Banca de QUALIFICAÇÃO: DENILSON BOFF

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENILSON BOFF
DATA : 12/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala H 103 (Campus rondon)
TÍTULO:

ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA E FEIRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

 


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de física, atividade experimental, ensino por investigação, feira de ciências, alfabetização científica.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Este trabalho teve como objetivo identificar contribuições para o processo de alfabetização científica de estudantes de ensino médio ao desenvolverem projetos experimentais investigativos de física para uma feira de ciências. A proposta de ensino de física que ampara este trabalho constitui-se na junção de atividade experimental, ensino investigativo e feira de ciências descritos em etapas as quais possibilitem a promoção da alfabetização científica. Teve como foco o magnetismo e eletromagnetismo, temas que estavam sendo trabalhados no 3º ano do ensino médio. O produto educacional consiste em um guia de orientações para desenvolvimento de projetos experimentais investigativos de física para feira de ciências, seguindo as etapas do laboratório aberto, dividida em 6 momentos: 1º) Proposta do problema; 2º) Levantamento de hipóteses; 3º) Elaboração do plano de trabalho; 4º) Montagem do arranjo experimental e coleta de dados; 5º) Análise dos dados; 6º) Conclusão. Neste trabalho foi adicionada mais uma etapa que consiste no preparo e apresentação dos resultados em uma feira de ciências da escola, comunidade ou outro evento relevante para a comunidade científica. A aplicação da proposta foi realizada em duas turmas do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública estadual do sudoeste de estado do Pará e teve como problema inicial da atividade didática: Como podemos encontrar um valor quantitativo do campo magnético terrestre? Para fins de atingir os objetivos dessa dissertação, buscava-se responder a questão de investigação: “que contribuições surgem para o processo de alfabetização científica de estudantes do ensino médio ao desenvolverem projetos experimentais investigativos de física para uma feira de ciências?”. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e translacional como orientado pela CAPES, buscando verificar a existência de indicadores da alfabetização científica nos resultados, utilizando como instrumentos de coleta de dados 26 questionários, 6 vídeos, 35 fotografias e 2 diálogos de mensagens. A organização da análise dos dados está em construção e pretende-se usar análise de conteúdo de Bardin (2016) que indica a análise em três polos. Busca-se na produção dos textos e transcrição dos vídeos, na escrita e fala dos estudantes indicadores que sugerem a promoção da alfabetização científica apresentados em quadros, tendo como principal referencial o trabalho das autoras Carvalho e Sasseron (2008). Nos quadros apresentados percebemos indicativos relevantes na linguagem dos estudantes em relação a aprendizagem e iniciação científica e que a proposta metodológica apresentada no produto educacional desta dissertação, a qual permite guiar professores e estudantes na realização de atividades experimentais investigativas, possui condições de promover o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, as quais são importantes para que o estudante esteja inserido em uma cultura científica e esteja alfabetizado cientificamente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1782950 - NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
Interno - 2030808 - MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO
Interno - 327471 - CARLOS JOSE FREIRE MACHADO
Interno - 2209208 - ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
Notícia cadastrada em: 06/08/2024 21:53
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