A construção de um material educativo sobre organização e conservação de vacinas
Imunização, Refrigeração, Prograna de Imunização, Vacinas, Vacinação.
Introdução: No Brasil, a partir da criação do Programa Nacional de Imunização (PNI) em 1973, foi possível erradicar doenças através da administração de vacinas, evidenciando uma mudança significativa no cenário epidemiológico brasileiro. O PNI egulamenta as condutas adequadas sobre a conservação, a manipulação, o transporte e a aplicação dos imunobiológicos, seguindo um complexo sistema de controle de qualidade sob a competência da Rede de Frio, com a coresponsabilidade das esferas estaduais e municipais para logítica de distribuição, desde a saída do laboratório até o usuário. Objetivo: Construir um material educativo sobre a organização e conservação de vacinas em uma Unidade Básica de Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação, construída considerando cinco aspectos: Identificação do problema; Coleta de dados; Interpretação dos dados; Ação e Avaliação. O estudo será desenvolvido em seis momentos: 1º Observação e Identificação, 2º Revisão Integrativa da Literatura, 3º Levantamento de materiais técnicos, 4º Revisão de materiais educativos, 5º Construção do material educativo e 6º Validação. A análise de dados será procedida de três formas, para a RIL, será respondida a pergunta de pesquisa – Qual a forma de conservação, organização e armazenamento das vacinas nos refrigeradores das salas de vacinação? Para a análise dos materiais técnicos, será realizada a leitura integral do conteúdo, organizndo em quadros relacionados a um dos grupos: Conservação, organização e armazenamento das vacinas. E por fim, a análise dos materiais educativos, utilizará três aspectos: Linguagem, conteúdo e a Imagem. Resultados esperados: O estudo irá produzir dois instrumentos, sendo o primeiro, o formulário de conferenência da organização das vacinas no refrigerador e o segundo, o folheto educativo, ambos poderão ser utilizados em diversos serviços de APS. A construção e validação do material educativo, poderá ser um instrumento para subsidiar a prática profissional, a partir de ações de educação permenente, considerando a validação como um momento oportuno para além de adequações no instrumento, mas, como uma forma de vínculo com o profissional para a incorporação do folheto no cotidiano do serviço.