No. 10.639/03 (amended by Law No. 11.645, of March 10, 2008), which modified the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB/1996) and included in the official curriculum of the public and private education system the mandatory teaching of Afro-Brazilian and Brazilian indigenous history and culture. The research sought to answer the following question: how could PMRO training courses address the ways in which ethnic-racial issues and racism are addressed? The general objective was to propose strategies to address structural racism in PMRO training courses and practices. The theoretical frameworks used are mostly Brazilian authors who produced studies on race/class using historical-dialectical materialism, such as Fernandes (1972, 1984a, 1989, 1994), Moura (1959, 1977, 1983, 1988, 1994), Ianni (1965, 1966, 1988), among others. The research was conducted in the city of Porto Velho, Rondônia. The methodological approach was divided into three stages, using the following data collection techniques: the first stage presented a “bibliographic review” of concepts and theories on race, racism, and other related concepts; “state of knowledge” with analysis of dissertations and theses on the subject on the platform of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the CAPES Theses & Dissertations Catalog and the Digital Library of the Unified Public Security System (SUSP); in the second stage, a documentary analysis of the teaching plans of the PMRO training courses was carried out, mapping of the curricular grids, contents and teaching methodology of the Didactic Unit Plans (PUD), using as parameters the General Teaching Guideline (PMRO, 2017) and the National Curricular Matrix (Brazil, 2014) to identify how the institution has been working on ethnic-racial relations and racism in the training of its staff; in the third stage, it was explained how racism has historically structured the PMRO through analyses of the racial composition of the staff, interviews, BOPMs and investigative processes. The analyses were carried out inspired by the Marxist dialectical method, Marx (1977, 2013) and Netto (2011), and through the curriculum concepts proposed by Historical-Critical Pedagogy (Saviani, 2008, 2011). The results showed that there is no institutional concern in the elaboration of procedures and content to confront racism, either in specific disciplines or transversally in the teaching plans, thus making anti-discriminatory military police training impossible. Finally, the PMRO for confronting racism is presented: at the first level, seminars, an institutional book and a “Racial Literacy Course”; at the second level, the application of affirmative action policies, with the obligation to teach the discipline “Ethnic-sociocultural diversity in the Amazon” in training courses, in addition to the implementation of racial quotas in public entrance exams; at the third and final level, the demilitarization of the curricula of PMRO training courses.
|
|
10
|
-
MARCELLA GOMES ESTEVES
-
A QUESTÃO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO - problemas e implicações conceituais e metodológicos
-
Orientador : LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROSÂNGELA PEDRALLI
-
JOSÉ VICENTE DE SOUZA AGUIAR
-
JOÃO WANDERLEY GERALDI
-
LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
SINARA ALMEIDA DA COSTA
-
Data: 29/08/2024
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
Diversos e diversificados são os sentidos atribuídos ao termo linguagem. Aproximando de comunicação, atribui-se à fala essa função; percebido como expressão, implica que sons, imagens e gestos seriam meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos; como transmissão de informação, alude ao processo instintivo dos animais (linguagem dos golfinhos); como conjunto de regras, indica características culturais de determinado estado (linguagem das cores); como comando, entende que instruções resultam em procedimentos (linguagem de computador). Os sentidos atribuídos à linguagem têm sua razão de ser e estão relacionados por aproximação ao significado de linguagem, por metonímia (significados seguem por contiguidade) ou metáfora (os significados sofrem ruptura). Entretanto, existem definições que não consideram o processo do pensar, chegando ao limite de desconsiderar o aspecto humano de sua essência conceitual. Essa pesquisa tem o objetivo de compreender de que maneira a inflação conceitual de linguagem, que conforma a reflexão e a prática pedagógica contemporânea, se manifesta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e qual a consequência disso para o ensino. De caráter documental e bibliográfico, a pesquisa tem se desenvolvido por duas ações: estudo teórico conceitual (por estudo de clássicos e estudo da questão) e análise do objeto empírico (sistematização e análise dos termos). Conforme Marcondes (2009), a discussão filosófica sobre a linguagem remonta, pelo menos, a Platão, que questionou a contribuição das palavras para o conhecimento, considerando o signo convenção. Observa o autor que Aristóteles, rebatendo a característica convencional da palavra, apresentou as afecções da alma enquanto aquilo que se entende pelos sujeitos independente dos signos atribuídos e que outros pensadores denominaram de ideia, conceito, símbolo (como Locke e a escola de Port-Royal). Enfatiza que alguns pensadores, como Noam Chomsky e Steve Pinker, atribuem à linguagem a condição de característica inata do ser humano (parte da natureza humana), diferentemente dos que acreditam que a linguagem se caracteriza por estrutura lógica, com regras específicas (como Richard Rorty e Saussurre), ou os que a consideram indissociável da cultura (como Humboldt, Benjamim Lee Whorf e Edward Sapir) e os que a valorizam enquanto experiência humana (como Wittgenstein e Austin). E cada compreensão de linguagem apresentada por esses pensadores clássicos influencia as mais variadas áreas da ciência. Na análise de parte do objeto empírico (a Etapa da Educação Infantil), constatou-se que não há convergência de sentidos para o termo linguagem, tampouco critério para o uso dos termos, muitas citações podem ou foram facilmente substituídas por outros termos. Linguagem, no documento da BNCC, é compreendida enquanto instrumento, objeto e veículo sem que se explique o motivo dessas atribuições ou ainda que se considerem as distintas naturezas que levam a essas compreensões.
-
Mostrar Abstract
-
The meanings attributed to the term language are diverse and diverse, sometimes approaching communication (frequent use) and attributing this function to speech (articulated oral signs); sometimes being perceived as an expression, in which sounds, images and gestures translate feelings (systematic means of communicating ideas or feelings); as a transmission of information, when it alludes to the animals' instinctive process (dolphin language); as a set of rules, when culturally constructed characteristics give the idea of a certain state (color language); and as a command, when certain instructions result in procedures (computer language). The meanings attributed to language have their reason for being and are, in a certain way, related by approximation to the meaning of language. They are approximations that occur metonymically (when meanings follow contiguity) or metaphorically (when meanings are broken). However, there are definitions that do not consider the process of thinking, reaching the limit of disregarding the human aspect of its conceptual essence. This research aims to understand how the conceptual inflation of language, which shapes contemporary pedagogical reflection and practice, is manifested in the National Curricular Common Base (BNCC) and what the consequence of this is for teaching. it is characterized as documental and bibliographic research, the research has been developed through two actions: theoretical-conceptual study (by study of classics and study of the issue) and analysis of the empirical object (systematization and analysis of terms). According to Marcondes (2009), the philosophical discussion about language dates back, at least, to Plato, who questioned the contribution of words to knowledge, considering the sign convention. The author observes that Aristotle, rebutting the conventional characteristic of the word, presented the affections of the soul as what is understood by subjects regardless of the assigned signs and that other thinkers called idea, concept, symbol (such as Locke and the Port-Royal school). It emphasizes that some thinkers, such as Noam Chomsky and Steve Pinker, attribute to language the condition of an innate characteristic of the human being (part of human nature), unlike those who believe that language is characterized by a logical structure, with specific rules (such as Richard Rorty and Saussurre), or those who consider it inseparable from culture (such as Humboldt, Benjamin Lee Whorf and Edward Sapir) and those who value it as a human experience (such as Wittgenstein and Austin). And each understanding of language presented by these classical thinkers influences the most varied areas of science. In the analysis of part of the empirical object (the Early Childhood Education Stage) it was found that there is no convergence of meanings for the term language, nor criteria for the use of terms, many citations can or were easily replaced by other terms. Language, in the BNCC document, is understood as an instrument, object and vehicle without explaining the reason for these attributions or even considering the different natures that lead to these understandings.
|
|
11
|
-
CLAUDILÉIA PEREIRA GALVÃO
-
Docência da preceptoria nas residências multiprofissionais em saúde na Amazônia: um estudo no Hospital de Ensino de Santarém/PA
-
Orientador : TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JACQUES THERRIEN
-
KLAUDIA YARED SADALA
-
MARILENE PROENCA REBELLO DE SOUZA
-
SHEYLA MARA SILVA DE OLIVEIRA
-
TANIA MARA PIRES MORAES
-
TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
-
Data: 30/08/2024
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
A Educação na Saúde potencializa os espaços de aprendizagem necessários para o desenvolvimento acadêmico e científico dos profissionais da saúde em formação, promovendo conhecimento integral pela complementaridade existente entre o que se referência na teoria e o que se desencadeia na prática da profissão. Trata-se da formação acadêmica, científica e permanente direcionada para desenvolver as atividades no SUS. Desta forma, esta tese doutoral aborda a Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), objetivando analisar a docência dos preceptores nas residências multiprofissionais em saúde no Hospital de Ensino (HE) no oeste da Amazônia paraense, à luz dos princípios do SUS. O estudo assumiu uma abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso, mediante pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O público-alvo foi composto pelos profissionais da saúde envolvidos com o processo formativo das Residências Multiprofissionais no HE, numa relação interinstitucional com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Santarém, PA, compreendendo coordenadores, preceptores e tutores (2021-2023), residentes ativos (R1 e R2 - 2022/2023), e egressos (2021/2023), cuja amostra é de 124 participantes. Os instrumentos de produção de dados foram: análise documental, entrevista, questionário e diário de campo e seu tratamento foi realizado pela análise de conteúdo de Bardin (2011) e triangulação de dados (MINAYO et al, 2005), permitindo as devidas inferências sobre a realidade estudada. O estudo teve como base teórica crítica os ideais da educação transformadora de Paulo Freire (1996), alinhada à prática formativa humanizada, pressupondo uma metodologia participativa à luz teórica de Berbel (2011) e Veiga (2015); as referenciações no que concerne à práxis pedagógica na perspectiva da transformação didática, destacam-se Therrien (2006) e Gadotti (2004), dentre outros autores, em diálogo com os documentos oficiais e marco normativo legal da área. Os resultados demonstram que a preceptoria é fundamental para o desenvolvimento das Residências Multiprofissionais em Saúde no HE, fazendo-se necessária a reflexão da docência desenvolvida por estes preceptores, uma vez que 89,2% dos próprios preceptores, 77,1% dos residentes, 84,2% dos egressos e 90,9% dos tutores reconhecem que o preceptor exerce a função docente no ensino em serviço. Infere-se também que os aspectos pedagógicos e técnicos de atuação interprofissional, fundamentados pelo atendimento humanizado, com ênfase nos princípios do SUS, além de trazer a qualidade da educação na saúde tem o docente preceptor como protagonista nesta formação. Os coordenadores ratificam que a preceptoria tem sido fundamental para a construção do ensino em serviço, pois converge esta formação para a melhoria da qualidade da assistência dispendida na Amazônia paraense. Confirma-se que a preceptoria se configura como docência na atuação assistencial, fazendo-se premente que os preceptores uma formação pedagógica que favoreça a transformação didática no ensino em serviço, entendendo a relação preceptor-tutor-residente alinhada a problematização da ação docente na assistência ao paciente. A parceria interinstitucional Proponente e Executora deve se estabelecer desde uma base educativa de formação participativa no processo ensino - aprendizagem, corroborada pelo envolvimento de todos os atores neste processo. Conclui-se afirmando que a docência da preceptoria na Educação na Saúde é fundamental para a consolidação do ensino em serviço na Amazônia paraense, com vistas a uma formação acadêmica que considere os princípios normativos e organizativos do SUS na prática educativa voltada a um atendimento de qualidade, humanizado e participativo.
-
Mostrar Abstract
-
Health Education enhances the learning spaces necessary for the academic and scientific development of health professionals in training, promoting comprehensive knowledge through the complementarity between what is referenced in theory and what is triggered in the practice of the profession. It is the academic, scientific and permanent training aimed at developing activities in the SUS. Thus, this doctoral thesis addresses Health Education in the Unified Health System (SUS), aiming to analyze the teaching of preceptors in multidisciplinary health residencies at the Teaching Hospital (HE) in the western Amazon region of Pará, in light of the principles of the SUS. The study adopted a qualitative, descriptive, case study approach, through bibliographic, documentary and field research. The target audience was composed of health professionals involved in the training process of Multiprofessional Residencies at HE, in an interinstitutional relationship with the State University of Pará (UEPA) in Santarém, PA, comprising coordinators, preceptors and tutors (2021-2023), active residents (R1 and R2 - 2022/2023), and graduates (2021/2023), whose sample is 124 participants. The data production instruments were: documentary analysis, interview, questionnaire and field diary and their treatment was carried out by Bardin's content analysis (2011) and data triangulation (MINAYO et al, 2005), allowing the appropriate inferences about the studied reality. The study was based on critical theoretical ideals of transformative education by Paulo Freire (1996), aligned with humanized training practice, assuming a participatory methodology in the theoretical light of Berbel (2011) and Veiga (2015); the references concerning pedagogical praxis from the perspective of didactic transformation, stand out Therrien (2006) and Gadotti (2004), among other authors, in dialogue with the official documents and legal normative framework of the area. The results demonstrate that preceptorship is fundamental for the development of Multiprofessional Health Residencies in HE, making it necessary to reflect on the teaching developed by these preceptors, since 89.2% of the preceptors themselves, 77.1% of the residents, 84.2% of the graduates and 90.9% of the tutors recognize that the preceptor exercises the teaching function in in-service teaching. It is also inferred that the pedagogical and technical aspects of interprofessional practice, based on humanized care, with an emphasis on the principles of the SUS, in addition to bringing quality to health education, have the preceptor teacher as the protagonist in this training. The coordinators confirm that preceptorship has been fundamental for the construction of in-service teaching, as this training converges to improve the quality of care provided in the Amazon region of Pará. It is confirmed that preceptorship is configured as teaching in care practice, making it urgent that preceptors have pedagogical training that favors didactic transformation in in-service teaching, understanding the preceptor-tutor-resident relationship aligned with the problematization of teaching action in patient care. The interinstitutional partnership between Proponent and Executor must be established from an educational base of participatory training in the teaching-learning process, corroborated by the involvement of all actors in this process. It is concluded by stating that teaching preceptorship in Health Education is fundamental for the consolidation of in-service teaching in the Amazon region of Pará, with a view to an academic training that considers the normative and organizational principles of the SUS in educational practice aimed at quality, humanized and participatory care.
|
|
12
|
-
LILIAN AQUINO OLIVEIRA
-
A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS/AS: UM ESTUDO DO CURRÍCULO A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFOPA
-
Orientador : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
FRANCISCA RODRIGUES LOPES
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
JOSUÉ JOSÉ DE CARVALHO FILHO
-
JUAREZ BEZERRA GALVAO
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
Data: 22/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese doutoral consistiu no estudo da educação para a sustentabilidade (EpS) no currículo inicial de formação de pedagogos/as no curso de pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Tem por objetivo geral compreender a EpS no currículo da formação inicial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará e suas contribuições à promoção de uma educação de qualidade na e para a Amazonia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem histórico-dialética, integrada por um estudo bibliográfico, empírico e documental, que explorou a legislação e documentos pertinentes ao objeto. Na etapa da pesquisa empírica foram aplicados questionários semiestruturados a 45 estudantes do curso (residentes); 09 preceptores/as (professores/as da educação básica); e 04 docentes orientadores/as da RP/Pedagogia/Ufopa (professores/as do Curso de Pedagogia). Também foi realizada entrevista com a coordenação do curso, além da constituição de um Grupo de Formação Reflexiva (GFR) em um dos 09 Núcleos da RP/Pedagogia/Ufopa, com a participação da pesquisadora, caracterizando, nesta etapa, um estudo de caso de corte etnográfico. Os dados foram tratados com base nos pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), triangulação de dados e de métodos (STAKE, 2007), considerando 03 eixos analíticos: Eixo A - Concepção de EpS; Eixo B - Currículo e EpS na formação de pedagogos/as da Ufopa; Eixo C - EpS na Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Ufopa (2022 a 2024). Entre os resultados destaca-se a confirmação da tese de que a educação para a sustentabilidade está imbricada no currículo oficial do curso de pedagogia, embora o Projeto Pedagógico do Curso não a reporte explicitamente como pilar formativo. O delineamento de sete dimensões do educar para a sustentabilidade presentes no currículo oficial do curso em estudo, além da sistematização de fatores fundamentais ao educar para a sustentabilidade em contexto amazônico. Ainda, propôs-se um conceito do que seja educar para a sustentabilidade na Amazônia, e apresentou-se possibilidades de aprimoramento deste paradigma educacional no contexto de estudo.
-
Mostrar Abstract
-
This doctoral thesis consisted of the study of education for sustainability (EpS) in the initial training curriculum for pedagogues in the pedagogy course at the Federal University of Western Pará (Ufopa). Its general objective is to understand EpS in the initial training curriculum of the degree course in Pedagogy at the Federal University of Western Pará and its contributions to the promotion of quality education in and for Amazonia. This is qualitative research, with a historical-dialectic approach, integrated by a bibliographic, empirical and documentary study, which explored the legislation and documents relevant to the object. In the empirical research stage, semi-structured questionnaires were applied to 45 course students (residents); 09 preceptors (basic education teachers); and 04 faculty advisors from RP/Pedagogy/Ufopa (teachers of the Pedagogy Course). An interview was also carried out with the course coordinator, in addition to the constitution of a Reflective Training Group (GFR) in one of the 09 Centers of RP/Pedagogy/Ufopa, with the participation of the researcher, characterizing, at this stage, a case study of ethnographic cut. The data were processed based on the assumptions of content analysis (Bardin, 2011), triangulation of data and methods, considering 03 analytical axes: Axis A - Conception of EpS; Axis B - Curriculum and EpS in the training of pedagogues at Ufopa; Axis C - EpS in the Pedagogical Residency of the Pedagogy Course at Ufopa (2022 to 2024). Among the results, the confirmation of the thesis that education for sustainability is embedded in the official curriculum of the pedagogy course stands out, although the Pedagogical Project of the Course does not explicitly report it as a training pillar. The outline of seven dimensions of educating for sustainability present in the official curriculum of the course under study, in addition to the systematization of fundamental factors when educating for sustainability in the Amazonian context. Furthermore, a concept of what it means to educate for sustainability in the Amazon was proposed, and possibilities for improving this educational paradigm were presented in the context of study.
|
|
13
|
-
MARIA SOUSA AGUIAR
-
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: PROGRAMAS IMPLEMENTADOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTARÉM/PA (2009-2019)
-
Orientador : MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
-
EDNA CRISTINA DO PRADO
-
INALDA MARIA DOS SANTOS
-
MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO
-
Data: 22/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O estudo trata sobre a temática da educação em tempo integral (ETI) como política indutora de educação integral e de melhoria da qualidade educacional. Realizou-se no âmbito do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Polo de Santarém, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Tem como objetivo geral analisar os programas de educação em tempo integral implementados nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/PA (2009-2019). Assim, parte da seguinte problemática: em qual perspectiva político-ideológica/pedagógica os programas de educação em tempo integral foram implementados nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/PA (2009-2019)? Trata-se de um estudo descritivo-analítico que se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. Além dos documentos normativos e orientadores sobre os programas, analisou-se os documentos disponibilizados pela Seduc/PA, 5ª URE e por duas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém, neste estudo denominadas de Escola Alter do Chão e Escola Pajuçara. As discussões e análises desenvolveram-se à luz das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) a partir de duas categorias analíticas: concepção de educação integral e concepção de qualidade. Constatou-se que as ações do PME e do PNME nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/PA foram desenvolvidas em consonância às diretrizes do MEC em uma perspectiva político-ideológica/pedagógica pautada pela ótica neoliberal, que tem compromisso com uma educação voltada para a formação unilateral e alienadora do homem. As análises revelaram ainda, que a política de educação integral implementada nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/PA se resume à ampliação do tempo de permanência do aluno na escola. É necessário romper com o paradigma educacional hegemônico. Nesse sentido, o estudo evidencia como alternativa a Pedagogia Histórico-Crítica, comprometida com a formação da classe trabalhadora na perspectiva crítica e omnilateral.
-
Mostrar Abstract
-
T
The study deals with the topic of full-time education as a policy that promotes comprehensive education and improves educational quality. It took place within the scope of the Doctorate Course in Education in the Amazon by the Postgraduate Program in Education in the Amazon (PGEDA), Santarém Center, at the Federal University of Western Pará (Ufopa). Its general objective is to analyze the full-time education programs implemented in state elementary schools in Santarém/PA (2009-2019). Thus, it starts with the following problem: from which political-ideological/pedagogical perspective were full-time education programs implemented in state elementary schools in Santarém/PA (2009-2019)? This is a descriptive-analytical study that was developed using a qualitative approach, through bibliographical research and documentary analysis. In addition to the normative and guiding documents on the programs, documents made available by Seduc/PA, 5th URE and two state elementary schools in Santarém, in this study called Escola Alter do Chão and Escola Pajuçara, were analyzed. The discussions and analyzes were developed in light of the contributions of Historical-Critical Pedagogy (PHC) based on two analytical categories: conception of integral education and conception of quality. It was found that the actions of the PME and PNME in state elementary schools in Santarém/PA were developed in line with the MEC guidelines in a political-ideological/pedagogical perspective guided by the neoliberal perspective, which is committed to education aimed at the unilateral and alienating formation of man. The analyzes also revealed that the comprehensive education policy implemented in state elementary schools in Santarém/PA boils down to extending the student's time at school. It is necessary to break with the hegemonic educational paradigm. In this sense, the study highlights Historical-Critical Pedagogy as an alternative, committed to the formation of the working class from a critical and omnilateral perspective.
|
|
14
|
-
TÂNIA CASTRO GOMES
-
AÇÕES INDUTORAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE MOJUÍ DOS CAMPOS/PA: DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR
-
Orientador : MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO
-
JURACY MACHADO PACÍFICO
-
DEBORA CRISTINA JEFFREY
-
ANTONIO CARLOS MACIEL
-
Data: 02/12/2024
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
O objeto desta investigação centrou-se nas ações indutoras de educação integral de unidades escolares do município de Mojuí dos Campos/PA no período de 2013 a 2020, quando o município alcançou sua emancipação político-administrativa. A tese apresentada é de que fatores sociais, econômicos, políticos e culturais dificultam e influenciam o desenvolvimento de ações indutoras de educação integral condizentes com as diretrizes institucionais das políticas formuladas e implementadas para além das demandas do mercado. A investigação qualitativa foi desenvolvida por meio de estudo de caso fundamentado na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores de três escolas municipais de ensino fundamental da zona urbana que aderiram aos programas PME e PNME em jornada ampliada no mínimo por cinco anos consecutivos. O estudo aponta a mudança e descontinuidade dos objetivos dos programas indutores; a gestão democrática ainda se apresenta como um desafio agravado pela ênfase no gerencialismo apoiado na perspectiva mercadológica e a busca de resultados; a opção por programas indutores de educação integral sem a discussão necessária com a comunidade escolar e os condicionantes identificados, relacionados a fatores econômicos, geográficos, sociais, culturais e pedagógicos. As categorias analíticas foram: concepção e infraestrutura, debates indispensáveis e fundamentais parta o êxito da implementação e efetivação da educação integral em tempo integral. No entanto, também é possível notar, no ambiente escolar, a partir da investigação realizada, a coexistência de uma abordagem educacional que incentiva o individualismo e a competição (gestão gerencialistas) e por outro lado estratégias pedagógicas com ações conjuntas que buscam repensar e superar a cultura hegemônica estabelecida nas relações educacionais (gestão democrática).
-
Mostrar Abstract
-
The object of this investigation focused on the actions that induce integral education in school units in the municipality of Mojuí dos Campos-Pará, in the period from 2013 to 2020, when the municipality achieved its political-administrative emancipation. The thesis presented is that social, economic, political and cultural factors hinder and influence the development of actions that induce integral education consistent with the institutional guidelines of the policies formulated and implemented beyond the demands of the market. The qualitative investigation was developed through a case study based on bibliographic research, documentary and field research. The field research was carried out through semi-structured interviews with the managers of three municipal elementary schools in the urban area that adhered to the PME and PNME programs in extended working hours for at least five consecutive years. The study points to the change and discontinuity of the objectives of the inductive programs; democratic management is still presented as a challenge aggravated by the emphasis on managerialism supported by the market perspective and the search for results; the option for programs that induce integral education without the necessary discussion with the school community and the identified constraints, related to economic, geographical, social, cultural and pedagogical factors. The analytical categories were: conception and infrastructure, indispensable and fundamental debates for the success of the implementation and effectiveness of full-time integral education. However, it is also possible to notice, in the school environment, from the research carried out, the coexistence of an educational approach that encourages individualism and competition (managerialist management) and, on the other hand, pedagogical strategies with joint actions that seek to rethink and overcome the hegemonic culture established in educational relations (democratic management).
|
|
15
|
-
RAIMUNDO JORGE DA CRUZ COUTO
-
A AÇÃO POLÍTICO-EDUCATIVA DAS FREIRAS FRANCISCANAS EM JURUTI-PA (1970 – 1992)
-
Orientador : ANSELMO ALENCAR COLARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANSELMO ALENCAR COLARES
-
JORGE FERNANDO HERMIDA
-
LUIZ BEZERRA NETO
-
MARIA CRISTINA DOS SANTOS
-
MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
-
SINARA ALMEIDA DA COSTA
-
Data: 06/12/2024
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa trata da ação político-educativa desenvolvida pelas freiras franciscanas de Maristella, no município de Juruti, tendo como recorte histórico o período de 1970 a 1992. Vindas do Nordeste brasileiro e do Sul da Alemanha, chegaram a Juruti com a intenção de melhorar a caótica situação de educação e saúde. Com formação profissional em Pedagogia, Saúde e Assistência Social, elas logo perceberam que, além da miséria e analfabetismo da população, teriam de enfrentar a oligarquia política que se mostrava indiferente diante dos graves problemas sociais. Como não daria para modificar aquela situação de forma imediata, elas elaboraram, com os padres, um planejamento estratégico desafiador. Em curto prazo, desenvolveriam as atividades educacionais, de saúde e de assistência social; em longo prazo, promoveram a educação política aos envolvidos nas ações, através de cursos de formação de lideranças populares, com o objetivo de contrapor-se à elite política, objetivando a democratização dos recursos públicos de maneira que fossem usados em prol da maioria da população. Podemos inferir que estava presente, mesmo de forma indireta, o que encontramos nos escritos de Marx (2013), Gramsci (1999), Lukács (2010) e Saviani (1999), qual seja: a luta pela melhoria social articulada com o direito à educação de boa qualidade e à valorização da ciência, assim como a compreensão crítica da história. Dessa forma, assumiram a principal escola do município, o atendimento à saúde, iniciaram as construções de casas populares através de regime de mutirão, consolidaram o artesanato e firmaram um convênio com a extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA) para a construção e manutenção de creches e de pré-escolas na zona urbana e na rural do município, com atendimento de alta qualidade na parte pedagógica e nutricional da criança, algo inédito na região até então. O serviço educacional e social, e religioso através das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), espalhou-se pelo município e, aos poucos, produziu lideranças que fortaleceram o sindicato dos trabalhadores rurais. Essas lideranças fundaram o partido político que começou a incomodar os ricos que se revezavam no poder. Os membros do sindicato conseguiram, a partir dos anos de 1980, eleger vereadores e regularizar terras dos pequenos lavradores que antes pertenciam aos latifundiários, e isso atiçou a ira dos mandatários do município que se contrapuseram aos padres e às freiras acusando-os de comunistas e ameaçando-os de morte. O medo de uma tragédia fez com que as franciscanas encerrassem as atividades na sede do município em 1992. Dessa forma, a pesquisa busca responder como um projeto baseado na educação infantil, no atendimento à saúde, na construção de casas populares, na geração de renda através de artesanato e nos preceitos religiosos conseguiu contribuir para a formação política de pequenos lavradores ao ponto de influenciarem nos rumos políticos do município de Juruti? O objetivo foi analisar os serviços sociais, de saúde e educacionais desenvolvidos pelas freiras franciscanas em Juruti (1970-1992) em consonância com a organização política dos pequenos lavradores. A metodologia teve por base o materialismo histórico-dialético. As fontes consultadas para a análise foram: Paróquia Católica de Juruti, Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Juruti, Associação dos Artesãos de Juruti e Associação Amiga das Crianças e Adolescentes de Juruti.
-
Mostrar Abstract
-
The research deals with the political and educational action developed by the Franciscan nuns of Maristella, in the municipality of Juruti, taking as a historical context the period from 1970 to 1992. Coming from the Brazilian Northeast and the South of Germany, they arrived in Juruti with the intention of improving the chaotic situation of education and health. With professional training in Pedagogy, Health and Social Assistance, they soon realized that in addition to the poverty and illiteracy of the population, they would have to face the political oligarchy that showed itself indifferent to the serious social problems. Since it was not possible to change that situation immediately, they developed, together with the priests, a challenging strategic plan. In the short term, they would develop educational, health and social assistance activities; in the long term, they promoted political education for those involved in the actions, through training courses for popular leaders with the objective of opposing the political elite, aiming at the democratization of public resources so that they could be used for the benefit of the majority of the population. We can infer that what we find in the writings of Marx (2013), Gramsci (1999), Lukács (2010) and Saviani (1999) was present, even if indirectly, namely: the struggle for social improvement articulated with the right to good quality education and the appreciation of science, as well as the critical understanding of history. In this way, they took over the main school in the municipality, the health service, began the construction of popular housing through a collective effort, consolidated the crafts and signed an agreement with the extinct Brazilian Assistance Legion (LBA) for the construction and maintenance of daycare centers and preschools in the urban and rural areas of the municipality, with high quality care in the pedagogical and nutritional aspects of the child, something unprecedented in the region until then. The educational, social and religious service through the Base Ecclesial Communities (CEBs) spread throughout the municipality and gradually produced leaders who strengthened the rural workers' union. These leaders founded a political party that began to bother the wealthy who took turns in power. From the 1980s onwards, the union members managed to elect city council members and regularize the lands of small farmers that had previously belonged to large landowners. This angered the city's leaders, who opposed the priests and nuns, accusing them of being communists and threatening them with death. Fear of a tragedy led the Franciscan nuns to close their activities in the city center in 1992. Thus, the research seeks to answer how a project based on early childhood education, health care, construction of affordable housing, income generation through crafts and religious precepts managed to contribute to the political formation of small farmers to the point of influencing the political direction of the city of Juruti? The objective was to analyze the social, health and educational services developed by the Franciscan nuns in Juruti (1970-1992) in line with the political organization of small farmers. The methodology was based on historical-dialectical materialism. The sources consulted for the analysis were: Catholic Parish of Juruti, Rural Workers' Union of Juruti, Artisans' Association of Juruti and Friends of Children and Adolescents Association of Juruti.
The research deals with the political and educational action developed by the Franciscan nuns of Maristella, in the municipality of Juruti, taking as a historical context the period from 1970 to 1992. Coming from the Brazilian Northeast and the South of Germany, they arrived in Juruti with the intention of improving the chaotic situation of education and health. With professional training in Pedagogy, Health and Social Assistance, they soon realized that in addition to the poverty and illiteracy of the population, they would have to face the political oligarchy that showed itself indifferent to the serious social problems. Since it was not possible to change that situation immediately, they developed, together with the priests, a challenging strategic plan. In the short term, they would develop educational, health and social assistance activities; in the long term, they promoted political education for those involved in the actions, through training courses for popular leaders with the objective of opposing the political elite, aiming at the democratization of public resources so that they could be used for the benefit of the majority of the population. We can infer that what we find in the writings of Marx (2013), Gramsci (1999), Lukács (2010) and Saviani (1999) was present, even if indirectly, namely: the struggle for social improvement articulated with the right to good quality education and the appreciation of science, as well as the critical understanding of history. In this way, they took over the main school in the municipality, the health service, began the construction of popular housing through a collective effort, consolidated the crafts and signed an agreement with the extinct Brazilian Assistance Legion (LBA) for the construction and maintenance of daycare centers and preschools in the urban and rural areas of the municipality, with high quality care in the pedagogical and nutritional aspects of the child, something unprecedented in the region until then. The educational, social and religious service through the Base Ecclesial Communities (CEBs) spread throughout the municipality and gradually produced leaders who strengthened the rural workers' union. These leaders founded a political party that began to bother the wealthy who took turns in power. From the 1980s onwards, the union members managed to elect city council members and regularize the lands of small farmers that had previously belonged to large landowners. This angered the city's leaders, who opposed the priests and nuns, accusing them of being communists and threatening them with death. Fear of a tragedy led the Franciscan nuns to close their activities in the city center in 1992. Thus, the research seeks to answer how a project based on early childhood education, health care, construction of affordable housing, income generation through crafts and religious precepts managed to contribute to the political formation of small farmers to the point of influencing the political direction of the city of Juruti? The objective was to analyze the social, health and educational services developed by the Franciscan nuns in Juruti (1970-1992) in line with the political organization of small farmers. The methodology was based on historical-dialectical materialism. The sources consulted for the analysis were: Catholic Parish of Juruti, Rural Workers' Union of Juruti, Artisans' Association of Juruti and Friends of Children and Adolescents Association of Juruti.
|
|
16
|
-
CLENYA RUTH ALVES VASCONCELOS
-
ENTRE CAMINHOS E CONEXÕES: REFLEXÕES SOBRE A JORNADA DE APRENDIZAGEM DOCENTE, DO GRUPO À COMUNIDADE DE PRÁTICA
-
Orientador : SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES REALI
-
ANA CRISTINA PIMENTEL CARNEIRO DE ALMEIDA
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
-
MARIA JOSÉ DE PINHO
-
SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
-
Data: 09/12/2024
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
O desenvolvimento contínuo e a formação inicial de professores desempenham um papel central na educação, especialmente quando realizados em ambientes colaborativos, como as Comunidades de Prática (CoPs). Esses contextos formativos oferecem oportunidades únicas para o compartilhamento de repertórios, fortalecimento de identidades profissionais e criação de redes de apoio mútuo entre docentes. A tese que defendemos é que um coletivo de docentes, engajados mutuamente em um domínio comum de práticas pedagógicas, constitui uma estrutura social de aprendizagem potente - Comunidade de Prática (CoP) - para a formação inicial e continuada de professores. O engajamento mútuo permite que os docentes integrem saberes acadêmicos e experiências práticas, desenvolvendo uma identidade profissional coletiva e um repertório compartilhado que enriquece suas práticas pedagógicas em um modelo colaborativo. Deste modo, esta tese investiga o potencial de transformação de um grupo de futuros professores e docentes em início de carreira, que se reúnem em torno da prática pedagógica, em uma Comunidade de Prática (CoP). A pesquisa foi realizada em Óbidos, Pará, com futuros professores e docentes em início de carreira, todos vinculados ao curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada na Pesquisa-Ação Colaborativa, que ofereceu suporte metodológico adequado ao contexto investigado. As principais ferramentas de coleta de dados incluíram a observação participante, permitindo à pesquisadora acompanhar de perto as dinâmicas do grupo em processo de formação e transformação, além de 1 sessão de grupo focal, que possibilitou a compreensão das percepções e interações entre os participantes. Para a análise dos dados obtidos, especialmente os derivados do grupo focal, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), que organizou e direcionou a interpretação dos achados. A ATD organizou o processo de interpretação, por meio de quatro categorias analíticas: três delas relacionadas aos elementos de coerência de uma comunidade de prática - engajamento mútuo, empreendimento articulado e repertório compartilhado -, e uma quarta categoria, que diz respeito ao desenvolvimento profissional docente. As fontes de investigação basearam-se em Marcelo Garcia (1999), Formosinho (2009), Formosinho e Niza (2009), OliveiraFormosinho (2009), Fullan (2009), Canário (2013), Lave e Wenger (1991), Wenger (1998, 2001,2002 2009, 2013), Estevam (2015), Moraes (2021), Severino (2007) Guedin e Franco (2011), Nóvoa (2019), Teses, Dissertações e documentos legais. Os resultados indicam que, embora o grupo já demonstre elementos de coerência característicos de uma Comunidade de Prática (CoP), a irregularidade dos encontros comprometeu o engajamento e o desenvolvimento de um repertório compartilhado, dada a interdependência dessas dimensões. Ainda assim, o grupo ultrapassou o estágio inicial de mero agrupamento de indivíduos, construindo um repertório, ainda tácito, em contínua evolução. Observa-se também o surgimento de lideranças internas com potencial para exercer funções de mentoria. Além disso, o grupo começa a consolidar-se como um espaço de indução profissional, expandindo seus empreendimentos e ajustando-os conforme as demandas dos participantes. Com a regularidade dos encontros, vislumbra-se a possibilidade de consolidar uma comunidade com participação plena, ancorada em um regime de competência coerente com o domínio que estão comprometidos. O plano futuro envolve a reificação das experiências, movendo-as de um plano simbólico para uma materialização das práticas compartilhadas. Esse processo consolida o repertório do grupo em elementos tangíveis que funcionarão como referências e recursos para a sustentação de propósito da comunidade. Ademais, considera-se que a CoP, enquanto contexto de formação de professores, exerce um papel fundamental na construção de uma cultura de colaboração e apoio mútuo. No entanto, o sucesso inicial não assegura a continuidade orgânica da prática. A ausência de suporte institucional compromete o engajamento dos membros, pois a dependência de lideranças específicas cria uma fragilidade na estrutura da CoP, levando em conta os contextos do trabalho docente, seja em qual esfera for caracterizados por sobrecarga de trabalho e isolamento, que podem restringir a autonomia dos professores para sustentar a colaboração a longo prazo. O risco de que a CoP se torne mais uma obrigação no já complexo cotidiano profissional não pode ser ignorado. Apesar dos ganhos iniciais observados, há desafios significativos para garantir que esse espaço formativo permaneça ativo e relevante ao longo do tempo. A replicação de CoPs em outros espaços de formação de professores depende de fatores contextuais, como o perfil dos participantes, o suporte da gestão institucional e a cultura organizacional. Generalizar o modelo sem considerar particularidades locais pode reduzir sua eficácia e comprometer sua flexibilidade, tornando a CoP menos relevante em realidades educacionais diversas.
-
Mostrar Abstract
-
Continuous development and initial training of teachers play a central role in education, especially when conducted in collaborative environments such as Communities of Practice (CoPs). These formative contexts provide unique opportunities for sharing knowledge, strengthening professional identities, and creating networks of mutual support among educators. This thesis argues that a collective of teachers, mutually engaged in a common domain of pedagogical practices, constitutes a powerful social learning structure — a Community of Practice (CoP) — for both initial and ongoing teacher training. Mutual engagement enables teachers to integrate academic knowledge and practical experiences, developing a collective professional identity and a shared repertoire that enriches their pedagogical practices in a collaborative model. Thus, this thesis investigates the potential for transformation within a group of prospective and early-career teachers who gather around pedagogical practice in a CoP. The research was conducted in Óbidos, Pará, with participants connected to the Pedagogy program at the Federal University of Western Pará (UFOPA). A qualitative approach, grounded in Collaborative Action Research, provided the appropriate methodological support for the study. The main data collection tools included participant observation, allowing the researcher to closely follow the group dynamics during their formation and transformation processes, and one focus group session, which offered insights into participants' perceptions and interactions. Data analysis, particularly from the focus group, was conducted using Discursive Textual Analysis (DTA), which structured and guided the interpretation of findings.The DTA identified four analytical categories: three related to the coherence elements of a CoP — mutual engagement, joint enterprise, and shared repertoire — and a fourth focused on professional development. The research drew on sources including Garcia (1999), Formosinho (2009), Formosinho and Niza (2009), Oliveira-Formosinho (2009), Fullan (2009), Canário (2013), Lave and Wenger (1991), Wenger (1998, 2001, 2002, 2009, 2013), Estevam (2015), Moraes (2021), Severino (2007), Guedin and Franco (2011), Nóvoa (2019), theses, dissertations, and legal documents.The results indicate that while the group already exhibits coherence elements typical of a CoP, irregular meeting schedules have undermined engagement and the development of a shared repertoire, given the interdependence of these dimensions. Nevertheless, the group has moved beyond the initial stage of mere aggregation, developing a tacit repertoire in continuous evolution. The emergence of internal leaderships with potential mentoring roles is also observed. Furthermore, the group is beginning to establish itself as a space for professional induction, expanding its initiatives and adjusting them to the participants' needs. With regular meetings, there is potential to consolidate a fully engaged community anchored in a coherent competence regime aligned with their domain.The future plan involves the reification of experiences, transitioning them from a symbolic plane to tangible representations of shared practices. This process solidifies the group's repertoire into concrete elements that will serve as references and resources for sustaining the community's purpose. Additionally, the CoP, as a teacher training context, plays a crucial role in fostering a culture of collaboration and mutual support. However, initial success does not ensure the organic continuation of practice. The absence of institutional support compromises member engagement, as reliance on specific leaders creates structural vulnerabilities within the CoP. This is especially true in teaching contexts, regardless of the sphere, characterized by work overload and isolation, which can limit teachers' autonomy to maintain long-term collaboration. The risk that the CoP may become yet another obligation in an already complex professional routine cannot be ignored. Despite initial gains, significant challenges remain to ensure that this formative space stays active and relevant over time.The replication of CoPs in other teacher training settings depends on contextual factors such as participant profiles, institutional management support, and organizational culture. Generalizing the model without considering local specificities may reduce its effectiveness and compromise its flexibility, making the CoP less impactful in diverse educational realities.
|
|
17
|
-
FRANCISCO EGON DA CONCEIÇÃO PACHECO
-
SOBRE NARRAR, VIVER E APRENDER
-
Orientador : LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIOLA RIBEIRO FARIAS
-
GILCILENE DIAS DA COSTA
-
LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
-
NILMA GONCALVES LACERDA
-
PATRICIA MARTINS PEDERIVA
-
Data: 11/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Resumo: A tese é composta por mosaico de textos independentes que objetivam compreender a função educacional e estética da contação de histórias e contribuir com a ampliação da consciência pedagógica para as dificuldades e consequências de sua efetivação. Para tanto, procedemos com levantamento de produções em quatro contextos: publicações editoriais (67 livros), produções acadêmicas (208 trabalhos), criações audiovisuais (242 vídeos) e postagens gerais na WEB (83 posts). Todas apresentam a atividade de contar histórias como uma prática importante, necessária, fundamental, agregadora, eficaz, rica de ludicidade, encantamento, aprendizagens, vivências positivas e comprometidas principalmente com a formação do leitor, a educação das emoções, a inclusão escolar, o desenvolvimento do pensamento crítico, o prazer de aprender, a liberdade imaginativa, o autoconhecimento de si, a escada para o sucesso, a estimulação das funções cerebrais, o atendimento médico, terapêutico e hospitalar, não tendo sido encontrado nenhum trabalho de caráter crítico que aponte seus limites. Diante disso, ratificamos o problema de tese: a banalização da contação de histórias pelo emprego utilitarista a converte em panaceia pelo esvaziamento de sua função estética, fato que se agrava ainda mais quando associada a abordagens pedagógicas centradas em práticas, espontaneísmos e experiências em detrimento do repertório cultural. O texto geral está organizado em oito ensaios: 1-Poblemas que a contação de histórias precisa pensar – ensaio introdutório que apresenta as pobrezas decorrentes da banalização da contação de histórias; 2-Sobre narrar e aprender – analisa os elementos constitutivos da contação de histórias, situando-a historicamente no campo da arte e da educação, além de estabelecer parâmetros sobre o que pode ou não ser considerado contação de histórias em sentido stricto sensu; 3-Aprendizagens de quem narra e de quem ouve – aborda aspectos psicológicos, pedagógicos e estéticos da contação de histórias, fazendo a crítica às concepções dominantes com ênfase idealista, relativista e subjetivista; 4-Ensaio sobre a fantasia – demonstra os processos psicológicos da fabulação, situando o papel da escola e da educação estética pela defesa da seguinte tese: quanto mais próxima das formas e conteúdos artísticos da cultura narrativa, melhores são as condições de acontecer a educação estética pela contação de histórias na escola; 5-A contação de histórias na WEB – discute a presença da contação de histórias nas plataformas digitais, tensionando perdas e ganhos de quando transita do formato analógico para o vídeo e a necessidade da educação estética para balizamento qualitativo de seus conteúdos; 6-Palavras-chave para uma pedagogia da resistência: cultura narrativa; narração artística, educação estética – sintetiza os conceitos basilares que permeiam a tese e defende o ato de contar e ouvir histórias enquanto forma de arte e fonte de conhecimentos essenciais que integram o patrimônio humano e o direito de ensinar e de aprender; 7-Para desencantar a contação de histórias – ensaio conclusivo que apresenta as riquezas possíveis da narração artística; 8-Eu narrador de mim – ensaio memorial que traça um balanço da formação acadêmica e as transformações no fazer e pensar a contação de histórias no doutorado.
-
Mostrar Abstract
-
Resumo em inglês: The thesis is composed of a mosaic of independent texts that aim to understand the educational and aesthetic function of storytelling and contribute to the expansion of pedagogical awareness of the difficulties and consequences of its implementation. To this end, we proceeded with a survey of productions in four contexts: editorial publications (67 books), academic productions (208 works), audiovisual creations (242 videos) and general posts on the WEB (83 posts). All of them present the activity of storytelling as an important, necessary, fundamental, aggregating, effective practice, rich in playfulness, enchantment, learning, positive experiences and committed mainly to the formation of the reader, the education of emotions, school inclusion, the development of critical thinking, the pleasure of learning, imaginative freedom, self-knowledge, the ladder to success, the stimulation of brain functions, medical, therapeutic and hospital care. No critical work was found that points out its limits. In view of this, we confirm the problem of the thesis: the trivialization of storytelling through utilitarian use turns it into a panacea by emptying its aesthetic function, a fact that is further aggravated when associated with pedagogical approaches centered on practices, spontaneity and experiences to the detriment of the cultural repertoire. The general text is organized into eight essays: 1-Problems about what is necessary to think about in the narration – introductory essay that presents the poverty resulting from the trivialization of the narration; 2-About narrating and learning – analyze the constitutive elements of narration, locating it historically in the field of art and education, in addition to establishing parameters about what can or cannot be considered narration in a stricto sensu; 3-Learning from those who narrate and from those who listen – addresses psychological, pedagogical and aesthetic aspects of narration, criticizing dominant conceptions with an idealist, relativist and subjectivist emphasis; 4-Essay on fantasy – demonstrates the psychological processes of fiction, situating the role of the school and aesthetic education, defending the following thesis: the more about the forms and artistic contents of narrative culture, the better the conditions will be of aesthetic education through narration in the school; 5-Narrative on the WEB – analyzes the presence of narration on digital platforms, tensioning losses and gains compared to analog format and video and the need for an aesthetic education that qualitatively guides its contents; 6-Keywords for a pedagogy of resistance: narrative culture; artistic narration, aesthetic education – summarizes the basic concepts that permeate the thesis and define the act of telling and listening to stories as a form of art and a source of essential knowledge that integrates human heritage and the right to teach and learn; 7-Disenchanting the narration – conclusive essay that presents the possible riches of artistic narration; 8-I am my own narrator – conclusive essay that offers a panorama of academic training and the transformations in making and thinking about telling stories in the doctorate.
|
|
18
|
-
FRANCISCO ROBSON ALVES DA SILVA
-
SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: ARTICULAÇÕES ENTRE ELEMENTOS DA ANÁLISE DE MODELOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
-
Orientador : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
-
GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
-
MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO
-
EMERSON SILVA DE SOUSA
-
IDEMAR VIZOLLI
-
DÉBORA DA SILVA SOARES
-
Data: 18/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa investiga os saberes docentes mobilizados por professores da Educação Básica ao desenvolverem ações pedagógicas no ensino de Matemática, articulando os pressupostos da Análise de Modelos (AnM), do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e de atividades experimentais, alinhadas ao Ensino de Matemática por Atividades Experimentais (EMAE). Fundamentada nos estudos de Tardif, Pimenta e Shulman sobre os saberes da docência, a investigação adota uma abordagem qualitativa, com foco na formação contínua de professores. Como intervenção, foi ofertado um minicurso que apresentou metodologias inovadoras, ampliando as possibilidades pedagógicas ao integrar a AnM, as TDIC e o EMAE. Os resultados evidenciam a mobilização de saberes pedagógicos, experienciais, curriculares e disciplinares pelos professores, destacando a importância da flexibilidade pedagógica na adaptação das práticas às demandas contemporâneas da Educação Matemática. Entre os desafios, os participantes apontaram limitações como a falta de infraestrutura tecnológica e o suporte institucional, que foram superados, em parte, pela colaboração e pelo engajamento dos professores no desenvolvimento das atividades propostas. Por outro lado, os relatos destacam que as metodologias apresentadas favoreceram a criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, promovendo maior compreensão e engajamento dos estudantes. A pesquisa propõe a criação da Base de Estudos Educacionais em Matemática (BEEM), um constructo teórico-metodológico que integra os saberes docentes com as metodologias inovadoras, promovendo práticas pedagógicas colaborativas e reflexivas. Assim, este estudo contribui para o campo da Educação Matemática ao oferecer uma análise detalhada dos saberes mobilizados, ao propor soluções para os desafios enfrentados pelos professores e ao reforçar a importância das TDIC e de metodologias investigativas na construção de uma prática docente crítica, reflexiva e inovadora.
-
Mostrar Abstract
-
This research investigates the teaching knowledge mobilized by Basic Education teachers when developing pedagogical actions in Mathematics teaching, articulating the assumptions of Model Analysis (AnM), the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and experimental activities, aligned with Mathematics Teaching through Experimental Activities (EMAE). Based on the studies of Tardif, Pimenta and Shulman on teaching knowledge, the investigation adopts a qualitative approach, focusing on the continuous training of teachers. As an intervention, a mini-course was offered that presented innovative methodologies, expanding pedagogical possibilities by integrating AnM, TDIC and EMAE. The results demonstrate the mobilization of pedagogical, experiential, curricular and disciplinary knowledge by teachers, highlighting the importance of pedagogical flexibility in adapting practices to the contemporary demands of Mathematics Education. Among the challenges, participants pointed out limitations such as the lack of technological infrastructure and institutional support, which were overcome, in part, by the collaboration and engagement of teachers in developing the proposed activities. On the other hand, the reports highlight that the methodologies presented favored the creation of dynamic and interactive learning environments, promoting greater understanding and engagement of students. The research proposes the creation of the Base of Educational Studies in Mathematics (BEEM), a theoretical-methodological construct that integrates teaching knowledge with innovative methodologies, promoting collaborative and reflective pedagogical practices. Thus, this study contributes to the field of Mathematics Education by offering a detailed analysis of the knowledge mobilized, by proposing solutions to the challenges faced by teachers and by reinforcing the importance of ICT and investigative methodologies in the construction of a critical, reflective and innovative teaching practice.
|
|