ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA E FEIRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
ensino de física, atividade experimental, ensino por investigação, feira de ciências, alfabetização científica.
Este trabalho teve como objetivo identificar contribuições para o processo de alfabetização científica de estudantes de ensino médio ao desenvolverem projetos experimentais investigativos de física para uma feira de ciências. A proposta de ensino de física que ampara este trabalho constitui-se na junção de atividade experimental, ensino investigativo e feira de ciências descritos em etapas as quais possibilitem a promoção da alfabetização científica. Teve como foco o magnetismo e eletromagnetismo, temas que estavam sendo trabalhados no 3º ano do ensino médio. O produto educacional consiste em um guia de orientações para desenvolvimento de projetos experimentais investigativos de física para feira de ciências, seguindo as etapas do laboratório aberto, dividida em 6 momentos: 1º) Proposta do problema; 2º) Levantamento de hipóteses; 3º) Elaboração do plano de trabalho; 4º) Montagem do arranjo experimental e coleta de dados; 5º) Análise dos dados; 6º) Conclusão. Neste trabalho foi adicionada mais uma etapa que consiste no preparo e apresentação dos resultados em uma feira de ciências da escola, comunidade ou outro evento relevante para a comunidade científica. A aplicação da proposta foi realizada em duas turmas do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública estadual do sudoeste de estado do Pará e teve como problema inicial da atividade didática: Como podemos encontrar um valor quantitativo do campo magnético terrestre? Para fins de atingir os objetivos dessa dissertação, buscava-se responder a questão de investigação: “que contribuições surgem para o processo de alfabetização científica de estudantes do ensino médio ao desenvolverem projetos experimentais investigativos de física para uma feira de ciências?”. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e translacional como orientado pela CAPES, buscando verificar a existência de indicadores da alfabetização científica nos resultados, utilizando como instrumentos de coleta de dados 26 questionários, 6 vídeos, 35 fotografias e 2 diálogos de mensagens. A organização da análise dos dados está em construção e pretende-se usar análise de conteúdo de Bardin (2016) que indica a análise em três polos. Busca-se na produção dos textos e transcrição dos vídeos, na escrita e fala dos estudantes indicadores que sugerem a promoção da alfabetização científica apresentados em quadros, tendo como principal referencial o trabalho das autoras Carvalho e Sasseron (2008). Nos quadros apresentados percebemos indicativos relevantes na linguagem dos estudantes em relação a aprendizagem e iniciação científica e que a proposta metodológica apresentada no produto educacional desta dissertação, a qual permite guiar professores e estudantes na realização de atividades experimentais investigativas, possui condições de promover o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, as quais são importantes para que o estudante esteja inserido em uma cultura científica e esteja alfabetizado cientificamente.