DA PALAVRA À IMAGEM EM DOIS IRMÃOS: UMA ANÁLISE SEMIOLÓGICA DA ADAPTAÇÃO LITERÁRIA PARA OS QUADRINHOS
Literatura da Amazônia. Semiologia. Tradução Intersemiótica. Histórias em Quadrinhos. Ensino.
O ensino de literatura tem se tornado cada vez mais desafiador. No que se refere à Literatura da Amazônia, observa-se uma problemática adicional: a sua invisibilidade nos livros didáticos. Há um desconhecimento significativo dessa produção literária, o que exige a adoção de procedimentos e metodologias específicas para alcançar determinados públicos. O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o romance Dois Irmãos (2006), de Milton Hatoum, e sua adaptação para a linguagem dos quadrinhos, publicada em 2015 com o mesmo título, elaborada pelos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá. A proposta é analisar, a partir da perspectiva semiológica, como o texto literário — a palavra — é traduzido para os quadrinhos — a imagem —, considerando as nuances entre as linguagens verbal e não verbal. De forma específica, busca-se identificar os elementos semiológicos que possibilitam a construção narrativa visual na transposição da literatura para os quadrinhos, bem como investigar como esses elementos podem interferir na perspectiva do leitor. Para a compreensão desse processo, fundamenta-se a pesquisa em estudos sobre a linguagem dos quadrinhos (Ramos, 2023; Postema, 2018; Eisner, 2005, 2010; Cirne, 1975; Cagnin, 1975), semiologia (Barthes, 2001, 2006), tradução intersemiótica (Plaza, 2003), concepções de tradução (Hutcheon, 2011) e literatura da Amazônia (Fernandes, 2005), além de outros referenciais teóricos pertinentes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com ênfase na pesquisa bibliográfica. Esta dissertação de mestrado visa lançar novas luzes sobre a importância da literatura e dos quadrinhos como aliados na formação de leitores críticos e ativos. Além disso, destaca-se o potencial dos quadrinhos em complementar a literatura como meio de reconhecimento identitário, por intermédio da leitura, contribuindo para a construção de uma consciência histórica e literária essencial à cidadania, fortalecendo, assim, o direito à literatura (Candido, 1995).