Banca de QUALIFICAÇÃO: WANDERSON DO SACRAMENTO MORAES

DISCENTE : WANDERSON DO SACRAMENTO MORAES
DATA : 12/09/2024
LOCAL: Sala on-line

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRACKER COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME

Sequência Didática. Software Tracker. Aprendizagem Significativa.

Este estudo apresenta uma proposta de Sequência Didática, onde se utiliza o Software Tracker como instrumento de Aprendizagem Significativa no ensino do objeto de conhecimento, Movimento Retilíneo e Uniforme, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, numa escola pública do Município de Uruará. Seu propósito é despertar nos estudantes o interesse pela disciplina de Física, utilizando as tecnologias e programas como o software Tracker, além de melhorar o desempenho da aprendizagem no ensino de Física. Como referencial teórico para a elaboração da sequência didática utiliza-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963), Mansini e Moreira (2017). Os dados foram produzidos a partir de entrevistas com seis professores de Física da Escola Estadual Melvin Jones e quinze professores, alunos do Mestrado Profissional de Ensino de Física da Universidade Federal do Oeste do Pará. Os resultados indicam que o Software Tracker, utilizado como instrumento de aprendizagem significativa para o ensino de Física é uma abordagem dinâmica e bastante promissora por ser acessível e versátil, além do interesse que desperta nos estudantes, tendo em vista a dinâmica de aulas que permitam ao aluno ser o construtor de seu próprio aprendizado. A pesquisa gerou uma Sequência Didática estruturada e aplicada em cinco aulas de noventa minutos, cada uma possui objetivos, conteúdos conceituais e atitudinais, metodologia e recursos utilizados.

Presidente - 2209208 - ALEX JUNIOR DE FREITAS CABRAL
Interno - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA