TECNOLOGIAS DIGITAS NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA EJA - ESTUDO DE CASO.
Tecnologia Digital; Leitura; Produção; Metodologias; Ensino
Este trabalho teve como objeto de estudo validar alternativas metodológicas diferenciadas, como as tecnologias em geral, utilizadas como elementos facilitadores no processo da escrita, produção e oralidade de alunos do 9º ano do ensino fundamental – EJA, da escola estadual Nelson Alves Ferreira, localizada na cidade de Manaus, neste estudo tratou-se especificamente da inserção das tecnologias digitais, utilizadas como elementos facilitadores no processo, com o propósito de possibilitar aos alunos o aprimoramento da capacidade compreensiva e interpretativa. A pesquisa é participante de cunho qualitativo, em que a professora pesquisadora colheu e analisou os dados obtidos através das observações em sala de aula. Para tanto foram distribuídos questionários e aplicados atividades com inserção das tecnologias propostas. Verificamos que o uso dessas novas tecnologias, em termos técnicos os alunos ainda têm muitas dificuldades. Os procedimentos metodológicos deste trabalho tiveram início com o estudo teórico sobre o desenvolvimento das atividades de leitura e interpretação de textos e o uso das tecnologias digitais, especificamente os jogos, no ensino de leitura e produção as temáticas que permeiam as propostas de ensino, quais sejam: o ensino de língua materna, a noção de texto e de gêneros discursivos, a leitura, a escrita, a oralidade e a reflexão linguística e as atividades didáticas integradas, à luz das teorias de Bakhtin. A proposta de intervenção consistiu em aplicar atividades interrelacionadas ao uso de plataformas digitais e durante essa fase foi feito o registro por meio fotos e coleta de dados que auxiliaram o trabalho de pesquisa. A análise dos dados foi o material para interpretar e compreender como as metodologias usadas nas salas de aula e como o uso de tecnologias digitais podem definir a capacidade de ensino, propondo ações e intervenções que favoreçam a leitura e a interpretação. Salienta-se que como se trata de uma pesquisa em que envolveu tanto professores como alunos, em alguns pontos a correlação de coleta de dados sofreram alterações, não prejudicando em nenhum momento o trabalho final. Assim sendo, é prerrogativa fundamental que o professor de português conheça e domine os recursos tecnológicos e saiba a teoria que abrange sua área de atuação. Os resultados apontam que ainda estamos longe de termos alunos e professores com um conhecimento e domínio das novas tecnologias, mas gradualmente a inclusão de novas tecnologias, se faz necessária para a formação intelectual e crítica de nossos estudantes.