Biblioteca escolar: criação de um lugar de ler e as reflexões sobre as possibilidades e os limites de levar a ler em uma comunidade rural do município de Alenquer/PA.
Leitura; Literatura; Biblioteca escolar; Levar a ler.
Este trabalho tem como tema Biblioteca escolar: criação de um lugar de ler e as reflexões sobre as possibilidades e os limites de levar a ler em uma comunidade rural do município de Alenquer e está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras –Profletras, ao Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e juvenil na Escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa – e segue a linha de pesquisa Literatura infantil, literatura e educação, formação de leitor. O objetivo deste é investigar as transformações culturais resultantes da criação da biblioteca escolar na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dulcinéia Campos dos Santos Sá como espaço de desenvolvimento de ações coletivas de ler numa escola de comunidade rural, que oferte ações de ler de forma coletiva e participativa na perspectiva omnilateral, onde o ser humano revela as suas dimensões, sejam elas físicas ou psíquicas. Tem-se como metodologia de investigação a pesquisa de intervenção, em que os agentes da pesquisa estão em parceria constante, para que se institua a biblioteca na escola e se desenvolvam ações leitoras. O estudo começou no primeiro semestre de 2021 e se estendeu até abril 2024, mas espero continuar a observação se a escola continuará as ações de levar a ler. A base teórica é: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (2004, 2009), Santos (2016), Bértolo (2014) e Castrillón (2011). Os resultados apontam que ocorreu um envolvimento e ânimo da escola em utilizar o espaço da biblioteca escolar criada e desenvolver atividades leitoras com os estudantes. As ações de leitura contribuíram para o melhor aperfeiçoamento dos envolvidos. Observa-se, porém, que a adesão dos professores ainda é parcial, não se constituindo em ações coletivas, ainda que algumas tenham sido contínuas.