EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E LITERATURA INFANTIL NEGRA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA COM CRIANÇAS DE 04 e 05 ANOS NA AFROTECA AMORAS
Crianças, Leitura, Educação Antirracista, Literatura infantil negra; Afroteca Amoras.
A presente pesquisa analisa como crianças de 04 e 05 anos de idade experenciam e participam de práticas de leitura de obras da literatura infantil negra que constituem o acervo da Afroteca Amoras, localizada no Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Freire, no Município de Santarém/PA. Para isso, este trabalho parte, inicialmente, de uma pesquisa bibliográfica e documental que envolve uma revisão de trabalhos relacionados a temática do racismo na infância, da Educação Infantil Antirracista, da literatura infantil e da leitura antirracista na Educação Infantil e da Legislação Antirracista, com base nos estudos de Eliane Cavalleiro (1998; 2021), Sara Pereira (2019), Nilma Lino Gomes e Marlene de Araújo (2023), e França et al. (2024). Na sequência, pretende-se desenvolver um trabalho de campo com práticas de leitura em duas turmas na Afroteca. O objetivo principal é conduzir uma observação e escuta das crianças sobre a literatura infantil negra nos momentos de interação, contação histórias e leitura das obras. Esta coleta de dados e análise das vozes das crianças, em suas várias formas de manifestação (oralidade, escrita, desenho...), nos ajudará a compreender algumas questões: como as crianças de 04 e 05 anos de idade reagem diante das literaturas infantis negras disponíveis na Afroteca? como se expressam ao vivenciar momentos de contação de histórias? como participam das brincadeiras e interações no manuseio dos materiais antirracistas da Afroteca Amoras? e como as literaturas podem contribuir para uma educação antirracista das crianças?. Neste sentido, o trabalho de análise será desenvolvido em perspectiva antirracista como forma de revelar os sentidos que as próprias crianças atribuem aos textos literários.